O Computador Como Máquina Epistemológica: o Caso do Xadrez Computacional
Detalhes do evento
Quando
a 17/10/2025 - 12:00
Onde
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Desde a publicação do artigo seminal de Claude Shannon, Programming a computer for playing chess (1950), o xadrez computacional tem sido um campo fértil para exploração dos limites e possibilidades da computação eletrônica digital.
Ao longo das décadas, os avanços do hardware e do software acabaram por tornar as máquinas invencíveis frente a jogadores humanos. Concomitantemente, os computadores passaram a desempenhar, cada vez mais, o papel de máquinas epistemológicas – isto é, auxiliares na construção coletiva do conhecimento –, alterando radicalmente a condução do jogo entre enxadristas profissionais (e também entre os amadores, com nuances próprias).
Para além de uma pragmática competitiva, a computação tem permitido construir conhecimento enxadrístico que a cognição humana, desassistida, presumivelmente não poderia construir. Contudo, sempre há mais a saber: nesse sentido, a computação desloca as fronteiras e horizontes epistemológicos do xadrez, mas não elimina o fascínio e os mistérios desse jogo milenar.
Exposição:
Cláudio Alves de Amorim (UNEB)
Debates:
Osvaldo Pessoa Junior (FFLCH-USP)
Edélcio Gonçalves de Souza (FFLCH-USP)
Mediação:
Hugo Neri (C4AI)