Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / O Computador Como Máquina Epistemológica: o Caso do Xadrez Computacional

O Computador Como Máquina Epistemológica: o Caso do Xadrez Computacional

por Sandra Sedini - publicado 07/07/2025 07:50 - última modificação 07/07/2025 07:52

Detalhes do evento

Quando

de 17/10/2025 - 09:00
a 17/10/2025 - 12:00

Onde

IEA, Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo, SP

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Desde a publicação do artigo seminal de Claude Shannon, Programming a computer for playing chess (1950), o xadrez computacional tem sido um campo fértil para exploração dos limites e possibilidades da computação eletrônica digital.

Ao longo das décadas, os avanços do hardware e do software acabaram por tornar as máquinas invencíveis frente a jogadores humanos. Concomitantemente, os computadores passaram a desempenhar, cada vez mais, o papel de máquinas epistemológicas – isto é, auxiliares na construção coletiva do conhecimento –, alterando radicalmente a condução do jogo entre enxadristas profissionais (e também entre os amadores, com nuances próprias).

Para além de uma pragmática competitiva, a computação tem permitido construir conhecimento enxadrístico que a cognição humana, desassistida, presumivelmente não poderia construir. Contudo, sempre há mais a saber: nesse sentido, a computação desloca as fronteiras e horizontes epistemológicos do xadrez, mas não elimina o fascínio e os mistérios desse jogo milenar.

Exposição:

Cláudio Alves de Amorim (UNEB)

Debates:

Osvaldo Pessoa Junior (FFLCH-USP)

Edélcio Gonçalves de Souza (FFLCH-USP)

Mediação:

Hugo Neri (C4AI)