Filantropia e Pesquisa Acadêmica: Construindo um Ambiente Favorável pelo Setor Público
Detalhes do evento
Quando
a 26/05/2025 - 16:00
Onde
Nome do Contato
O segundo webinário do ano de 2025 do Gema Filantropia (Grupo de Estudos de Modelos de Apoio à Ciência) focalizará os esforços para superar os diversos obstáculos que limitam no Brasil o potencial da filantropia como fonte complementar de financiamento para pesquisa, que incluem, sem a eles se limitar, aspectos legais e tributários.
Os convidados são o senador da República Flávio Arns, presidente da CCT -Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática do Senado Federal; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan; Eduardo Szazi, doutor em Direito Internacional, estudioso da condição legal de sociedade civil e de sua relação com o estado e com o setor privado; e a vice-presidente da SBPC, professora Francilene Procópio Garcia.
O encontro será moderado pelo professor titular sênior do IEA, Marcos Kisil, apontado pela Alliance Magazine, uma das publicações mais conhecidas do setor, como um dos oito profissionais mais influentes do mundo filantrópico – o único latino-americano a compor a lista.
O IEA desenvolve o programa pioneiro GEMA Filantropia, voltado a estudar e estimular no Brasil a filantropia em apoio à ciência. Essa iniciativa conta com o apoio da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e se desenvolve em sintonia com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que criou um grupo de trabalho com esse foco.
Um dos espaços de conversação qualificada propostos pelo GEMA Filantropia para 2025 será a série de quatro webinários, cada qual tratando de um objeto relevante para o avanço desse “encontro entre dois mundos”.
O primeiro webinário, realizado em março, teve como tema “Filantropia e Pesquisa Acadêmica: Construindo Pontes para o Futuro”. Pudemos conhecer a valiosa experiência da Science Philanthropy Alliance, organização baseada nos EUA e referência nesse tema, que é uma de nossas parceiras internacionais, apresentada pela doutora Kate Lowry, sua diretora de Estratégia. Os debatedores externos, que trouxeram importantes informações e percepções, foram o doutor Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Instituto Serrapilheira, que é uma instituição exemplar no ainda incipiente cenário nacional de apoio filantrópico à ciência, e o professor Paulo Artaxo, vice-presidente da SBPC e portador de experiência concreta de apoio filantrópico à sua atuação como pesquisador de projeção internacional.
Exposição:
Flávio Arns, presidente da CCT do Senado Federal
Vahan Agopyan, secretário de Estado da SCTI-SP
Eduardo Szazi, doutor em Direito Internacional
Francilene Procópio Garcia, vice-presidente da SBPC
Moderação:
Marcos Kisil, professor sênior do IEA
Transmissão
Acompanhe a transmissão do evento pelo canal do YouTube do IEA
Inscrições
Evento público e gratuito
Com inscrição prévia | Sem certificação