Você está aqui: Página Inicial / MIDIATECA / Vídeos

Vídeos

por admin - publicado 01/08/2013 15:25 - última modificação 31/07/2020 09:31

As opiniões expressas por expositores, debatedores e outros participantes dos eventos não representam necessariamente o posicionamento do IEA sobre os temas abordados.

"Capitalismo de Plataforma" e seus Impactos no Mundo do Trabalho

por Sergio R V Bernardo — última modificação 02/05/2024 12:33

Este seminário caracteriza os setores impactados pela "plataformização do trabalho” (que se baseia na premissa de ter o trabalhador em localização específica e utiliza a Inteligência Artificial), e discute o caso dos bancos na economia digital; bem como a gestão flexível e algorítmica e suas incidências na saúde mental. Os participantes também refletem sobre alternativas e estratégias de enfrentamento ao "capitalismo de plataforma".

"Capitalismo de Plataforma" e seus Impactos no Mundo do Trabalho - Leia mais…

Série sobre Complexidade (10ª Conversa)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/04/2024 14:08

A primeira temporada desta série, realizada em 2023, confirmou a heterogeneidade e dispersão das concepções e pontos de vista sobre o que poderá vir a ser uma ‘Ciência da Complexidade’. Particularmente relevantes parecem ser as incógnitas sobre a estranha relação que a ‘complexidade’ entretém com a ‘sistêmica’ (ou ‘sistemologia’), segundo o organizador, José Eli da Veiga, professor sênior do IEA. A proposta agora é dar continuidade aos depoimentos de pesquisadores, sem qualquer pretensão - por enquanto -, de identificar eventuais arquipélagos ou clusters. Espera-se, sim, entender melhor o amplo leque de focalizações e perspectivas. Nesta conversa, recebemos a física Flora Bacelar, da UFBA, que é entrevistada pelo físico e filósofo Osvaldo Pessoa Jr., da FFLCH/USP.

Série sobre Complexidade (10ª Conversa) - Leia mais…

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Hidrogênio Verde e Estratégias para Redução de Emissões

por Jorge Paulo Soares — última modificação 06/05/2024 11:32

Ciclo Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 Dando continuidade ao Ciclo, este evento explora principalmente o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias de hidrogênio verde, abordando os desafios e as oportunidades desse vetor energético. Além de discutir estratégias eficazes para a redução das emissões de gases do efeito estufa, com foco em políticas e inovações tecnológicas.

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Hidrogênio Verde e Estratégias para Redução de Emissões - Leia mais…

Posse de Bernardete Angelina Gatti como Titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/04/2024 14:16

A educadora Bernardete Gatti, pesquisadora colaboradora da Fundação Carlos Chagas (FCC) e decana da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual da Educação de São Paulo, é a nova titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica. Ela assumiu o posto ocupado até recentemente pelo epidemiologista Naomar de Almeida Filho, da Universidade Federal da Bahia e ex-professor visitante do IEA. Gatti já participava do Conselho Consultivo da cátedra.

Posse de Bernardete Angelina Gatti como Titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica - Leia mais…

Saúde Mental: a Violência Social e das Instituições

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/04/2024 13:27

Este seminário promove o debate sobre o papel das instituições de saúde mental como produtoras de violências e de negação de cuidados e direitos para pessoas que adentram o circuito institucional de serviços de saúde mental. Segundo os organizadores, “a expressão máxima das instituições da violência são os hospitais psiquiátricos e a própria psiquiatria, com todos os seus aparatos técnicos, jurídicos, administrativos, de saberes e práticas que produzem a negação do outro como pessoa de direitos”. Coloca-se, ainda, a necessidade de, neste campo, discutir o racismo e construir políticas antirracistas, de discutir a LGBTQIA+ fobia e construir práticas atentas à diversidade sexual, tratar dos contextos da violência urbana e de construir estratégias que enfrentem o problema.

Saúde Mental: a Violência Social e das Instituições - Leia mais…

Laços Comunitários e Preservação da Memória da Imigração: o Caso do Ex-Núcleo Colonial de Cascalho

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/04/2024 13:44

Este seminário trata da forma como a comunidade do ex-núcleo colonial de Cascalho recolheu, catalogou e criou instituições para a preservação de sua memória, por meio de laços de pertencimento em torno da herança da imigração italiana. Os participantes também discutem como o trabalho de inventariar e digitalizar arquivos de fazendas, escolas e núcleos coloniais permitiu a preservação do patrimônio do interior paulista.

Laços Comunitários e Preservação da Memória da Imigração: o Caso do Ex-Núcleo Colonial de Cascalho - Leia mais…

A Teoria da Turbulência de Heisenberg e suas Aplicações

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/04/2024 13:23

Neste encontro, o conferencista fala sobre a teoria da turbulência, desenvolvida no final dos anos 1940 pelo físico alemão Werner Heisenberg (1901-1976). São expostos, principalmente, os fundamentos da teoria em sua formulação original e em seu contexto histórico. Ele também trata da utilização da formulação de Heisenberg (e suas generalizações) em diversos ramos da ciência atual, entre os quais Meteorologia, Astrofísica, Aerodinâmica, Oceanografia e na Matemática (Caos e Sistemas Dinâmicos).

A Teoria da Turbulência de Heisenberg e suas Aplicações - Leia mais…

Natureza, Cultura Andina e Concepções Doutrinárias Jesuíticas

por Jorge Paulo Soares — última modificação 29/04/2024 15:25

O livro apresentado, Naturaleza, cultura andina y concepciones doctrinales jesuíticas. Las iglesias del Lago Titicaca en Chucuito tardo colonial, reúne as pesquisas de tese de doutorado da Dra. Carla Maranguello, orientada pelo Prof. Ricardo González, e defendida em 2021 na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Carla aborda o estudo de um corpus de igrejas coloniais erguidas entre meados do século XVII e meados do século XVIII, localizadas às margens sudoeste do Lago Titicaca, na província peruana de Chucuito, principalmente nas cidades de Juli, Pomata e Zepita. O principal interesse da obra reside na localização geográfica das igrejas e nas ligações com a ontologia animista, no uso do mundo natural em fontes doutrinárias, na iconografia fitomórfica e zoomórfica da ornamentação arquitetônica e nas particularidades da doutrinação jesuíta.

Natureza, Cultura Andina e Concepções Doutrinárias Jesuíticas - Leia mais…

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Visão Geral e Impactos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/04/2024 13:18

Este encontro inaugura o ciclo mensal de seminários destinado a discutir os principais aspectos da transição energética. O expositor apresenta uma visão geral do projeto Impulso Energético Sustentável, detalhando seus objetivos principais e a abordagem multidisciplinar adotada. Também discute o impacto esperado na transição e sua contribuição para o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 da Agenda 2030 da ONU, o qual preconiza o uso de energia renovável e limpa pelos países.

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Visão Geral e Impactos - Leia mais…

I Seminário Internacional "Ciência Encontra a Filantropia"

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/04/2024 14:12

Um encontro da Sala do Conselho Universitário reuniu líderes de universidades, instituições de pesquisa, entidades filantrópicas, agências de financiamento, autoridades governamentais de ciência e tecnologia e pesquisadores engajados na filantropia voltada à ciência. A experiência internacional sobre a intersecção de filantropia e ciência foi o tema da conferência de Joseph R. Betancourt, presidente do Commonwealth Fund, entidade sediada em Nova York, EUA, que desde 1918 se dedica a apoiar a ciência, com ênfase no campo da saúde.

I Seminário Internacional "Ciência Encontra a Filantropia" - Leia mais…

Estado Plurinacional: Relevância e Atualidade

por Jorge Paulo Soares — última modificação 29/04/2024 15:17

Estado de nacionalidades, plurinacionalidade ou multinacionalidade pode ser debate já antigo ou solução aventada em algum momento de nossas histórias para solucionar conflitos nacionais e confrontar as opressões nacionais promovidas pelos Estados Modernos. A plurinacionalidade assumida oficialmente, no entanto, nas constituições de dois estados latino-americanos, Equador e Bolívia, junto a outras perspectivas e dimensões institucionalizadas, tais como 'Direitos da Natureza' e 'Bem Viver', compõe um conjunto de originalidades que pode abrir caminho para democratizar os poderes dos estados nacionais, ampliar o reconhecimento e o espaço para a existência e realização das diversidades, atendendo assim às aspirações urgentes e necessárias, para o mundo de hoje, de paz, convivência, respeito a todas as formas de vida e de existência. No contexto atual, de nacionalidades sufocadas e de intensificação da degradação socioambiental, o debate está aberto e continua sendo necessário.

Estado Plurinacional: Relevância e Atualidade - Leia mais…

Goethe e a Filosofia: Teatro e Vida como Formação e Cultura

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/04/2024 14:53

O romance "Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister", de Goethe, é analisado neste encontro a partir dos significados filosófico, estético, literário, educacional, psicológico e social que registrou em sua época e continuou tendo nas ciências humanas, principalmente devido à repercussão do conceito de Bildung, que pode ser traduzido por formação, educação ou cultura.

Goethe e a Filosofia: Teatro e Vida como Formação e Cultura - Leia mais…

Série sobre Complexidade (9ª Conversa)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/04/2024 15:04

A primeira temporada desta série, realizada em 2023, confirmou a heterogeneidade e dispersão das concepções e pontos de vista sobre o que poderá vir a ser uma ‘Ciência da Complexidade’. Particularmente relevantes parecem ser as incógnitas sobre a estranha relação que a ‘complexidade’ entretém com a ‘sistêmica’ (ou ‘sistemologia’). A proposta agora é dar continuidade aos depoimentos de pesquisadores, sem qualquer pretensão - por enquanto -, de identificar eventuais arquipélagos ou clusters. Espera-se, sim, entender melhor o amplo leque de focalizações e perspectivas. Para a 9° conversa, recebemos os engenheiros José Roberto Piqueira e Enio Blay, ambos da Escola Politécnica da USP.

Série sobre Complexidade (9ª Conversa) - Leia mais…

Diálogos Urbanos: Engels e Lefebvre, um Fio Histórico da Produção do Espaço

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/04/2024 14:50

O seminário trata da pertinência do tema da cidade e do habitar desde a condição apontada por Friedrich Engels (1820-1895) em seu famoso livro “A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra” (1845), questão que ele voltou a abordar nos ensaios reunidos em “Contribuição ao Problema da Habitação” (1873). A discussão compreende a retomada do tópico por Henri Lefebvre (1901-1991), que propôs uma leitura temática dessa produção pioneira no pensamento marxista, a qual, por sua ênfase, colocou o espaço, o urbano e a cidade no centro da crítica da economia política e da problemática urbana contemporânea.

Diálogos Urbanos: Engels e Lefebvre, um Fio Histórico da Produção do Espaço - Leia mais…

Do Comunicar ao Habitar: Desafios Epistêmicos da Comunicação diante do Antropoceno e das Emergências Climáticas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/04/2024 14:45

Este evento discute as interfaces entre digitalização, meio ambiente e debate público. O encontro propõe uma reflexão sobre os desafios e as oportunidades encontrados em dinâmicas de redes e bases de dados cada vez mais complexas, analisando o impacto da tecnologia no universo da comunicação e do conhecimento.

Do Comunicar ao Habitar: Desafios Epistêmicos da Comunicação diante do Antropoceno e das Emergências Climáticas - Leia mais…

A Inteligência Artificial no Mundo do Trabalho: Impactos, Inquietudes e Desafios (Parte 1)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/04/2024 14:37

Este seminário inaugura um ciclo de reflexões e debates sobre alguns impactos adversos da inteligência artificial (IA) no mundo do trabalho. Os expositores e debatedores abordam temas como: IA, gênero e trabalho; os custos da IA para a natureza e a sociedade; e as condições de trabalho e seus impactos na saúde dos trabalhadores brasileiros inseridos em plataformas de treinamento de dados para a produção de IA. Os debates incluem a análise de como a gestão algorítmica do trabalho opera para garantir a adesão dos trabalhadores às plataformas e para ocultar os conflitos do trabalho, direcionando-os para o nível individual e produzindo um cenário de individualização do sofrimento.

A Inteligência Artificial no Mundo do Trabalho: Impactos, Inquietudes e Desafios (Parte 1) - Leia mais…

Série sobre Complexidade (8ª Conversa)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/04/2024 15:41

A 8° conversa da Série sobre Complexidade foi com Sandro Schlindwein, professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Como doutor em ciências agrárias, sua experiência passa pelo pensamento sistêmico para lidar com situações de complexidade, envolvendo por exemplo mudanças climáticas e governança de sistemas social-ecológicos. Stephen Hawking proclamou que o século 21 seria marcado pela complexidade. Os encontros com pesquisadores das áreas de física, biologia, filosofia da ciência, semiótica, biologia e lógica buscam uma avaliação dos avanços das pesquisas e debates em torno dessa profecia de Hawking, investigando os limites do conhecimento científico e filosófico e a amplitude da complexidade no mundo moderno.

Série sobre Complexidade (8ª Conversa) - Leia mais…

O Brasil Inteiro: Diversidade e Cooperação

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/04/2024 14:07

Na formação histórica brasileira, o "elixir das relações sociais e raciais" não foi o espírito da igualdade nem o da liberdade, prevalecendo assim uma diversidade com baixa cooperação, segundo o cientista político Carlos Sávio Gomes Teixeira, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), expositor neste seminário. Carlos explica que o descompasso entre diversidade e cooperação se deve a uma singularidade da sociedade brasileira: a combinação de uma estrutura socioeconômica muito desigual com uma cultura sincrética, lastreada numa lógica em que "a pedra de toque sempre foi a harmonia de contrários". Para ele, a diversidade cultural do país, reforçada pelas enormes diferenças regionais, requer – para se tornar recurso a serviço do desenvolvimento e da verdadeira inclusão –, cooperação, "o espírito e a prática que mais nos têm faltado".

O Brasil Inteiro: Diversidade e Cooperação - Leia mais…

UrbanSus - Desafios das Cidades Inteligentes

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/04/2024 13:45

Nesse seminário é discutido os desafios dos centros urbanos a partir da análise de políticas públicas e práticas de desenvolvimento responsáveis, necessárias para criar cidades que sejam tecnologicamente avançadas e socialmente equitativas. O assunto central é a diversidade cultural na criação de espaços públicos acessíveis e inclusivos para seus habitantes por meio do lazer e turismo, diante da indústria cultural contemporânea. Os organizadores promovem uma compreensão mais profunda das questões que envolvem a idealização das “cidades inteligentes”, identificando soluções para enfrentar os desafios socioculturais a elas ligados.

UrbanSus - Desafios das Cidades Inteligentes - Leia mais…

Democracy in Latin America: Regression or Resilience?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/04/2024 13:55

Nos últimos anos, a consolidação democrática vivenciada pela América Latina no começo da primeira década dos anos 2000 começou a mostrar fissuras em meio aos desafios do populismo de esquerda e de direita. Segundo os organizadores deste evento, a crise política é hoje global e se interliga com desafios como a pandemia de Covid-19, a recessão econômica, as alterações climáticas e o papel cada vez mais preponderante de potências autocráticas como a China e a Rússia, que exercem pressões adicionais sobre os regimes democráticos. No seminário, especialistas discutem as tendências atuais de “regressão democrática” e de expansão das autocracias, além de tratar dos exemplos de resiliência e possibilidades de defesa da democracia na América Latina.

Democracy in Latin America: Regression or Resilience? - Leia mais…

Mecânica Relacional e Implementação do Princípio de Mach com a Força de Weber Gravitacional

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/04/2024 13:32

Este seminário trata da mecânica Newtoniana e do princípio de equivalência (proporcionalidade entre as massas inerciais e gravitacionais), juntamente com as experiências de queda livre de Galileu e a do balde de Newton. São discutidas as críticas de Leibniz, Mach e Einstein aos conceitos de espaço e de tempo absolutos de Newton, bem como o princípio de Mach. Ainda, o conferencista fala da mecânica relacional que implementa quantitativamente o princípio de Mach com a força de Weber gravitacional.

Mecânica Relacional e Implementação do Princípio de Mach com a Força de Weber Gravitacional - Leia mais…

Eleição IEA: Propostas para 2024-2028

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/03/2024 12:24

A chapa composta por Roseli de Deus Lopes, candidata a diretora, e Marcos Silveira Buckeridge, candidato a vice-diretor, apresenta suas propostas para os próximos quatro anos de gestão e responde a perguntas de pesquisadores do IEA e da comunidade acadêmica.

Eleição IEA: Propostas para 2024-2028 - Leia mais…

Série sobre Complexidade (7ª Conversa)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/03/2024 13:17

As seis primeiras conversas da primeira temporada desta série, realizadas em 2023, confirmaram a heterogeneidade e dispersão das concepções e pontos de vista sobre o que poderá vir a ser uma ‘Ciência da Complexidade’. Particularmente relevantes parecem ser as incógnitas sobre a estranha relação que a ‘complexidade’ entretém com a ‘sistêmica’ (ou ‘sistemologia’). A proposta agora é dar continuidade aos depoimentos de pesquisadores, sem qualquer pretensão - por enquanto -, de identificar eventuais arquipélagos ou clusters. Na perspectiva de entender melhor o amplo leque de focalizações e perspectivas, auxiliam as visões de mais pesquisadores, principalmente biólogos, economistas, engenheiros e físicos.

Série sobre Complexidade (7ª Conversa) - Leia mais…

UrbanSus - Adaptar Cidades: Gestão e Enfrentamento de Riscos Ambientais

por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/03/2024 13:09

Em vista do aumento de eventos climáticos extremos, em especial os hidrológicos, que tem ocasionado perda de vidas e prejuízos econômicos em cidades brasileiras, esse encontro apresentou mecanismos institucionais para prevenção e minimização de riscos para moradores de áreas vulneráveis e debateu sobre experiências concretas de ações de mitigação e adaptação realizada em cidades frente aos desafios climáticos.

UrbanSus - Adaptar Cidades: Gestão e Enfrentamento de Riscos Ambientais - Leia mais…

Gênero e Carreira Docente na USP: Trajetórias e Novos Desafios

por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/03/2024 12:52

Neste seminário, as convidadas Liedi Bernucci (IPT), Patrícia Gama (ICB/USP) e Ana Elisa Bechara (FD/USP) falam sobre suas trajetórias e os desafios atuais da vida acadêmica, da perspectiva de suas respectivas áreas de atuação. O evento foi organizado no âmbito do projeto Fapesp Gender STI, cujo objetivo é acompanhar a participação das mulheres em diferentes instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação e pensar políticas públicas mais inclusivas e diversas em diferentes ambientes científicos

Gênero e Carreira Docente na USP: Trajetórias e Novos Desafios - Leia mais…

Posse das Lideranças Indígenas como Titulares da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/03/2024 13:01

No dia 1º de março, as indígenas Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites tomaram posse como titulares da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência para 2024. Elas assumiram a posição ocupada anteriormente pela escritora Conceição Evaristo. O programa elaborado por elas, “Caminho da cutia: territórios e saberes das mulheres indígenas”, tem foco nos saberes e fazeres das mulheres indígenas, a partir de experiências nas mais variadas áreas – do trabalho das parteiras à produção de cerâmica, do cultivo de roças à educação escolar –, como também de suas atuações na política, na academia e nas artes.

Posse das Lideranças Indígenas como Titulares da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência - Leia mais…

As Cartas Indipetae: um Horizonte Aberto para Oriente e para Ocidente

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/03/2024 12:01

As Indipetae, cartas escritas ao Padre General da Companhia de Jesus, principalmente por jovens que desejavam ser missionários, expressavam anseios, preferências, motivações, talentos e habilidades na realização das missões. Este evento apresentou o trabalho de dois pesquisadores na análise das cartas Indipetae, demonstrando a riqueza desses documentos para diversos campos da História.

As Cartas Indipetae: um Horizonte Aberto para Oriente e para Ocidente - Leia mais…

UrbanSus - Cultura, Cuidado e Regeneração de Rios Urbanos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/03/2024 12:20

Justiça ambiental, qualidade de vida e sustentabilidade, diante de uma emergência climática, são pautas que movimentam iniciativas da sociedade civil, pesquisas acadêmicas e poder público na regeneração dos rios urbanos. Especialistas discutem a situação de São Paulo, uma cidade que nasceu entre rios, agora com seus córregos e nascentes cobertos e esquecidos, que tem grande potencial ao rever as políticas de preservação.

UrbanSus - Cultura, Cuidado e Regeneração de Rios Urbanos - Leia mais…

Análise da Conjuntura e das Pautas no Congresso Nacional que Podem Impactar a Classe Trabalhadora

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/03/2024 11:55

O primeiro de dez seminários a serem promovidos pelo recém-criado Observatório dos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a vida e saúde da classe trabalhadora buscou analisar a conjuntura e identificar os projetos de lei no Congresso Nacional discutindo suas ameaças ou oportunidades à classe trabalhadora brasileira. O objetivo foi contribuir com o processo legislativo, seja para enfrentamento, aperfeiçoamento ou melhoria dos projetos com formulação de contrapropostas.

Análise da Conjuntura e das Pautas no Congresso Nacional que Podem Impactar a Classe Trabalhadora - Leia mais…

Futurizing Science Education for the Society of Acceleration and Uncertainty

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/03/2024 12:28

Olivia Levrini, professora do Departamento de Física e Astronomia Augusto Righi, na Universidade da Bolonha, falou sobre seu projeto mais recente, que propõe uma discussão sobre os novos papéis da ciência em uma educação orientada ao futuro, frente a uma sociedade de incertezas e na qual a noção de tempo se dá de modo acelerado. Nesta conferência, ela apresentou aspectos de sua agenda de pesquisa, abrindo a oportunidade de interação sobre perspectivas de ponta no cenário global para o campo da educação em ciências.

Futurizing Science Education for the Society of Acceleration and Uncertainty - Leia mais…

Por Que não Deveríamos Querer Ser "Pets" de Máquinas Superinteligentes

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/03/2024 12:34

Esta conferência de Robert Sparrow baseou-se na filosofia “neo-republicana” de Philip Pettit, para argumentar que desenvolver uma "IA amigável" não mudaria o fato de que o advento de uma superinteligência seria desastroso para a humanidade, nos tornando escravos de máquinas. “Se realmente pensamos que existe o risco de que a pesquisa em IA conduza ao surgimento de uma superinteligência, então precisamos repensar se é de fato sábio desenvolver a IA”, argumenta Sparrow.

Por Que não Deveríamos Querer Ser "Pets" de Máquinas Superinteligentes - Leia mais…

Orfandade no Brasil: Diálogos Interdisciplinares em Direitos e Políticas Públicas para a Infância - Parte 4 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/03/2024 12:38

Durante dois dias, especialistas abordaram a complexidade da orfandade, agravada pela pandemia, com foco nos impactos físicos e mentais em crianças e adolescentes. Eles exploraram a interseção de fatores como raça, gênero e desigualdades socioeconômicas, destacando a importância de uma perspectiva de direitos e políticas públicas.

Orfandade no Brasil: Diálogos Interdisciplinares em Direitos e Políticas Públicas para a Infância - Parte 4 de 4 - Leia mais…

Orfandade no Brasil: Diálogos Interdisciplinares em Direitos e Políticas Públicas para a Infância - Parte 3 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/03/2024 12:37

Durante dois dias, especialistas abordaram a complexidade da orfandade, agravada pela pandemia, com foco nos impactos físicos e mentais em crianças e adolescentes. Eles exploraram a interseção de fatores como raça, gênero e desigualdades socioeconômicas, destacando a importância de uma perspectiva de direitos e políticas públicas.

Orfandade no Brasil: Diálogos Interdisciplinares em Direitos e Políticas Públicas para a Infância - Parte 3 de 4 - Leia mais…

Orfandade no Brasil: Diálogos Interdisciplinares em Direitos e Políticas Públicas para a Infância - Parte 2 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/03/2024 12:38

Durante dois dias, especialistas abordaram a complexidade da orfandade, agravada pela pandemia, com foco nos impactos físicos e mentais em crianças e adolescentes. Eles exploraram a interseção de fatores como raça, gênero e desigualdades socioeconômicas, destacando a importância de uma perspectiva de direitos e políticas públicas.

Orfandade no Brasil: Diálogos Interdisciplinares em Direitos e Políticas Públicas para a Infância - Parte 2 de 4 - Leia mais…

Orfandade no Brasil: Diálogos Interdisciplinares em Direitos e Políticas Públicas para a Infância - Parte 1 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/03/2024 12:38

Durante dois dias, especialistas abordaram a complexidade da orfandade, agravada pela pandemia, com foco nos impactos físicos e mentais em crianças e adolescentes. Eles exploraram a interseção de fatores como raça, gênero e desigualdades socioeconômicas, destacando a importância de uma perspectiva de direitos e políticas públicas.

Orfandade no Brasil: Diálogos Interdisciplinares em Direitos e Políticas Públicas para a Infância - Parte 1 de 4 - Leia mais…

Políticas Públicas de Educação Ambiental como Elemento Estruturante dos Processos de Construção de Capacidades Adaptativas e Transformadoras de Territórios

por Jorge Paulo Soares — última modificação 19/02/2024 10:17

Este primeiro evento do ciclo "O Brasil Voltou: Diálogos Transdisciplinares sobre Meio Ambiente e Sociedade" discute o papel da educação ambiental nos processos e estratégias de enfrentamento da crise climática e seus desdobramentos no Brasil, dentro do contexto da retomada dos processos democráticos do Estado de direito em 2023, segundo os organizadores da série de seminários. Eles consideram que estratégias top-down adotadas tanto no nível nacional quanto no internacional, embora de relevância indiscutível, não são suficientes para dar conta da magnitude dos desafios. Ainda que estruturantes do ponto de vista do estabelecimento de um arcabouço maior para o enfrentamento dos riscos e impactos climáticos, essas iniciativas não endereçam soluções concretas para lidar com os problemas nos níveis local e regional, afirmam. Os expositores são Evandro Albiach Branco (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Marcos Sorrentino (Esalq-USP e Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática), Maria Henriqueta Andrade Raymundo (Anppea e UFABC), Rachel Trajber (Cemaden-Ministério da Ciência,Tecnologia, Inovações e Comunicações) e Thais Brianezi Ng (ECA-USP e Fundo Brasileiro de Educação Ambiental).

Políticas Públicas de Educação Ambiental como Elemento Estruturante dos Processos de Construção de Capacidades Adaptativas e Transformadoras de Territórios - Leia mais…

COP 28: Debates sobre Alcances, Avanços e Desafios

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/12/2023 12:00

As implicações da COP28 na resposta global à emergência climática e a atuação do governo brasileiro em relação a aspectos como mitigação, adaptação e resiliência às mudanças do clima e seus efeitos, vulnerabilidades e justiça climática foram debatidas neste encontro.

COP 28: Debates sobre Alcances, Avanços e Desafios - Leia mais…

Festival Kwanzaa-Escrevivência - 15 de Dezembro

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/12/2023 11:12

Este festival marca as contribuições das pessoas negras na produção de conhecimentos e comemorar as realizações da titularidade de Conceição Evaristo no período 2022-2023 na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. Durante três dias, as atividades celebraram a relevância dos trabalhos acadêmicos e artísticos da escritora e professora, que discutem a formação social brasileira em confluência com epistemologias de vários intelectuais. Também trouxe para o Brasil o Kwanzaa, uma celebração cultural afro-americana surgida em 1966 nos Estados Unidos.

Festival Kwanzaa-Escrevivência - 15 de Dezembro - Leia mais…

Festival Kwanzaa-Escrevivência - 14 de Dezembro

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/12/2023 11:09

Este festival marca as contribuições das pessoas negras na produção de conhecimentos e comemorar as realizações da titularidade de Conceição Evaristo no período 2022-2023 na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. Durante três dias, as atividades celebraram a relevância dos trabalhos acadêmicos e artísticos da escritora e professora, que discutem a formação social brasileira em confluência com epistemologias de vários intelectuais. Também trouxe para o Brasil o Kwanzaa, uma celebração cultural afro-americana surgida em 1966 nos Estados Unidos.

Festival Kwanzaa-Escrevivência - 14 de Dezembro - Leia mais…

Festival Kwanzaa-Escrevivência - 13 de Dezembro

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/12/2023 11:10

Este festival marca as contribuições das pessoas negras na produção de conhecimentos e comemorar as realizações da titularidade de Conceição Evaristo no período 2022-2023 na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. Durante três dias, as atividades celebraram a relevância dos trabalhos acadêmicos e artísticos da escritora e professora, que discutem a formação social brasileira em confluência com epistemologias de vários intelectuais. Também trouxe para o Brasil o Kwanzaa, uma celebração cultural afro-americana surgida em 1966 nos Estados Unidos.

Festival Kwanzaa-Escrevivência - 13 de Dezembro - Leia mais…

O Futuro do Desenvolvimento Sustentável e a História do Século 21

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/12/2023 11:57

Sérgio Besserman Vianna expõe como a crise ecológica global deve demandar mais do que transformações tecnológicas. Segundo ele, assim como ocorreu com o surgimento das civilizações agrícolas, com o Helenismo, o Renascimento e o Iluminismo, as futuras mudanças devem influenciar na própria cultura humana, na história e sociabilidade da civilização.

O Futuro do Desenvolvimento Sustentável e a História do Século 21 - Leia mais…

A Proteção das Instituições Republicanas: Aspectos Estruturais e Sistêmicos (Seminário III)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/12/2023 11:56

Jan-Michael Simon, pesquisador sênior do Instituto Max Planck para o Estudo do Crime, Segurança e Direito, debateu como a corrupção subtrai a solidez dos regimes democráticos e das instituições republicanas. “A corrupção política pode ser considerada como uma apropriação do recurso normativo referente ao debate democrático quanto ao poder estratégico em relação à autoridade política no processo de tomada de decisão sobre a legislação e a justiça -- a captura do Estado”, explicam os organizadores do evento.

A Proteção das Instituições Republicanas: Aspectos Estruturais e Sistêmicos (Seminário III) - Leia mais…

Governança e Segurança Hídrica Adaptativa: Desafios em Tempos de Emergência Climática

por Jorge Paulo Soares — última modificação 19/02/2024 10:20

As mudanças climáticas acrescentam elementos relevantes para a governança da água em regiões com estresse hídrico, seja pelo excesso ou pela falta de água. As regiões metropolitanas passam por desafios relacionados à governança da água e a segurança hídrica, essenciais para a manutenção da vida, da saúde ambiental e das atividades desenvolvidas neste contexto. O objetivo deste encontro é reunir academia, ONGs e sociedade civil para discutir políticas públicas que favoreçam uma segurança hídrica que vá além da disponibilidade física imediata da água, mas que coloque questões como riscos, capacidade de acesso e o fortalecimento de ações baseadas no respeito ao direito humano à água como inerente aos sistemas hídricos.

Governança e Segurança Hídrica Adaptativa: Desafios em Tempos de Emergência Climática - Leia mais…

Série sobre Complexidade (6ª Conversa)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 21/12/2023 16:10

A sexta conversa da Série sobre Complexidade foi com Osvaldo Frota Pessoa Junior, professor titular do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Ele tem experiência na área de Filosofia da Ciência, atuando principalmente em filosofia da física, modelos causais na história da ciência, e filosofia da mente. Os encontros com pesquisadores das áreas de física, biologia, filosofia da ciência, semiótica, biologia e lógica avaliaram os avanços das pesquisas e debates sobre a complexidade e a validade da profecia de Stephen Hawking, para quem o século 21 seria o século da complexidade.

Série sobre Complexidade (6ª Conversa) - Leia mais…

Lançamento do livro "Fronteiras e Águas Transfronteiriças na Bacia do Prata"

por Jorge Paulo Soares — última modificação 19/02/2024 10:25

O lançamento do livro “Fronteiras e Águas Transfronteiriças na Bacia do Prata” foi marcado por um debate sobre as complexidades que envolvem as fronteiras e as águas transfronteiriças da Bacia Platina. A obra organizada por Flávia Darre Barbosa (FFLCH) e Wagner Costa Ribeiro (FFLCH) discorre sobre as diferentes situações de gestão, governança, cooperação e disputa pelos usos das águas pelos países ocupados pela bacia. A primeira mesa do evento tratou dos desafios de governança na Bacia do Prata. A segunda teve exposições sobre educação ambiental e relações entre águas subterrâneas e mudanças climáticas.

Lançamento do livro "Fronteiras e Águas Transfronteiriças na Bacia do Prata" - Leia mais…

Inteligência Artificial e seu Uso pela Justiça: Vantagens, Riscos e Desafios

por Sergio R V Bernardo — última modificação 21/12/2023 16:07

Os organizadores deste evento acreditam que várias rotinas processuais podem ser aprimoradas com o uso da IA, como a construção de decisões que traduzam maior coerência e uniformidade, fortaleçam o sistema jurídico, e reduzam tempos e custos dos processos. No entanto, alertam que isto não se faz de maneira imediata. É necessária uma construção cuidadosa, que respeite premissas éticas e principiológicas, e assegurem o direito ao devido processo legal, ao juiz natural e contraditório, tudo submetido a um modelo de governança representativo, efetivo e transparente.

Inteligência Artificial e seu Uso pela Justiça: Vantagens, Riscos e Desafios - Leia mais…

O Viajante e sua Bagagem: José Saramago Cronista

por Jorge Paulo Soares — última modificação 19/02/2024 10:12

O ano de 2023 marcou meio século da publicação de "A Bagagem do Viajante", livro de crônicas mais conhecido de José Saramago. Neste seminário comemorativo da efeméride, especialistas apresentam e discutem toda a produção do mestre português como cronista, conjunto que inclui a obra citada e "Deste Mundo e do Outro",
"Os Apontamentos",
"Poética dos Cinco Sentidos - O Ouvido", "Moby Dick em Lisboa" e "Folhas Políticas". Outras obras abordadas serão "Cadernos de Lanzarote" e "As Pequenas Memórias".

O Viajante e sua Bagagem: José Saramago Cronista - Leia mais…

Novos Horizontes Civilizatórios: Direitos da Natureza, Direitos Humanos e o Giro Biocêntrico

por Sergio R V Bernardo — última modificação 21/12/2023 15:49

Eduardo Gudynas, conferencista deste seminário, é um pensador uruguaio e autor do livro “Direitos da Natureza-Ética Biocêntrica e políticas ambientais”. Ele foi consultor da Assembleia Constituinte do Equador, que produziu uma nova Constituição em 2008, pioneira na consagração dos Direitos da Natureza em um texto constitucional. Em sua perspectiva ‘biocêntrica’, o ser humano é interpretado “como mais um, junto com as demais espécies viventes, e não está acima delas”, nem tampouco acima dos direitos de outros seres.

Novos Horizontes Civilizatórios: Direitos da Natureza, Direitos Humanos e o Giro Biocêntrico - Leia mais…

Cuidados Integrados à Pessoa Idosa: Construindo o Caminho para o Envelhecimento Sustentável e a Saúde Planetária - Parte 3 de 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 21/12/2023 15:48

Com a presença de pesquisadores do Brasil e do exterior, este encontro promoveu o debate sobre a capacidade intrínseca (CI) e a estratégia de atenção à saúde da pessoa idosa, de modo a fomentar ações que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da saúde planetária. O conceito de CI foi proposto em 2015 pela OMS e compõe-se de todas as capacidades físicas e mentais de um indivíduo, avaliadas a partir de cinco domínios: cognição, humor, locomoção, vitalidade e aptidão sensorial.

Cuidados Integrados à Pessoa Idosa: Construindo o Caminho para o Envelhecimento Sustentável e a Saúde Planetária - Parte 3 de 3 - Leia mais…

Cuidados Integrados à Pessoa Idosa: Construindo o Caminho para o Envelhecimento Sustentável e a Saúde Planetária - Parte 2 de 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 21/12/2023 15:48

Com a presença de pesquisadores do Brasil e do exterior, este encontro promoveu o debate sobre a capacidade intrínseca (CI) e a estratégia de atenção à saúde da pessoa idosa, de modo a fomentar ações que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da saúde planetária. O conceito de CI foi proposto em 2015 pela OMS e compõe-se de todas as capacidades físicas e mentais de um indivíduo, avaliadas a partir de cinco domínios: cognição, humor, locomoção, vitalidade e aptidão sensorial.

Cuidados Integrados à Pessoa Idosa: Construindo o Caminho para o Envelhecimento Sustentável e a Saúde Planetária - Parte 2 de 3 - Leia mais…