Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Green Chemistry, Bioeconomy & Entrepreneurship: Innovative Drivers towards Sustainable Products and Processes in Cross-sectorial and Cross-border Cooperation

por Sandra Sedini - publicado 21/06/2017 17:40 - última modificação 21/07/2017 14:37

Detalhes do evento

de 12/07/2017 - 08:30
a 12/07/2017 - 17:30

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

"Química Verde, Bioeconomia e Empreendedorismo: Agentes Inovadores para Produtos e Processos Sustentáveis em Cooperação Trans-setorial e Transfronteiriça"

Em 2016, as Nações Unidas (ONU) lançaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Vários destes objetivos estão ligados à Química Verde e Sustentável, exigindo esforços para que possamos eliminar todas as formas de pobreza, desigualdades e enfrentar as mudanças climáticas.

A inovação em Química Verde e Sustentável requer uma construção coletiva por meio de rotas disruptivas para promover e garantir práticas socioambientais e econômicas em todo o mundo, especialmente nos dias atuais. Com a crescente pressão em vários países para avançar em direção a produtos químicos renováveis, é essencial que possamos contar com ciência e tecnologia bem fundamentadas, assim como todas as suas dimensões relacionadas em direção à bioeconomia.
Tendo em conta esse panorama desafiador, o principal objetivo deste workshop é apresentar conhecimentos de ponta e fomentar o diálogo em ciência, tecnologia e educação de profissionais relacionados aos bio-renováveis, bioenergia, agroindústria, saúde e alimentação, uso de by-products ou resíduos, escalonamento de processos, programas oficiais de P&D em Química Verde e tópicos aderentes.
Os palestrantes convidados são referências neste campo e provenientes de universidades, instituições governamentais e não governamentais e indústrias do Brasil e do exterior. O evento proporcionará uma oportunidade única para a discussão interdisciplinar e constituição de rede para que todos os participantes colaborem de forma a avançarmos as fronteiras da Química Verde e Sustentável.
Criada pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Universidade de São Paulo, a série de eventos Strategic Workshops busca articular pesquisadores em torno de temas transdisciplinares, que contemplem a USP como um todo. O objetivo é essencialmente mapear expertises e fomentar novos arranjos de pesquisa.
Os vídeos da série Strategics Workshops estão disponíveis aqui.

Coordenação: Vânia Zuin (UFSCar e UoY, UK) e Pedro Vidinha (IQ/USP)

Organização: Vânia Zuin (UFSCar e UoY, UK), Pedro Vidinha (IQ/USP) e Hamilton Varela (PRP/USP)

Evento público e gratuito | Em inglês, sem tradução | Com inscrição prévia

Capacidade da sala: 50 lugares