Você está aqui: Página Inicial / REVISTA

P Freire

Educação Básica

Dedicada ao educador Paulo Freire (1921-1997), patrono da Educação Brasileira, a edição número 115 de Estudos Avançados traz dois dossiês complementares: "Educação Básica", e "Imigração, educação e violência". Ao contrário do que se passou em outras sociedades do Hemisfério Norte ocidental no século passado, e mais recentemente em países asiáticos como Singapura, China, Hong Kong e Coreia do Sul, a educação permanece um dos grandes desafios ao sucesso do desenvolvimento sustentável no Brasil. Veja abaixo alguns destaques.

Paul Ricoeur

Educação e linguagem

Paul Ricoeur

Partindo de uma análise contextual sobre a reforma do ensino da França, o filósofo francês Paul Ricoeur a extrapola, situando o cerne do ofício docente na palavra (parole) compartilhada entre gerações (aquilo que deveria permanecer frente a qualquer reforma). O ensaio traz, ainda, ao debate a instrumentalização econômica da educação, recusando a essa um mero papel adaptativo. Nesse trabalho, é possível encontrar pistas centrais do pensamento de Ricoeur sobre o trabalho intelectual, o trabalho do professor e o papel da linguagem na educação.


Educação sob cerco

Tráfico e milícia no Rio de Janeiro

Violência-escola

Iinvestigou-se os efeitos do controle territorial por facções de tráfico e milícias sobre o aprendizado. Há evidências de que crimes e violência prejudicam oportunidades e resultados educacionais. Os resultados indicam que os grupos armados têm forte efeito negativo – e perdas maiores em áreas de milícia. Os impactos são maiores em estratos socioeconômicos mais altos e há indicações de que poderia haver cumulatividade ao longo do ciclo de vida. Mostrou-se que o crime organizado compromete o desenvolvimento socioeconômico e perpetua ciclos de desigualdade.


Não-lugar literário

A literatura na Base Nacional Comum Curricular

Livro A C

Circunscrevendo a literatura ao “não-lugar literário”, ao fazer recomendações esvaziadas, controversas e, às vezes, impraticáveis ao campo artístico-literário, a BNCC opera tanto no sentido de esgotar o acesso à literatura em âmbito educacional – já que colabora para o apagamento dessa arte nesse espaço –, como também contribui para, disfarçadamente, direcioná-la ao caminho da utilidade mercadológica e de outros ideais neoliberais, cujos efeitos principais são a diminuição ou até mesmo a nulificação das potências formativas dessa arte.


Desempenho escolar

Língua Portuguesa e Matemática

Desempenho escolar

O objetivo da pesquisa foi apontar o efeito do ingresso na Educação Infantil sobre o desempenho escolar de estudantes ao final do 5º ano do Ensino Fundamental no Brasil. Os resultados indicam uma correlação positiva entre o ingresso na Educação Infantil e o desempenho dos estudantes nas avaliações do Saeb/2019. Constatou-se que promover o acesso equitativo à Educação Infantil é uma estratégia eficaz de gestão pública que exige prioridade nas agendas governamentais para atingir metas concernentes à educação.