Políticas Públicas Estratégicas em Tempos de Turbulência
Detalhes do evento
Quando
a 30/09/2025 - 16:30
Onde
Nome do Contato
O BRASIL E A NOVA DESORDEM MUNDIAL é o tema geral do "USP Pensa Brasil" de 2025, que acontecerá entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, na Cidade Universitária, em São Paulo.
Durante o evento, serão abordados assuntos que desafiam as estruturas democráticas e o equilíbrio global: a instabilidade econômica provocada pelo neoliberalismo, a crise da política de multilateralismo, o avanço das grandes empresas de tecnologia e da desinformação, a ascensão dos autoritarismos e o enfraquecimento da ciência.
A edição do USP Pensa Brasil de 2025 propõe a seguinte reflexão: diante das incertezas do presente, devemos reformar as instituições atuais ou imaginar novas formas de cooperação e governança?
A mesa Políticas Públicas Estratégicas em Tempos de Turbulência abordará os desafios e as oportunidades para a formulação de políticas públicas eficazes em um contexto global e nacional caracterizado pela instabilidade e pela crise de modelos tradicionais de governança.
Num momento de turbulência econômica, política e social, o Brasil precisa dimensionar rotas internas que permitam caminhar para o futuro com segurança. Para isso, as políticas públicas são estratégicas. Nesta mesa, nossos convidados jogam luz sobre as políticas brasileiras em Energia, Indústria e Agricultura, três temas estratégicos para o país nas próximas décadas.
Transmissão
Para acompanhar a transmissão on-line do evento é necessário efetuar a inscrição (veja abaixo)
Inscrições
Evento público e gratuito
Com inscrição e certificação
Organização
Programação
|
14h |
José Roberto Cardoso (EPUSP) e Mario Leite Pereira Filho (IEA-USP) |
|
14h30 |
Glauco Arbix (FFLCH-USP, IEA-USP e C4IA) |
|
15h |
Thais Maria Ferreira de Souza Vieira (ESALQ-USP) |
|
15h30 |
Discussão e reflexões com os palestrantes Mediação: Marcos Buckeridge (IB e IEA-USP) |