-
Tinta Negra, Papel Branco: Escritas Afrodescendentes e Emancipação - (Parte 2 de 2)
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
18/10/2019
—
registrado em:
Programa Ano Sabático
Publicado em agosto na edição 96 da revista "Estudos Avançados", o dossiê "Tinta Negra, Papel Branco: Escritas Afrodescendentes e Emancipação" foi debatido por seus autores no seminário. A imagem de tinta negra aspergida sobre uma folha de papel branco foi utilizada pelo crítico Christopher Hager ao analisar a escrita de escravos e escravas dos Estados Unidos. Para os autores, tal representação, acompanhada da escrita impregnada com a experiência de exclusão e de negação, se torna um ato de emancipação.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2019
-
Tinta Negra, Papel Branco: Escritas Afrodescendentes e Emancipação - (Parte 1 de 2)
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
17/10/2019
—
última modificação
17/10/2019 17:34
—
registrado em:
Programa Ano Sabático
Publicado em agosto na edição 96 da revista "Estudos Avançados", o dossiê "Tinta Negra, Papel Branco: Escritas Afrodescendentes e Emancipação" foi debatido por seus autores no seminário. A imagem de tinta negra aspergida sobre uma folha de papel branco foi utilizada pelo crítico Christopher Hager ao analisar a escrita de escravos e escravas dos Estados Unidos. Para os autores, tal representação, acompanhada da escrita impregnada com a experiência de exclusão e de negação, se torna um ato de emancipação.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2019
-
Riscos & Saúde Pública - (Parte 2 de 2)
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
17/10/2019
—
registrado em:
Programa Ano Sabático
No segundo encontro do ciclo “As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade Contemporânea", a temática de risco foi abordada pela perspectiva da epidemiologia. Considerada a ciência da saúde coletiva, ela tem no conceito de risco um de seus pilares de formação, validação do discurso e legitimação institucional.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2019
-
Riscos & Saúde Pública - (Parte 1 de 2)
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
17/10/2019
—
última modificação
30/10/2019 16:19
—
registrado em:
Programa Ano Sabático
No segundo encontro do ciclo “As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade Contemporânea", a temática de risco foi abordada pela perspectiva da epidemiologia. Considerada a ciência da saúde coletiva, ela tem no conceito de risco um de seus pilares de formação, validação do discurso e legitimação institucional.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2019
-
Riscos & Saúde Pública - 15 de outubro de 2019
-
por Maria Leonor de Calasans
—
publicado
15/10/2019
—
última modificação
16/10/2019 13:56
—
registrado em:
Educação,
Programa Ano Sabático,
Inovação,
Modernidade,
Ciência,
Pesquisa,
Sociedade,
Saúde
Localizado em
MIDIATECA
/
Fotos
/
Eventos 2019
-
IEA seleciona participantes da edição 2020 do Programa Ano Sabático
-
por Mauro Bellesa
—
publicado
11/10/2019
—
última modificação
11/05/2020 20:11
—
registrado em:
Programa Ano Sabático,
Interdisciplinaridade,
Pesquisa,
Pesquisadores,
capa
O Conselho Deliberativo do IEA selecionou oito professores da USP para a edição 2020 do Programa Ano Sabático. Quatro deles atuarão no Instituto por um ano e os demais por seis meses.
Localizado em
NOTÍCIAS
-
Educação e Sustentabilidade - Parte 2 de 2
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
08/10/2019
—
registrado em:
Programa Ano Sabático
O 1º seminário do ciclo “As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade contemporânea" tratou das mudanças climáticas e o risco civilizatório, na medida em que o progresso da sociedade industrial e a sustentabilidade parecem se negar mutuamente. Neste cenário, uma esperança parece emergir: a educação poderá desempenhar papel fundamental na superação dos impasses entre melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2019
-
Educação e Sustentabilidade - Parte 1 de 2
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
08/10/2019
—
registrado em:
Programa Ano Sabático
O 1º seminário do ciclo “As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade contemporânea" tratou das mudanças climáticas e o risco civilizatório, na medida em que o progresso da sociedade industrial e a sustentabilidade parecem se negar mutuamente. Neste cenário, uma esperança parece emergir: a educação poderá desempenhar papel fundamental na superação dos impasses entre melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2019
-
Life in the Cognitive Era (Segundo encontro)
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
08/10/2019
—
registrado em:
Programa Ano Sabático
Professor visitante do IEA, Donald Peterson estuda as novas tecnologias e suas implicações na educação, trabalho, saúde e bem-estar. Além disso, defende que as tecnologias são “ditrópicas” — com possíveis efeitos positivos e negativos, elas precisam ser direcionadas para otimizar seu uso. Neste seminário, o pesquisador explicou quais medidas considera cruciais para que a tecnologia seja usada da melhor maneira no futuro.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2019
-
Tinta Negra, Papel Branco: Escritas Afrodescendentes e Emancipação - 8 de outubro de 2019
-
por Maria Leonor de Calasans
—
publicado
08/10/2019
—
última modificação
11/10/2019 14:23
—
registrado em:
Programa Ano Sabático,
Literatura,
História,
Negros,
capa
Localizado em
MIDIATECA
/
Fotos
/
Eventos 2019