Você está aqui: Página Inicial / MIDIATECA / Vídeos

Vídeos

por Mauro Bellesa - publicado 01/08/2013 15:25 - última modificação 28/03/2017 15:26

Dirigentes Culturais V: Dos Anos 50 à Atualidade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2017 14:09

A experiência de Justo Werlang como gestor cultural foi apresentadas na Pina_ . Werlang falou de sua vivência como diretor-presidente da Fundação Iberê Camargo e da criação da Bienal do Mercosul.

Dirigentes Culturais V: Dos Anos 50 à Atualidade - Leia mais…

Encontro com Candidatos à Reitoria

por Aziz Salem — última modificação 24/10/2017 15:17

No dia 21 de outubro, museus e institutos especializados da USP receberam todos os candidatos a reitor da USP. Eles expuseram seus planos para a universidade e, mais especificamente, para as unidades organizadoras do evento.

Encontro com Candidatos à Reitoria - Leia mais…

Dirigentes Culturais III: Dos Anos 50 à Atualidade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2017 14:05

O Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, recebeu o terceiro encontro da série Dirigentes Culturais: Dos Anos 50 à Atualidade. Paulo Herkenhoff, crítico de arte e curador independente, e Carlos Augusto Calil, ex-secretário de Cultura do município de São Paulo e que já dirigiu diversas instituições, apresentaram suas experiências como gestores da área cultural.

Dirigentes Culturais III: Dos Anos 50 à Atualidade - Leia mais…

Qualidade da Educação Básica: O que realmente significa isso? (Parte 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/11/2017 17:46

No segundo seminário de uma série de cinco sobre problemas da educação básica, o tema foi a qualidade do ensino nas escolas básicas públicas. Nesta segunda parte, José Renato Nalini, secretário de Educação do Estado de São Paulo e ex-membro do Conselho do IEA, comentou sobre a importância das famílias para os alunos e para a escola. Ele também abordou a questões econômicas, o desinteresse dos alunos e os desafios para implantar uma educação de qualidade.

Qualidade da Educação Básica: O que realmente significa isso? (Parte 2) - Leia mais…

Qualidade da Educação Básica: O que realmente significa isso? (Parte 1)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/11/2017 17:42

No segundo seminário de uma série de cinco sobre problemas da educação básica, o tema foi a qualidade do ensino nas escolas básicas públicas. Nesta primeira parte, Guiomar de Mello, ex-secretária da Educação da cidade de São Paulo, e Luís Carlos Menezes, assessor do Ministério da Educação para a elaboração da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), comentaram sobre a importância do contexto e das condições das escolas. Também abordaram a BNCC, o desinteresse dos alunos e os desafios para implantar uma educação de qualidade.

Qualidade da Educação Básica: O que realmente significa isso? (Parte 1) - Leia mais…

Desafios Jurídicos à Inovação nas Empresas: a Experiência do Caso Vale

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/11/2017 17:58

Nesta conferência debateu-se a experiência da atividade de inovação na Vale, a partir dos empecilhos, desafios e oportunidades da regulação brasileira. O encontro marcou o lançamento do Núcleo Jurídico do Observatório da Inovação e Competitividade (NJ-OIC) à comunidade científica e empresarial; o evento iniciou um ciclo de conversas para a prospecção de temas de pesquisa na relação entre Direito e Inovação.

Desafios Jurídicos à Inovação nas Empresas: a Experiência do Caso Vale - Leia mais…

Administração Pública Municipal: Um Debate Sobre Eficiência, Gestão e Inteligência de Dados

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/11/2017 17:18

O evento reuniu pesquisadores da USP em torno de temas transdisciplinares, com o objetivo de mapear expertises e promover novos arranjos de pesquisas entre os próprios pesquisadores da Universidade. Iniciada em 2015, esta série de Strategic Workshops já promoveu 27 encontros em áreas estratégicas e de reconhecida excelência na USP.

Administração Pública Municipal: Um Debate Sobre Eficiência, Gestão e Inteligência de Dados - Leia mais…

Dirigentes Culturais II: Dos Anos 50 à Atualidade - Paulo Emílio Salles Gomes

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2017 13:59

O trabalho e a vida de Paulo Emílio Salles Gomes, fundador da Cinemateca Brasileira, foram apresentados pelo teórico e professor de cinema brasileiro Ismail Xavier. Paulo Emílio foi professor da USP, onde lecionou sobre cinema brasileiro. Ele também organizou o Clube de Cinema em 1940, que foi proibido pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) do Estado Novo. Em 1946, abriu um segundo Clube de Cinema de São Paulo, cujo acervo de filmes originou a Cinemateca Brasileira.

Dirigentes Culturais II: Dos Anos 50 à Atualidade - Paulo Emílio Salles Gomes - Leia mais…

Marcelo Brodsky: Imagens e Arquivos da Violência

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/11/2017 17:10

O fotógrafo e artista multimídia argentino, Marcelo Brodsky, mostrou como a violência moral e física está ligada ao impacto das imagens no mundo atual. Este encontro, que abriu o Projeto Hiatus, contou com a presença de Agnaldo Farias, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP; Priscila Arantes, do Paço das Artes e da PUC-SP; e Márcio Seligmann-Silva, do Instituto de Estudos de Linguagem da Unicamp.

Marcelo Brodsky: Imagens e Arquivos da Violência - Leia mais…

II Encontro Meio Ambiente e Dimensão Histórica: Perspectivas de Abordagens - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2017 14:20

O trabalho dos pesquisadores que tratam do meio ambiente numa perspectiva histórica, em múltiplas abordagens e em interlocução com outros campos do conhecimento foi debatido neste encontro. De acordo com os organizadores, o meio ambiente adquiriu destaque na produção historiográfica brasileira nas últimas décadas, com a história ambiental se estruturando como linha de reflexão e pesquisa e contribuindo para que o debate sobre as questões ambientais se tornasse mais complexo.

II Encontro Meio Ambiente e Dimensão Histórica: Perspectivas de Abordagens - Parte II - Leia mais…

II Encontro Meio Ambiente e Dimensão Histórica: Perspectivas de Abordagens - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2017 14:19

O trabalho dos pesquisadores que tratam do meio ambiente numa perspectiva histórica, em múltiplas abordagens e em interlocução com outros campos do conhecimento foi debatido neste encontro. De acordo com os organizadores, o meio ambiente adquiriu destaque na produção historiográfica brasileira nas últimas décadas, com a história ambiental se estruturando como linha de reflexão e pesquisa e contribuindo para que o debate sobre as questões ambientais se tornasse mais complexo.

II Encontro Meio Ambiente e Dimensão Histórica: Perspectivas de Abordagens - Parte I - Leia mais…

'Dis'Mobilidade Urbana

por Fernanda Rezende — última modificação 10/10/2017 15:41

O acesso ao maior complexo hospitalar da América Latina, o Hospital das Clínicas (HC) da USP, foi documentado em um filme produzido pelo IEA e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em parceria com o HC e a Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. 'Dis'Mobilidade Urbana mostra as dificuldades de locomoção e transporte que envolvem a região do HC e como isso afeta seus pacientes, principalmente aqueles que têm mobilidade reduzida.

'Dis'Mobilidade Urbana - Leia mais…

Engenharia da Complexidade em Edgar Morin

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2017 14:11

A empreitada de estabelecer a Engenharia da Complexidade no âmbito brasileiro passa pela obrigatoriedade do entendimento de uma das obras de Edgar Morin. Neste seminário, José Roberto Piqueira buscou transpor as ideias apresentadas por Morin para algumas situações práticas da nova engenharia, que emerge da riqueza da informação e da multidisciplinaridade disponível.

Engenharia da Complexidade em Edgar Morin - Leia mais…

A Inevitável Vitória da Inteligência Artificial: O Sucesso e a Promessa do Aprendizado de Máquina

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2017 13:44

Dois fenômenos foram essenciais para o desenvolvimento da inteligência artificial nos últimos 15 anos: o aumento da capacidade computacional e da tecnologia de sensores e a crescente disponibilidade de grandes massas de dados, que permitem o ajuste fino de modelos complexos. Neste seminário, Fábio Gagliardi Cozman analisou o estado da arte da área e sugeriu alguns pontos que merecem atenção tecnológica e social no futuro.

A Inevitável Vitória da Inteligência Artificial: O Sucesso e a Promessa do Aprendizado de Máquina - Leia mais…

Os Mapas de Ruído e a Qualidade Ambiental Urbana

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/10/2017 16:02

Dando continuidade a seus seminários temáticos, o Programa USP Cidades Globais realizou o encontro com Marcos Holtz e Carolina Monteiro, membros da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica - ProAcústica. O objetivo era proporcionar conhecimento sobre a metodologia aplicada na elaboração de mapas de ruído e planos de ação, além de suas implicações na qualidade urbana.

Os Mapas de Ruído e a Qualidade Ambiental Urbana - Leia mais…

Instituições Culturais 2 - Masp, Bienal e Itaú Cultural

por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/09/2017 09:10

Neste encontro, Heitor Martins, diretor-presidente do Masp, e Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, falaram sobre o papel da cultura na formação e desenvolvimento de São Paulo, a partir da perspectiva das instituições que dirigem. Longe de ter apenas um caráter educativo, a cultura assumiu na capital importante função na economia e na formação da identidade paulistana.

Instituições Culturais 2 - Masp, Bienal e Itaú Cultural - Leia mais…

A Nova Ordem na Educação em Engenharia: Desafios e Perspectivas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/10/2017 16:02

Paul Gilbert, CEO da Quanser, uma das maiores empresas de material didático do planeta, fez esta conferência sobre o futuro do ensino da engenharia no Brasil, que passa por uma fase de transição, causada pela evolução tecnológica. Gilbert buscou responder, juntamente com os debatedores, questões que têm sido discutidas para o estabelecimento de novas diretrizes para os cursos de engenharia do país

A Nova Ordem na Educação em Engenharia: Desafios e Perspectivas - Leia mais…

Macrometrópoles de Alta Densidade: São Paulo e Xangai

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/10/2017 16:01

Nesta conferência, quatro pesquisadores abordaram as divergências entre o que é espaço urbano e espaço rural, as diferenças entre as macrometrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro, além dos locais com maiores e menores densidades populacionais do mundo.

Macrometrópoles de Alta Densidade: São Paulo e Xangai - Leia mais…

Culturas, Políticas e o Digital: Contextos e Interrogações a partir de Portugal

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/10/2017 15:56

A socióloga Helena dos Santos, docente na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, explicou como a Revolução dos Cravos (abril de 1974) e a União Europeia influenciaram o desenvolvimento cultural português, principalmente no final do século 20 e começo do século 21.

Culturas, Políticas e o Digital: Contextos e Interrogações a partir de Portugal - Leia mais…

Economia Circular: Inovação em Modelos de Negócios e Oportunidades para o Brasil - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/10/2017 15:55

Dividido em três blocos, o encontro abordou os fundamentos da economia circular, casos de sucesso no Brasil e como viabilizar este modelo. Contou com a participação de palestrantes do Brasil e do exterior, que debateram com o público presente.

Economia Circular: Inovação em Modelos de Negócios e Oportunidades para o Brasil - Parte II - Leia mais…

Economia Circular: Inovação em Modelos de Negócios e Oportunidades para o Brasil - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/10/2017 15:55

Dividido em três blocos, o encontro abordou os fundamentos da economia circular, casos de sucesso no Brasil e como viabilizar este modelo. Contou com a participação de palestrantes do Brasil e do exterior, que debateram com o público presente.

Economia Circular: Inovação em Modelos de Negócios e Oportunidades para o Brasil - Parte I - Leia mais…

O Problema da Recepção e Circulação das Ideias de Esquerda na América Latina sob o Prisma da História Editorial - Aula 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/10/2017 15:53

A recepção e circulação das ideias de esquerda na América Latina foi o tema debatido por Horacio Tarcus, diretor do Centro de Documentación e Investigación de la Cultura de Izquierdas (Cedinci), e Marisa Midori Daeacto, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, neste curso que teve duração de três dias.

O Problema da Recepção e Circulação das Ideias de Esquerda na América Latina sob o Prisma da História Editorial - Aula 3 - Leia mais…

O Problema da Recepção e Circulação das Ideias de Esquerda na América Latina sob o Prisma da História Editorial - Aula 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/10/2017 15:53

A recepção e circulação das ideias de esquerda na América Latina foi o tema debatido por Horacio Tarcus, diretor do Centro de Documentación e Investigación de la Cultura de Izquierdas (Cedinci), e Marisa Midori Daeacto, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, neste curso que teve duração de três dias.

O Problema da Recepção e Circulação das Ideias de Esquerda na América Latina sob o Prisma da História Editorial - Aula 2 - Leia mais…

Ciclo Brasil 64/85 - Conversações: A Memória da Política e as Políticas da Memória - Comissão Nacional da Verdade em Pauta (Terceiro Encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/10/2017 15:51

As expositoras Maria Amélia de Almeida Teles, da União de Mulheres de São Paulo, e Janaína de Almeida Teles, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, discutiram a formação e a produção das memórias do período de ditadura militar no Brasil, a partir do trabalho desenvolvido pela Comissão Nacional da Verdade.

Ciclo Brasil 64/85 - Conversações: A Memória da Política e as Políticas da Memória - Comissão Nacional da Verdade em Pauta (Terceiro Encontro) - Leia mais…

Curso: O Problema da Recepção e Circulação das Ideias de Esquerda na América Latina - Aula 1

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 15:08

A recepção e circulação das ideias de esquerda na América Latina foi o tema debatido por Horacio Tarcus, diretor do Centro de Documentación e Investigación de la Cultura de Izquierdas (Cedinci), e Marisa Midori Daeacto, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, neste curso que teve duração de três dias.

Curso: O Problema da Recepção e Circulação das Ideias de Esquerda na América Latina - Aula 1 - Leia mais…

William Rowan Hamilton: A Álgebra Como a Ciência do Tempo Puro

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 15:08

Dominique Flament, diretor de pesquisa em Matemática e História da Matemática do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), comentou neste encontro a atuação de William Rowan Hamilton, importante matemático, físico e astrônomo do século 19, na formulação de teorias envolvendo números complexos.

William Rowan Hamilton: A Álgebra Como a Ciência do Tempo Puro - Leia mais…

Cedinci: Arquivo e Memória Política da Argentina

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 15:08

O Centro de Documentación e Investigación de la Cultura de Izquierdas (Cedinci) constitui-se como um centro de preservação, conservação, catalogação e difusão da memória das esquerdas desde meados do século XIX. Horacio Tarcus, diretor do Centro, tratou do processo de formação de um centro de arquivo e memória política na Argentina. Ele também abordou as possibilidades de um diálogo mais abrangente com centros brasileiros, na perspectiva de construção de uma rede de memória e história fundada nos arquivos e bibliotecas do movimento operário latino-americano.

Cedinci: Arquivo e Memória Política da Argentina - Leia mais…

Virada Sustentável - Desigualdade e Violência

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 15:07

Uma das características de metrópoles como São Paulo são os contrastes extremos das condições de vida, em função das desigualdades presentes na sociedade e elevados índices de violência. Estes aspectos foram debatidos no seminário que fez parte da 7ª edição da Virada Sustentável São Paulo.

Virada Sustentável - Desigualdade e Violência - Leia mais…

Virada Sustentável - Mobilidade Urbana

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 15:07

Parte da 7ª edição da Virada Sustentável São Paulo, o tema mobilidade urbana foi debatido pelo diretor do IEA, Paulo Saldiva; superintendente da Associação Nacional de Transportes Público (ANTP), Luiz Carlos Mantovani Néspoli e pelo especialista em meio ambiente e sustentabilidade Luiz Antonio Cortez Ferreira, do Metrô de São Paulo

Virada Sustentável - Mobilidade Urbana - Leia mais…

Virada Sustentável - Mudança Climática e Cidades

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 15:07

Parte da 7ª edição da Virada Sustentável São Paulo, o seminário abordou o desafio de se pensar políticas públicas e práticas de sustentabilidade para as cidades, cada vez mais afetadas pelas mudanças climáticas do planeta.

Virada Sustentável - Mudança Climática e Cidades - Leia mais…

Virada Sustentável - Sustentabilidade, Complexidade e Políticas Públicas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 12:30

Inserido na programação da Virada Sustentável, este encontro reuniu especialistas e representantes do poder público para tentar pensar na sustentabilidade das grandes metrópoles com o olhar da complexidade, de forma a permitir a elaboração e execução de políticas públicas apropriadas.

Virada Sustentável - Sustentabilidade, Complexidade e Políticas Públicas - Leia mais…

Instituições Culturais I: Museu Afro Brasil e Sesc

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/11/2017 14:29

Na segunda atividade do ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão", Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC-SP, e Emanoel Araujo, que dirige o Museu Afro Brasil, foram os personagens centrais de encontro que discutiu as contribuições das instituições culturais na formação e desenvolvimento de São Paulo.

Instituições Culturais I: Museu Afro Brasil e Sesc - Leia mais…

Magistério na Educação Básica Pública: Qual o Perfil? Quais as Condições de Trabalho? - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 15:07

Segunda parte do seminário que marcou o início das atividades do Grupo de Estudos "Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais" e foi o primeiro de uma série de cinco, a serem realizados ao longo do segundo semestre deste ano. Nesta parte, os debatedores responderam às perguntas do público e fizeram suas conclusões.

Magistério na Educação Básica Pública: Qual o Perfil? Quais as Condições de Trabalho? - Parte II - Leia mais…

Magistério na Educação Básica Pública: Qual o Perfil? Quais as Condições de Trabalho? - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 15:07

O seminário marcou o início das atividades do Grupo de Estudos "Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais" e foi o primeiro de uma série de cinco, a serem realizados ao longo do segundo semestre deste ano. Nesta primeira parte, três conferencistas apresentaram a qualificação dos professores do ensino básico público e a infraestrutura de que dispõem para sua atuação profissional.

Magistério na Educação Básica Pública: Qual o Perfil? Quais as Condições de Trabalho? - Parte I - Leia mais…

Sobre Academia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 11:53

O projeto Sobre Academia (About Academia), do artista espanhol Antoni Muntadas, propõe uma reflexão sobre como a relação entre Universidade e Academia tem sido mantida ao longo dos anos e como o sistema americano de ensino superior -- com a dualidade público/privado e suas diferentes formas culturais, econômicas, sociais e políticas --, influenciaram a educação e, por sua vez, suas diversas formas de pedagogia.

Sobre Academia - Leia mais…

Inovação e Educação no Século XXI

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 11:52

Marcos Lisboa, diretor-presidente do Insper, falou sobre experiências nacionais e internacionais de inovação na educação, bem como as políticas de incentivo à inovação nas universidades brasileiras. Lisboa foi vice-presidente e diretor executivo do Itaú Unibanco, presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia, foi professor de economia na Fundação Getúlio Vargas e no Departamento de Economia da Universidade de Stanford.

Inovação e Educação no Século XXI - Leia mais…

Qui a peur des livres? (audio en français)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 10:53

Le conférencier Jean-Yves Mollier a consacré sa carrière à l'histoire des pratiques de livres, d'édition et de lecture en France du XIXe au XXIe siècle. Bien que les problèmes économiques entourant l'univers de la culture n'étaient pas un sujet totalement innovant, le livre a ouvert un nouveau chemin dans le domaine de l'économie du livre, analysant le développement éditorial de la France de 1830 à 1914 du point de vue du marché et du développement Du capitalisme éditorial. Cette perspective a permis à l'auteur d'aller plus loin afin de comprendre les conglomérats des médias et l'espace donné au livre imprimé dans l'économie contemporaine.

Qui a peur des livres? (audio en français) - Leia mais…

Quem tem medo dos livros? (Dublado em Português)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 10:45

O conferencista Jean-Yves Mollier dedicou sua carreira à história do livro, da edição e das práticas de leitura na França do século XIX ao século XXI. Embora as questões econômicas que envolvem o universo da cultura não constituíssem uma temática totalmente inovadora, a obra abria um caminho novo no campo da economia do livro, ao analisar o desenvolvimento editorial da França, de 1830 a 1914, sob a ótica do mercado e do desenvolvimento do capitalismo editorial. Essa perspectiva permitiu ao autor ir além, no sentido de compreender os conglomerados midiáticos e o espaço dado ao livro impresso na economia contemporânea.

Quem tem medo dos livros? (Dublado em Português) - Leia mais…

Arnaldo Vieira de Carvalho e a Produção de Vacina Antivariólica em São Paulo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 10:09

Arnaldo Vieira de Carvalho foi o primeiro diretor da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. Foi diretor clínico do Hospital Central da Santa Casa de Misericórdia do Estado, presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia paulista e ainda diretor do Instituto Vacinogênico de São Paulo desde sua criação em 1893. Esta conferência analisou sua atuação na produção de vacinas antivariólicas em um período em que o combate às epidemias de varíola era uma das prioridades das autoridades sanitárias paulistas.

Arnaldo Vieira de Carvalho e a Produção de Vacina Antivariólica em São Paulo - Leia mais…

Arte & Política: Um Retrospecto da Carreira de Ricardo Ohtake

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/08/2017 16:08

A atividade inaugural do ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão" fez um retrospecto da carreira de Ricardo Ohtake como dirigente cultural na cidade de São Paulo. Os convidados lembraram a trajetória de vida dedicada às artes e à cultura, iniciada no Departamento de Informação e Documentação Artísticas (IDART) da Secretaria Municipal de Cultural no final da década de 1970, quando Ricardo Ohtake liderou o projeto de organização do Centro Cultural São Paulo (CCSP), sendo seu primeiro diretor. De lá para cá, foi secretário da Cultura do Estado de São Paulo, secretário do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo e diretor do Museu da Imagem e do Som e da Cinemateca Brasileira. Atualmente, dirige o Instituto Tomie Ohtake.

Arte & Política: Um Retrospecto da Carreira de Ricardo Ohtake - Leia mais…

Aprendizado de Máquina na Universidade de São Paulo - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 11:35

Este encontro apresentou as pesquisas em aprendizado de máquina que estão sendo feitas na USP. Esta área de estudos viveu avanço extraordinário nos últimos anos e, hoje, desperta atenção como uma tecnologia fundamental para a sociedade e para o setor produtivo. Sistemas de recomendação, de decisão, de classificação e extração de informações, de diagnóstico e de apoio ao ensino estão sendo automatizados a uma velocidade avassaladora. Da mesma forma, de veículos a processos de manufatura têm se beneficiado do aprendizado automático a partir de bases de dados.

Aprendizado de Máquina na Universidade de São Paulo - Parte I - Leia mais…

Aprendizado de Máquina na Universidade de São Paulo - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 11:41

Este encontro apresentou as pesquisas em aprendizado de máquina que estão sendo feitas na USP. Esta área de estudos viveu avanço extraordinário nos últimos anos e, hoje, desperta atenção como uma tecnologia fundamental para a sociedade e para o setor produtivo. Sistemas de recomendação, de decisão, de classificação e extração de informações, de diagnóstico e de apoio ao ensino estão sendo automatizados a uma velocidade avassaladora. Da mesma forma, de veículos a processos de manufatura têm se beneficiado do aprendizado automático a partir de bases de dados.

Aprendizado de Máquina na Universidade de São Paulo - Parte II - Leia mais…

O que Podem os Prefeitos Brasileiros

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/08/2017 07:29

O debate sobre a gestão municipal no Brasil assume que os governos subnacionais têm autonomia na formulação e execução de políticas públicas. Neste encontro, Marta Arretche discutiu as implicações desta premissa para a formulação de políticas nas cidades.

O que Podem os Prefeitos Brasileiros - Leia mais…

Encontro com Jochen Volz

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/08/2017 11:32

Jochen Volz, diretor geral da Pinacoteca de São Paulo, apresentou seus planos para o museu e conversou com 16 especialistas da área sobre os desafios da gestão cultural e da Pina.

Encontro com Jochen Volz - Leia mais…

Um Ano Depois: O que Restou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2017 17:35

Perto de completar um ano de realização, as Olimpíadas Rio 2016 deixaram um legado questionável para o Rio de Janeiro e para os atletas. Uma série de construções realizadas não tiveram uso após os jogos e algumas estão abandonadas, com estruturas danificadas. Restam dívidas a pagar e a dúvida sobre o que fazer com tudo o que foi produzido e prometido. Neste seminário, os participantes avaliaram o que se esperava do evento e o que de fato foi possível realizar, considerando essas questões do ponto de vista da gestão do legado material, como também do legado cultural e esportivo.

Um Ano Depois: O que Restou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro - Leia mais…

Qualidade Energética: História de uma Ideia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/08/2017 17:20

A primeira lei da termodinâmica assevera que a quantidade de energia interna conservada num sistema isolado não pode ser criada ou destruída, mas apenas transformada de uma forma em outra. Essa conferência resume a evolução dos atributos de qualidade ao longo dos séculos XIX e XX e conclui que a qualidade energética é um conceito apto a enfatizar as preocupações ecológicas do uso de combustíveis.

Qualidade Energética: História de uma Ideia - Leia mais…

Global Perspectives on Disability and Vulnerability

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 10:47

Os chamados Estudos da Deficiência consistem em um campo de estudo interdisciplinar que ganhou proeminência mundial, originado no contexto anglo-saxão em meados da década de 1960. Neste encontro, Hannah Kuper, professora de Epidemiologia na London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) e diretora do International Center for Evidence in Disability, também da LSHTM, discutiram questões relacionadas à prevalência da deficiência em várias regiões do mundo e às especificidades da vida de um corpo com deficiência em diferentes contextos sociais, econômicos e culturais.

Global Perspectives on Disability and Vulnerability - Leia mais…

Perspectivas Globais sobre Deficiência e Vulnerabilidade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2017 18:13

Neste encontro, Hannah Kuper, professora de Epidemiologia da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) e diretora do International Centre for Evidence in Disability, também na LSHTM, discutiu temas relacionados à prevalência da deficiência em diversas regiões do mundo e as especificidades de se habitar um corpo com impedimentos em diferentes contextos sociais, econômicos e culturais.

Perspectivas Globais sobre Deficiência e Vulnerabilidade - Leia mais…

Gestão de Projetos de Pesquisa - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/08/2017 09:52

Em contexto de crise econômica e contingenciamento de verbas destinadas à produção científica, a boa gestão de recursos e de pessoas, e a otimização de gastos acabam se constituindo em fatores estratégicos. A ideia do encontro foi discutir a possibilidade de replicar modelos já consagrados dentro da USP e em outras instituições estrangeiras para todas as escolas e institutos de pesquisas da Universidade.

Gestão de Projetos de Pesquisa - Parte II - Leia mais…

Gestão de Projetos de Pesquisa - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/08/2017 09:52

Em contexto de crise econômica e contingenciamento de verbas destinadas à produção científica, a boa gestão de recursos e de pessoas, e a otimização de gastos acabam se constituindo em fatores estratégicos. A ideia do encontro foi discutir a possibilidade de replicar modelos já consagrados dentro da USP e em outras instituições estrangeiras para todas as escolas e institutos de pesquisas da Universidade.

Gestão de Projetos de Pesquisa - Parte I - Leia mais…