Você está aqui: Página Inicial / MIDIATECA / Vídeos

Vídeos

por Mauro Bellesa - publicado 01/08/2013 15:25 - última modificação 27/06/2018 10:27

O que são Fake News?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/10/2019 16:10

No 5º encontro do ciclo "O que a Ignorância tem a nos ensinar?", Gilmar Lopes, criador do E-farsas.com, mostrou as principais características de um boato digital e como identificar uma notícia falsa na internet.

O que são Fake News? - Leia mais…

UrbanSus ONU: Inovação e Tecnologia Digital nas Cidades Brasileiras

por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/10/2019 16:58

Parte do Circuito Urbano 2019, iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), este seminário discutiu temas como internet das coisas e tecnologia digital, resiliência urbana e planejamento, segurança intraurbana e gestão sustentável em cidades. Este ano, o Circuito teve como tema geral “Cidades Inovadoras e Inclusivas” e como pergunta inspiradora “Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?”.

UrbanSus ONU: Inovação e Tecnologia Digital nas Cidades Brasileiras - Leia mais…

Seminário Brasil e Turquia, a Qualidade da Democracia em Questão

por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/10/2019 17:03

Os riscos de eventual enfraquecimento da democracia e contestações às suas instituições elementares no Brasil e na Turquia forma o tema deste seminário, que teve como objetivo analisar as condições que aproximam ou afastam os dois países do quadro internacional de recessão da democracia liberal. Autores recentes que se debruçaram sobre o tema defendem que o colapso das democracias não depende necessariamente de uma ruptura violenta do processo político. Para os organizadores, pode haver uma estratégia de lenta escalada do autoritarismo, caracterizada pela violação das regras democráticas pelos presidentes legitimamente eleitos.

Seminário Brasil e Turquia, a Qualidade da Democracia em Questão - Leia mais…

O que os Pais e Educadores Devem Saber sobre o Uso Recreacional de Maconha, Álcool e Cigarros Eletrônicos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/10/2019 09:55

Neste evento, pesquisadores e médicos discutiram estratégias de prevenção e a formulação de políticas públicas para lidar com o consumo de maconha, álcool e cigarros eletrônicos entre adolescentes. Eles apresentaram como essas substâncias agem em corpos ainda em fase de crescimento e como os pais e educadores devem agir em relação ao tema.

O que os Pais e Educadores Devem Saber sobre o Uso Recreacional de Maconha, Álcool e Cigarros Eletrônicos - Leia mais…

A Luta contra o Câncer no Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 09:49

Por que antes era tão fácil testar novos medicamentos em hospitais e hoje é tão difícil? Temos de fato capacidade para criar fármacos originais contra câncer e fazê-los chegar a quem deseja usá-los? As possíveis respostas se apoiam no recém-lançado livro histórico-científico-jornalístico “A Guerra contra o Câncer no Brasil – Médicos e Pesquisadores em Busca de Novos Tratamentos”, de autoria do jornalista Carlos Fioravanti. Ele esteve no IEA para falar sobre o tema com base na pesquisa histórica que realizou para escrever o livro.

A Luta contra o Câncer no Brasil - Leia mais…

Concretismo, Razão e Industrialização

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 15:50

O 10º encontro da "Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral" abordou o movimento concretista e suas manifestações na cidade de São Paulo.

Concretismo, Razão e Industrialização - Leia mais…

Conferências sobre o Sofrimento Social - (Parte 2 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/10/2019 16:07

Com base na pesquisa feita para o livro “Vozes do Bolsa Família”, os autores Alessandro Pinzani e Walquiria Leão Rego falaram sobre justiça, humilhação e sofrimento social. No segundo dia de debate o tema foi "Violência, Opressão e Sofrimento Social".

Conferências sobre o Sofrimento Social - (Parte 2 de 2) - Leia mais…

Diagramas de Alteridade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 15:49

O 9º encontro da "Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral" foi dedicado aos momentos em que a arte se torna um processo de envolvimento entre o projeto do artista e segmentos da sociedade que são marginalizados, fragilizados ou oprimidos.

Diagramas de Alteridade - Leia mais…

Conferências sobre o Sofrimento Social - (Parte 1 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/10/2019 16:07

Com base na pesquisa feita para o livro “Vozes do Bolsa Família”, os autores Alessandro Pinzani e Walquiria Leão Rego falaram sobre justiça, humilhação e sofrimento social. No primeiro dia, o tema foi "Teoria Crítica e Sofrimento Social".

Conferências sobre o Sofrimento Social - (Parte 1 de 2) - Leia mais…

A Máquina de Crenças e a Ignorância do que É a Ciência

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 13:12

No 4º encontro do ciclo “O que a Ignorância tem a nos ensinar?”, o psicólogo Ronaldo Pilati expôs como a mente humana constrói suas crenças de maneira intuitiva — segundo ele, primeiro acreditamos, e apenas depois justificamos nossas crenças. Aliadas a uma formação científica básica insuficiente, as características cognitivas podem produzir ignorância e desinformação.

A Máquina de Crenças e a Ignorância do que É a Ciência - Leia mais…

Life in the Cognitive Era (Segundo encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 12:30

Professor visitante do IEA, Donald Peterson estuda as novas tecnologias e suas implicações na educação, trabalho, saúde e bem-estar. Além disso, defende que as tecnologias são “ditrópicas” — com possíveis efeitos positivos e negativos, elas precisam ser direcionadas para otimizar seu uso. Neste seminário, o pesquisador explicou quais medidas considera cruciais para que a tecnologia seja usada da melhor maneira no futuro.

Life in the Cognitive Era (Segundo encontro) - Leia mais…

O Dispositivo Cinematográfico na Construção de Outros Regimes de Verdade: O Documentário Pastor Cláudio

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 09:19

A diretora e roteirista Beth Formaggini debateu com pesquisadores o documentário “Pastor Cláudio”, obra que retrata o encontro entre Cláudio Guerra, ex-delegado responsável por assassinatos e incinerações de opositores à ditadura militar brasileira, e Eduardo Passos, psicólogo e ativista dos direitos humanos que trabalha no atendimento a vítimas de violência do Estado. Hoje bispo evangélico, Cláudio Guerra revela no filme “como fazia para desaparecer com corpos durante sua atuação como agente do Estado brasileiro no período da ditadura”, explicam os organizadores do encontro.

O Dispositivo Cinematográfico na Construção de Outros Regimes de Verdade: O Documentário Pastor Cláudio - Leia mais…

As Interfaces do Genocídio no Brasil: Raça, Gênero e Classe

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 12:16

O seminário abordou as condições de saúde da população negra no Brasil. Os expositores são autores e organizadores do último volume da série Temas em Saúde Coletiva, dirigida aos profissionais do SUS, com o intuito de disseminar conhecimentos práticos e científicos necessários ao atendimento rotineiro da população negra.

As Interfaces do Genocídio no Brasil: Raça, Gênero e Classe - Leia mais…

Democracies and Democratic Innovations

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 10:46

Os desafios pelas quais diversas democracias têm passado na última década impulsionaram a criação de mecanismos inovadores de engajamento público, como os Mini-públicos e os Júris de Cidadãos. Foi sobre esse tema que Iain Walker, diretor executivo do newDemocracy Foundation, da Austrália, falou neste seminário.

Democracies and Democratic Innovations - Leia mais…

Liberdade de Imprensa e Democracia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 12:10

Jornalistas do mercado e da academia se reuniram para discutir os desafios presentes e futuros do jornalismo brasileiro e a importância da imprensa livre como pilar da democracia.

Liberdade de Imprensa e Democracia - Leia mais…

Educação e Clima

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 09:46

A meta 13.3 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU tem como objetivo “melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação global do clima, adaptação, redução de impacto, e alerta precoce à mudança do clima”. O envolvimento da sociedade civil na agenda climática, apesar de pequeno, está ampliando sua notoriedade por meio da juventude. Este encontro reuniu a ciência e a sociedade, à luz das mobilizações dos jovens, em prol de ações para a agenda climática.

Educação e Clima - Leia mais…

30 Anos de História do Cerco de Lisboa, de José Saramago - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 09:17

Em comemoração aos 30 anos da publicação de "História do Cerco de Lisboa", de José Saramago, o IEA sediou uma rodada de conferências sobre esse livro que encerra a primeira fase literária do escritor português. Nesta segunda parte, três pesquisadores analisaram a obra de Saramago sob múltiplas perspectivas, na interface entre literatura, história e filosofia. Na parte 1 do vídeo, outros dois pesquisadores trataram do tema.

30 Anos de História do Cerco de Lisboa, de José Saramago - Parte 2 de 2 - Leia mais…

30 Anos de História do Cerco de Lisboa, de José Saramago - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 09:16

Em comemoração aos 30 anos da publicação de "História do Cerco de Lisboa", de José Saramago, o IEA sediou uma rodada de conferências sobre esse livro que encerra a primeira fase literária do escritor português. Nesta primeira parte, dois pesquisadores analisaram a obra de Saramago sob múltiplas perspectivas, na interface entre literatura, história e filosofia. Na parte 2 do vídeo, outros três pesquisadores trataram do tema.

30 Anos de História do Cerco de Lisboa, de José Saramago - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Educação e Sustentabilidade - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 13:03

O 1º seminário do ciclo “As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade contemporânea" tratou das mudanças climáticas e o risco civilizatório, na medida em que o progresso da sociedade industrial e a sustentabilidade parecem se negar mutuamente. Neste cenário, uma esperança parece emergir: a educação poderá desempenhar papel fundamental na superação dos impasses entre melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

Educação e Sustentabilidade - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Educação e Sustentabilidade - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 13:03

O 1º seminário do ciclo “As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade contemporânea" tratou das mudanças climáticas e o risco civilizatório, na medida em que o progresso da sociedade industrial e a sustentabilidade parecem se negar mutuamente. Neste cenário, uma esperança parece emergir: a educação poderá desempenhar papel fundamental na superação dos impasses entre melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

Educação e Sustentabilidade - Parte 1 de 2 - Leia mais…

The Role of Ethics and Governance in Artificial Intelligence - O Papel da Arte na Ética e Governança em Inteligência Artificial

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/10/2019 23:35

Os impactos da inteligência artificial (IA) em nosso cotidiano levantam questões sobre privacidade, manipulação midiática, armas autônomas, uso malicioso de programas e aumento de desemprego, entre outras. A palestrante abordou quem são os principais atores envolvidos nesse campo e a relação da arte com o tema, além de ter apresentado propostas de diretrizes governamentais para a área, oriundas de instituições públicas e privadas que encabeçaram as discussões sobre a ética da IA.

The Role of Ethics and Governance in Artificial Intelligence - O Papel da Arte na Ética e Governança em Inteligência Artificial - Leia mais…

O Matriarcado de Pindorama - A Impossibilidade do Silêncio

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:19

O tema do 8º encontro da "Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral" foi a rica participação feminina na arte brasileira. Para os organizadores, esse aspecto diferencia a cultura do país se comparada com outras sociedades. O seminário reuniu mulheres dos mais diversos campos de expressão.

O Matriarcado de Pindorama - A Impossibilidade do Silêncio - Leia mais…

Lazzaro Spallanzani e a Filosofia Natural na Itália no Século XVIII

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:51

O seminário tratou das pesquisas de Lazzaro Spallanzani, cientista do século 18 que realizou experimentos sobre a origem dos “animálculos” das infusões. Como comparação, foi analisada também as pesquisas de John Needham, que apontavam para resultados diferentes de Spallanzani.

Lazzaro Spallanzani e a Filosofia Natural na Itália no Século XVIII - Leia mais…

Patrimônio Cifrado: A Circulação de Modelos nas Missões Jesuíticas na América do Sul - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:01

A pesquisadora Giovanna Rosso del Brenna, da Universidade de Gênova, abordou a questão do modelo de aldeia planejado pelos jesuítas em suas missões na América do Sul. A princípio, o estudo do tema pode indicar que os jesuítas consideravam a questão pouco importante, mas o modelo, na verdade, é complexo e incorpora referências de experiências indígenas, dos conquistadores e da tradição medieval.

Patrimônio Cifrado: A Circulação de Modelos nas Missões Jesuíticas na América do Sul - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Da Fragilidade, da Falta de Rigor, dos Enganos da Ciência e do Falseamento da Paisagem

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:16

Com a presença de pesquisadores e artistas plásticos, o 7º encontro da "Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral" discutiu como a ciência, em especial a pseudo-ciência, tem situações de falhas e equívocos e como os artistas exploram esses momentos de dificuldade de saber.

Da Fragilidade, da Falta de Rigor, dos Enganos da Ciência e do Falseamento da Paisagem - Leia mais…

As Ignorâncias Humanas na Perspectiva Evolucionista

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:12

A exposição partiu do princípio que o evolucionismo pode ajudar a entender algumas instâncias da irracionalidade e ignorância humana. Um exemplo são as faculdades psicológicas adaptadas a aspectos específicos do modo de vida caçador-coletor ancestral que geram raciocínios e decisões disfuncionais quando ativadas fora de seu contexto original. O anti-intelectualismo também foi tema de discussão, uma vez que pode pode estar enraizado em orientações tribalistas que visam à proteção do grupo, ativados pelo medo e perigo de contágio.

As Ignorâncias Humanas na Perspectiva Evolucionista - Leia mais…

Simpósios USP Cidades Globais 2019 (7º encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:26

Representantes do Instituto Camila e Luiz Taliberti, criado em homenagem a vítimas fatais do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais, fizeram uma exposição em que apresentaram a entidade e abordaram detalhes da tragédia, como o despreparo e incapacidade de resposta da Justiça e do Estado, além das responsabilidades da Vale no caso.

Simpósios USP Cidades Globais 2019 (7º encontro) - Leia mais…

Patrimônio Cifrado: A Circulação de Modelos nas Missões Jesuíticas na América do Sul - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:01

A pesquisadora Giovanna Rosso del Brenna, da Universidade de Gênova, abordou a questão do modelo de aldeia planejado pelos jesuítas em suas missões na América do Sul. A princípio, o estudo do tema pode indicar que os jesuítas consideravam a questão pouco importante, mas o modelo, na verdade, é complexo e incorpora referências de experiências indígenas, dos conquistadores e da tradição medieval.

Patrimônio Cifrado: A Circulação de Modelos nas Missões Jesuíticas na América do Sul - Parte 1 de 2 - Leia mais…

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 6 de 6

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:05

O curso abordou os aspectos da história dos saberes psicológicos na cultura brasileira, ou seja, o estudo de aspectos das visões do mundo relacionados a conceitos e práticas psicológicos. Tais saberes são reconstruídos através de investigações históricas que focam fontes, objetos, métodos e atores do processo de construção de conhecimentos e práticas psicológicas no Brasil. O recorte temporal abarcou o período do século XVI ao fim do século XVIII.

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 6 de 6 - Leia mais…

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 5 de 6

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:05

O curso abordou os aspectos da história dos saberes psicológicos na cultura brasileira, ou seja, o estudo de aspectos das visões do mundo relacionados a conceitos e práticas psicológicos. Tais saberes são reconstruídos através de investigações históricas que focam fontes, objetos, métodos e atores do processo de construção de conhecimentos e práticas psicológicas no Brasil. O recorte temporal abarcou o período do século XVI ao fim do século XVIII.

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 5 de 6 - Leia mais…

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 4 de 6

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:05

O curso abordou os aspectos da história dos saberes psicológicos na cultura brasileira, ou seja, o estudo de aspectos das visões do mundo relacionados a conceitos e práticas psicológicos. Tais saberes são reconstruídos através de investigações históricas que focam fontes, objetos, métodos e atores do processo de construção de conhecimentos e práticas psicológicas no Brasil. O recorte temporal abarcou o período do século XVI ao fim do século XVIII.

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 4 de 6 - Leia mais…

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 3 de 6

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:04

O curso abordou os aspectos da história dos saberes psicológicos na cultura brasileira, ou seja, o estudo de aspectos das visões do mundo relacionados a conceitos e práticas psicológicos. Tais saberes são reconstruídos através de investigações históricas que focam fontes, objetos, métodos e atores do processo de construção de conhecimentos e práticas psicológicas no Brasil. O recorte temporal abarcou o período do século XVI ao fim do século XVIII.

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 3 de 6 - Leia mais…

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 2 de 6

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:04

O curso abordou os aspectos da história dos saberes psicológicos na cultura brasileira, ou seja, o estudo de aspectos das visões do mundo relacionados a conceitos e práticas psicológicos. Tais saberes são reconstruídos através de investigações históricas que focam fontes, objetos, métodos e atores do processo de construção de conhecimentos e práticas psicológicas no Brasil. O recorte temporal abarcou o período do século XVI ao fim do século XVIII.

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 2 de 6 - Leia mais…

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 1 de 6

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:03

O curso abordou os aspectos da história dos saberes psicológicos na cultura brasileira, ou seja, o estudo de aspectos das visões do mundo relacionados a conceitos e práticas psicológicos. Tais saberes são reconstruídos através de investigações históricas que focam fontes, objetos, métodos e atores do processo de construção de conhecimentos e práticas psicológicas no Brasil. O recorte temporal abarcou o período do século XVI ao fim do século XVIII.

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 1 de 6 - Leia mais…

Guerras Híbridas: Uso Maligno do Conhecimento - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:01

A expressão "Guerras Híbridas" se relaciona com o estudo de estratégias bélico-militares que utilizam como arma "a retórica desestabilizadora de memórias", segundo a física Eda Tassara. Nesta conferência, ela abordou este tema, que envolve, por exemplo, distribuição de fake news e uso de big data. "É oposto do Iluminismo; o sequestro do conhecimento por um projeto político-econômico", define a pesquisadora.

Guerras Híbridas: Uso Maligno do Conhecimento - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Guerras Híbridas: Uso Maligno do Conhecimento - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:31

A expressão "Guerras Híbridas" se relaciona com o estudo de estratégias bélico-militares que utilizam como arma "a retórica desestabilizadora de memórias", segundo a física Eda Tassara. Nesta conferência, ela abordou este tema, que envolve, por exemplo, distribuição de fake news e uso de big data. "É oposto do Iluminismo; o sequestro do conhecimento por um projeto político-econômico", define a pesquisadora.

Guerras Híbridas: Uso Maligno do Conhecimento - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Crime Organizado e Corrupção na Visão de Pesquisadores e Agentes Públicos - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:01

Pesquisadores e agentes públicos se reuniram para analisar e debater as características do crime organizado e da corrupção no Brasil. Com base em diferentes estratégias de pesquisa e experiências concretas à frente de cargos públicos, os expositores, entre eles dois ex-ministros, também abordaram o papel de órgãos de justiça e das instituições políticas nessas áreas.

Crime Organizado e Corrupção na Visão de Pesquisadores e Agentes Públicos - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Crime Organizado e Corrupção na Visão de Pesquisadores e Agentes Públicos - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:01

Pesquisadores e agentes públicos se reuniram para analisar e debater as características do crime organizado e da corrupção no Brasil. Com base em diferentes estratégias de pesquisa e experiências concretas à frente de cargos públicos, os expositores, entre eles dois ex-ministros, também abordaram o papel de órgãos de justiça e das instituições políticas nessas áreas.

Crime Organizado e Corrupção na Visão de Pesquisadores e Agentes Públicos - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Amazônia: Povos e Projetos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:17

Pesquisadores que viajaram pelo estado de Roraima conhecendo comunidades ribeirinhas apresentaram suas impressões e o que consideram como as principais ameaças ao estilo de vida dessas populações. Professores de universidades federais de Roraima, Rondônia e Ceará, eles afirmam que as interferências do homem na região Amazônica, principalmente na forma de desmatamentos e queimadas, já causam danos imediatos e visíveis à integridade física das comunidades e aos ciclos econômicos baseados em coleta, pesca e cultivo de mandioca.

Amazônia: Povos e Projetos - Leia mais…

Escola, Diversidade e Equidade - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:36

O ciclo "A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes" é centrado na profissão e na formação de professores, bem como na escola e suas funções de condução da aprendizagem, vivência e produção cultural, protagonismo comunitário e inclusão social. Neste 1º encontro, os temas diversidade e equidade foram articulados com as práticas educativas e o papel da escola.

Escola, Diversidade e Equidade - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Escola, Diversidade e Equidade - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:31

O ciclo "A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes" é centrado na profissão e na formação de professores, bem como na escola e suas funções de condução da aprendizagem, vivência e produção cultural, protagonismo comunitário e inclusão social. Neste 1º encontro, os temas diversidade e equidade foram articulados com as práticas educativas e o papel da escola.

Escola, Diversidade e Equidade - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Arte, Música, Física e Psicanálise

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:00

O 6° encontro da "Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral" discutiu as possibilidades de interdisciplinaridade entre conhecimentos diversos. Da física à biologia sintética e dos acordes musicais ao texto escrito, assim como suas relações intrínsecas com a psicanálise, que tem sua origem em Freud.

Arte, Música, Física e Psicanálise - Leia mais…

A Coelha e Eu: Arte, Ciência e Tecnologia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:00

O 5° encontro da "Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral" abordou inteligência artificial, as origens da cor-luz e a ética no universo da arte e da BioArt - manifestação artística inspirada na biologia que faz uso de moléculas, células, e organismos complexos como invertebrados a vertebrados.

A Coelha e Eu: Arte, Ciência e Tecnologia - Leia mais…

Life in the Cognitive Era

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:38

Professor visitante do IEA, Donald Peterson estuda a relação entre humanos e máquinas na era da tecnologia cognitiva (da conectividade, da inteligência artificial e dos robôs) e o desafio de fazer com que ela traga mais benefícios do que prejuízos a áreas como educação, trabalho, negócios e saúde. Segundo ele, todas as tecnologias são "facas de dois gumes", podendo produzir bons e maus efeitos, ou até mesmo ambos concomitantemente, de acordo com a maneira como são usadas.

Life in the Cognitive Era - Leia mais…

Ignorância e Sociedade: Reflexões Filosóficas e Sociológicas sobre a Ignorância

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:58

O segundo encontro do ciclo que trata da ignorância abordou as contribuições da filosofia e da sociologia para os estudos do tema. O conferencista falou da relação da ignorância com conceitos próximos a ela, como conhecimento, erro e irrelevância, além das respostas propriamente sociais ao fenômeno.

Ignorância e Sociedade: Reflexões Filosóficas e Sociológicas sobre a Ignorância - Leia mais…

Innovation Diplomacy: an Introduction

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:57

Diplomata de carreira e chefe do setor de Energia, Meio Ambiente e Ciência, Tecnologia e Inovação da Embaixada do Brasil em Nova Délhi, na Índia, Pedro Ivo Ferraz da Silva falou em sua exposição sobre sua experiência nas áreas de diplomacia, inovação e tecnologia e da necessidade da academia se atentar ao estudo destes conceitos.

Innovation Diplomacy: an Introduction - Leia mais…

Science Diplomacy As Career

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:23

Especialista internacional, conselheira, palestrante e educadora em diplomacia científica, Marga Gual Soler falou de sua experiência na área. Ela trabalha com governos, universidades, ONGs e organizações internacionais para fortalecer vínculos entre ciência e tecnologia.

Science Diplomacy As Career - Leia mais…

Relações do Conhecimento em Dois Artistas Cientistas: (II) Cildo Meireles

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:23

As obras do polímata italiano Leonardo da Vinci e do artista plástico brasileiro Cildo Meireles foram tema de discussão do terceiro e do quarto encontros da "Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral". Com a premissa de que as trajetórias de Da Vinci e Meireles são marcadas pela interação entre a ciência e a arte, os especialistas convidados trouxeram abordagens históricas, científicas, matemáticas e sociológicas. O segundo dia de debate foi dedicado a Cildo, que esteve presente.

Relações do Conhecimento em Dois Artistas Cientistas: (II) Cildo Meireles - Leia mais…

Relações do Conhecimento em Dois Artistas Cientistas: (I) Leonardo da Vinci

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:23

As obras do polímata italiano Leonardo da Vinci e do artista plástico brasileiro Cildo Meireles foram tema de discussão do terceiro e do quarto encontros da "Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral". Com a premissa de que as trajetórias de Da Vinci e Meireles são marcadas pela interação entre a ciência e a arte, os especialistas convidados trouxeram abordagens históricas, científicas, matemáticas e sociológicas. O primeiro dia de atividade foi dedicado a Da Vinci.

Relações do Conhecimento em Dois Artistas Cientistas: (I) Leonardo da Vinci - Leia mais…

México Después del “Neoliberalismo”: Los Retos del Cambio

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:20

A conferência abordou as propostas de governo de Andrés Manuel López Obrador, que assumiu a presidência do México em dezembro de 2018. Com uma orientação ideológica oposta a seus antecessores, autodenominada "antineoliberal", Obrador prometeu um governo com novas políticas econômicas e sociais. Entre seus desafios, estão a necessidade de reduzir o alto índice de violência no país e de fortalecer a economia.

México Después del “Neoliberalismo”: Los Retos del Cambio - Leia mais…