Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Didática e Matética: Simbiose entre Ensino e Aprendizagem

Didática e Matética: Simbiose entre Ensino e Aprendizagem

por Amanda Carvalho Matos - publicado 17/02/2025 12:20 - última modificação 16/05/2025 10:31

Detalhes do evento

Quando

de 03/06/2025 - 19:00
a 03/06/2025 - 21:00

Onde

ON-LINE

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Minicurso

Não se pode dizer que alguém ensinou se ninguém aprendeu. Aprender e ensinar desenvolvem-se segundo dinâmicas específicas, articuladas por Comenius, no século XVII, em sua obra Didática Magna. Nela, ele propõe que a Didática trataria de Ensinar como se ensina, algo como uma Teoria do Ensino; a Matética, complementarmente, seria aprender como se aprende, como uma Teoria da Aprendizagem. No cenário ocidental, Popper e Polanyi são dois autores que desenvolvem as perspectivas do ensinar e do aprender de maneira diverso: enquanto Popper concentra suas atenções na análise de teorias formais já constituídas, que podem ser validadas ou refutadas, Polanyi valoriza os momentos iniciais da percepção sensorial como momento importante no processo de aprendizagem. O Conhecimento Objetivo (Popper) situa-se mais próximo do Ensinar como se ensina, enquanto o Conhecimento Pessoal (Polanyi) situa-se mais próximo do aprender como se aprende, com destaque para a simbiose
ensino/aprendizagem.

Inscrições

Evento público e gratuito | com inscrição prévia

Transmissão ao vivo no canal YouTube da Cátedra

Programação

Expositor:

Nilson Machado (IEA-USP)

Evento com transmissão em: https://youtube.com/live/Yb6s7MP3cS0?feature=share