Você está aqui: Página Inicial / MIDIATECA / Vídeos

Vídeos

por Mauro Bellesa - publicado 01/08/2013 15:25 - última modificação 25/08/2015 16:39

Porque a Ciência Precisa Ir Além da Interdisciplinaridade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/07/2016 11:54

[ÁUDIO EM INGLÊS] A ciência moderna utiliza métodos e critérios objetivos para encontrar as "verdadeiras" causas por trás das associações que fazemos. Embora tenhamos feito grandes avanços ao explicar supostas redes causais, estamos perdendo a nossa visão crítica sobre como fazemos isso. Não são dogmas biológicos ou teorias físicas, genes ou quarks que estão no centro dos nossos esforços científicos. Há apenas uma coisa em comum em toda descoberta científica: o cérebro humano, que é, basicamente, uma máquina de contar histórias. Nesta conferência, Roenneberg reforça a necessidade da fusão de inúmeros e diferentes saberes para o progresso da ciência.

Porque a Ciência Precisa Ir Além da Interdisciplinaridade - Leia mais…

Lançamento do Programa USP Cidades Globais

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/07/2016 16:18

O programa USP Cidades Globais reunirá no IEA pesquisadores da Universidade e colaboradores externos para realizar ações e propor medidas que levem à melhoria da qualidade de vida nas metrópoles, especialmente a cidade de São Paulo. O projeto, uma das metas do IEA no Plano de Metas da USP, é coordenado por Marcos Buckeridge, do IB-USP e atual presidente da Academia de Ciência do Estado de São Paulo (Aciesp).

Lançamento do Programa USP Cidades Globais - Leia mais…

Cerimônia de Posse da Diretoria do IEA (gestão 2016-2020)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/07/2016 08:11

Cerimônia de posse da nova diretoria do IEA realizada no dia 29 de junho no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Paulo Saldiva (diretor) e Guilherme Ary Plonski (vice-diretor) foram nomeados pelo reitor no dia 12 de abril, depois de serem escolhidos pelo Colégio Eleitoral do Instituto em votação realizada em 18 de fevereiro.

Cerimônia de Posse da Diretoria do IEA (gestão 2016-2020) - Leia mais…

Brasil: 25 anos de Democracia: Participação, Sociedade Civil e Cultura Política

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/07/2016 17:11

Envolvendo perspectivas distintas e complementares, os textos reunidos no livro “Brasil, 25 anos de Democracia: Participação, Sociedade Civil e Cultura Política” (publicado pela fundação Konrad Adenauer) têm como foco central a questão da participação e seu impacto no ativismo da sociedade civil. Neste encontro, alguns autores do livro e seu organizador apresentaram a publicação e discutiram o tema em questão.

Brasil: 25 anos de Democracia: Participação, Sociedade Civil e Cultura Política - Leia mais…

Desafios para uma Amazônia Sustentável - A Amazônia como Território para Expansão da Hidroeletricidade?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2016 10:16

A Bacia Amazônica é a principal reserva de água doce do mundo. Com 60% de sua totalidade em território brasileiro, seu papel para o país é significativo, o que gera debates acerca de qual seria o melhor uso de tamanho potencial. O debate sobre a utilização da Bacia Amazônica para expansão da hidroeletricidade, portanto, não deve considerar apenas o potencial energético e os benefícios econômicos do empreendimento, mas também, e principalmente, quais serão seus impactos socioambientais para a região.

Desafios para uma Amazônia Sustentável - A Amazônia como Território para Expansão da Hidroeletricidade? - Leia mais…

Conhecendo a Agricultura Urbana em São Paulo e Melbourne

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/06/2016 15:17

Especialistas do Brasil e da Austrália apresentam aspectos da agricultura urbana e da poluição atmosférica em metrópoles.

Conhecendo a Agricultura Urbana em São Paulo e Melbourne - Leia mais…

O Direito de Beneficiar-se do Avanço da Ciência da Declaração Universal dos Direitos Humanos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/06/2016 15:39

A Declaração Universal dos Direitos Humanos reconhece a todas as pessoas o direito de participar dos avanços científicos e de seus benefícios (artigo 27) e o Pacto Internacional sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, o direito de beneficiar-se do avanço da ciência e de suas aplicações (artigo 15). Mas só recentemente esforços para elucidar a interpretação e as implicações desse direito foram feitos na ONU.

O Direito de Beneficiar-se do Avanço da Ciência da Declaração Universal dos Direitos Humanos - Leia mais…

X Seminário de Manejo Integrado

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/06/2016 15:25

Neste seminário discutiu-se a interdisciplinaridade nas ciências do mar sob a ótica da ciência pós-normal, um novo paradigma que vem se consolidando para lidar com problemas complexos como aqueles enfrentados nos oceanos e zonas costeiras.

X Seminário de Manejo Integrado - Leia mais…

Roda de Conversa: O Imposto Territorial Rural como Indutor de Boas Práticas Ambientais no Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/07/2016 17:07

No campo das políticas públicas voltadas para a produção sustentável em escala global, uma das principais críticas feitas à governança ambiental no Brasil é em relação à ausência de boas práticas e iniciativas que conciliem a preservação do meio ambiente e a produção agropecuária. No entanto, a legislação brasileira já conta com um mecanismo que cumpre este papel: o Imposto Territorial Rural (ITR), previsto na Constituição Federal de 1988 (em seu artigo 153, parágrafo 4º).

Roda de Conversa: O Imposto Territorial Rural como Indutor de Boas Práticas Ambientais no Brasil - Leia mais…

A Modernidade e suas Ambivalências - Lançamento da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/05/2016 16:19

Este encontro marcou o lançamento da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência e a posse do Embaixador Sérgio Paulo Rouanet como seu primeiro titular. Iniciativa do IEA em parceria com o Itaú Cultural, esta é a primeira cátedra da USP criada para discutir e promover atividades voltadas ao universo das artes e da gestão cultural. O objetivo é fomentar reflexões interdisciplinares sobre temas acadêmicos, artístico-culturais e sociais nos âmbitos regional e global.

A Modernidade e suas Ambivalências - Lançamento da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência - Leia mais…

A Transição para a Agroecologia: suas Possibilidades e Obstáculos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/05/2016 10:44

De acordo com o “Modelo das interações entre as atividades científicas e os valores” (M-CV), existem relações de reforço mútuo entre a adoção de uma estratégia metodológica e a sustentação de certos valores. No seminário anterior, foram apresentadas as estratégias da pesquisa na agroecologia. Neste seminário, exploraram-se os valores das práticas agroecológicas que têm essas relações mutuamente reforçadoras com as metodologias da pesquisa agroecológica.

A Transição para a Agroecologia: suas Possibilidades e Obstáculos - Leia mais…

Nanotecnologia: Cenário Atual, Inovação e Marco Regulatório - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/05/2016 13:51

A intensa pesquisa utilizando a plataforma nanotecnológica está intimamente relacionada ao desenvolvimento econômico e social do país. De caráter multidisciplinar, a nanotecnologia integra diversas áreas do conhecimento – como a física, química, biologia, as engenharias, a medicina e as humanidades – e diferentes setores – academia, empresas e órgãos governamentais. Este evento da série Strategic Workshops, organizada pela PRP-USP, acompanhou essa diversidade e reuniu representantes de universidades, além da USP, do Ministério da Ciência e Tecnologia e do setor farmacêutico, dentre outros.

Nanotecnologia: Cenário Atual, Inovação e Marco Regulatório - Parte II - Leia mais…

Nanotecnologia: Cenário Atual, Inovação e Marco Regulatório - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/05/2016 13:52

A intensa pesquisa utilizando a plataforma nanotecnológica está intimamente relacionada ao desenvolvimento econômico e social do país. De caráter multidisciplinar, a nanotecnologia integra diversas áreas do conhecimento – como a física, química, biologia, as engenharias, a medicina e as humanidades – e diferentes setores – academia, empresas e órgãos governamentais. Este evento da série Strategic Workshops, organizada pela PRP-USP, acompanhou essa diversidade e reuniu representantes de universidades, além da USP, do Ministério da Ciência e Tecnologia e do setor farmacêutico, dentre outros.

Nanotecnologia: Cenário Atual, Inovação e Marco Regulatório - Parte I - Leia mais…

Contradições na Governança da Amazônia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/05/2016 13:53

No contexto amazônico, o debate sobre a descentralização da administração pública ambiental e as competências dos entes políticos ganha dimensões ainda mais profundas por se tratar de um território que engloba diversos atores.

Contradições na Governança da Amazônia - Leia mais…

Encontro com Paulo Herkenhoff

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/05/2016 15:06

O Grupo de Pesquisa Fórum Permanente promoveu uma roda de perguntas e respostas com Paulo Herkenhoff, diretor do Museu de Arte do Rio (MAR). O encontro permitiu um debate vívido sobre a arte contemporânea e a museologia de arte no Brasil.

Encontro com Paulo Herkenhoff - Leia mais…

Educação Nutricional em Debate - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/05/2016 11:15

O objetivo destes seminários foi promover o diálogo e iniciativas conjuntas entre universidades, o Estado e a sociedade, com vistas à implementação de políticas consistentes de combate à pobreza - e suas consequências sobre a (des)nutrição - e a discussão da aliança entre o público e o privado nessas ações.

Educação Nutricional em Debate - Parte II - Leia mais…

Educação Nutricional em Debate - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/05/2016 11:15

O objetivo destes seminários foi promover o diálogo e iniciativas conjuntas entre universidades, o Estado e a sociedade, com vistas à implementação de políticas consistentes de combate à pobreza - e suas consequências sobre a (des)nutrição - e a discussão da aliança entre o público e o privado nessas ações.

Educação Nutricional em Debate - Parte I - Leia mais…

Turismo Sexual e a Busca pelo Príncipe Encantado Europeu

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/05/2016 15:47

O documentário “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado” foi o pano de fundo de um debate sobre turismo sexual e tráfico de mulheres. Após a projeção do longa-metragem do diretor Joel Zito Araújo, ele e membros do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais discutiram o cenário de exploração sexual presente, principalmente, no Nordeste brasileiro.

Turismo Sexual e a Busca pelo Príncipe Encantado Europeu - Leia mais…

Povos Indígenas e Comunidades Locais nos Diagnósticos do Painel da Biodiversidade - Segundo Seminário (Parte II)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/05/2016 16:58

Este segundo seminário organizado pelo IPBES (Intergovernmental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services) abordou o tema "Agrobiodiversidade: As Contribuições dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais - Estado da Arte e Aportes Metodológicos". Na tentativa de enfatizar a conexão entre agrobiodiversidade e povos indígenas e comunidades locais no Brasil, o objetivo foi reforçar a visibilidade dessas contribuições à manutenção da agrobiodiversidade, a partir dos resultados de pesquisas de campo e da análise crítica da bibliografia disponível.

Povos Indígenas e Comunidades Locais nos Diagnósticos do Painel da Biodiversidade - Segundo Seminário (Parte II) - Leia mais…

Povos Indígenas e Comunidades Locais nos Diagnósticos do Painel da Biodiversidade - Segundo Seminário (Parte I)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/05/2016 16:57

Este segundo seminário organizado pelo IPBES (Intergovernmental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services) abordou o tema "Agrobiodiversidade: As Contribuições dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais - Estado da Arte e Aportes Metodológicos". Na tentativa de enfatizar a conexão entre agrobiodiversidade e povos indígenas e comunidades locais no Brasil, o objetivo foi reforçar a visibilidade dessas contribuições à manutenção da agrobiodiversidade, a partir dos resultados de pesquisas de campo e da análise crítica da bibliografia disponível.

Povos Indígenas e Comunidades Locais nos Diagnósticos do Painel da Biodiversidade - Segundo Seminário (Parte I) - Leia mais…

Transparência na Governança da Água no Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/04/2016 14:48

Neste encontro, foram apresentados e discutidos os resultados de duas avaliações sobre a transparência da gestão dos recursos hídricos no Brasil realizadas em 2013 e 2015. Os levantamentos foram feitos pelo Grupo de Estudos e Acompanhamento em Governança Ambiental da USP (GovAmb/IEE-USP), sendo o segundo em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a ONG Artigo 19. Os pesquisadores coletaram os dados em sites de órgãos gestores responsáveis pela gestão da água dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Transparência na Governança da Água no Brasil - Leia mais…

Novo Marco de CT&I e o Sistema de Patentes

por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/04/2016 11:27

Neste seminário, Jorge Ávila falou sobre os entraves à inovação impostos pelo sistema nacional de propriedade intelectual. A despeito do conjunto de leis e ações lançadas nos últimos anos para a criação de um ambiente mais favorável à inovação, a indústria brasileira continua sem incentivo suficiente para inovar e não se empenha para ocupar posições de liderança tecnológica em praticamente nenhum campo. Ávila abordou os caminhos para aumentar a segurança dos direitos de propriedade intelectual e simplificar sua obtenção e uso no Brasil, a exemplo do que a OCDE registra como prática das nações mais inovadoras do mundo.

Novo Marco de CT&I e o Sistema de Patentes - Leia mais…

Research Without Frontiers: The Future of Academic Publication in a Digital World (vídeo em português)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/05/2016 11:46

Michael Elliott, professor e ex-diretor do College of Arts and Sciences, da Emory University, ministra uma oficina sobre o futuro das publicações acadêmicas no mundo digital. O assunto foi objeto de seu projeto desenvolvido para a fundação Andrew W. Mellon.

Research Without Frontiers: The Future of Academic Publication in a Digital World (vídeo em português) - Leia mais…

O Impacto da Corrupção na Qualidade da Democracia

por Aziz Salem — última modificação 30/04/2016 14:49

A corrupção está no centro da crise política pela qual passa o Brasil, tendo se tornado pauta da mídia tradicional, das mídias sociais e da opinião pública nacionais e internacionais. Nesse contexto, o Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do Instituto de Estudos Avançados e o Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP (NUPPs) e sua Biblioteca Internacional da Corrupção (Corrupteca) realizaram este seminário, no qual debatedores trataram de déficits, desafios e propostas da democracia brasileira diante da corrupção. Eles aprofundaram a análise das implicações da corrupção para a qualidade da democracia brasileira debatendo aspectos da transparência, responsabilização, participação popular, qualidade e relação das instituições democráticas e o papel das leis.

O Impacto da Corrupção na Qualidade da Democracia - Leia mais…

The Humanities and its Publics (vídeo em português)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/05/2016 11:45

Nesta conferência, Michael Elliott, professor e ex-diretor do Emory College of Arts and Sciences, Emory University, discutiu como professores americanos pensam o seu papel na sociedade do início do século XX até os dias atuais e quais as possibilidades e os riscos de se tornar um intelectual público na era digital.

The Humanities and its Publics (vídeo em português) - Leia mais…

Agroecologia: Metodologias de Pesquisa

por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/04/2016 15:39

Neste seminário, Hugh Lacey falou sobre alguns dos aspectos diferenciados das estratégias de pesquisa em agroecologia, mostrando em que elas diferem das estratégias usadas na pesquisa biotecnológica. Já Fernanda Morais tratou de metodologias usadas em pesquisas da área na Esalq, destacando a importância da colaboração entre cientistas e agricultores nesses estudos. As metodologias da agroecologia estão sendo utilizadas por este Grupo de Pesquisa do IEA para demonstrar que pesquisas conduzidas a partir de estratégias sensíveis ao contexto podem produzir entendimento bem fundamentado das contribuições e possibilidades das abordagens agroecológicas. Essas abordagens incorporam valores vinculados à justiça social, à participação democrática, à sustentabilidade ambiental e à "soberania alimentar".

Agroecologia: Metodologias de Pesquisa - Leia mais…

Manufatura Avançada

por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/04/2016 15:42

Nesse seminário, Jefferson Gomes, um dos principais especialistas brasileiros no tema da manufatura avançada, diretor regional do Senai de Santa Catarina e professor do ITA, tratou dos impactos da indústria avançada nos recursos humanos, da combinação tecnológica, do desenvolvimento da cadeia de suprimentos, de aspectos da regulação e da infraestrutura necessária para o segmento. A manufatura avançada, ou indústria 4.0, está relacionada ao que vem sendo chamado de 4ª Revolução Industrial, que tem o objetivo de criar fábricas inteligentes baseadas na Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), big data, sistemas cyber-físicos, entre outros recursos.

Manufatura Avançada - Leia mais…

Sciences, Innovation et Société: Formation, Professionnalisation et Talents de Demain - Partie II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/04/2016 10:15

(Vidéo en française) Brésil et France ont discuté des nouvelles méthodologies pour la formation des cadres et dirigeants.

Sciences, Innovation et Société: Formation, Professionnalisation et Talents de Demain - Partie II - Leia mais…

Ciências, Inovação e Sociedade: Profissionalização e Talentos do Amanhã - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/04/2016 16:59

(Áudio em Português). Brasil e França debatem a formação de dirigentes e líderes e as novas metodologias para o aperfeiçoamento de quadros profissionais de nível superior.

Ciências, Inovação e Sociedade: Profissionalização e Talentos do Amanhã - Parte II - Leia mais…

Sciences, Innovation et Société: Formation, Professionnalisation et Talents de Demain - Partie I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/04/2016 16:46

(Vidéo en française) Brésil et France ont discuté des nouvelles méthodologies pour la formation des cadres et dirigeants.

Sciences, Innovation et Société: Formation, Professionnalisation et Talents de Demain - Partie I - Leia mais…

Ciências, Inovação e Sociedade: Profissionalização e Talentos do Amanhã - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/04/2016 10:14

(Áudio em Português). Brasil e França debatem a formação de dirigentes e líderes e as novas metodologias para o aperfeiçoamento de quadros profissionais de nível superior.

Ciências, Inovação e Sociedade: Profissionalização e Talentos do Amanhã - Parte I - Leia mais…

O Princípio da Precaução: Considerações Legais, Políticas e Econômicas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/04/2016 15:00

Neste seminário, os conferencistas discutiram o papel do Princípio da Precaução (PP) em leis nacionais, acordos internacionais, documentos da ONU e no campo da saúde. Também foram discutidas as tensões entre o PP e os procedimentos para a avaliação e gerência dos riscos reconhecidos pela OMC, baseados em concepções conflitantes do papel da investigação científica dos mesmos.

O Princípio da Precaução: Considerações Legais, Políticas e Econômicas - Leia mais…

A Nova Lei da Inovação: Expectativas, Perspectivas e Iniciativas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/04/2016 16:59

Em 26 de fevereiro de 2015 as Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal promulgaram a Emenda Constitucional 85, que altera e adiciona dispositivos na Constituição Federal para atualizar o tratamento das atividades de ciência, tecnologia e inovação. Ancorada nessa Emenda, em 11 de janeiro de 2016 a Presidente da República promulgou a Lei 13.243, que dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação, bem como altera diversos dispositivos legais vigentes, em particular a Lei 10.973 de 2004, conhecida como a Lei da Inovação. Esses avanços são frutos de uma construção trabalhosa e tensa, à qual se dedicaram 53 entidades acadêmicas, empresariais e governamentais ao longo de cinco anos.

A Nova Lei da Inovação: Expectativas, Perspectivas e Iniciativas - Leia mais…

O Vale do Rio Doce: Um Desastre em Andamento (parte 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/06/2016 15:46

Debate realizado no dia 31 de março de 2016 pelo Polo São Carlos do IEA, com apoio do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, para analisar as consequências ambientais e sociais do rompimento da barragem de Fundão, pertencente à mineradora Samarco, em Mariana (MG), que liberou toneladas de rejeitos de minério no leito do Rio Doce.

O Vale do Rio Doce: Um Desastre em Andamento (parte 2) - Leia mais…

O Vale do Rio Doce: Um Desastre em Andamento (parte 1)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/06/2016 15:46

Debate realizado no dia 31 de março de 2016 pelo Polo São Carlos do IEA, com apoio do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, para analisar as consequências ambientais e sociais do rompimento da barragem de Fundão, pertencente à mineradora Samarco, em Mariana (MG), que liberou toneladas de rejeitos de minério no leito do Rio Doce.

O Vale do Rio Doce: Um Desastre em Andamento (parte 1) - Leia mais…

Aquicultura: Desafios e Oportunidades na Revolução Azul Brasileira (Parte 2 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/04/2016 18:20

A aquicultura, criação de animais e plantas aquáticas, é o meio de produção de alimentos que apresenta maior taxa de crescimento em termos globais. O Brasil tem produção significativa na aquicultura, embora seu enorme potencial ainda possa ser melhor explorado. A aquicultura oferece uma ótima oportunidade para uma maior participação da USP que, com seus diversos ativos de pesquisa, pode fazer diferença no desenvolvimento das criações aquáticas. Este seminário teve representantes dos principais atores da aquicultura brasileira: órgãos de governo, academia e indústria. Este evento fez parte dos seminários Strategic Workshops da Pró-Reitoria de Pesquisa.

Aquicultura: Desafios e Oportunidades na Revolução Azul Brasileira (Parte 2 de 2) - Leia mais…

Aquicultura: Desafios e Oportunidades na Revolução Azul Brasileira (Parte 1 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/04/2016 17:38

A aquicultura, criação de animais e plantas aquáticas, é o meio de produção de alimentos que apresenta maior taxa de crescimento em termos globais. O Brasil tem produção significativa na aquicultura, embora seu enorme potencial ainda possa ser melhor explorado. A aquicultura oferece uma ótima oportunidade para uma maior participação da USP que, com seus diversos ativos de pesquisa, pode fazer diferença no desenvolvimento das criações aquáticas. Este seminário teve representantes dos principais atores da aquicultura brasileira: órgãos de governo, academia e indústria. Este evento fez parte dos seminários Strategic Workshops da Pró-Reitoria de Pesquisa.

Aquicultura: Desafios e Oportunidades na Revolução Azul Brasileira (Parte 1 de 2) - Leia mais…

4th International Workshop "the Structure and Reactions of Exotic Nuclei" - Part VI

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/04/2016 15:11

Especialistas nacionais e internacionais se reuniram neste workshop para discutir os avanços recentes na física de núcleos ricos em nêutrons e prótons e para analisar o papel destes sistemas fracamente ligados no processo de nucleossintese que envolve a captura lenta de nêutrons (slow nêutron capture, s-process).

4th International Workshop "the Structure and Reactions of Exotic Nuclei" - Part VI - Leia mais…

4th International Workshop "the Structure and Reactions of Exotic Nuclei" - Part V

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/03/2016 09:38

Especialistas nacionais e internacionais se reuniram neste workshop para discutir os avanços recentes na física de núcleos ricos em nêutrons e prótons e para analisar o papel destes sistemas fracamente ligados no processo de nucleossintese que envolve a captura lenta de nêutrons (slow nêutron capture, s-process).

4th International Workshop "the Structure and Reactions of Exotic Nuclei" - Part V - Leia mais…

4th International Workshop "the Structure and Reactions of Exotic Nuclei" - Part IV

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/03/2016 09:31

Especialistas nacionais e internacionais se reuniram neste workshop para discutir os avanços recentes na física de núcleos ricos em nêutrons e prótons e para analisar o papel destes sistemas fracamente ligados no processo de nucleossintese que envolve a captura lenta de nêutrons (slow nêutron capture, s-process).

4th International Workshop "the Structure and Reactions of Exotic Nuclei" - Part IV - Leia mais…

4th International Workshop "the Structure and Reactions of Exotic Nuclei" - Part III

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/03/2016 09:31

Especialistas nacionais e internacionais se reuniram neste workshop para discutir os avanços recentes na física de núcleos ricos em nêutrons e prótons e para analisar o papel destes sistemas fracamente ligados no processo de nucleossintese que envolve a captura lenta de nêutrons (slow nêutron capture, s-process).

4th International Workshop "the Structure and Reactions of Exotic Nuclei" - Part III - Leia mais…

4th International Workshop "the Structure and Reactions of Exotic Nuclei" - Part II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/03/2016 17:39

Especialistas nacionais e internacionais se reuniram neste workshop para discutir os avanços recentes na física de núcleos ricos em nêutrons e prótons e para analisar o papel destes sistemas fracamente ligados no processo de nucleossintese que envolve a captura lenta de nêutrons (slow nêutron capture, s-process).

4th International Workshop "the Structure and Reactions of Exotic Nuclei" - Part II - Leia mais…

O Princípio de Precaução (PP)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/03/2016 17:37

O seminário discutiu o Princípio de Precaução (PP): abordagens de precaução na avaliação e gerência dos riscos causados pelo uso de inovações tecnocientíficas.

O Princípio de Precaução (PP) - Leia mais…

4th International Workshop "the Structure and Reactions of Exotic Nuclei" - Part I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/03/2016 17:40

Especialistas nacionais e internacionais se reuniram neste workshop para discutir os avanços recentes na física de núcleos ricos em nêutrons e prótons e para analisar o papel destes sistemas fracamente ligados no processo de nucleossintese que envolve a captura lenta de nêutrons (slow nêutron capture, s-process).

4th International Workshop "the Structure and Reactions of Exotic Nuclei" - Part I - Leia mais…

O Desafio da Democracia Participativa: Brasil, Portugal, Espanha - Tarde

por Sergio R V Bernardo — última modificação 02/03/2016 11:29

Dividido em mesas temáticas, este debate procurou responder a algumas questões pertinentes à democracia participativa: Como os sistemas políticos na Europa e no Brasil poderão se adaptar às exigências de participação e garantir as necessárias formas de representação? Que lições tirar das recentes eleições em Portugal e Espanha? Que balanço se pode fazer das experiências brasileiras de democracia participativa? Que novas formas assume a ação da sociedade civil na era da sociedade da informação? Que análise se pode fazer das iniciativas no domínio da cultura digital e do seu impacto no futuro da democracia?

O Desafio da Democracia Participativa: Brasil, Portugal, Espanha - Tarde - Leia mais…

O Desafio da Democracia Participativa: Brasil, Portugal, Espanha - Manhã

por Sergio R V Bernardo — última modificação 02/03/2016 11:29

Dividido em mesas temáticas, este debate procurou responder a algumas questões pertinentes à democracia participativa: Como os sistemas políticos na Europa e no Brasil poderão se adaptar às exigências de participação e garantir as necessárias formas de representação? Que lições tirar das recentes eleições em Portugal e Espanha? Que balanço se pode fazer das experiências brasileiras de democracia participativa? Que novas formas assume a ação da sociedade civil na era da sociedade da informação? Que análise se pode fazer das iniciativas no domínio da cultura digital e do seu impacto no futuro da democracia?

O Desafio da Democracia Participativa: Brasil, Portugal, Espanha - Manhã - Leia mais…

A Sociedade da Indiferenciação: Identidades, Traumas e Violência Mítica - Parte IV

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/02/2016 15:18

O desenvolvimento tecnológico sem rumo nem direção dita os passos irrefletidos das sociedades modernas. As decisões do mundo contemporâneo são baseadas na inovação pela inovação. A esfera pública é levada a acompanhar as rápidas transformações tecnológicas, sem que possa avaliar os valores criados nesse processo. Essas foram algumas das reflexões do workshop coordenado pela filósofa Olgária Mattos.

A Sociedade da Indiferenciação: Identidades, Traumas e Violência Mítica - Parte IV - Leia mais…

A Sociedade da Indiferenciação: Identidades,Traumas e Violência Mítica - Parte III

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/02/2016 15:18

O desenvolvimento tecnológico sem rumo nem direção dita os passos irrefletidos das sociedades modernas. As decisões do mundo contemporâneo são baseadas na inovação pela inovação. A esfera pública é levada a acompanhar as rápidas transformações tecnológicas, sem que possa avaliar os valores criados nesse processo. Essas foram algumas das reflexões do workshop coordenado pela filósofa Olgária Mattos.

A Sociedade da Indiferenciação: Identidades,Traumas e Violência Mítica - Parte III - Leia mais…

A Sociedade da Indiferenciação: Identidades,Traumas e Violência Mítica - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/02/2016 15:17

O desenvolvimento tecnológico sem rumo nem direção dita os passos irrefletidos das sociedades modernas. As decisões do mundo contemporâneo são baseadas na inovação pela inovação. A esfera pública é levada a acompanhar as rápidas transformações tecnológicas, sem que possa avaliar os valores criados nesse processo. Essas foram algumas das reflexões do workshop coordenado pela filósofa Olgária Mattos.

A Sociedade da Indiferenciação: Identidades,Traumas e Violência Mítica - Parte II - Leia mais…

A Sociedade da Indiferenciação: Identidades,Traumas e Violência Mítica - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/02/2016 10:58

O desenvolvimento tecnológico sem rumo nem direção dita os passos irrefletidos das sociedades modernas. As decisões do mundo contemporâneo são baseadas na inovação pela inovação. A esfera pública é levada a acompanhar as rápidas transformações tecnológicas, sem que possa avaliar os valores criados nesse processo. Essas foram algumas das reflexões do workshop coordenado pela filósofa Olgária Mattos.

A Sociedade da Indiferenciação: Identidades,Traumas e Violência Mítica - Parte I - Leia mais…