Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Didática e Matética: Simbiose entre Ensino e Aprendizagem

Didática e Matética: Simbiose entre Ensino e Aprendizagem

por Amanda Carvalho Matos - publicado 17/02/2025 12:20 - última modificação 20/05/2025 10:35

Detalhes do evento

Quando

de 03/06/2025 - 19:00
a 03/06/2025 - 21:00

Onde

ON-LINE

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Minicurso

Não se pode afirmar que alguém ensinou se ninguém aprendeu. Aprender e ensinar se desenvolvem por meio de dinâmicas específicas, articuladas por Comenius, no século XVII, em sua obra Didática Magna. Nela, o autor defende que a Didática trataria do como Ensinar como se ensina, configurando-se como uma espécie de Teoria do Ensino. Já a Matética, em complementarmente, abordaria o aprender como se aprende, funcionando como uma Teoria da Aprendizagem.

No cenário ocidental, Popper e Polanyi são autores que desenvolveram perspectivas do ensinar e do aprender distintas: enquanto Popper concentra-se na análise de teorias formais já constituídas, que podem ser validadas ou refutadas, Polanyi valoriza os momentos iniciais da percepção sensorial como momento importante no processo de aprendizagem. O Conhecimento Objetivo (associado a Popper) situa-se mais próximo do Ensinar como se ensina, enquanto o Conhecimento Pessoal (ligado a Polanyi) encontra-se mais próximo do aprender como se aprende, com destaque para a simbiose ensino/aprendizagem.

Inscrições

Evento público e gratuito | com inscrição prévia | com certificação para participantes ao vivo

Transmissão ao vivo no canal YouTube da Cátedra

Programação

Expositor:

Nilson Machado (CEB-IEA/USP)