Didática e Matética: Simbiose entre Ensino e Aprendizagem
Detalhes do evento
Quando
de
03/06/2025 -
19:00
a 03/06/2025 - 21:00
a 03/06/2025 - 21:00
Onde
ON-LINE
Nome do Contato
Minicurso
Não se pode dizer que alguém ensinou se ninguém aprendeu. Aprender e ensinar desenvolvem-se segundo dinâmicas específicas, articuladas por Comenius, no século XVII, em sua obra Didática Magna. Nela, ele propõe que a Didática trataria de Ensinar como se ensina, algo como uma Teoria do Ensino; a Matética, complementarmente, seria aprender como se aprende, como uma Teoria da Aprendizagem. No cenário ocidental, Popper e Polanyi são dois autores que desenvolvem as perspectivas do ensinar e do aprender de maneira diverso: enquanto Popper concentra suas atenções na análise de teorias formais já constituídas, que podem ser validadas ou refutadas, Polanyi valoriza os momentos iniciais da percepção sensorial como momento importante no processo de aprendizagem. O Conhecimento Objetivo (Popper) situa-se mais próximo do Ensinar como se ensina, enquanto o Conhecimento Pessoal (Polanyi) situa-se mais próximo do aprender como se aprende, com destaque para a simbiose
ensino/aprendizagem.
Inscrições
Organização
Programação
Evento com transmissão em: https://youtube.com/live/Yb6s7MP3cS0?feature=share