Didática e Matética: Simbiose entre Ensino e Aprendizagem
Detalhes do evento
Quando
de
03/06/2025 -
19:00
a 03/06/2025 - 21:00
a 03/06/2025 - 21:00
Onde
ON-LINE
Nome do Contato
Minicurso
Não se pode afirmar que alguém ensinou se ninguém aprendeu. Aprender e ensinar se desenvolvem por meio de dinâmicas específicas, articuladas por Comenius, no século XVII, em sua obra Didática Magna. Nela, o autor defende que a Didática trataria do como Ensinar como se ensina, configurando-se como uma espécie de Teoria do Ensino. Já a Matética, em complementarmente, abordaria o aprender como se aprende, funcionando como uma Teoria da Aprendizagem.
No cenário ocidental, Popper e Polanyi são autores que desenvolveram perspectivas do ensinar e do aprender distintas: enquanto Popper concentra-se na análise de teorias formais já constituídas, que podem ser validadas ou refutadas, Polanyi valoriza os momentos iniciais da percepção sensorial como momento importante no processo de aprendizagem. O Conhecimento Objetivo (associado a Popper) situa-se mais próximo do Ensinar como se ensina, enquanto o Conhecimento Pessoal (ligado a Polanyi) encontra-se mais próximo do aprender como se aprende, com destaque para a simbiose ensino/aprendizagem.
Inscrições
Evento público e gratuito | com inscrição prévia | com certificação para participantes ao vivo
Transmissão ao vivo no canal YouTube da Cátedra
Organização
Programação
Expositor:
Nilson Machado (CEB-IEA/USP)