Você está aqui: Página Inicial / MIDIATECA / Vídeos

Vídeos

por admin - publicado 01/08/2013 15:25 - última modificação 31/07/2020 09:31

As opiniões expressas por expositores, debatedores e outros participantes dos eventos não representam necessariamente o posicionamento do IEA sobre os temas abordados.

A Pesquisa Educacional e o Pensamento Cinematográfico

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2022 10:30

A mesa-redonda explorou as possibilidades de interlocução entre os procedimentos cinematográficos – com destaque para os do documentário – e o âmbito investigativo das Humanidades – em particular, o da Educação. Trata-se de vislumbrar intersecções entre os dois afazeres, uma vez que envolvem questões igualmente em aberto: manejo de fontes, edição, montagem etc.

A Pesquisa Educacional e o Pensamento Cinematográfico - Leia mais…

Loreto y San Miguel, os últimos Pueblos de Guaraní-Misioneros

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2022 10:28

Alfredo Poenitz, da Universidad Gastón Dachary, falou sobre o tema de seu livro "Mestizo del litoral. Sus modos de vita em Loreto e San Miguel", no qual mostra que a dispersão do povo guarani-missionário resultou no surgimento de novos assentamentos construídos de forma muito precária, mas seguindo o modelo da construção reducional.

Loreto y San Miguel, os últimos Pueblos de Guaraní-Misioneros - Leia mais…

Gênero, Poder Judiciário e Democracia no Brasil: Em que Avançamos nos Últimos 15 Anos?

por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 11:25

O papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na criação e coordenação de políticas voltadas à implementação da Lei Maria da Penha, entre 2006 e 2021, é analisado no livro de Fabiana Severi, participante do Programa Ano Sabático do IEA em 2021. Com base na obra, editada pelo IEA, autora e convidadas debateram e apontaram limites e avanços nas mudanças institucionais de gênero no sistema de justiça nos últimos anos.

Gênero, Poder Judiciário e Democracia no Brasil: Em que Avançamos nos Últimos 15 Anos? - Leia mais…

Crítica dos Afetos, de Filipe Campello: Lançamento do Livro e Roda de Conversa com o Autor e Pesquisadores

por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 12:00

Lançamento do livro de Filipe Campello, professor de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que consolida o projeto de uma teoria crítica dos afetos políticos. Conhecida pela mistura de elementos conservadores e liberais e de racionalidade e emoção – além de uma desigualdade de reconhecimento entre visões de mundo de diferentes grupos –, a cultura política brasileira pode ser vista como um laboratório de análise da circulação de afetos e emoções intrínsecas aos seres humanos no espaço público.

Crítica dos Afetos, de Filipe Campello: Lançamento do Livro e Roda de Conversa com o Autor e Pesquisadores - Leia mais…

Programa Eixos Temáticos da USP - Energia: Energia Nuclear é Verde? Perspectivas da Utilização Nuclear no Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/10/2022 15:27

Neste evento, especialistas discutiram as perspectivas de uso da tecnologia nuclear no Brasil, tanto para a produção de energia elétrica quanto para outras finalidades. O país tem uma história consolidada em seu desenvolvimento, mais visível nos dois grandes reatores da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, mas que também é disseminada em reatores de pesquisa distribuídos pelo território nacional. Entretanto, segundo os organizadores do encontro, o uso de reatores nucleares não se limita à produção de energia elétrica, sendo fundamental, por exemplo, para produção de radiofármacos, que contribuem com a promoção da saúde e do bem-estar das populações.

Programa Eixos Temáticos da USP - Energia: Energia Nuclear é Verde? Perspectivas da Utilização Nuclear no Brasil - Leia mais…

Visões, Diálogos e Reflexões Interdisciplinares sobre o Saneamento Básico

por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/11/2022 17:54

O simpósio teve como objetivo promover o diálogo entre instituições de pesquisa, instituições públicas e setor privado, com foco em saneamento básico, saúde, meio ambiente, economia e políticas públicas. Como resultado, espera-se aprofundar o conhecimento e promover reflexões visando à construção de subsídios para uma vigilância nessas áreas do conhecimento, de forma multi/interdisciplinar.

Visões, Diálogos e Reflexões Interdisciplinares sobre o Saneamento Básico - Leia mais…

Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Sétimo Encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/10/2022 14:40

Em seu sétimo encontro, este ciclo de eventos recebeu Lízia de Figueirêdo, doutora em economia e criadora do Grupo de Estudos em Racionalidade Ecológica (GERE), grupo multidisciplinar de fomento às interações entre a psicologia evolucionista e as demais ciências humanas. Foi discutida a forma como a evolução afeta a racionalidade e a tomada de decisões, o papel da teoria darwiniana na economia e sua relação com a psicologia evolucionista. Segundo o organizador José Eli da Veiga, é cada vez maior a utilidade cognitiva da estrutura conceitual darwiniana. Mesmo em ciências tão diversas quanto a psicologia e a física quântica, passando por quase todas as disciplinas das humanidades. Porém, no Brasil, ainda domina a ideia de que a teoria darwiniana esteja restrita às ciências da vida.

Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Sétimo Encontro) - Leia mais…

Nopoki: um Projeto para não Perder o Patrimônio Cultural e Linguístico dos Povos Originários da Amazônia Peruana

por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/10/2022 14:35

Este seminário trouxe a experiência de uma universidade indígena em Atalaya, no Peru, frequentada por membros de 12 povos originários, com diferentes línguas, que se formam professores bilíngues a partir da vivência da interculturalidade. O projeto educacional nasceu do desejo de conservar as línguas e tradições indígenas como patrimônio importante para a identidade e desenvolvimento das comunidades. A palavra Nopoki significa “estou aqui”.

Nopoki: um Projeto para não Perder o Patrimônio Cultural e Linguístico dos Povos Originários da Amazônia Peruana - Leia mais…

Como os Humanos Julgam as Máquinas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/10/2022 14:40

Existem condições em que julgamos as máquinas injustamente? Nosso julgamento das máquinas é afetado pelas dimensões morais de um cenário ou, ainda, está correlacionado com fatores demográficos, como educação ou gênero? César Hidalgo, da Universidade de Toulouse, é um dos autores do livro "How Humans Judge Machines" (MIT Press, 2021). Na obra, ele e seus colegas fazem uso da ciência exata de modo a enfrentar essas questões tecnológicas prementes. Com experimentos randomizados, criam hipóteses contrafactuais reveladoras e constroem modelos estatísticos para explicar como as pessoas julgam a inteligência artificial (IA) e se isso é feito de forma justa ou não. Por meio de pesquisas originais, nos aproximam um pouco mais da compreensão das consequências éticas da IA. O livro pode ser lido gratuitamente em www.judgingmachines.com.

Como os Humanos Julgam as Máquinas - Leia mais…

Urbansus: Ciência de Dados e Geoinformação em Modelos de Análise e Gestão Urbanas

por Jorge Paulo Soares — última modificação 25/08/2023 12:33

Na gestão urbana, a tomada de decisões baseadas em evidências e com maior precisão depende do entendimento de indicadores sociodemográficos e sua variabilidade espaço-temporal. A captação de grandes bancos de dados, em tempo real e em alta frequência, é uma importante aliada nessa questão. Este evento refletiu sobre os dilemas ético-tecnológicos da ciência de dados em cidades inteligentes e apresentar modelos de análise, planejamento e monitoramento para gestão e segurança urbanas.

Urbansus: Ciência de Dados e Geoinformação em Modelos de Análise e Gestão Urbanas - Leia mais…

Escrevivência: Sujeitos, Lugares e Modos de Enunciação - Corpus Literário em Diferença

por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/10/2022 14:39

Neste evento, Conceição Evaristo coordenou uma mesa para discutir como a "escrevivência" pode se construir como um corpus literário diferenciado na literatura brasileira e como o conceito criado por ela tem servido de aporte teórico para estudos em outras áreas do conhecimento. A escritora afirma que a aquisição da leitura e da escrita por grupos sociais e indivíduos que historicamente foram e são excluídos da cultura e dos bens culturais da elite "não se apresenta como algo dado, mas como direito a ser conquistado". Para Conceição, discursos literários criados a partir da experiência de sujeitos subjugados pela condição racial, de gênero, étnica, social e outras "podem atritar com sistema literário canônico, uma vez que o cânone é também uma construção de um determinado poder".

Escrevivência: Sujeitos, Lugares e Modos de Enunciação - Corpus Literário em Diferença - Leia mais…

A Missão Militar Francesa (MMF) e a Profissionalização do Exército Brasileiro (1920-1940)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 29/09/2022 20:31

O seminário tratou da missão militar francesa de instrução junto ao Exército Brasileiro, que aconteceu entre 1920 e 1940 e tinha por objetivo a modernização da força terrestre. O governo brasileiro, ciente da necessidade de equipar a força de terra, resolveu profissionalizar e instruir o quadro de militares do Exército, por intermédio de uma missão militar. Os oficiais franceses, a partir do acordo bilateral com o Brasil, instruíram a formação de alunos, criaram escolas, venderam armamentos e modificaram a doutrina militar brasileira.

A Missão Militar Francesa (MMF) e a Profissionalização do Exército Brasileiro (1920-1940) - Leia mais…

Ciência Aberta: Encontro Internacional França – América do Sul (Parte 4 de 4)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/10/2022 12:42

Com três painéis, este simpósio deu sequência a sua primeira edição, que ocorreu em Buenos Aires em 2021. Os encontros tiveram como objetivos a troca de experiências entre os países da América do Sul e entre estes e a França sobre o tema da ciência aberta, além de refletir sobre os vínculos entre ciência e democracia. Os eventos fizeram parte da Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica.

Ciência Aberta: Encontro Internacional França – América do Sul (Parte 4 de 4) - Leia mais…

Ciência Aberta: Encontro Internacional França – América do Sul (Parte 3 de 4)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/10/2022 12:42

Com três painéis, este simpósio deu sequência a sua primeira edição, que ocorreu em Buenos Aires em 2021. Os encontros tiveram como objetivos a troca de experiências entre os países da América do Sul e entre estes e a França sobre o tema da ciência aberta, além de refletir sobre os vínculos entre ciência e democracia. Os eventos fizeram parte da Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica.

Ciência Aberta: Encontro Internacional França – América do Sul (Parte 3 de 4) - Leia mais…

Reverdejar - As Plantas Moldando o Território - 23/09/2022

por Jorge Paulo Soares — última modificação 27/09/2022 08:35

Uma abordagem que reconhece inteligência, sensibilidade, pensamento e capacidade de comunicação às plantas nas suas relações com os seres humanos tem ganhado força. Ela é pensada sobretudo através dos conhecimentos e protagonismo de comunidades indígenas e quilombolas no Brasil, e da agência das mulheres. Essa chamada “virada vegetal” está na pauta de uma nova visão historiográfica, ligada à re-existência de fatores de longa duração no nosso território, na sua diversidade e ancestralidade.

Reverdejar - As Plantas Moldando o Território - 23/09/2022 - Leia mais…

Seminários Avançados USP do Futuro: Construindo a Educação do Futuro (Seminário I)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 25/08/2023 12:22

O seminário teve como objetivo levantar questões, discutir princípios e apontar encaminhamentos com relação ao futuro da educação básica ao ensino superior, passando pelo ensino técnico, na perspectiva de vislumbrar o novo mundo do trabalho. O objetivo é elaborar documento-proposta a ser apresentado à USP e a seus dirigentes e, em seguida, às autoridades federais, estaduais e municipais.

Seminários Avançados USP do Futuro: Construindo a Educação do Futuro (Seminário I) - Leia mais…

Ciência Aberta: Encontro Internacional França – América do Sul (Parte 2 de 4)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/10/2022 12:41

Com três painéis, este simpósio deu sequência a sua primeira edição, que ocorreu em Buenos Aires em 2021. Os encontros tiveram como objetivos a troca de experiências entre os países da América do Sul e entre estes e a França sobre o tema da ciência aberta, além de refletir sobre os vínculos entre ciência e democracia. Os eventos fizeram parte da Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica.

Ciência Aberta: Encontro Internacional França – América do Sul (Parte 2 de 4) - Leia mais…

Ciência Aberta: Encontro Internacional França – América do Sul (Parte 1 de 4)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/10/2022 12:41

Com três painéis, este simpósio deu sequência a sua primeira edição, que ocorreu em Buenos Aires em 2021. Os encontros tiveram como objetivos a troca de experiências entre os países da América do Sul e entre estes e a França sobre o tema da ciência aberta, além de refletir sobre os vínculos entre ciência e democracia. Os eventos fizeram parte da Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica.

Ciência Aberta: Encontro Internacional França – América do Sul (Parte 1 de 4) - Leia mais…

Reverdejar - As Plantas Moldando o Território - 22/09/2022

por Jorge Paulo Soares — última modificação 27/09/2022 08:34

Uma abordagem que reconhece inteligência, sensibilidade, pensamento e capacidade de comunicação às plantas nas suas relações com os seres humanos tem ganhado força. Ela é pensada sobretudo através dos conhecimentos e protagonismo de comunidades indígenas e quilombolas no Brasil, e da agência das mulheres. Essa chamada “virada vegetal” está na pauta de uma nova visão historiográfica, ligada à re-existência de fatores de longa duração no nosso território, na sua diversidade e ancestralidade.

Reverdejar - As Plantas Moldando o Território - 22/09/2022 - Leia mais…

Trânsitos: Franceses no Brasil no Século XX (Colóquio) - 20 de setembro, Parte 2 de 2

por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 18:22

O Colóquio “Trânsitos: Franceses no Brasil no Século XX” se apresentou como um ponto de partida para um mapeamento mais amplo das trocas científicas, culturais, econômicas e políticas entre franceses e brasileiros. Trata-se da pedra inaugural de um projeto maior, que inclui a criação de uma enciclopédia digital destinada aos registros das experiências aqui retraçadas, e de outras tantas, com potencial para tornar-se uma ferramenta decisiva de guarda da memória e de pesquisas futuras.

Trânsitos: Franceses no Brasil no Século XX (Colóquio) - 20 de setembro, Parte 2 de 2 - Leia mais…

Os 200 Anos da Independência e o Sistema Político - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/09/2022 14:08

O evento fez um balanço crítico do sistema político do Brasil, no ano em que se comemora o bicentenário da independência. Segundo José Álvaro Moisés, apesar de vivermos em um regime democrático relativamente consolidado, o sistema político está em crise, os cidadãos não se sentem representados, desconfiam dos políticos e de instituições como o parlamento e os partidos. O foco do seminário não foram governos específicos, mas as instituições, as regras e os mecanismos democráticos.

Os 200 Anos da Independência e o Sistema Político - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Os 200 Anos da Independência e o Sistema Político - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/09/2022 14:07

O evento fez um balanço crítico do sistema político do Brasil, no ano em que se comemora o bicentenário da independência. Segundo José Álvaro Moisés, apesar de vivermos em um regime democrático relativamente consolidado, o sistema político está em crise, os cidadãos não se sentem representados, desconfiam dos políticos e de instituições como o parlamento e os partidos. O foco do seminário não foram governos específicos, mas as instituições, as regras e os mecanismos democráticos.

Os 200 Anos da Independência e o Sistema Político - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Trânsitos: Franceses no Brasil no Século XX (Colóquio) - 20 de setembro, Parte 1 de 2

por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 18:19

O Colóquio “Trânsitos: Franceses no Brasil no Século XX” se apresentou como um ponto de partida para um mapeamento mais amplo das trocas científicas, culturais, econômicas e políticas entre franceses e brasileiros. Trata-se da pedra inaugural de um projeto maior, que inclui a criação de uma enciclopédia digital destinada aos registros das experiências aqui retraçadas, e de outras tantas, com potencial para tornar-se uma ferramenta decisiva de guarda da memória e de pesquisas futuras.

Trânsitos: Franceses no Brasil no Século XX (Colóquio) - 20 de setembro, Parte 1 de 2 - Leia mais…

Conferência Jacques Leenhardt

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/10/2022 12:32

A conferência de Jacques Leenhardt, diretor de estudos da EHESS (Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales), abordou as imagens da viagem ao Brasil de Jean-Baptiste Debret e as possibilidades críticas que elas abrem para a atualidade, pensando nas relações do presente com o passado colonial e escravagista do país.

Conferência Jacques Leenhardt - Leia mais…

Conferência Christian Jacob

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/10/2022 12:34

Christian Jacob, diretor de investigação do CNRS (Centre national de la recherche scientifique), explorou em sua conferência os aspectos que envolvem a troca de saberes entre Brasil e França. O pesquisador estuda temas da antropologia histórica e comparativa do conhecimento.

Conferência Christian Jacob - Leia mais…

Os Índios, a História Indígena e o Bicentenário

por Jorge Paulo Soares — última modificação 20/09/2022 12:04

Este seminário debateu o estatuto jurídico dos indígenas na transição do mundo colonial para o Brasil independente, abordando os principais direitos indígenas e considerando tanto os aspectos legais da questão quanto os costumes, as expectativas de direitos e as lutas sociais e políticas protagonizadas por indígenas e não indígenas na conformação do Estado e da sociedade nacional.

Os Índios, a História Indígena e o Bicentenário - Leia mais…

Existe Ética na Inteligência Artificial?

por Jorge Paulo Soares — última modificação 25/08/2023 10:47

Mesmo que obedecendo a códigos humanos, as máquinas têm a capacidade de decidir eticamente? A discussão, tão polêmica quanto atual, foi tema deste evento que debateu os riscos e as implicações filosóficas, sociais, morais e pragmáticas que permeiam o uso da inteligência artificial. Para os organizadores, programas de computador não deveriam ser considerados entes racionais independentes. "Afinal, se não há razão no coração das máquinas, como podemos delegar a elas autonomia para tomar decisões que afetam a vida humana?", questionam.

Existe Ética na Inteligência Artificial? - Leia mais…

Programa Eixos Temáticos da USP - Energia: A Inserção da Energia Solar Fotovoltaica na Matriz Elétrica Brasileira

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2022 11:37

A produção de eletricidade proveniente de fontes com baixo impacto ambiental deve ser inserida de forma expressiva na matriz energética brasileira. A conversão direta da radiação solar em eletricidade é uma das alternativas com grande potencial de contribuição. Contudo, é preciso que haja estudos e esforços técnicos e regulatórios associados com a estabilidade dos sistemas elétricos.

Programa Eixos Temáticos da USP - Energia: A Inserção da Energia Solar Fotovoltaica na Matriz Elétrica Brasileira - Leia mais…

Continuidade e Ruptura na Construção Nacional do Brasil

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/09/2022 11:04

A proclamação da independência do Brasil representou, simultaneamente, ruptura (pela quebra do domínio direto de Portugal) e continuidade (pela permanência do herdeiro da casa real portuguesa no poder e das estruturas administrativas e políticas coloniais). Segundo os organizadores deste evento, essa dicotomia original acompanha a construção do país até hoje. Os expositores apresentaram os avanços e desafios na formação do Brasil desde sua independência por três perspectivas: a construção das estruturas do governo formal; o papel do Judiciário como ator político; e a governança ambiental e descarbonização.

Continuidade e Ruptura na Construção Nacional do Brasil - Leia mais…

Construção e Desmonte das Políticas de Combate à Tortura

por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/09/2022 14:15

O evento lançou um manifesto sobre o desmonte e reconstrução das políticas de combate à tortura no Brasil nos últimos anos. Os participantes são referências no tema e buscaram diagnosticar, prognosticar e indicar caminhos para a reconstrução das políticas de combate à tortura, construídas desde o fim da ditadura civil-militar e sistematicamente atacadas recentemente.

Construção e Desmonte das Políticas de Combate à Tortura - Leia mais…

Universidade Empreendedora e Impacto de Pesquisa

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/09/2022 16:09

Em tempos de crises econômicas e sociais, a universidade tem sido chamada a contribuir para a construção de empreendimentos inovadores e estimulada a que suas pesquisas tenham impactos positivos na região em que se localizam. Para atender a essa nova missão, a interdisciplinaridade, a coprodução em pesquisas e o estímulo ao empreendedorismo têm sido considerados bons caminhos. Este seminário debateu o tema e apresentou os resultados de um estudo sobre o impacto de grupos interdisciplinares em políticas públicas.

Universidade Empreendedora e Impacto de Pesquisa - Leia mais…

Intelectuais em Tempos de Crise: a Batalha das Ideias, a Democracia e o Pluralismo

por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 15:23

Este evento discutiu a participação dos intelectuais no debate político atual, incluindo o papel dos “intelectuais midiáticos” neste contexto, dada sua presença em diversos espaços opinativos nos principais meios de comunicação. Tratou das linhas predominantes, dilemas e perspectivas que envolvem a produção do conhecimento crítico atual.

Intelectuais em Tempos de Crise: a Batalha das Ideias, a Democracia e o Pluralismo - Leia mais…

Integração das Investigações sobre as Missões Jesuíticas nos Territórios Guaraníticos: a Constituição de Equipes Interdisciplinares e Internacionais

por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/09/2022 14:11

Para estudar as missões jesuíticas nos territórios guaraníticos, uma comunidade de pesquisadores de diferentes países e áreas se envolveram em investigações regionais, desvendando um "fecundo universo de pesquisa". Este evento apontou o percurso que levou à constituição dessa comunidade e apresentou uma entrevista com Rámon Gutiérrez, do Centro Latino-Americano de Documentação de Arquitetura (Cedodal), realizada em 2021 pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento.

Integração das Investigações sobre as Missões Jesuíticas nos Territórios Guaraníticos: a Constituição de Equipes Interdisciplinares e Internacionais - Leia mais…

O Futuro do Serviço Civil nos Estados e Municípios do Brasil - Propostas para Governadores, Prefeitos e Secretários

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/10/2022 12:37

A série de eventos O Futuro do Serviço Civil nos Estados e Municípios do Brasil, realizada entre abril de 2021 e março de 2022 pelo IEA em parceria com a Oficina Municipal e a Fundação Konrad Adenauer, deu origem à publicação de mesmo nome, lançada neste evento.

O Futuro do Serviço Civil nos Estados e Municípios do Brasil - Propostas para Governadores, Prefeitos e Secretários - Leia mais…

Posse de Conceição Evaristo - Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/09/2022 15:29

A escritora Conceição Evaristo, que assumiu a titularidade da Cátedra Olavo Setubal em junho deste ano, tomou posse no dia 5 de setembro. Durante a cerimônia, ela apresentou o programa de sua titularidade, baseado no conceito de "escrevivência". O termo, cunhado pela escritora, refere-se à escrita que nasce do cotidiano, das lembranças, de suas experiências de vida, das mulheres negras e do povo afro-brasileiro em geral. Conceição pensa numa atuação dinâmica para a cátedra. A ideia é "traduzir o saber acadêmico extramuro da Academia e promover uma investigação interdisciplinar", buscando a incorporação de "novos modos e lugares de produção de conhecimento".

Posse de Conceição Evaristo - Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência - Leia mais…

USP Pensa Brasil - Parte 05/11

por Aziz Salem — última modificação 14/08/2023 09:57

Entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro de 2022, a Universidade de São Paulo promoveu uma intensa semana de reflexão sobre o país, reiterando o compromisso da USP com a sociedade brasileira. USP Pensa Brasil oferece o espaço para o debate dos grandes temas nacionais, assim como de disseminação de conhecimento produzido na universidade. Num ano tão simbólico, o evento concentra também a produção da USP sobre o bicentenário da Independência e o centenário da Semana de Arte Moderna.

USP Pensa Brasil - Parte 05/11 - Leia mais…

Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Sexto Encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/09/2022 15:03

O sexto encontro do ciclo recebeu José Costa Júnior, professor de Filosofia e Ciências Sociais e autor da tese "Como viver depois de Darwin? Limites e possibilidades das abordagens evolucionistas da moralidade". Segundo o organizador José Eli da Veiga, é cada vez maior a utilidade cognitiva da estrutura conceitual darwiniana. Mesmo em ciências tão diversas quanto a psicologia e a física quântica, passando por quase todas as disciplinas das humanidades. Porém, tal processo, além de muito lento, não tem alcançado a devida visibilidade. No Brasil, ainda domina largamente a ideia de que a teoria darwiniana seja algo restrito às ciências da vida.

Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Sexto Encontro) - Leia mais…

Jornadas Investigativas Contemporâneas: Saúde Planetária na Prática: da Declaração de São Paulo às Ações Concretas

por Jorge Paulo Soares — última modificação 29/11/2023 16:41

Em sua primeira edição, este evento divulgou discussões teóricas, metodológicas e/ou práticas que subsidiam os projetos de pesquisa em andamento no IEA. Divididos em seis mesas temáticas ao longo de 3 dias, os pesquisadores apresentaram seus trabalhos no Programa Ano Sabático em 2022. O evento integra a programação do USP Pensa Brasil. Nesta mesa-redonda, discutiu-se o panorama de ações para mudar o curso atual da sociedade e reverter a disrupção causada nos sistemas naturais e as consequências para a saúde humana e do planeta. O encontro teve como ponto de partida a Declaração de São Paulo sobre Saúde Planetária para falar das ações no âmbito nacional e sua articulação com a Planetary Health Alliance.

Jornadas Investigativas Contemporâneas: Saúde Planetária na Prática: da Declaração de São Paulo às Ações Concretas - Leia mais…

Jornadas Investigativas Contemporâneas: O Laboratório de Estudos Linguísticos Transatlânticos (LELT) Pensa o Brasil: Reflexões Interdisciplinares entre Linguística, História e Antropologia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/09/2022 15:06

Em sua primeira edição, este evento divulgou discussões teóricas, metodológicas e/ou práticas que subsidiam os projetos de pesquisa em andamento no IEA. Divididos em seis mesas temáticas ao longo de 3 dias, os pesquisadores apresentaram seus trabalhos no Programa Ano Sabático em 2022. O evento integrou a programação do USP Pensa Brasil. Esta mesa-redonda reuniu pesquisadores para apresentar e discutir algumas das contribuições alcançadas e alguns dos impasses enfrentados pelas pesquisas desenvolvidas no âmbito do Laboratório de Estudos Linguísticos Transatlânticos (LELT), grupo de pesquisa do CNPq sediado no Departamento de Linguística da FFLCH-USP.

Jornadas Investigativas Contemporâneas: O Laboratório de Estudos Linguísticos Transatlânticos (LELT) Pensa o Brasil: Reflexões Interdisciplinares entre Linguística, História e Antropologia - Leia mais…

Jornadas Investigativas Contemporâneas: a Dependência Brasileira da Importação de Fármacos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/09/2022 15:16

Em sua primeira edição, este evento divulgou discussões teóricas, metodológicas e/ou práticas que subsidiam os projetos de pesquisa em andamento no IEA. Divididos em seis mesas temáticas ao longo de 3 dias, os pesquisadores apresentaram seus trabalhos no Programa Ano Sabático em 2022. O evento integrou a programação do USP Pensa Brasil. Nesta mesa foi abordada a forma como a pandemia evidenciou a dependência brasileira de importação de fármacos e a vulnerabilidade da autonomia do país na fabricação própria e atendimento à demanda interna.

Jornadas Investigativas Contemporâneas: a Dependência Brasileira da Importação de Fármacos - Leia mais…

Jornadas Investigativas Contemporâneas: a Disciplina Arqueológica entre a Interdisciplinaridade e o Patrimônio Cultural

por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/10/2022 14:34

Em sua primeira edição, este evento divulgou discussões teóricas, metodológicas e/ou práticas que subsidiam os projetos de pesquisa em andamento no IEA. Divididos em seis mesas temáticas ao longo de 3 dias, os pesquisadores apresentaram seus trabalhos no Programa Ano Sabático em 2022. O evento integra a programação do USP Pensa Brasil. Nesta mesa-redonda, foi discutido o Patrimônio Cultural sob a perspectiva das reflexões arqueológicas, considerando-se a natureza interdisciplinar própria desta disciplina. A partir da materialidade, refletiu-se sobre a recepção e os usos do passado, as referências às identidades locais, regionais e globais, e o resgate da memória de diferentes grupos sociais.

Jornadas Investigativas Contemporâneas: a Disciplina Arqueológica entre a Interdisciplinaridade e o Patrimônio Cultural - Leia mais…

Jornadas Investigativas Contemporâneas: Mutações do Éthos Escolar no Período (Pós-)Pandêmico

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/09/2022 15:18

Em sua primeira edição, este evento divulgou discussões teóricas, metodológicas e/ou práticas que subsidiam os projetos de pesquisa em andamento no IEA. Divididos em seis mesas temáticas ao longo de 3 dias, os pesquisadores apresentaram seus trabalhos no Programa Ano Sabático em 2022. O evento integrou a programação do USP Pensa Brasil. Nesta mesa, foram debatidos os desdobramentos da pandemia de Covid-19 no âmbito educacional brasileiro.

Jornadas Investigativas Contemporâneas: Mutações do Éthos Escolar no Período (Pós-)Pandêmico - Leia mais…

Agenda 2023 - Um Diálogo sobre o Fortalecimento da CT&I no Brasil com Representantes de Candidaturas Presidenciais

por Jorge Paulo Soares — última modificação 27/09/2022 08:33

Desde 2018, os desafios enfrentados pela CT&I no Brasil se intensificaram, não só pela pandemia, mas também pelo descaso e descrença governamental. Para entender o que pode e deve ser feito, o projeto “Agenda 2023: Um Novo Capítulo para a CT&I no Brasil” discutiu diagnósticos e propostas com especialistas de diferentes áreas ao longo do primeiro semestre de 2022. Agora, a iniciativa passa a dialogar com representantes de candidaturas políticas do campo democrático sobre os caminhos a serem percorridos para o fortalecimento da área. Neste primeiro encontro, foram abordados os desafios ligados à economia, sustentabilidade e saúde com: Mariano Laplane – representante da candidatura de Luiz Inácio Lula da Sila Nelson Marconi – representante da candidatura de Ciro Gomes Pedro Wongtschowski – representante da candidatura de Simone Tebet

Agenda 2023 - Um Diálogo sobre o Fortalecimento da CT&I no Brasil com Representantes de Candidaturas Presidenciais - Leia mais…

Jornadas Investigativas Contemporâneas: a Dimensão de Gênero nos Acordos de Ciência, Tecnologia & Inovação

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/09/2022 15:19

Em sua primeira edição, este evento divulgou discussões teóricas, metodológicas e/ou práticas que subsidiam os projetos de pesquisa em andamento no IEA. Divididos em seis mesas temáticas ao longo de 3 dias, os pesquisadores apresentaram seus trabalhos no Programa Ano Sabático em 2022. O evento integrou a programação do USP Pensa Brasil. Nesta mesa, foram apresentados os resultados preliminares do projeto Gender in Science, Technology and Innovation – GENDER STI.

Jornadas Investigativas Contemporâneas: a Dimensão de Gênero nos Acordos de Ciência, Tecnologia & Inovação - Leia mais…

Human-Centered Artificial Intelligence: Ensuring Human Control While Increasing Automation

por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/09/2022 14:21

Ben Shneiderman, a professor in the Department of Computer Science at the University of Maryland, gave a presentation taking questions from his new book, "Human-Centered AI," as a starting point. According to the organizers, the goal of a human-centric Artificial Intelligence is to amplify and improve human abilities. Its advocates believe in promoting human values, rights, justice, and dignity by building safe and reliable systems.

Human-Centered Artificial Intelligence: Ensuring Human Control While Increasing Automation - Leia mais…

Inteligência Artificial Centrada no Ser Humano: Garantindo o Controle Humano enquanto Avança a Automação

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/09/2022 15:24

A partir de questões extraídas de seu novo livro, "Human-Centered AI", Ben Shneiderman, professor do departamento de ciências da computação da Universidade de Maryland, fez exposição neste evento. Segundo os organizadores, o objetivo de uma Inteligência Artificial centrada no humano é ampliar, aumentar e aprimorar as habilidades humanas, e seus defensores acreditam na promoção de valores humanos, direitos, justiça e dignidade ao construir sistemas seguros e confiáveis.

Inteligência Artificial Centrada no Ser Humano: Garantindo o Controle Humano enquanto Avança a Automação - Leia mais…

Eletrodinâmica de Weber

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/09/2022 15:30

O evento apresentou as origens da eletrodinâmica de Weber e a força de Ampère entre elementos de corrente, comparou a força de Lorentz com a força de Weber, e discutiu o modelo planetário de Weber para o átomo. Foram discutidas algumas experiências modernas e desenvolvimentos teóricos recentes relacionados com a eletrodinâmica de Weber.

Eletrodinâmica de Weber - Leia mais…

Fatores que Condicionam e Determinam a Saúde das Populações Expostas aos Poluentes Atmosféricos Advindos do Espaço Urbano e Regiões Metropolitanas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/09/2022 15:20

Este simpósio avaliou os fatores que condicionam e determinam a saúde das populações expostas aos poluentes atmosféricos, como o uso do espaço urbano, as opções de mobilidade, o planejamento da funcionalidade das cidades e as condições de moradia. A partir da perspectiva acadêmica, do planejamento urbano e das políticas públicas para a saúde, o intuito foi entender como esses aspectos podem fundamentar soluções sustentáveis urbanas visando a promoção da saúde.

Fatores que Condicionam e Determinam a Saúde das Populações Expostas aos Poluentes Atmosféricos Advindos do Espaço Urbano e Regiões Metropolitanas - Leia mais…

São Paulo – Cacofonias e Polifonias. O Presente à Luz de Memórias, Reminiscências, Permanências e Transformações

por Jorge Paulo Soares — última modificação 28/09/2022 11:38

Desde 1984, Massimo Canevacci e Eda Tassara compartilham suas vivências sobre São Paulo. Nesse encontro, a dupla explicou ou interpretou suas reminiscências e vivências sobre São Paulo. Para eles, paisagens não são apenas cenários; são histórias com suas implicações. "Memórias de São Paulo também florescem no lugar das paisagens. Permanências e transformações, continuidades e rupturas."

São Paulo – Cacofonias e Polifonias. O Presente à Luz de Memórias, Reminiscências, Permanências e Transformações - Leia mais…

Lançamento do Livro O Tigre Azul

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/09/2022 15:27

O livro "O Tigre Azul" tem como tema central as missões jesuíticas nos territórios guaraníticos, também chamadas de Reduções, e sua relação com as colonizações portuguesa e espanhola. A obra faz parte de uma trilogia que tematiza os grandes acontecimentos da macro-história europeia e sul-americana entre os séculos 16 e 20. Não se trata de um relato estritamente histórico, mas de um conjunto de micro-histórias que "criam mundos emocionais", dando vida à História em sentido amplo.

Lançamento do Livro O Tigre Azul - Leia mais…