Você está aqui: Página Inicial / MIDIATECA / Vídeos

Vídeos

por admin - publicado 01/08/2013 15:25 - última modificação 31/07/2020 09:31

As opiniões expressas por expositores, debatedores e outros participantes dos eventos não representam necessariamente o posicionamento do IEA sobre os temas abordados.

Reverdejar - As Plantas Moldando o Território - 23/09/2022

por Jorge Paulo Soares — última modificação 27/09/2022 08:35

Uma abordagem que reconhece inteligência, sensibilidade, pensamento e capacidade de comunicação às plantas nas suas relações com os seres humanos tem ganhado força. Ela é pensada sobretudo através dos conhecimentos e protagonismo de comunidades indígenas e quilombolas no Brasil, e da agência das mulheres. Essa chamada “virada vegetal” está na pauta de uma nova visão historiográfica, ligada à re-existência de fatores de longa duração no nosso território, na sua diversidade e ancestralidade.

Reverdejar - As Plantas Moldando o Território - 23/09/2022 - Leia mais…

Reverdejar - As Plantas Moldando o Território - 22/09/2022

por Jorge Paulo Soares — última modificação 27/09/2022 08:34

Uma abordagem que reconhece inteligência, sensibilidade, pensamento e capacidade de comunicação às plantas nas suas relações com os seres humanos tem ganhado força. Ela é pensada sobretudo através dos conhecimentos e protagonismo de comunidades indígenas e quilombolas no Brasil, e da agência das mulheres. Essa chamada “virada vegetal” está na pauta de uma nova visão historiográfica, ligada à re-existência de fatores de longa duração no nosso território, na sua diversidade e ancestralidade.

Reverdejar - As Plantas Moldando o Território - 22/09/2022 - Leia mais…

Os Índios, a História Indígena e o Bicentenário

por Jorge Paulo Soares — última modificação 20/09/2022 12:04

Este seminário debateu o estatuto jurídico dos indígenas na transição do mundo colonial para o Brasil independente, abordando os principais direitos indígenas e considerando tanto os aspectos legais da questão quanto os costumes, as expectativas de direitos e as lutas sociais e políticas protagonizadas por indígenas e não indígenas na conformação do Estado e da sociedade nacional.

Os Índios, a História Indígena e o Bicentenário - Leia mais…

Continuidade e Ruptura na Construção Nacional do Brasil

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/09/2022 11:04

A proclamação da independência do Brasil representou, simultaneamente, ruptura (pela quebra do domínio direto de Portugal) e continuidade (pela permanência do herdeiro da casa real portuguesa no poder e das estruturas administrativas e políticas coloniais). Segundo os organizadores deste evento, essa dicotomia original acompanha a construção do país até hoje. Os expositores apresentaram os avanços e desafios na formação do Brasil desde sua independência por três perspectivas: a construção das estruturas do governo formal; o papel do Judiciário como ator político; e a governança ambiental e descarbonização.

Continuidade e Ruptura na Construção Nacional do Brasil - Leia mais…

Universidade Empreendedora e Impacto de Pesquisa

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/09/2022 16:09

Em tempos de crises econômicas e sociais, a universidade tem sido chamada a contribuir para a construção de empreendimentos inovadores e estimulada a que suas pesquisas tenham impactos positivos na região em que se localizam. Para atender a essa nova missão, a interdisciplinaridade, a coprodução em pesquisas e o estímulo ao empreendedorismo têm sido considerados bons caminhos. Este seminário debateu o tema e apresentou os resultados de um estudo sobre o impacto de grupos interdisciplinares em políticas públicas.

Universidade Empreendedora e Impacto de Pesquisa - Leia mais…

Posse de Conceição Evaristo - Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/09/2022 15:29

A escritora Conceição Evaristo, que assumiu a titularidade da Cátedra Olavo Setubal em junho deste ano, tomou posse no dia 5 de setembro. Durante a cerimônia, ela apresentou o programa de sua titularidade, baseado no conceito de "escrevivência". O termo, cunhado pela escritora, refere-se à escrita que nasce do cotidiano, das lembranças, de suas experiências de vida, das mulheres negras e do povo afro-brasileiro em geral. Conceição pensa numa atuação dinâmica para a cátedra. A ideia é "traduzir o saber acadêmico extramuro da Academia e promover uma investigação interdisciplinar", buscando a incorporação de "novos modos e lugares de produção de conhecimento".

Posse de Conceição Evaristo - Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência - Leia mais…

Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Sexto Encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/09/2022 15:03

O sexto encontro do ciclo recebeu José Costa Júnior, professor de Filosofia e Ciências Sociais e autor da tese "Como viver depois de Darwin? Limites e possibilidades das abordagens evolucionistas da moralidade". Segundo o organizador José Eli da Veiga, é cada vez maior a utilidade cognitiva da estrutura conceitual darwiniana. Mesmo em ciências tão diversas quanto a psicologia e a física quântica, passando por quase todas as disciplinas das humanidades. Porém, tal processo, além de muito lento, não tem alcançado a devida visibilidade. No Brasil, ainda domina largamente a ideia de que a teoria darwiniana seja algo restrito às ciências da vida.

Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Sexto Encontro) - Leia mais…

Jornadas Investigativas Contemporâneas: O Laboratório de Estudos Linguísticos Transatlânticos (LELT) Pensa o Brasil: Reflexões Interdisciplinares entre Linguística, História e Antropologia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/09/2022 15:06

Em sua primeira edição, este evento divulgou discussões teóricas, metodológicas e/ou práticas que subsidiam os projetos de pesquisa em andamento no IEA. Divididos em seis mesas temáticas ao longo de 3 dias, os pesquisadores apresentaram seus trabalhos no Programa Ano Sabático em 2022. O evento integrou a programação do USP Pensa Brasil. Esta mesa-redonda reuniu pesquisadores para apresentar e discutir algumas das contribuições alcançadas e alguns dos impasses enfrentados pelas pesquisas desenvolvidas no âmbito do Laboratório de Estudos Linguísticos Transatlânticos (LELT), grupo de pesquisa do CNPq sediado no Departamento de Linguística da FFLCH-USP.

Jornadas Investigativas Contemporâneas: O Laboratório de Estudos Linguísticos Transatlânticos (LELT) Pensa o Brasil: Reflexões Interdisciplinares entre Linguística, História e Antropologia - Leia mais…

Jornadas Investigativas Contemporâneas: a Dependência Brasileira da Importação de Fármacos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/09/2022 15:16

Em sua primeira edição, este evento divulgou discussões teóricas, metodológicas e/ou práticas que subsidiam os projetos de pesquisa em andamento no IEA. Divididos em seis mesas temáticas ao longo de 3 dias, os pesquisadores apresentaram seus trabalhos no Programa Ano Sabático em 2022. O evento integrou a programação do USP Pensa Brasil. Nesta mesa foi abordada a forma como a pandemia evidenciou a dependência brasileira de importação de fármacos e a vulnerabilidade da autonomia do país na fabricação própria e atendimento à demanda interna.

Jornadas Investigativas Contemporâneas: a Dependência Brasileira da Importação de Fármacos - Leia mais…

Jornadas Investigativas Contemporâneas: Mutações do Éthos Escolar no Período (Pós-)Pandêmico

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/09/2022 15:18

Em sua primeira edição, este evento divulgou discussões teóricas, metodológicas e/ou práticas que subsidiam os projetos de pesquisa em andamento no IEA. Divididos em seis mesas temáticas ao longo de 3 dias, os pesquisadores apresentaram seus trabalhos no Programa Ano Sabático em 2022. O evento integrou a programação do USP Pensa Brasil. Nesta mesa, foram debatidos os desdobramentos da pandemia de Covid-19 no âmbito educacional brasileiro.

Jornadas Investigativas Contemporâneas: Mutações do Éthos Escolar no Período (Pós-)Pandêmico - Leia mais…

Agenda 2023 - Um Diálogo sobre o Fortalecimento da CT&I no Brasil com Representantes de Candidaturas Presidenciais

por Jorge Paulo Soares — última modificação 27/09/2022 08:33

Desde 2018, os desafios enfrentados pela CT&I no Brasil se intensificaram, não só pela pandemia, mas também pelo descaso e descrença governamental. Para entender o que pode e deve ser feito, o projeto “Agenda 2023: Um Novo Capítulo para a CT&I no Brasil” discutiu diagnósticos e propostas com especialistas de diferentes áreas ao longo do primeiro semestre de 2022. Agora, a iniciativa passa a dialogar com representantes de candidaturas políticas do campo democrático sobre os caminhos a serem percorridos para o fortalecimento da área. Neste primeiro encontro, foram abordados os desafios ligados à economia, sustentabilidade e saúde com: Mariano Laplane – representante da candidatura de Luiz Inácio Lula da Sila Nelson Marconi – representante da candidatura de Ciro Gomes Pedro Wongtschowski – representante da candidatura de Simone Tebet

Agenda 2023 - Um Diálogo sobre o Fortalecimento da CT&I no Brasil com Representantes de Candidaturas Presidenciais - Leia mais…

Jornadas Investigativas Contemporâneas: a Dimensão de Gênero nos Acordos de Ciência, Tecnologia & Inovação

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/09/2022 15:19

Em sua primeira edição, este evento divulgou discussões teóricas, metodológicas e/ou práticas que subsidiam os projetos de pesquisa em andamento no IEA. Divididos em seis mesas temáticas ao longo de 3 dias, os pesquisadores apresentaram seus trabalhos no Programa Ano Sabático em 2022. O evento integrou a programação do USP Pensa Brasil. Nesta mesa, foram apresentados os resultados preliminares do projeto Gender in Science, Technology and Innovation – GENDER STI.

Jornadas Investigativas Contemporâneas: a Dimensão de Gênero nos Acordos de Ciência, Tecnologia & Inovação - Leia mais…

Inteligência Artificial Centrada no Ser Humano: Garantindo o Controle Humano enquanto Avança a Automação

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/09/2022 15:24

A partir de questões extraídas de seu novo livro, "Human-Centered AI", Ben Shneiderman, professor do departamento de ciências da computação da Universidade de Maryland, fez exposição neste evento. Segundo os organizadores, o objetivo de uma Inteligência Artificial centrada no humano é ampliar, aumentar e aprimorar as habilidades humanas, e seus defensores acreditam na promoção de valores humanos, direitos, justiça e dignidade ao construir sistemas seguros e confiáveis.

Inteligência Artificial Centrada no Ser Humano: Garantindo o Controle Humano enquanto Avança a Automação - Leia mais…

Eletrodinâmica de Weber

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/09/2022 15:30

O evento apresentou as origens da eletrodinâmica de Weber e a força de Ampère entre elementos de corrente, comparou a força de Lorentz com a força de Weber, e discutiu o modelo planetário de Weber para o átomo. Foram discutidas algumas experiências modernas e desenvolvimentos teóricos recentes relacionados com a eletrodinâmica de Weber.

Eletrodinâmica de Weber - Leia mais…

Fatores que Condicionam e Determinam a Saúde das Populações Expostas aos Poluentes Atmosféricos Advindos do Espaço Urbano e Regiões Metropolitanas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/09/2022 15:20

Este simpósio avaliou os fatores que condicionam e determinam a saúde das populações expostas aos poluentes atmosféricos, como o uso do espaço urbano, as opções de mobilidade, o planejamento da funcionalidade das cidades e as condições de moradia. A partir da perspectiva acadêmica, do planejamento urbano e das políticas públicas para a saúde, o intuito foi entender como esses aspectos podem fundamentar soluções sustentáveis urbanas visando a promoção da saúde.

Fatores que Condicionam e Determinam a Saúde das Populações Expostas aos Poluentes Atmosféricos Advindos do Espaço Urbano e Regiões Metropolitanas - Leia mais…

Lançamento do Livro O Tigre Azul

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/09/2022 15:27

O livro "O Tigre Azul" tem como tema central as missões jesuíticas nos territórios guaraníticos, também chamadas de Reduções, e sua relação com as colonizações portuguesa e espanhola. A obra faz parte de uma trilogia que tematiza os grandes acontecimentos da macro-história europeia e sul-americana entre os séculos 16 e 20. Não se trata de um relato estritamente histórico, mas de um conjunto de micro-histórias que "criam mundos emocionais", dando vida à História em sentido amplo.

Lançamento do Livro O Tigre Azul - Leia mais…

Financiamento da Inovação no Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/09/2022 15:27

Com o objetivo de levantar temas para uma agenda de pesquisa do financiamento da inovação no país, o OIC-IEA/USP convidou o pesquisador João Alberto De Negri a apresentar seu olhar técnico sobre o financiamento do desenvolvimento do país, em especial o papel do BNDES. Buscou-se indicar possíveis pautas de investigação que permitam avançar em busca de uma maior qualidade do financiamento da inovação pelo Estado.

Financiamento da Inovação no Brasil - Leia mais…

Cocoa Agroforestry Systems and Pollination - Ecological and Technological Innovations

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/09/2022 15:36

Neste encontro, Toledo-Hernández abordou suas pesquisas sobre polinização do cacaueiro, utilizando experimentos com metodologias modernas, uso de camera-traps para os polinizadores das flores minúsculas e análise de imagens.

Cocoa Agroforestry Systems and Pollination - Ecological and Technological Innovations - Leia mais…

Construção, Desmonte e Reconstrução das Políticas de Igualdade Racial no Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/09/2022 15:28

Partindo do princípio de que “enquanto houver racismo, não haverá democracia”, os organizadores deste evento defendem a necessidade do debate sobre as políticas de igualdade racial no Brasil por dois caminhos. Em primeiro lugar, por razões históricas e de priorização do debate racial no país e, em segundo lugar, por razões políticas e de memória político-institucional, uma vez que há um "retrocesso oferecido às políticas antirracistas e de promoção da igualdade racial" nas últimas gestões federais. O evento é uma continuação do “Ciclo de Memórias de Construção e Desmonte das Políticas de Direitos Humanos no Brasil”, iniciado em 2021 pelo Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Memória (GPDH-IEA).

Construção, Desmonte e Reconstrução das Políticas de Igualdade Racial no Brasil - Leia mais…

Urbansus - Desafios na Interface do Meio Ambiente com a Vida nas Cidades e com a Saúde

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/09/2022 10:48

Neste encontro, quatro painéis trataram de temas vinculados ao meio ambiente que afetam a vida e a saúde nas cidades: conexão entre sociedade e meio ambiente; doenças causadas por pragas urbanas; eventos climáticos e meteorológicos que ameaçam a vida e segurança da população; e segurança hídrica nas cidades. Organizado pelo Centro de Síntese USP Cidades Globais, o evento destacou a importância da interligação de forma transversal de temas como vida urbana, saúde e ambiente natural.

Urbansus - Desafios na Interface do Meio Ambiente com a Vida nas Cidades e com a Saúde - Leia mais…

A USP e a Governança Global: Conferência Internacional com Marcos Troyjo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/08/2022 11:31

Marcos Prado Troyjo, presidente do New Development Bank (NDB), o banco dos Brics, com sede em Shanghai (China), realizou a conferência “O Novo Capítulo da Globalização: Governança & Conhecimento”, em que abordou o cenário global em mudança, e as oportunidades e desafios para o Brasil. Ele é o primeiro ex-aluno da USP a presidir um banco multilateral. O encontro deu continuidade à série de diálogos com dirigentes de organismos na governança global, inaugurada com o secretário-geral da OCDE, Ángel Gurría, em maio de 2021.

A USP e a Governança Global: Conferência Internacional com Marcos Troyjo - Leia mais…

UrbanSus - 6º Relatório do IPCC e os Desafios e Perspectivas para o Saneamento Básico e as Cidades Inteligentes: Um Caminho entre o Retrocesso e a Inovação (Parte 2 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/08/2022 11:30

No contexto da urgência de se adotar ações efetivas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, o 6º Relatório do IPCC dedicou capítulos próprios para tratar da água e da infraestrutura nas cidades, evidenciando que lacunas na área do saneamento acirram conflitos e desigualdades. Este evento debateu os desafios para acesso à água em cidades inteligentes e os embates enfrentados na questão do saneamento básico, bem como a relação deste com o clima.

UrbanSus - 6º Relatório do IPCC e os Desafios e Perspectivas para o Saneamento Básico e as Cidades Inteligentes: Um Caminho entre o Retrocesso e a Inovação (Parte 2 de 2) - Leia mais…

UrbanSus - 6º Relatório do IPCC e os Desafios e Perspectivas para o Saneamento Básico e as Cidades Inteligentes: Um Caminho entre o Retrocesso e a Inovação (Parte 1 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/08/2022 17:26

No contexto da urgência de se adotar ações efetivas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, o 6º Relatório do IPCC dedicou capítulos próprios para tratar da água e da infraestrutura nas cidades, evidenciando que lacunas na área do saneamento acirram conflitos e desigualdades. Este evento debateu os desafios para acesso à água em cidades inteligentes e os embates enfrentados na questão do saneamento básico, bem como a relação deste com o clima.

UrbanSus - 6º Relatório do IPCC e os Desafios e Perspectivas para o Saneamento Básico e as Cidades Inteligentes: Um Caminho entre o Retrocesso e a Inovação (Parte 1 de 2) - Leia mais…

Grace at the Boundary of Knowledge

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/08/2022 11:29

Um "encontro não regulamentado de coisas, imagens e palavras que libera as qualidades e potenciais da mídia". É assim a exposição "Grace at the boundary of knowledge" (Encantar na fronteira do conhecimento), da artista Sandra Boeschenstein, que estreou dia 6 de agosto no Centro MariAntonia da USP, com uma conversa com Sandra. “A exposição é um contínuo de gestos entrelaçados, colocando o ato de percepção no centro e tornando visível a natureza dinâmica dos significados", de acordo com a dupla de curadores Martin Grossmann, do IEA, e Britta Padberg, do Centro de Pesquisa Interdisciplinar (ZiF) da Universidade de Bielefeld. Sandra Boeschenstein é uma artista visual que vive e trabalha em Zurique, na Suíça. Por meio do desenho, ela se propõe a buscar conhecimento e explorar a interação entre percepção e pensamento, trabalhando a fronteira entre tangível e intangível, entre imagem e linguagem, e entre informação e poesia. Ao longo dos últimos anos, tem expandido seu desenho em papel para desenhos em paredes, nos quais dispõe objetos reais que se relacionam com as imagens e linhas no espaço.

Grace at the Boundary of Knowledge - Leia mais…

Programa Eixos Temáticos da USP - Energia: A Solução Está nos Biocombustíveis?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/08/2022 11:27

A substituição dos combustíveis fósseis por alternativas menos agressivas está diretamente relacionada ao alcance das metas dos 17 ODSs da ONU. A sociedade identifica o uso do biocombustível apenas na mobilidade, mas etanol, bagaço de cana e resíduos de madeira têm oferecido grandes vantagens na geração de “energia elétrica limpa e renovável” para finalidades que vão além do transporte. Essa discussão, parte do Programa Eixos Temáticos da USP, foi realizada com dois executivos do setor bioenergético: Antonio Stuchi, da Raízen, empresa de energia que é referência global em biocombustíveis e bioeletricidade; e Plinio Nastari, economista agrícola e “opinion-maker” do setor bioenergético, que já trabalhou para vários países em programas de desenvolvimento do etanol e hoje é membro da Datagro Consultoria.

Programa Eixos Temáticos da USP - Energia: A Solução Está nos Biocombustíveis? - Leia mais…

InnSciD SP 2022 - The international dimensions of Social Innovation

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/08/2022 13:23

Embora “inovação” seja comumente associada com o desenvolvimento de novos produtos feitos com base em alta tecnologia, seu conceito abrange muito além e envolve muitos outros aspectos. Uma das áreas mais dinâmicas nesse domínio é a "inovação social”, que pode ser entendida como a implementação de novos processos e sistemas que destinam-se a melhorar as vidas e o bem-estar de pessoas individuais e comunidades inteiras. Iniciativas com o voluntariado e mobilização online de esforços coletivos, concessão de microcrédito, aprendizado a distância, podem ser consideradas práticas de “Inovação Social”. Esse painel explorou as várias possibilidades de definição para “Inovação Social”, assim como discutiu suas iniciativas a partir de uma perspectiva internacional.

InnSciD SP 2022 - The international dimensions of Social Innovation - Leia mais…

InnSciD SP 2022 - Cross-Border open Innovation Initiatives

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/08/2022 11:36

Com o surgimento e desenvolvimento de ecossistemas de inovação nacionais e subnacionais, as empresas vêm adotando uma abordagem aberta em direção à pesquisa e ao desenvolvimento. A tradicional “in-house R&D” tem sido parcialmente substituída por mecanismos pela qual startups, universidades e institutos de pesquisa aplicada contribuem consideravelmente nos processos inovadores das empresas. A tendência tem atravessado fronteiras, com gerentes de desenvolvimento procurando no exterior por parceiros que poderiam enriquecer seu portfólio de produtos e soluções. Para fomentar essas conexões, agências de inovação ao redor do mundo também tem promovido programas internacionais de inovação aberta. Esse painel teve como objetivo refletir acerca dessas últimas tendências, concebendo seus benefícios e possíveis armadilhas.

InnSciD SP 2022 - Cross-Border open Innovation Initiatives - Leia mais…

Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Quinto Encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/08/2022 11:24

É cada vez maior a utilidade cognitiva da estrutura conceitual darwiniana. Mesmo em ciências tão diversas quanto a psicologia e a física quântica, passando por quase todas as disciplinas das humanidades. Porém, tal processo, além de muito lento, não tem alcançado a devida visibilidade. No Brasil, ainda domina largamente a ideia de que a teoria darwiniana seja algo restrito às ciências da vida. Mauro William Barbosa de Almeida, um dos raríssimos antropólogos brasileiros que valorizam a teoria darwiniana, foi convidado deste encontro.

Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Quinto Encontro) - Leia mais…

InnSciD SP 2022 - Decolonising Science in Tropical Marine Research and Conservation

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/08/2022 11:41

A ciência do paraquedas é a prática em que cientistas internacionais de países de renda mais alta conduzem estudos de campo em países em desenvolvimento e completam a pesquisa em seu país de origem, sem nenhuma outra comunicação e engajamento efetivo com outras pessoas desta nação. Este evento explorou essa que é a expressão de uma ‘ciência colonial’ mais ampla, ao criar uma dependência no conhecimento externo e ajudar a perpetuar ideias e a cultura que continua a prejudicar a pesquisa e a conservação nos trópicos. Conter a ciência colonial a níveis adequados que permitam com que resultados mais equitativos sejam alcançados é complicado e requer ciclos interativos de reflexão dos papéis e contribuições dos indivíduos e instituições para o bem-estar social, reconhecimento das formas sutis da ciência colonial em vários níveis de governança, e métricas apropriadas que podem ajudar a orientar a política.

InnSciD SP 2022 - Decolonising Science in Tropical Marine Research and Conservation - Leia mais…

Natureza da Interação Humano-algoritmo: Conceitos, Aspectos Teóricos e Estudos de Caso

por Sergio R V Bernardo — última modificação 02/08/2022 16:13

O foco temático da Cátedra Oscar Sala no período 2022-23, sob a titularidade de Virgílio, é o estudo transdisciplinar dos algoritmos e máquinas inteligentes – não como artefatos de engenharia ou computação, mas como uma classe de atores que exibem padrões de comportamento particulares na interação com humanos. Nesta conferência, foram explorados aspectos conceituais e teóricos relativos à interação humano-algoritmos, bem como os desafios da pesquisa que será realizada na cátedra.

Natureza da Interação Humano-algoritmo: Conceitos, Aspectos Teóricos e Estudos de Caso - Leia mais…

Apresentação do Pré-Estudo de Viabilidade para o Instituto de Tecnologia da Amazônia para a Bacia Amazônica

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/07/2022 11:12

No evento, o Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação apresentou um pré-estudo de viabilidade para o Instituto de Tecnologia da Amazônia (AmIT). Este deverá ter como missão contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e melhoria da qualidade de vida da população amazônica, em sinergia com a conservação e valoração da floresta e dos rios, por meio da transformação do conhecimento científico e tradicional em inovação tecnológica a serviço da Amazônia e do mundo. Segundo os organizadores, até o momento, as leis ambientais e esforços de conservação não conseguiram reverter o desmatamento e a degradação florestal.

Apresentação do Pré-Estudo de Viabilidade para o Instituto de Tecnologia da Amazônia para a Bacia Amazônica - Leia mais…

Women, Race, and Technology: 2nd IEA Inter-chair Meeting

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/07/2022 10:42

Ruha Benjamin, from Princeton University (USA), and Conceição Evaristo, holder of the Olavo Setúbal Chair of Art, Culture, and Science, discuss the different forms of racial, gender, and class discrimination.

Women, Race, and Technology: 2nd IEA Inter-chair Meeting - Leia mais…

Mulheres, Raça e Tecnologia - 2º Encontro Intercátedras do IEA/USP

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/07/2022 10:40

Diferentes formas de discriminação de gênero, raça e classe, sobretudo na área da tecnologia, foram abordadas neste evento com exposição das escritoras Conceição Evaristo, titular da Cátedra Olavo Setubal, e Ruha Benjamin, professora da Universidade de Princeton (EUA).

Mulheres, Raça e Tecnologia - 2º Encontro Intercátedras do IEA/USP - Leia mais…

A Matematização do Infinito no Século XVII: a Obra de Blaise Pascal

por Jorge Paulo Soares — última modificação 12/07/2022 12:51

Como o infinito era pensado no século XVII? Este evento contextualizou historicamente a obra de Blaise Pascal (1623-1661), matemático que abordava novas teorias que lidavam com o infinitamente grande e o infinitamente pequeno. Também discutiu o estatuto do "infinito" e do "indefinido" no interior de sua teoria.

A Matematização do Infinito no Século XVII: a Obra de Blaise Pascal - Leia mais…

Lançamento dos Resultados do Censo Vizinhança USP

por Jorge Paulo Soares — última modificação 12/07/2022 12:51

Resultado de projeto coordenado pela educadora e ativista social Eliana Sousa Silva como titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, o censo reúne dados inéditos relacionados a práticas culturais e condições de vida nas áreas vizinhas à Cidade Universitária, no Butantã, e a EACH, na Zona Leste. As pesquisas foram feitas entre janeiro de 2019 e abril de 2021. No dia 1° de julho, a apresentação do levantamento reuniu, além de Eliana, pesquisadores e moradores das comunidades recenseadas que atuaram no projeto, representantes da governança da USP e apoiadores.

Lançamento dos Resultados do Censo Vizinhança USP - Leia mais…

Programa Eixos Temáticos da USP - Energia: Até onde Podemos Ir?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/07/2022 12:10

Neste evento, personalidades do setor de energia brasileira debateram o uso de energia do país, a demanda por energias renováveis clássicas – como hidráulica, eólica e fotovoltaica – e a oferta das energias nuclear e oriunda de combustíveis fósseis que, segundo os organizadores, têm baixa popularidade atualmente. O encontro teve como objetivo identificar as tendências que permitem estabelecer políticas públicas úteis para o país nessa área.

Programa Eixos Temáticos da USP - Energia: Até onde Podemos Ir? - Leia mais…

A Importância da Reconstrução das Políticas de Direitos Humanos no Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/07/2022 12:06

Apresentação dos números 133 e 134 dos cadernos Cedec, editados em parceria com o Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Memória do IEA, e que tratam dos eventos do "Ciclo de Memórias da Política Institucional de Direitos Humanos" realizados em 2021. Para debater o passado, o presente e o futuro das políticas de direitos humanos nacionais, as conferências reuniram presidentas do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, ministras da Secretaria de Políticas para a Mulher e do Ministério da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos e ministros e ex-secretários que ocuparam as Secretarias dos Direitos Humanos até o governo da presidenta Dilma Rousseff.

A Importância da Reconstrução das Políticas de Direitos Humanos no Brasil - Leia mais…

Nexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro (Quinto Encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/07/2022 12:05

Quinto e último webinar da série dedicada ao lançamento do livro “The Water-Energy-Food Nexus: What the Brazilian Research Has to Say”. Foi dada sequência à discussão sobre as potencialidades e limitações das metodologias para a avaliação da eficiência de recursos do nexo, produção de evidências quantitativas, dados e indicadores. Além disso, os organizadores apresentaram um panorama das principais discussões alcançadas com a realização da série de webinars.

Nexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro (Quinto Encontro) - Leia mais…

Lançamento dos Dados da Cidade de São Paulo no Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis

por Jorge Paulo Soares — última modificação 28/06/2022 10:43

Seminário online apresentou os artigos da série “Desenho Urbano, Transporte e Saúde” no Brasil (publicada em maio pela revista The Lancet Global Health) e marcou o lançamento dos dados referentes à cidade de São Paulo incluídos Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis. Também foram discutidas pesquisas da temática relacionada ao Grupo de Estudos de Espaço Urbano e Saúde do IEA e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) da USP.

Lançamento dos Dados da Cidade de São Paulo no Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis - Leia mais…

Agenda 2023 - Balanço e Perspectivas para os Instrumentos de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/06/2022 10:32

Sexto painel do ciclo Agenda 2023: Um Novo Capítulo para a CT&I no Brasil discutiu os desafios a serem superados pelo sistema brasileiro de inovação para a efetiva utilização de instrumentos de política de inovação pelo lado da oferta e da demanda, que "devem coexistir", segundo os coordenadores do encontro, os quais ressaltam o papel fundamental no Estado na concepção, implementação e avaliação desses mecanismos. Recentes alterações normativas e a entrada em vigor de novas leis no Brasil introduziram e aperfeiçoaram instrumentos voltados a estimular a articulação público-privada em prol da área de CT&I. Em grande medida, afirmam, os novos instrumentos buscam harmonizar normas e possibilitar mecanismos para estimular o processo inovativo e o desenvolvimento econômico dentro da engrenagem e em prol da operacionalização do nosso Sistema Nacional de Inovação. De acordo com os coordenadores, há taxonomias que classificam os instrumentos de estímulo à CT&I pelos lados da oferta e da demanda. Pelo primeiro lado, são voltados a prover as condições e subsídios para o desenvolvimento científico e tecnológico (por exemplo, mediante concessão de bolsas de pesquisa, financiamento às atividades de pesquisa e desenvolvimento, dentre outros). Pelo lado da demanda, buscam induzir e difundir os processos inovativos (como, por exemplo, o uso do poder de compra estatal de soluções inovadoras).

Agenda 2023 - Balanço e Perspectivas para os Instrumentos de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil - Leia mais…

La Política en una Era de Complejidad

por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/06/2022 09:49

Na conferência, o filósofo Daniel Innerarity, professor e pesquisador de filosofia política e social da Universidade do País Basco, Espanha, analisou as transformações contemporâneas da política e da democracia, cujas causa, afirma, se encontram em um fenômeno que ele chama de tripla complexidade, composta pelas complexidades geradas: 1) pelo crescente aumento do número de pessoas que participam desse contexto de forma interdependente, 2) por quatro lógicas (eficácia, legitimidade, solidariedade e prevenção) e quatro tempos (financeiro, constitucional, comunicativo e ambiental) que devem ser levados em conta e 3) pela legitimidade que deriva do conhecimento que deve ser mobilizado para a tomada de decisões adequadas.

La Política en una Era de Complejidad - Leia mais…

Simpósios USP Cidades Globais 2022 - Saúde, Humanitarismo e Gênero nas Cidades

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/09/2022 15:38

Embora as normas restritivas de circulação na pandemia tenham sido formuladas para proteger a saúde pública, seus efeitos sobre a violência doméstica não haviam sido estudados sistematicamente até o momento. O expositor apresentou resultados de seus estudos a respeito dessa influência e discutiu lições para que a sociedade se prepare em relação a isso em futuras pandemias.

Simpósios USP Cidades Globais 2022 - Saúde, Humanitarismo e Gênero nas Cidades - Leia mais…

Nexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro (Quarto Encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/06/2022 09:43

Quarto seminário online da série dedicada ao lançamento do livro “The Water-Energy-Food Nexus: What the Brazilian Research Has to Say”, no qual redes de colaboração com parcerias nacionais e internacionais tratam do potencial da abordagem do nexo para compreensão e solução de problemas socioambientais no contexto brasileiro. Desta vez os convidados discutiram o desenvolvimento e aplicação de metodologias para a avaliação da eficiência de recursos do nexo, produção de evidências quantitativas, dados e indicadores.

Nexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro (Quarto Encontro) - Leia mais…

Democratizar o Sistema de Justiça

por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/06/2022 09:20

Seminário online debateu questões relativas à atuação de magistrados e seus impactos na qualidade de democracia. Segundo os organizadores do encontro, a Constituição Federal de 1988 conferiu ao Poder Judiciário atribuições de poder de Estado, cabendo à instituição o controle da constitucionalidade de políticas públicas. Além dessa atuação contramajoritária, cabe ao Judiciário aplicar as leis com o objetivo de resolver conflitos de interesse entre as partes envolvidas em processos, garantindo direitos e impondo sanções aos infratores. No entanto, consideram que o desempenho dessas funções tem sido objeto de críticas tanto por parte de integrantes dos demais poderes, como por operadores do Direito, pela mídia e por estudiosos.

Democratizar o Sistema de Justiça - Leia mais…

Expandir e Tornar a Infraestrutura mais Verde e Integrar a Logística

por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/06/2022 09:37

De acordo com os organizadores do seminário online, os investimentos em infraestrutura verde deverão ser priorizados em escala global e parte importante no pós-covid estará nas cidades. Melhores serviços de abastecimento de água e saneamento, assim como mudanças no suprimento de energia, reciclagem (resíduos e água) e maior eficiência energética dos edifícios são exemplos a serem perseguidos, afirmam. Outra parte do ‘verdejamento’ vem da energia: "A despeito dos avanços, a economia brasileira está novamente sujeita ao risco energético. O Brasil é talvez o país mais bem posicionado na possibilidade da expansão na geração calcada em fontes alternativas como a biomassa, a fotovoltaica, a eólica e a hidroelétrica. A potencial crise hídrica e elétrica tem sido, no entanto, um componente comum no País, o que sugere a existência de um problema recorrente na gestão (pública e privada) dos recursos naturais, que não incorpora as mudanças climáticas". Restam ainda possibilidades de investimento na infraestrutura das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e na logística. Para os organizadores, não falta competência ao Brasil e o maior desafio está em estender as pontes entre o investimento verde e as fontes privadas. Para que isso aconteça, afirma ser necessário o desenvolvimento de projetos estruturados, com riscos e retornos em conformidade com as preferências dos investidores, e reduzir os riscos legais, regulatórios e políticos. "A infraestrutura é um vetor importante para a recuperação da vida social no mundo pós-covid. No caso do Brasil, isso implica em bons projetos, ambientalmente sustentáveis e socialmente justos com ênfase na energia, TIC e logística", acrescentam.

Expandir e Tornar a Infraestrutura mais Verde e Integrar a Logística - Leia mais…

Estamos Entrando na Era das Autocracias?

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/09/2022 15:38

Seminário avaliou as ondas de transformação política e as crises da democracia que, segundo os organizadores, podem resultar na emergência de regimes autocráticos. Baseados no "protagonismo de líderes que se apresentam como fonte do seu próprio poder", tais regimes e sua proliferação no Brasil e afora foram tema de debate.

Estamos Entrando na Era das Autocracias? - Leia mais…

Nexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro (3º encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2022 11:45

Terceiro webinar da série dedicada ao lançamento do livro “The Water-Energy-Food Nexus: What the Brazilian Research Has to Say”, onde redes de colaboração com parcerias nacionais e internacionais discutem o potencial da abordagem do nexo para compreensão e solução de problemas socioambientais no contexto brasileiro. Neste 3º encontro, os convidados trazem perspectivas críticas sobre a abordagem do nexo, lançando luz a questões como equidade, acesso justo a recursos e reconhecimento de diferentes perspectivas e ontologias.

Nexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro (3º encontro) - Leia mais…

Um Ano sem Anna Peliano - Memórias para Sempre

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2022 12:06

Seminário online organizado pelo Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza em homenagem à socióloga Anna Peliano, morta em 2021. O encontro também fez o lançamento em São Paulo do livro "Anna Peliano, uma Batalha Incansável contra a Fome, a Pobreza e a Desigualdade Social", editado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e organizado por Fernando Rezende (viúvo de Anna, ex-presidente do Ipea). Os organizadores destacam que Peliano deixou um vasto legado de conquistas e contribuições para a agenda nacional das políticas de combate à fome. "Protagonista por mais de 50 anos dos debates em torno do tema, ela marcou a trajetória profissional de grandes pesquisadores e lideranças contemporâneas."

Um Ano sem Anna Peliano - Memórias para Sempre - Leia mais…

Papéis & Imagens Curiosas: Fontes e Acervos para o Estudo da Prosopografia e da Encomenda Artística dos Jesuítas da Assistência Portuguesa (sécs. XVII-XVIII)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 11/07/2022 15:46

O evento traçou um amplo panorama dos acervos de arquivos e bibliotecas em Portugal, ponto de partida para o estudo das biografias de jesuítas que circularam pela Assistência Portuguesa e para a investigação de sua encomenda artística. Também apresentou o projeto de uma grande base de dados sobre as biografias de todos os jesuítas da assistência.

Papéis & Imagens Curiosas: Fontes e Acervos para o Estudo da Prosopografia e da Encomenda Artística dos Jesuítas da Assistência Portuguesa (sécs. XVII-XVIII) - Leia mais…

Energia Nuclear pode Melhorar Plantas?

por Jorge Paulo Soares — última modificação 11/07/2022 15:45

O Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP (CENA) tem utilizado a energia nuclear em diferentes áreas da agropecuária. Neste evento, o pesquisador Augusto Tulmann Neto abordou como a energia originada de radiações pode ser aplicada para aumentar a variabilidade genética de plantas e melhorar características importantes tanto para o consumidor quanto para o agricultor.

Energia Nuclear pode Melhorar Plantas? - Leia mais…