Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Nova Ordem na Educação em Engenharia: Desafios e Perspectivas

A Nova Ordem na Educação em Engenharia: Desafios e Perspectivas

Detalhes do evento

Quando

de 14/09/2017 - 09:30
a 14/09/2017 - 12:00

Onde

Auditório da Engenharia Mecânica - EP-USP, Av. Prof. Mello Moraes, 2231, Butantã, São Paulo, SP

Nome do Contato

Telefone do Contato

(11) 3091-1678

Adicionar evento ao calendário

A evolução tecnológica promoveu mudanças emblemáticas no sistema educacional ao quebrar a rigidez presente no século XX e trazer fluidez e insegurança no século XXI. Esta transição afetou muito a educação em engenharia em todo o mundo e alguns reflexos já se fazem sentir em nosso país.

Paul Gilbert, CEO da Quanser, uma das maiores empresas de material didático do planeta, e conhecedor profundo das tendências da educação em engenharia neste século irá discutir esta temática na companhia de Luiz Bevilacqua. Juntos, buscarão responder as seguintes questões:

  • Como garantir que o estudante de engenharia adquiriu as ferramentas necessárias que o habilite a buscar sozinho o conhecimento ao longo de sua carreira?
  • As tecnologias emergentes criam lacunas de conhecimento. Quão rápido o sistema educacional das engenharias deve reagir para prover as habilidades técnicas para preencher estes espaços?
  • Como podemos avaliar, através de certificações globais confiáveis e amplamente exequíveis, as habilidades não-técnicas que gostaríamos que os estudantes de engenharia fossem dotados?
  • Que ideias criativas devemos ter para aumentar as habilidades fundamentais (técnicas e profissionais) nas regiões onde os recursos são limitados?
  • Como as universidades e as empresas devem trabalhar juntas para suprir as habilidades profissionais de nossos estudantes?

 

Estas questões permeiam as discussões que estão sendo levadas a cabo junto ao Conselho Nacional de Educação e a Secretaria de Ensino Superior do MEC para o estabelecimento das novas diretrizes que estão sendo concebidas para os cursos de engenharia do país.

Conferencista

Paul Gilbert (Quanser)

Debatedor

Luiz Bevilacqua (UFRJ e IEA-USP)

Mario Salerno (EP e IEA - USP)

Moderador

José Roberto Cardoso (EP-USP)

Inscrições

Evento público e gratuito | Em inglês sem tradução | Com inscrição prévia

Organização

Escola Politécnica - USP

Instituto de Estudos Avançados - USP

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo