Você está aqui: Página Inicial / MIDIATECA / Vídeos

Vídeos

por Mauro Bellesa - publicado 01/08/2013 15:25 - última modificação 27/06/2018 10:27

Brasil: O Futuro que Queremos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/09/2018 13:37

O patologista Paulo Saldiva, diretor do IEA e professor da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), e o advogado Eduardo Muylaert, ex-secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado de São Paulo, apresentam suas propostas para o Brasil nas áreas da saúde e da segurança pública. O evento marcou lançamento do livro "Brasil: O Futuro que Queremos', no quais eles escreveram sobre os dois temas. A mediação do encontro foi do organizador do livro, o historiador Jaime Pinsky, professor da Unicamp e diretor da Editora Contexto, responsável pela publicação.

Brasil: O Futuro que Queremos - Leia mais…

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Economia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/09/2018 09:13

Os caminhos para superação dos desafios econômicos do Brasil foram discutidos no segundo seminário do ciclo "Eleições 2018: Propostas para o Brasil", no dia 3 de setembro, realizado no IEA. Os expositores foram os economistas Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e ex-secretário executivo e, em seguida, de Política Econômica do Ministério da Fazenda (MF), de 2003 a 2009, e Marcos Lisboa, diretor do Insper e também ex-secretário de Política Econômica do MF, de 2003 a 2005.

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Economia - Leia mais…

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Educação

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/09/2018 09:13

Como os anteriores, o governo a tomar posse no dia 1º de janeiro iniciará seus trabalhos tendo no horizonte a educação como uma das principais preocupações dos brasileiros, ao lado da saúde, emprego, segurança pública e moradia, entre outras prioridades. Foi por isso que o tema foi um dos escolhidos pelo IEA para o ciclo Eleições 2018: Propostas para o Brasil, inaugurado com seminário no dia 31 de agosto justamente sobre a educação básica pública. Os expositores foram o físico José Goldemberg, atual presidente da Fapesp e ex-ministro da Educação e ex-reitor da USP, e Maurício Holanda Maia, ex-secretário da Educação da cidade de Sobral, no Ceará, e atual secretário adjunto de Educação daquele estado.

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Educação - Leia mais…

O Homem e o Rio: Histórias de Índios e Quilombolas do Baixo São Francisco

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/08/2018 13:31

Esta mesa-redonda marcou a abertura da exposição de mesmo nome no IEA. Nela, os conferencistas (responsáveis pelas fotografias da mostra) trataram da importância das comunidades tradicionais na conservação do rio São Francisco. Há seis anos eles pesquisam a relação das comunidades ribeirinhas Xokó (indígena) e Resina (quilombola) com o ambiente em que vivem.

O Homem e o Rio: Histórias de Índios e Quilombolas do Baixo São Francisco - Leia mais…

A Relação de Zika com Dengue e Outros Flavivírus

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/08/2018 10:55

As inter-relações clínicas e imunológicas entre a infecção por dengue e outros flavivírus (como a dengue e a febre amarela) e suas consequências na patogênese da doença são discutidas neste encontro.

A Relação de Zika com Dengue e Outros Flavivírus - Leia mais…

Virologia Prospectiva: Estratégias para Responder a Emergências em Saúde (Tarde)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/08/2018 10:58

Pesquisadores e profissionais do mercado de saúde discutiram ações “proativas e integradas” que ajudem a evitar o surgimento de emergências virais no Brasil. Segundo os organizadores, casos recentes como do Zika vírus, da Chikungunya e da febre amarela, e a ameaça atual de novo surto de sarampo e poliomielite indicam que instituições acadêmicas e de saúde pública realizam ações pulverizadas, que atendem a tais emergências responsivamente. “Não há mecanismos que consigam antecipar esses cenários, mitigando impactos econômicos e de saúde pública”.

Virologia Prospectiva: Estratégias para Responder a Emergências em Saúde (Tarde) - Leia mais…

Virologia Prospectiva: Estratégias para Responder a Emergências em Saúde (Manhã)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/08/2018 10:59

Pesquisadores e profissionais do mercado de saúde discutiram ações “proativas e integradas” que ajudem a evitar o surgimento de emergências virais no Brasil. Segundo os organizadores, casos recentes como do Zika vírus, da Chikungunya e da febre amarela, e a ameaça atual de novo surto de sarampo e poliomielite indicam que instituições acadêmicas e de saúde pública realizam ações pulverizadas, que atendem a tais emergências responsivamente. “Não há atualmente mecanismos que consigam antecipar esses cenários, mitigando impactos econômicos e de saúde pública”.

Virologia Prospectiva: Estratégias para Responder a Emergências em Saúde (Manhã) - Leia mais…

Os Desafios da Autonomia Universitária

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:40

Os físicos Paulo de Tarso Muzy e José Roberto Drugowich estiveram no IEA para discutir o mesmo tema que trataram em profundidade no livro "Os Desafios da Autonomia Universitária: História Recente da USP". Eles falaram sobre tópicos como gratuidade, processo de nomeação de dirigentes, flexibilidade dos contratos de trabalho, avaliação, representação externa e prestação de contas. A apresentação foi comentada por um time de professores que ocupa ou já ocupou cargos administrativos em universidades ou instituições de incentivo à pesquisa.

Os Desafios da Autonomia Universitária - Leia mais…

Future of Marine-Dependent Societies: Advanced Science on Climate Change and Oceans

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/08/2018 11:00

O primeiro seminário de uma série que trata do futuro das sociedades dependentes do mar teve exposição de dois dos mais proeminentes cientistas contemporâneos que investigam mudanças climáticas nos oceanos: Marion Gehlen (IPSL, França) e William Cheung (University of British Columbia, Canadá). Suas pesquisas tratam dos modelos climáticos e biogeoquímicos globais, com aspectos diretamente ligados aos recursos vivos e às contribuições dos oceanos para a sociedade.

Future of Marine-Dependent Societies: Advanced Science on Climate Change and Oceans - Leia mais…

Recursos Hídricos: do Oriente Médio ao Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/08/2018 11:06

A dificuldade de acesso à água pode estar relacionada não apenas ao grau de sua disponibilidade, mas também à qualidade da gestão dos recursos hídricos disponíveis, segundo o geógrafo Luís Antonio Bittar Venturi. Neste encontro, por meio de três estudos de caso, Venturi buscou demonstrar que acordos de cooperação de uso compartilhado de bacias hidrográficas e o atual estágio de desenvolvimento tecnológico "anulam a hipótese de escassez hídrica e eventuais conflitos decorrentes de disputa por água". Para tratar do uso compartilhado de bacias hidrográficas, ele utilizou como base empírica o contexto da bacia do rio Eufrates - partilhada por Turquia, Síria e Iraque.

Recursos Hídricos: do Oriente Médio ao Brasil - Leia mais…

(Re)Discussão sobre as Grandes Áreas do Conhecimento (2º encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:55

Segundo encontro do ciclo "(Re)Discussão sobre as Grandes Áreas do Conhecimento", o seminário debate atributos profissionais.Trata-se do diálogo entre ensino e pesquisa e as práticas profissionais. Os participantes discutem a valorização, nas mais diversas áreas do conhecimento (medicina, odontologia, música, teatro, educação física etc.), das qualidades profissionais, da performance e das capacidades psicomotoras (práticas corporais além das intelectuais, ou, em latim, mente manuque). O objetivo é resgatar os ideais de Newton Sucupira, salientando a relevância da pós-graduação profissional, bem como dos saberes práticos que são essenciais para o desenvolvimento não só das artes, mas também das ciências.

(Re)Discussão sobre as Grandes Áreas do Conhecimento (2º encontro) - Leia mais…

Resiliência Urbana no Contexto do Nexo Água, Energia e Alimentos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:54

Pesquisadores ingleses, holandeses e brasileiros discutiram a resiliência urbana no contexto do nexo água, energia e alimentos. De acordo com os organizadores, a resiliência é o que ajuda as cidades a se adaptarem e se transformarem diante de desafios como mudanças climáticas, pressões por crescentes populações migrantes e infraestruturas inadequadas.

Resiliência Urbana no Contexto do Nexo Água, Energia e Alimentos - Leia mais…

Perspectivas Filosóficas sobre a Técnica e o Maquinismo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:55

Discussão do aporte filosófico dos problemas da técnica e do maquinismo legados por Gaston Bachelard e Georges Canguilhem. Este seminário também permitiu apontar alguns dos prolongamentos temáticos deste assunto na contemporaneidade, em particular acerca do atual controle humano pelas máquinas.

Perspectivas Filosóficas sobre a Técnica e o Maquinismo - Leia mais…

Diálogo e Intersubjetividade em Clínica: Contribuições da Filosofia de Martin Buber

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:55

Pesquisadores analisaram como a obra do filósofo e pedagogo Martin Buber, morto em 1965, pode colaborar com o trabalho em clínicas, considerando a importância do diálogo e da intersubjetividade nessas atividades. O austríaco, que aborda a alteridade e a relação dialógica em seus escritos, é tema do livro “Martin Buber, a Filosofia e Outros Escritos sobre o Diálogo e a Intersubjetividade”, de autoria de José Maurício de Carvalho, conferencista no evento. Além dele, participaram como debatedores o médico Paulo Saldiva, diretor do IEA, e a comunicadora Liana Gottlieb.

Diálogo e Intersubjetividade em Clínica: Contribuições da Filosofia de Martin Buber - Leia mais…

As Ruínas do Esclarecimento: O Desenvolvimento da Técnica (ainda) é Emancipatório?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:54

A confiança cega de que ciência e técnica são produções neutras do processo tecnológico da emancipação humana constitui um pressuposto "mítico" da modernidade, passível de crítica radical diante da degradação social e ecológica, segundo o professor de filosofia Marildo Menegat, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ. Ele destaca que, já em 1947, no livro "Dialética do Esclarecimento", Theodor W. Adorno e Marx Horkheimer perguntavam "por que a humanidade, em vez de entrar em um estado verdadeiramente humano está se afundando em uma nova espécie de barbárie".

As Ruínas do Esclarecimento: O Desenvolvimento da Técnica (ainda) é Emancipatório? - Leia mais…

Ciclo Arte, Curta-Metragem e Direitos Humanos - Conversações: Violência Urbana e Direitos Humanos (Oficina 4)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:54

O quarto encontro do ciclo "Arte, Curta-metragem e Direitos Humanos - Conversações" apresentou o curta-metragem "Brasil", de Aly Muritiba, para discutir o crescimento exponencial das formas de violências nas sociedades contemporâneas.

Ciclo Arte, Curta-Metragem e Direitos Humanos - Conversações: Violência Urbana e Direitos Humanos (Oficina 4) - Leia mais…

Centralidades Periféricas: Reflexões Sobre Literatura Periférica e Universidade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:52

A literatura produzida nas periferias do Brasil foi o tema da primeira atividade da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência sob a gestão de Eliana Sousa Silva. O seminário inaugurou a série de diálogos “Centralidades Periféricas”, que busca aproximar docentes, técnicos, estudantes, artistas, intelectuais e ativistas das periferias brasileiras. “As ações culturais realizadas por grupos das periferias permitem que estas afirmem um lugar na cidade para além dos tradicionais estereótipos, centrados na carência e na precariedade”, avalia Eliana, que também é fundadora e diretora da Redes da Maré.

Centralidades Periféricas: Reflexões Sobre Literatura Periférica e Universidade - Leia mais…

Henri Lefebvre e a Utopia do Direito à Cidade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:51

Associada geralmente ao filósofo francês Henri Lefebvre (1901-1991), a ideia do "direto à cidade" - que inclusive dá nome a seu famoso livro de 1968 - "tem sido banalizada e, numa leitura instrumentalizada, se tornou o seu outro", de acordo com a geógrafa Ana Fani, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenadora do Grupo de Estudos Teoria Urbana Crítica do IEA. O objetivo do seminário foi "trazer um pouco da profundidade do pensamento de Lefebvre para refletir sobre o futuro através da compreensão do presente, contra o discurso que justifica, pela urgência em superar a crise, a ação do Estado reproduzindo a lógica do capital", de acordo a pesquisadora.

Henri Lefebvre e a Utopia do Direito à Cidade - Leia mais…

Deslocamento de Coleções: A Conservação Transigente

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:52

O último encontro do ciclo de mesas-redondas em conservação e restauração tratou do deslocamento de acervos para outros espaços.

Deslocamento de Coleções: A Conservação Transigente - Leia mais…

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Sustentabilidade nas Cidades - Parte 4 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:53

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Ciclo de Seminários "UrbanSus: Sustentabilidade Urbana" tem por objetivo refletir sobre o papel das cidades e o estímulo a boas práticas por meio do compartilhamento de soluções sustentáveis urbanas resultantes de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras. De acordo com os organizados do ciclo, há a necessidade de soluções efetivas, acessíveis, equitativas e duráveis para desafios mais urgentes, envolvendo mobilidade, segurança hídrica, energia, saneamento ambiental, áreas verdes, segurança alimentar, rápida urbanização e suas complexas interações com as mudanças globais e a falta de acesso a serviços por grande parte da população.

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Sustentabilidade nas Cidades - Parte 4 de 4 - Leia mais…

Bônus Demográfico na América Latina

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:51

A redução das taxas de natalidade e o aumento da expectativa de vida da população podem trazer vantagens para as economias, mas também alguns desafios aos países que enfrentam essa realidade. Se por um lado uma população economicamente ativa maior pode resultar em ganhos no desenvolvimento, também é preciso estar preparado para atender à crescente parcela de idosos. O tema foi debatido neste painel por representantes do Colégio do México, Banco Mundial e Fundação Seade.

Bônus Demográfico na América Latina - Leia mais…

Genômica Aplicada à Saúde e à Agricultura

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:54

Encontro apresentou projeto da Unicamp que tem conseguido envolver indústria e academia, em um consórcio internacional, para acelerar o desenvolvimento de novos medicamentos. A iniciativa coloca a ciência biomédica e a ciência agrícola sob o mesmo teto, aproveitando-se da sinergia entre as áreas para aprofundar o conhecimento da biologia humana e das plantas.

Genômica Aplicada à Saúde e à Agricultura - Leia mais…

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Sustentabilidade nas Cidades - Parte 3 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:53

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Ciclo de Seminários "UrbanSus: Sustentabilidade Urbana" tem por objetivo refletir sobre o papel das cidades e o estímulo a boas práticas por meio do compartilhamento de soluções sustentáveis urbanas resultantes de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras. De acordo com os organizados do ciclo, há a necessidade de soluções efetivas, acessíveis, equitativas e duráveis para desafios mais urgentes, envolvendo mobilidade, segurança hídrica, energia, saneamento ambiental, áreas verdes, segurança alimentar, rápida urbanização e suas complexas interações com as mudanças globais e a falta de acesso a serviços por grande parte da população.

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Sustentabilidade nas Cidades - Parte 3 de 4 - Leia mais…

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Sustentabilidade nas Cidades - Parte 2 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:53

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Ciclo de Seminários "UrbanSus: Sustentabilidade Urbana" tem por objetivo refletir sobre o papel das cidades e o estímulo a boas práticas por meio do compartilhamento de soluções sustentáveis urbanas resultantes de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras. De acordo com os organizados do ciclo, há a necessidade de soluções efetivas, acessíveis, equitativas e duráveis para desafios mais urgentes, envolvendo mobilidade, segurança hídrica, energia, saneamento ambiental, áreas verdes, segurança alimentar, rápida urbanização e suas complexas interações com as mudanças globais e a falta de acesso a serviços por grande parte da população.

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Sustentabilidade nas Cidades - Parte 2 de 4 - Leia mais…

Migração e Educação

por Fernanda Rezende — última modificação 09/08/2018 08:48

Neste seminário, a presidente do Colegio do México apresentou os resultados de suas pesquisas sobre os efeitos da migração na educação de crianças e jovens. Segundo ela, as trajetórias educacionais das crianças podem ser positivamente ou negativamente alteradas devido à sua própria mobilidade ou a dos pais.

Migração e Educação - Leia mais…

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Sustentabilidade nas Cidades - Parte 1 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:52

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Ciclo de Seminários "UrbanSus: Sustentabilidade Urbana" tem por objetivo refletir sobre o papel das cidades e o estímulo a boas práticas por meio do compartilhamento de soluções sustentáveis urbanas resultantes de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras. De acordo com os organizados do ciclo, há a necessidade de soluções efetivas, acessíveis, equitativas e duráveis para desafios mais urgentes, envolvendo mobilidade, segurança hídrica, energia, saneamento ambiental, áreas verdes, segurança alimentar, rápida urbanização e suas complexas interações com as mudanças globais e a falta de acesso a serviços por grande parte da população.

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Sustentabilidade nas Cidades - Parte 1 de 4 - Leia mais…

O Futuro dos Oceanos - Mesa 4 e Fechamento

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/07/2018 14:14

Pesquisadores, acadêmicos, jornalistas, membros de ONGs e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estiveram neste seminário para tratar da conservação e degradação dos oceanos. Eles trataram da preservação da vida e biodiversidade marinha; pensam soluções para um mar sem lixo; discutiram os efeitos das mudanças climáticas nos oceanos e estratégias para a conservação marinha. O tema desta quarta e última mesa foi: SOLUÇÕES PARA UM MAR SEM LIXO

O Futuro dos Oceanos - Mesa 4 e Fechamento - Leia mais…

O Futuro dos Oceanos - Mesa 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:50

Pesquisadores, acadêmicos, jornalistas, membros de ONGs e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estiveram neste seminário para tratar da conservação e degradação dos oceanos. Eles trataram da preservação da vida e biodiversidade marinha; pensam soluções para um mar sem lixo; discutiram os efeitos das mudanças climáticas nos oceanos e estratégias para a conservação marinha. A terceira mesa teve como tema: ÁREAS MARINHAS PROTEGIDAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

O Futuro dos Oceanos - Mesa 3 - Leia mais…

O Futuro dos Oceanos - Lançamento

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/07/2018 14:11

Pesquisadores, acadêmicos, jornalistas, membros de ONGs e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estiveram neste seminário para tratar da conservação e degradação dos oceanos. Eles trataram da preservação da vida e biodiversidade marinha; pensam soluções para um mar sem lixo; discutiram os efeitos das mudanças climáticas nos oceanos e estratégias para a conservação marinha.

O Futuro dos Oceanos - Lançamento - Leia mais…

O Futuro dos Oceanos - Mesa 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:50

Pesquisadores, acadêmicos, jornalistas, membros de ONGs e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estiveram neste seminário para tratar da conservação e degradação dos oceanos. Eles trataram da preservação da vida e biodiversidade marinha; pensam soluções para um mar sem lixo; discutiram os efeitos das mudanças climáticas nos oceanos e estratégias para a conservação marinha. A segunda mesa tratou do tema: VIDA MARINHA: COMO DETER A DESERTIFICAÇÃO EM CURSO

O Futuro dos Oceanos - Mesa 2 - Leia mais…

Mobilidade Urbana e Direito à Cidade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:52

A função da mobilidade urbana na manutenção do direito à cidade foi debatida em um seminário no IEA, no dia 8 de junho. Cunhado em 1968 pelo filósofo francês Henri Lefebvre, o termo “direito à cidade” é relacionado à construção de uma cidade voltada para as necessidades das pessoas, que promova o encontro entre os diferentes. Às cidades industriais que valorizavam o desenvolvimento econômico em detrimento do desenvolvimento humano, Lefebvre dava o nome de não-cidades. É frente a este horizonte de negação dos espaços urbanos aos cidadãos que os organizadores do encontro acreditam ser necessário pensar a mobilidade: “O debate crítico da mobilidade urbana é um recurso e fundamento para a conquista do direito à cidade”.

Mobilidade Urbana e Direito à Cidade - Leia mais…

O Futuro dos Oceanos - Abertura e Mesa 1

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:49

Pesquisadores, acadêmicos, jornalistas, membros de ONGs e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estiveram neste seminário para tratar da conservação e degradação dos oceanos. Eles trataram da preservação da vida e biodiversidade marinha; pensam soluções para um mar sem lixo; discutiram os efeitos das mudanças climáticas nos oceanos e estratégias para a conservação marinha. O tema da primeira mesa foi: OS OCEANOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: IMPACTOS, INTERAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS

O Futuro dos Oceanos - Abertura e Mesa 1 - Leia mais…

Migrações Internacionais e os Desafios da Integração Local no Estado Brasileiro

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:49

Este seminário propôs a discussão de relações entre xenofobia, identidade, vulnerabilidade e integração local e os desafios que envolvem a proteção do sujeito migrante internacional a partir das políticas do Estado brasileiro.

Migrações Internacionais e os Desafios da Integração Local no Estado Brasileiro - Leia mais…

Complex Connections through Material Culture - Part III

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:56

A influência que culturas diferentes exercem umas nas outras, ainda que separadas por fronteiras temporais e geográficas, é analisada por historiadores, arqueólogos e etnólogos. Entre os temas abordados estão: a conectividade no Mundo Antigo, da Idade do Ferro ao período Helenístico; as relações de contato e trocas entre povos da Amazônia e América Central de tempos remotos até o primeiro milênio da Era Crista; e os impactos da relação entre grupos indígenas sul-americanos e as sociedades coloniais.

Complex Connections through Material Culture - Part III - Leia mais…

Complex Connections through Material Culture - Part II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:56

A influência que culturas diferentes exercem umas nas outras, ainda que separadas por fronteiras temporais e geográficas, é analisada por historiadores, arqueólogos e etnólogos. Entre os temas abordados estão: a conectividade no Mundo Antigo, da Idade do Ferro ao período Helenístico; as relações de contato e trocas entre povos da Amazônia e América Central de tempos remotos até o primeiro milênio da Era Crista; e os impactos da relação entre grupos indígenas sul-americanos e as sociedades coloniais.

Complex Connections through Material Culture - Part II - Leia mais…

Complex Connections through Material Culture - Part I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:56

A influência que culturas diferentes exercem umas nas outras, ainda que separadas por fronteiras temporais e geográficas, é analisada por historiadores, arqueólogos e etnólogos. Entre os temas abordados estão: a conectividade no Mundo Antigo, da Idade do Ferro ao período Helenístico; as relações de contato e trocas entre povos da Amazônia e América Central de tempos remotos até o primeiro milênio da Era Crista; e os impactos da relação entre grupos indígenas sul-americanos e as sociedades coloniais.

Complex Connections through Material Culture - Part I - Leia mais…

Dinâmicas Socioterritoriais na América Latina

por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/06/2018 09:48

Pesquisadores de três países (Colômbia, Equador e França) discutiram os processos territoriais decorrentes de práticas sociais geradas pelo uso dos recursos, da produção e da circulação de bens. Eles também falaram sobre como tais práticas podem significar riscos e vulnerabilidades às áreas urbanas e regiões produtoras.

Dinâmicas Socioterritoriais na América Latina - Leia mais…

Educação e Justiça e as Artes de Fazer o Comum na Escola (Parte II)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/06/2018 09:49

Seis professores de diversas instituições apresentaram as conclusões de suas pesquisas sobre justiça na educação. Os trabalhos analisam temas como inclusão, hospitalidade, acolhimento e tensão entre a igualdade e a diferença no ambiente escolar.

Educação e Justiça e as Artes de Fazer o Comum na Escola (Parte II) - Leia mais…

Educação e Justiça e as Artes de Fazer o Comum na Escola (Parte I)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/06/2018 09:49

Seis professores de diversas instituições apresentaram as conclusões de suas pesquisas sobre justiça na educação. Os trabalhos analisam temas como inclusão, hospitalidade, acolhimento e tensão entre a igualdade e a diferença no ambiente escolar.

Educação e Justiça e as Artes de Fazer o Comum na Escola (Parte I) - Leia mais…

O Fator Científico-Tecnológico na Presente Mudança de Época Global: o Caso da Rússia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/06/2018 09:50

O impacto no cenário geopolítico mundial dos avanços bélicos anunciados pela Rússia foram tema de um encontro com o jornalista mexicano Lorenzo Carrasco, editor do Boletim Solidariedade Ibero-Americana. Para ele, a ascensão do eixo geopolítico eurasiático representa “uma perspectiva singular para a construção de um novo ordenamento mundial, que permita trocar as hegemonias e confrontações militarizadas do ‘governo mundial’ anglo-americano pela cooperação internacional para o pleno desenvolvimento dos potenciais criativos da humanidade”.

O Fator Científico-Tecnológico na Presente Mudança de Época Global: o Caso da Rússia - Leia mais…

Representações Fotográficas de Doenças Tropicais: Ambivalências e Tensões Sociais

por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/06/2018 09:50

No início do século 20, simultaneamente ao estabelecimento da fotografia, popularizou-se a fotografia de indivíduos doentes. A prática se justificava pela concepção de que a fotografia era o resultado objetivo da neutralidade da máquina, documentando a realidade sem a intervenção humana. Neste encontro, algumas fotografias produzidas nesse contexto foram analisadas, “buscando uma reflexão sobre a invisibilidade social dos indivíduos, retratados apenas para caracterizar doenças e ressaltar suas anomalias”.

Representações Fotográficas de Doenças Tropicais: Ambivalências e Tensões Sociais - Leia mais…

Ciclo Arte, Curta-metragem e Direitos Humanos - Conversações: Mulheres, Etnico-racial e Direitos Humanos (Oficina III)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/06/2018 09:51

A terceira oficina do ciclo Arte, Curta-Metragem e Direitos Humanos, que propõe utilizar a arte para trabalhar a educação em direitos humanos, tratou de questões raciais e de gênero, de forma interseccionada. Com a mesma metodologia dos encontros anteriores, tomou como ponto de partida o curta-metragem francês “Liberté- Egalité-Cheveux Lissés”, de Eleftherios Zacharopoulos, que discute o preconceito racial e violência contra a mulher.

Ciclo Arte, Curta-metragem e Direitos Humanos - Conversações: Mulheres, Etnico-racial e Direitos Humanos (Oficina III) - Leia mais…

Da Genômica à Identidade: Elementos para a Compreensão do Atleta Olímpico

por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/06/2018 09:51

O especialista em biologia molecular João Bosco Pesquero, da Unifesp, apresentou as perspectivas biológica e social da formação do atleta olímpico. Segundo Katia Rubio, que organiza o encontro, a visibilidade que o atleta olímpico conquista ao longo da vida esconde elementos fundamentais para a sua formação, como a herança genética e o contexto social em que ele se desenvolveu no esporte.

Da Genômica à Identidade: Elementos para a Compreensão do Atleta Olímpico - Leia mais…

A Regulação do Novo Marco de CT&I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/06/2018 09:51

O decreto que regulamenta o Novo Marco de Ciência, Tecnologia e Inovação, publicado em fevereiro, foi tema deste encontro com a presença do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, do MCTIC, Álvaro Prata. Dentre as alterações estão a introdução de novas regras para a concessão de recursos de subvenções econômicas, regulamentação do bônus tecnológico, facilitação do remanejamento de recursos dentro de projetos de CT&I e incentivos à internacionalização das iniciativas públicas.

A Regulação do Novo Marco de CT&I - Leia mais…

Lançamento do Livro "O Brasil nas Ondas do Mundo"

por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/06/2018 09:52

Lançamento do livro "Brasil nas Ondas do Mundo", que traz um conjunto de análises de autores brasileiros e portugueses sobre as grandes tendências globais e seus impactos no Brasil. Durante o evento, algumas das temáticas da obra foram discutidas por Álvaro Vasconcelos, organizador do volume, Isabel Maria Freitas Valente, da Universidade de Coimbra, Pedro Dallari e Feliciano de Sá Guimarães, do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, e Renato Janine Ribeiro, do IEA e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Lançamento do Livro "O Brasil nas Ondas do Mundo" - Leia mais…

Pesquisa Sobre Prevenção Primária do Uso de Substâncias Psicoativas: Foco nos Canabinóides (Bloco C)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:47

Os efeitos do uso da maconha, a prevenção, o uso medicinal e o papel da academia neste tópico foram alguns dos temas discutidos neste Strategic Workshop, uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa, o IEA e a Aciesp.

Pesquisa Sobre Prevenção Primária do Uso de Substâncias Psicoativas: Foco nos Canabinóides (Bloco C) - Leia mais…

Pesquisa Sobre Prevenção Primária do Uso de Substâncias Psicoativas: Foco nos Canabinóides (Bloco B)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:47

Os efeitos do uso da maconha, a prevenção, o uso medicinal e o papel da academia neste tópico foram alguns dos temas discutidos neste Strategic Workshop, uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa, o IEA e a Aciesp.

Pesquisa Sobre Prevenção Primária do Uso de Substâncias Psicoativas: Foco nos Canabinóides (Bloco B) - Leia mais…

Pesquisa Sobre Prevenção Primária do Uso de Substâncias Psicoativas: Foco nos Canabinóides (Bloco A)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2018 08:46

Os efeitos do uso da maconha, a prevenção, o uso medicinal e o papel da academia neste tópico foram alguns dos temas discutidos neste Strategic Workshop, uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa, o IEA e a Aciesp.

Pesquisa Sobre Prevenção Primária do Uso de Substâncias Psicoativas: Foco nos Canabinóides (Bloco A) - Leia mais…

Reforma do Ensino de Engenharia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/06/2018 10:00

A última reforma estrutural aplicada ao ensino de engenharia no Brasil aconteceu há mais de dez anos. Nesse período, o currículo das escolas de engenharia sofreu uma considerável defasagem por conta do surgimento de novas tecnologias, como a inteligência artificial e a internet das coisas. Neste encontro, o conferencista Luiz Roberto Curi, presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional Educação (CNE), discute a necessidade de uma reestruturação nos programas teóricos da área.

Reforma do Ensino de Engenharia - Leia mais…

Sobre a Necessidade da Pesquisa Multiestratégica - A Democracia e a Pesquisa Multiestratégica

por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/06/2018 09:55

Na conferência, o filósofo Hugh Lacey, membro do Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, discute como a ciência moderna e os valores afirmados por ela podem contribuir para o fortalecimento da democracia. As respostas a essa questão dependem de como a democracia e a ciência são entendidas, afirma o filósofo. Ele desenvolve sua argumentação a partir dos conceitos de democracia representativa e democracia participativa e dos dois tipos de concepções de ciência: a ciência descontextualizada (que incorpora a ciência básica e a tecnociência, inclusive a tecnociência comercialmente orientada) e a pesquisa multiestratégica.

Sobre a Necessidade da Pesquisa Multiestratégica - A Democracia e a Pesquisa Multiestratégica - Leia mais…