Você está aqui: Página Inicial / MIDIATECA / Vídeos

Vídeos

por Mauro Bellesa - publicado 01/08/2013 15:25 - última modificação 28/03/2017 15:26

Magistério na Educação Básica Pública: Qual o Perfil? Quais as Condições de Trabalho? - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 15:07

O seminário marcou o início das atividades do Grupo de Estudos "Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais" e foi o primeiro de uma série de cinco, a serem realizados ao longo do segundo semestre deste ano. Nesta primeira parte, três conferencistas apresentaram a qualificação dos professores do ensino básico público e a infraestrutura de que dispõem para sua atuação profissional.

Magistério na Educação Básica Pública: Qual o Perfil? Quais as Condições de Trabalho? - Parte I - Leia mais…

Sobre Academia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 11:53

O projeto Sobre Academia (About Academia), do artista espanhol Antoni Muntadas, propõe uma reflexão sobre como a relação entre Universidade e Academia tem sido mantida ao longo dos anos e como o sistema americano de ensino superior -- com a dualidade público/privado e suas diferentes formas culturais, econômicas, sociais e políticas --, influenciaram a educação e, por sua vez, suas diversas formas de pedagogia.

Sobre Academia - Leia mais…

Inovação e Educação no Século XXI

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 11:52

Marcos Lisboa, diretor-presidente do Insper, falou sobre experiências nacionais e internacionais de inovação na educação, bem como as políticas de incentivo à inovação nas universidades brasileiras. Lisboa foi vice-presidente e diretor executivo do Itaú Unibanco, presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia, foi professor de economia na Fundação Getúlio Vargas e no Departamento de Economia da Universidade de Stanford.

Inovação e Educação no Século XXI - Leia mais…

Qui a peur des livres? (audio en français)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 10:53

Le conférencier Jean-Yves Mollier a consacré sa carrière à l'histoire des pratiques de livres, d'édition et de lecture en France du XIXe au XXIe siècle. Bien que les problèmes économiques entourant l'univers de la culture n'étaient pas un sujet totalement innovant, le livre a ouvert un nouveau chemin dans le domaine de l'économie du livre, analysant le développement éditorial de la France de 1830 à 1914 du point de vue du marché et du développement Du capitalisme éditorial. Cette perspective a permis à l'auteur d'aller plus loin afin de comprendre les conglomérats des médias et l'espace donné au livre imprimé dans l'économie contemporaine.

Qui a peur des livres? (audio en français) - Leia mais…

Quem tem medo dos livros? (Dublado em Português)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 10:45

O conferencista Jean-Yves Mollier dedicou sua carreira à história do livro, da edição e das práticas de leitura na França do século XIX ao século XXI. Embora as questões econômicas que envolvem o universo da cultura não constituíssem uma temática totalmente inovadora, a obra abria um caminho novo no campo da economia do livro, ao analisar o desenvolvimento editorial da França, de 1830 a 1914, sob a ótica do mercado e do desenvolvimento do capitalismo editorial. Essa perspectiva permitiu ao autor ir além, no sentido de compreender os conglomerados midiáticos e o espaço dado ao livro impresso na economia contemporânea.

Quem tem medo dos livros? (Dublado em Português) - Leia mais…

Arnaldo Vieira de Carvalho e a Produção de Vacina Antivariólica em São Paulo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 10:09

Arnaldo Vieira de Carvalho foi o primeiro diretor da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. Foi diretor clínico do Hospital Central da Santa Casa de Misericórdia do Estado, presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia paulista e ainda diretor do Instituto Vacinogênico de São Paulo desde sua criação em 1893. Esta conferência analisou sua atuação na produção de vacinas antivariólicas em um período em que o combate às epidemias de varíola era uma das prioridades das autoridades sanitárias paulistas.

Arnaldo Vieira de Carvalho e a Produção de Vacina Antivariólica em São Paulo - Leia mais…

Arte & Política: Um Retrospecto da Carreira de Ricardo Ohtake

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/02/2018 15:57

A atividade inaugural do ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão" fez um retrospecto da carreira de Ricardo Ohtake como dirigente cultural na cidade de São Paulo. Os convidados lembraram a trajetória de vida dedicada às artes e à cultura, iniciada no Departamento de Informação e Documentação Artísticas (IDART) da Secretaria Municipal de Cultural no final da década de 1970, quando Ricardo Ohtake liderou o projeto de organização do Centro Cultural São Paulo (CCSP), sendo seu primeiro diretor. De lá para cá, foi secretário da Cultura do Estado de São Paulo, secretário do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo e diretor do Museu da Imagem e do Som e da Cinemateca Brasileira. Atualmente, dirige o Instituto Tomie Ohtake.

Arte & Política: Um Retrospecto da Carreira de Ricardo Ohtake - Leia mais…

Aprendizado de Máquina na Universidade de São Paulo - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 11:35

Este encontro apresentou as pesquisas em aprendizado de máquina que estão sendo feitas na USP. Esta área de estudos viveu avanço extraordinário nos últimos anos e, hoje, desperta atenção como uma tecnologia fundamental para a sociedade e para o setor produtivo. Sistemas de recomendação, de decisão, de classificação e extração de informações, de diagnóstico e de apoio ao ensino estão sendo automatizados a uma velocidade avassaladora. Da mesma forma, de veículos a processos de manufatura têm se beneficiado do aprendizado automático a partir de bases de dados.

Aprendizado de Máquina na Universidade de São Paulo - Parte I - Leia mais…

Aprendizado de Máquina na Universidade de São Paulo - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 11:41

Este encontro apresentou as pesquisas em aprendizado de máquina que estão sendo feitas na USP. Esta área de estudos viveu avanço extraordinário nos últimos anos e, hoje, desperta atenção como uma tecnologia fundamental para a sociedade e para o setor produtivo. Sistemas de recomendação, de decisão, de classificação e extração de informações, de diagnóstico e de apoio ao ensino estão sendo automatizados a uma velocidade avassaladora. Da mesma forma, de veículos a processos de manufatura têm se beneficiado do aprendizado automático a partir de bases de dados.

Aprendizado de Máquina na Universidade de São Paulo - Parte II - Leia mais…

O que Podem os Prefeitos Brasileiros

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/08/2017 07:29

O debate sobre a gestão municipal no Brasil assume que os governos subnacionais têm autonomia na formulação e execução de políticas públicas. Neste encontro, Marta Arretche discutiu as implicações desta premissa para a formulação de políticas nas cidades.

O que Podem os Prefeitos Brasileiros - Leia mais…

Encontro com Jochen Volz

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/08/2017 11:32

Jochen Volz, diretor geral da Pinacoteca de São Paulo, apresentou seus planos para o museu e conversou com 16 especialistas da área sobre os desafios da gestão cultural e da Pina.

Encontro com Jochen Volz - Leia mais…

Um Ano Depois: O que Restou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2017 17:35

Perto de completar um ano de realização, as Olimpíadas Rio 2016 deixaram um legado questionável para o Rio de Janeiro e para os atletas. Uma série de construções realizadas não tiveram uso após os jogos e algumas estão abandonadas, com estruturas danificadas. Restam dívidas a pagar e a dúvida sobre o que fazer com tudo o que foi produzido e prometido. Neste seminário, os participantes avaliaram o que se esperava do evento e o que de fato foi possível realizar, considerando essas questões do ponto de vista da gestão do legado material, como também do legado cultural e esportivo.

Um Ano Depois: O que Restou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro - Leia mais…

Qualidade Energética: História de uma Ideia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/08/2017 17:20

A primeira lei da termodinâmica assevera que a quantidade de energia interna conservada num sistema isolado não pode ser criada ou destruída, mas apenas transformada de uma forma em outra. Essa conferência resume a evolução dos atributos de qualidade ao longo dos séculos XIX e XX e conclui que a qualidade energética é um conceito apto a enfatizar as preocupações ecológicas do uso de combustíveis.

Qualidade Energética: História de uma Ideia - Leia mais…

Global Perspectives on Disability and Vulnerability

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 10:47

Os chamados Estudos da Deficiência consistem em um campo de estudo interdisciplinar que ganhou proeminência mundial, originado no contexto anglo-saxão em meados da década de 1960. Neste encontro, Hannah Kuper, professora de Epidemiologia na London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) e diretora do International Center for Evidence in Disability, também da LSHTM, discutiram questões relacionadas à prevalência da deficiência em várias regiões do mundo e às especificidades da vida de um corpo com deficiência em diferentes contextos sociais, econômicos e culturais.

Global Perspectives on Disability and Vulnerability - Leia mais…

Perspectivas Globais sobre Deficiência e Vulnerabilidade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2017 18:13

Neste encontro, Hannah Kuper, professora de Epidemiologia da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) e diretora do International Centre for Evidence in Disability, também na LSHTM, discutiu temas relacionados à prevalência da deficiência em diversas regiões do mundo e as especificidades de se habitar um corpo com impedimentos em diferentes contextos sociais, econômicos e culturais.

Perspectivas Globais sobre Deficiência e Vulnerabilidade - Leia mais…

Gestão de Projetos de Pesquisa - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/08/2017 09:52

Em contexto de crise econômica e contingenciamento de verbas destinadas à produção científica, a boa gestão de recursos e de pessoas, e a otimização de gastos acabam se constituindo em fatores estratégicos. A ideia do encontro foi discutir a possibilidade de replicar modelos já consagrados dentro da USP e em outras instituições estrangeiras para todas as escolas e institutos de pesquisas da Universidade.

Gestão de Projetos de Pesquisa - Parte II - Leia mais…

Gestão de Projetos de Pesquisa - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/08/2017 09:52

Em contexto de crise econômica e contingenciamento de verbas destinadas à produção científica, a boa gestão de recursos e de pessoas, e a otimização de gastos acabam se constituindo em fatores estratégicos. A ideia do encontro foi discutir a possibilidade de replicar modelos já consagrados dentro da USP e em outras instituições estrangeiras para todas as escolas e institutos de pesquisas da Universidade.

Gestão de Projetos de Pesquisa - Parte I - Leia mais…

New Maps & New Destinations in our Age of Discovery

por Sergio R V Bernardo — última modificação 21/07/2017 14:36

Autor de The Age of Discovery, fellow da Oxford Martin School e professor adjunto da University of Technology Sydney, Chris Kutarna tratou dos novos "mapas", novos "destinos" na idade da descoberta. O foco foi nos atuais modelos de desenvolvimento, inovação e nos desafios da transição para a economia circular.

New Maps & New Destinations in our Age of Discovery - Leia mais…

Green Chemistry, Bioeconomy & Entrepreneurship: Innovative Drivers towards Sustainable Products and Processes in Cross-sectorial and Cross-border Cooperation - Part II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 21/07/2017 14:33

Com a crescente pressão em vários países para avançar em direção a produtos químicos renováveis, é essencial contar com ciência e tecnologia bem fundamentadas, assim como todas as suas dimensões relacionadas à bioeconomia.

Green Chemistry, Bioeconomy & Entrepreneurship: Innovative Drivers towards Sustainable Products and Processes in Cross-sectorial and Cross-border Cooperation - Part II - Leia mais…

Green Chemistry, Bioeconomy & Entrepreneurship: Innovative Drivers towards Sustainable Products and Processes in Cross-sectorial and Cross-border Cooperation - Part I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 21/07/2017 14:33

Com a crescente pressão em vários países para avançar em direção a produtos químicos renováveis, é essencial contar com ciência e tecnologia bem fundamentadas, assim como todas as suas dimensões relacionadas à bioeconomia.

Green Chemistry, Bioeconomy & Entrepreneurship: Innovative Drivers towards Sustainable Products and Processes in Cross-sectorial and Cross-border Cooperation - Part I - Leia mais…

Ciclo Brasil 64/85 (2º encontro) - A Memória da Política e as Políticas da Memória - Comissão Nacional da Verdade em Pauta

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/07/2017 14:17

Claudio Fonteles, da Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília, deu continuidade às discussões iniciadas no dia 13 de junho sobre a construção da memória da ditadura civil-militar (de 1964 a 1985) a partir do trabalho desenvolvido pela Comissão Nacional da Verdade. Segundo os organizadores, a negação da verdadeira história da repressão caminha lado a lado com a instauração de políticas de memória, de reparação e da apuração das violações aos direitos humanos.

Ciclo Brasil 64/85 (2º encontro) - A Memória da Política e as Políticas da Memória - Comissão Nacional da Verdade em Pauta - Leia mais…

Relançamento do Site Qualidade da Democracia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/07/2017 11:45

Este debate acadêmico marcou o relançamento do site Qualidade da Democracia (qualidadedademocracia.com.br). Fora do ar desde os últimos meses de 2016 por razões técnicas, o site publicou durante cinco anos um conjunto de análises críticas da situação política brasileira e internacional. No encontro, os conferencistas avaliaram os 30 anos de democracia brasileira, levando em consideração o conceito de qualidade da democracia e sua aplicabilidade.

Relançamento do Site Qualidade da Democracia - Leia mais…

Corredores Ecológicos e Conectividade da Paisagem - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/07/2017 11:13

Os corredores ecológicos permitem a livre circulação genética entre as espécies, favorecendo a proteção da biodiversidade. O segundo encontro realizado pelo IEA sobre o tema abordou a questão da conectividade nos ecossistemas marítimos e continentais, assim como os temas correlacionados como clima, água, florestas e as questões sociais e culturais. A intenção foi reunir a comunidade científica para aprofundar a discussão e discutir com o Governo Federal a implementação das ideias e conceitos em curso.

Corredores Ecológicos e Conectividade da Paisagem - Parte II - Leia mais…

Corredores Ecológicos e Conectividade da Paisagem - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/07/2017 11:12

Os corredores ecológicos permitem a livre circulação genética entre as espécies, favorecendo a proteção da biodiversidade. O segundo encontro realizado pelo IEA sobre o tema abordou a questão da conectividade nos ecossistemas marítimos e continentais, assim como os temas correlacionados como clima, água, florestas e as questões sociais e culturais. A intenção foi reunir a comunidade científica para aprofundar a discussão e discutir com o Governo Federal a implementação das ideias e conceitos em curso.

Corredores Ecológicos e Conectividade da Paisagem - Parte I - Leia mais…

Repensando a Justiça no Planejamento Urbano-Regional de Sistemas Alimentares

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/07/2017 11:58

Richard Nunes, da Universidade de Reading, apresentou sua pesquisa que busca repensar a justiça no planejamento urbano-regional de sistemas alimentares. O foco é nas UFEs (do inglês Urban Food Enterprise), práticas comerciais socialmente inovadoras que buscam respostas alternativas e locais aos sistemas alimentares convencionais, desde os insumos até a recuperação de recursos e gerenciamento de resíduos.

Repensando a Justiça no Planejamento Urbano-Regional de Sistemas Alimentares - Leia mais…

Jornada Luis Gama & Machado de Assis - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/07/2017 12:05

Na data de aniversário comum a duas figuras decisivas na história da cultura brasileira do século XIX, Luis Gama (1830-1882) e Machado de Assis (1839-1908), esta jornada teve como objetivo conhecer e compreender divergências e convergências na atuação desses dois homens de letras, bem como os modos como foram lidos e ressignificados na posteridade.

Jornada Luis Gama & Machado de Assis - Parte II - Leia mais…

Colóquio Editoração de Periódicos Acadêmicos: a Relação entre a Produção do Conhecimento e os Novos Suportes Eletrônicos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/07/2017 11:41

Este encontro reuniu editores acadêmicos para pensar as relações e possíveis novas implicações entre o “conteúdo”, o “suporte” e a “divulgação” (distribuição e impacto) do conhecimento ​no atual momento das publicações acadêmicas.

Colóquio Editoração de Periódicos Acadêmicos: a Relação entre a Produção do Conhecimento e os Novos Suportes Eletrônicos - Leia mais…

Jornada Luis Gama & Machado de Assis - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/07/2017 12:05

Na data de aniversário comum a duas figuras decisivas na história da cultura brasileira do século XIX, Luis Gama (1830-1882) e Machado de Assis (1839-1908), esta jornada teve como objetivo conhecer e compreender divergências e convergências na atuação desses dois homens de letras, bem como os modos como foram lidos e ressignificados na posteridade.

Jornada Luis Gama & Machado de Assis - Parte I - Leia mais…

Qual Reforma do Licenciamento Ambiental?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/07/2017 14:32

A proposta de mudança na Lei da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA, Lei 6.938/1981) e a criação de uma nova lei geral de licenciamento ambiental, ambas em curso no Congresso Nacional e no Executivo Federal, foram discutidas neste encontro. Segundo os coordenadores, organizações da sociedade civil e o Ministério Público alertam para o risco de graves retrocessos se determinadas propostas legislativas forem aprovadas.

Qual Reforma do Licenciamento Ambiental? - Leia mais…

Ciência & Indústria – Construindo Novos Caminhos em Tempos Desafiadores - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/07/2017 11:17

Parte do conhecimento produzido pela USP nas atividades de pesquisa básica e aplicada nem sempre é devidamente compartilhada com a sociedade em geral e, em particular, com a indústria. Este workshop buscou reduzir tal distanciamento, acelerando a discussão sobre a interação academia-indústria no âmbito da USP. Participaram representantes de unidades da Universidade que se destacam em pesquisa, desenvolvimento e inovação, de empresas e de entidades públicas e privadas relacionadas com a questão.

Ciência & Indústria – Construindo Novos Caminhos em Tempos Desafiadores - Parte II - Leia mais…

Ciência & Indústria – Construindo Novos Caminhos em Tempos Desafiadores - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/07/2017 11:16

Parte do conhecimento produzido pela USP nas atividades de pesquisa básica e aplicada nem sempre é devidamente compartilhada com a sociedade em geral e, em particular, com a indústria. Este workshop buscou reduzir tal distanciamento, acelerando a discussão sobre a interação academia-indústria no âmbito da USP. Participaram representantes de unidades da Universidade que se destacam em pesquisa, desenvolvimento e inovação, de empresas e de entidades públicas e privadas relacionadas com a questão.

Ciência & Indústria – Construindo Novos Caminhos em Tempos Desafiadores - Parte I - Leia mais…

Ciclo Brasil 64/85 (1º encontro) - A Memória da Política e as Políticas da Memória - Comissão Nacional da Verdade em Pauta

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/07/2017 14:19

Inaugurando as atividades do Ciclo Brasil 64/85, este encontro abordou a construção das memórias da ditadura civil-militar, de 1964 a 1985, a partir do trabalho desenvolvido pela Comissão Nacional da Verdade. Segundo os organizadores, a negação da verdadeira história da repressão caminha lado a lado com a instauração de políticas de memória, de reparação e da apuração das violações aos direitos humanos.

Ciclo Brasil 64/85 (1º encontro) - A Memória da Política e as Políticas da Memória - Comissão Nacional da Verdade em Pauta - Leia mais…

Formas de Pensamento, Ideologias e Mentalidades

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/07/2017 17:05

Nesta conferência, Carlos Guilherme Mota, primeiro diretor e cofundador do IEA, abordou aspectos fundamentais de sua produção como historiador, desde seus primeiros escritos, como Atitudes de Inovação no Brasil, publicado pela primeira vez em Portugal (1970), ao célebre e polêmico Ideologias da Cultura Brasileira (1977) e à revisionista História do Brasil.

Formas de Pensamento, Ideologias e Mentalidades - Leia mais…

Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: Fortalecendo Redes e Discutindo Indicadores - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/07/2017 11:59

Neste seminário, foi apresentado um panorama sobre as redes articuladas em torno do tema e uma mostra de experiências em soberania e segurança alimentar e nutricional.

Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: Fortalecendo Redes e Discutindo Indicadores - Parte II - Leia mais…

Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: Fortalecendo Redes e Discutindo Indicadores - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/07/2017 12:09

Neste seminário, foi apresentado um panorama sobre as redes articuladas em torno do tema e uma mostra de experiências em soberania e segurança alimentar e nutricional.

Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: Fortalecendo Redes e Discutindo Indicadores - Parte I - Leia mais…

Planejamento de Longo Prazo e o Desenvolvimento do País - Parte III

por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/07/2017 12:08

O planejamento de longo prazo é essencial para a construção da visão estratégica do futuro de um país, assim como o planejamento em Ciência, Tecnologia e Inovação enquanto subsídio ao desenvolvimento. O objetivo do encontro foi destacar a importância da necessidade de um ordenamento territorial do país para dar o suporte necessário na elaboração de um planejamento de longo prazo.

Planejamento de Longo Prazo e o Desenvolvimento do País - Parte III - Leia mais…

Colóquio Nacional Gestão Empresarial & Sustentabilidade - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2017 10:43

Diante do cenário contemporâneo de uma nova relação capital-trabalho que vem se impondo, por um lado associada às pressões por maior responsabilidade social corporativa, e por outro, relacionada às questões ambientais, que envolvem eventos socioeconômicos e socioambientais, bem como transformações decorrentes de fenômenos como mudanças climáticas, coloca-se a necessidade de repensar processos de gestão empresarial que levem em consideração princípios do desenvolvimento sustentável.

Colóquio Nacional Gestão Empresarial & Sustentabilidade - Parte II - Leia mais…

Má Saúde num Bom Retiro

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2017 10:36

Neste encontro, o professor visitante do IEA Jeffrey Lesser apresentou os resultados preliminares de sua pesquisa sobre a qualidade da saúde no bairro paulistano Bom Retiro. "Má saúde num Bom Retiro" analisa a "saúde do público" com enfoque em um quarteirão do “baixo Bom Retiro” de cerca de 1900 até o presente. O projeto faz uso de novas metodologias digitais que permitem o mapeamento da "saúde do público" e como o público em questão tem pensado sobre saúde ao longo do tempo.

Má Saúde num Bom Retiro - Leia mais…

Planejamento de Longo Prazo e o Desenvolvimento do País - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/07/2017 12:08

O planejamento de longo prazo é essencial para a construção da visão estratégica do futuro de um país, assim como o planejamento em Ciência, Tecnologia e Inovação enquanto subsídio ao desenvolvimento. O objetivo do encontro foi destacar a importância da necessidade de um ordenamento territorial do país para dar o suporte necessário na elaboração de um planejamento de longo prazo.

Planejamento de Longo Prazo e o Desenvolvimento do País - Parte II - Leia mais…

Planejamento de Longo Prazo e o Desenvolvimento do País - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/07/2017 12:07

O planejamento de longo prazo é essencial para a construção da visão estratégica do futuro de um país, assim como o planejamento em Ciência, Tecnologia e Inovação enquanto subsídio ao desenvolvimento. O objetivo do encontro foi destacar a importância da necessidade de um ordenamento territorial do país para dar o suporte necessário na elaboração de um planejamento de longo prazo.

Planejamento de Longo Prazo e o Desenvolvimento do País - Parte I - Leia mais…

Colóquio Nacional Gestão Empresarial & Sustentabilidade - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2017 10:42

Diante do cenário contemporâneo de uma nova relação capital-trabalho que vem se impondo, por um lado associada às pressões por maior responsabilidade social corporativa, e por outro, relacionada às questões ambientais, que envolvem eventos socioeconômicos e socioambientais, bem como transformações decorrentes de fenômenos como mudanças climáticas, coloca-se a necessidade de repensar processos de gestão empresarial que levem em consideração princípios do desenvolvimento sustentável.

Colóquio Nacional Gestão Empresarial & Sustentabilidade - Parte I - Leia mais…

Conservação do Bioma Pantanal: Políticas Públicas e Manejo Sustentável - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2017 10:31

O seminário tem como objetivo debater com a comunidade acadêmica nacional sobre como é possível contribuir nas diversas áreas do saber científico para a conservação do Pantanal Mato-Grossense, propondo políticas públicas que venham a promover a sua conservação.

Conservação do Bioma Pantanal: Políticas Públicas e Manejo Sustentável - Parte II - Leia mais…

Conservação do Bioma Pantanal: Políticas Públicas e Manejo Sustentável - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2017 10:31

O seminário tem como objetivo debater com a comunidade acadêmica nacional sobre como é possível contribuir nas diversas áreas do saber científico para a conservação do Pantanal Mato-Grossense, propondo políticas públicas que venham a promover a sua conservação.

Conservação do Bioma Pantanal: Políticas Públicas e Manejo Sustentável - Parte I - Leia mais…

Imaginários Cronotópicos e as Humanidades Espaciais: Um Projeto

por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/07/2017 11:58

A conferência tratou do projeto imagineRio e as aplicações da tecnologia computacional na renovação dos estudos nas Humanidades. Conduzido por Farès el-Dahdah e Alida Metcalf, da Rice University, o projeto imagineRio apresenta-se na forma de um atlas que ilustra a evolução urbana da cidade do Rio de Janeiro ao longo de toda sua história, tal como existiu e como foi imaginada.

Imaginários Cronotópicos e as Humanidades Espaciais: Um Projeto - Leia mais…

Remote Sensing, Urban Morphology and Studies on Health

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2017 09:54

O encontro apresentou inovações metodológicas na captura de dados a partir de imagens de satélite em áreas urbanas capazes de contribuir para estudos em saúde.

Remote Sensing, Urban Morphology and Studies on Health - Leia mais…

Dinâmicas e Interações Amazônicas: Sociedade, Ambiente e Políticas Públicas - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2017 09:35

Este seminário apresentou resultados preliminares de pesquisa que vem sendo realizada em projetos de cooperação multilateral, entre pesquisadores brasileiros e europeus, que converge para a constituição de um observatório de monitoramento das dinâmicas ambientais e sociais e de análise da governança ambiental. Também visou, por meio do debate, reforçar as interações entre ciências sociais e ambientais e entre os setores acadêmicos e não-acadêmicos para difundir conhecimentos para os decisores e público em geral no que concerne às dinâmicas amazônicas.

Dinâmicas e Interações Amazônicas: Sociedade, Ambiente e Políticas Públicas - Parte II - Leia mais…

Dinâmicas e Interações Amazônicas: Sociedade, Ambiente e Políticas Públicas - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2017 09:34

Este seminário apresentou resultados preliminares de pesquisa que vem sendo realizada em projetos de cooperação multilateral, entre pesquisadores brasileiros e europeus, que converge para a constituição de um observatório de monitoramento das dinâmicas ambientais e sociais e de análise da governança ambiental. Também visou, por meio do debate, reforçar as interações entre ciências sociais e ambientais e entre os setores acadêmicos e não-acadêmicos para difundir conhecimentos para os decisores e público em geral no que concerne às dinâmicas amazônicas.

Dinâmicas e Interações Amazônicas: Sociedade, Ambiente e Políticas Públicas - Parte I - Leia mais…

Jurimetria

por Sergio R V Bernardo — última modificação 12/06/2017 16:27

A jurimetria é uma técnica que funde direito e estatística e que tem sido cada vez mais utilizada por juizados e tribunais. Ela representa a possibilidade de mensurar fatos jurídicos, além de apontar probabilidades para o planejamento na advocacia e na elaboração de leis. Neste encontro, o matemático Flávio Ulhoa Coelho e o advogado Marcelo Guedes Nunes procuraram demonstrar que a ferramenta pode ajudar a sociedade ao auxiliar a elaboração de leis mais aderentes à realidade social, desenvolvendo instituições jurídicas mais justas e voltadas às aspirações políticas da sociedade.

Jurimetria - Leia mais…

Um Conceito de Imprensa para os Cursos de Jornalismo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 12/06/2017 16:22

Os discursos que rondam as definições e o conceito de imprensa e a forma como isto é abordado no ensino de jornalismo foram tratados neste seminário. O debate se baseou nos textos "Uma profissão, um conceito", do jornalista e professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, Eugênio Bucci, e "Medios, mercados y consumidores: la prensa seria como espina dorsal de la esfera publica política", de Jürgen Habermas.

Um Conceito de Imprensa para os Cursos de Jornalismo - Leia mais…

Curso Experimental de Medicina e Hospital Universitário da USP: Uma História de Consensos e Dissensos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 12/06/2017 16:18

Este seminário fez um retrospecto dos elementos sócio-históricos envolvidos na concepção do Curso Experimental de Medicina (CEM), criado em 1968 na Faculdade de Medicina da USP, e sua relação com a origem do Hospital Universitário. Com uma proposta de formação voltada para medicina comunitária e atenção primária, o CEM carecia de uma infraestrutura hospitalar específica, que se concretizaria, anos depois do encerramento do CEM, no Hospital Universitário (HU) da USP.

Curso Experimental de Medicina e Hospital Universitário da USP: Uma História de Consensos e Dissensos - Leia mais…