Numa palavra, a COP-30 será uma nova oportunidade para planejar modelos econômicos compatíveis com os limites planetários e que resultem em efetivas reduções de desigualdades sociais. Não sem razão, essa reunião será histórica porque realizada na Amazônia, lócus de inegável devastação e que requer políticas de recuperação cujo êxito depende da integração entre ciência, tecnologia, saberes locais e vontade política. Caso contrário, seremos testemunhas do ponto de não retorno da maior reserva biológica do planeta. Veja abaixo alguns destaques desta edição.
O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de alimentos, rações, fibras e (bio)combustíveis. O setor da agropecuária é um dos principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa (GEE) dentre os setores da economia, mas também é uma das atividades humanas mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas globais, especialmente nos países de clima tropical
Há uma expectativa forte na sociedade por mudanças na estratégia de enfrentamento das mudanças climáticas globais. O rápido aumento da incidência e intensidade de eventos climáticos extremos soaram um alerta para a população, deixando claro que estamos em uma emergência climática. A COP-30 reflete a ansiedade da sociedade, com uma necessária mudança na estratégia global de eliminação da extração e uso dos combustíveis fósseis e com a implementação de políticas públicas voltadas à adaptação climática.
O artigo destacou a figura de Antônio Poteiro, artista goiano cuja obra transcende fronteiras locais ao incorporar elementos da identidade brasileira. O artista não apenas celebrou suas raízes culturais, mas também desafiou normas estéticas, resistindo à homogeneização cultural. Ao focar a sua contribuição para a cultura regional goiana, o promove uma reflexão sobre a dinâmica e a relevância da religião vivida na produção artística.
Entrevista inédita de Cacá Diegues com o objetivo de é compreender o pensamento do cineasta sobre o campo da produção cinematográfica no Brasil, especialmente, sobre suas posições referente a alguns eventos históricos pontuais em que esteve diretamente envolvido e que relacionaram cultura, política e produção cinematográfica.