Você está aqui: Página Inicial / MIDIATECA / Vídeos

Vídeos

por admin - publicado 01/08/2013 15:25 - última modificação 31/07/2020 09:31

As opiniões expressas por expositores, debatedores e outros participantes dos eventos não representam necessariamente o posicionamento do IEA sobre os temas abordados.

Cuidados Integrados à Pessoa Idosa: Construindo o Caminho para o Envelhecimento Sustentável e a Saúde Planetária - Parte 1 de 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 21/12/2023 15:47

Com a presença de pesquisadores do Brasil e do exterior, este encontro promoveu o debate sobre a capacidade intrínseca (CI) e a estratégia de atenção à saúde da pessoa idosa, de modo a fomentar ações que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da saúde planetária. O conceito de CI foi proposto em 2015 pela OMS e compõe-se de todas as capacidades físicas e mentais de um indivíduo, avaliadas a partir de cinco domínios: cognição, humor, locomoção, vitalidade e aptidão sensorial.

Cuidados Integrados à Pessoa Idosa: Construindo o Caminho para o Envelhecimento Sustentável e a Saúde Planetária - Parte 1 de 3 - Leia mais…

Regulação da IA: Um Balanço do Debate Recente no Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/11/2023 15:32

Em agosto de 2023, o Senado Federal instalou a Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial no Brasil (CTIA), a fim de examinar e consolidar, tanto quanto possível, os projetos de lei sobre IA que tramitam na casa. Neste seminário, os participantes discutiram os rumos dessa consolidação. Buscaram entender se desde dezembro de 2022, quando a Comissão de Juristas do Senado Federal voltada à regulação da IA no Brasil concluiu seus trabalhos, foi possível construir consensos em torno de questões que permeiam as discussões sobre o tema, como a relação entre inovação e regulação, o tipo mais adequado de abordagem regulatória, e o desenho institucional da autoridade responsável por fiscalizar o desenvolvimento e a utilização de sistemas de IA.

Regulação da IA: Um Balanço do Debate Recente no Brasil - Leia mais…

Série sobre Complexidade (5ª Conversa)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/11/2023 15:31

A quinta conversa da Série sobre Complexidade foi com Marcos Buckeridge, professor do Instituto de Biociências da USP. Desde 2008, ele é diretor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (INCT do Bioetanol). Seu grupo desvendou a estrutura química da parede celular da cana de açúcar e do miscanthus, duas das mais importantes gramíneas usadas para bioenergia.

Série sobre Complexidade (5ª Conversa) - Leia mais…

Experiência com Cartografia no Enfrentamento à Pandemia de Covid-19

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/02/2024 10:33

Neste seminário híbrido foram apresentados os resultados da pesquisa Metodologias Cartográficas para Monitoramento, Prevenção e Recuperação Pós-Epidemias realizada pelo LabCidade (Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP), bem como trabalhos de vigilâncias em saúde que tiveram como base métodos de análise territorial, com dados geoespaciais. O evento teve a participação de representantes das secretarias de saúde de municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e do governo do estado de São Paulo, além de pesquisadores das áreas de epidemiologia, urbanismo, geografia e medicina.

Experiência com Cartografia no Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 - Leia mais…

Cidades Ancestrais: Arqueologia Urbana e Memória dos Povos Negros e Indígenas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/11/2023 15:31

Neste seminário online e presencial os participantes trataram das experiências no campo da arqueologia urbana e da museologia envolvendo a memória das comunidades negras e indígenas. Eles apresentaram abordagens no campo da pesquisa histórica, da curadoria, da formação e gestão de acervos, as quais podem contribuir para configurar novos caminhos de inclusão e participação democrática para espaços e instituições públicas.

Cidades Ancestrais: Arqueologia Urbana e Memória dos Povos Negros e Indígenas - Leia mais…

“Escrita Viva é Munição”: Literaturas, Vozes Plurais e Transformações Sociais

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/11/2023 15:22

Este evento buscou expandir as reflexões sobre as literaturas a partir de práticas que ressignifiquem a importância das vozes plurais e diversificadas no panorama das transformações sociais. Os convidados trouxeram reflexões sobre como o Estado pode estimular a pluralidade de vozes na literatura e desestabilizar as hegemonias que definem a legitimidade da expressão criativa, das formas estéticas e dos circuitos de leitura e reconhecimento.

“Escrita Viva é Munição”: Literaturas, Vozes Plurais e Transformações Sociais - Leia mais…

Revisitando o Impacto da Desconfiança Política na Democracia

por Jorge Paulo Soares — última modificação 19/02/2024 10:46

O fenômeno de desconfiança política de instituições democráticas e de eleições para formar governos generalizou-se nos últimos anos, tornando-se um dos fatores de explicação das crises contemporâneas da democracia. Ao mesmo tempo, as pesquisas de opinião têm indicado que o grau de aceitação e de tolerância em face da instauração de regimes iliberais ou de democracias híbridas aumentou, abrindo espaço para a emergência do populismo autoritário e, mesmo, para os golpes de Estado. O foco do seminário foi o tratamento dessas questões para a qualidade da democracia.

Revisitando o Impacto da Desconfiança Política na Democracia - Leia mais…

A Experiência do Institut de Recherche Syndicale/FSU

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/11/2023 15:16

O seminário constituiu espaço coletivo de análise e exposição de documentos e material bibliográfico sobre dispositivos intelectuais de engajamento dos anos 1970, já levantados na França, e a trajetória de sua recepção no Brasil. Teve como finalidade reunir pesquisadores cujos estudos possam ser aproximados ou incluídos no programa de pesquisa sobre o tema. Em cooperação com o laboratório Sophiapol da Université Paris Nanterre, o encontro também visou consolidar rede de investigação sobre práticas contemporâneas de subjetivação militante, a ser constituída por grupos, centros de pesquisa e pesquisadores no Brasil e na França.

A Experiência do Institut de Recherche Syndicale/FSU - Leia mais…

3º Congresso de História da Ciência e Técnica da USP - (10/11/2023)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 22/12/2023 12:03

O III Congresso USP de História da Ciência e Técnica, organizado pelo Instituto de Estudos Avançados e pelo Centro de História da Ciência da USP, terá como tema Diálogos e Fronteiras e será realizado nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2023 no campus Butantan da Universidade de São Paulo. O congresso visa discutir a historicidade das atividades científicas e técnicas, em diálogo com a sociedade. O alcance das atividades científica e técnicas é cada vez mais extraordinário, mas a divulgação e acessibilidade aos resultados não são satisfatórias. A história por trás desse desenvolvimento mostra a necessidade de transpor fronteiras e colocar a ciência e técnica em diálogo com outras áreas de conhecimento.

3º Congresso de História da Ciência e Técnica da USP - (10/11/2023) - Leia mais…

Série sobre Complexidade (4ª Conversa)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/12/2023 12:06

A quarta conversa da "Série sobre Complexidade" foi com Ítala Loffredo d’Ottaviano, pesquisadora colaboradora do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência e professora titular colaboradora em Lógica e Fundamentos da Matemática do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os encontros da série com pesquisadores das áreas de física, biologia, filosofia da ciência, semiótica, biologia e lógica avaliam os avanços das pesquisas e debates sobre a complexidade e a validade da profecia de Stephen Hawking, para quem o século 21 seria o século da complexidade.

Série sobre Complexidade (4ª Conversa) - Leia mais…

Série sobre Complexidade (4ª Conversa)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/11/2023 15:07

A quarta conversa da "Série sobre Complexidade" foi com Ítala Loffredo d’Ottaviano, pesquisadora colaboradora do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência e professora titular colaboradora em Lógica e Fundamentos da Matemática do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os encontros da série com pesquisadores das áreas de física, biologia, filosofia da ciência, semiótica, biologia e lógica avaliam os avanços das pesquisas e debates sobre a complexidade e a validade da profecia de Stephen Hawking, para quem o século 21 seria o século da complexidade.

Série sobre Complexidade (4ª Conversa) - Leia mais…

3º Congresso de História da Ciência e Técnica da USP - (09/11/2023) - Parte 2 de 2

por Jorge Paulo Soares — última modificação 21/12/2023 15:42

O Congresso teve como tema Diálogos e Fronteiras, com o objetivo de discutir a historicidade das atividades científicas e técnicas, em diálogo com a sociedade. De acordo com a organização do evento, o alcance das atividades científicas e técnicas é cada vez mais extraordinário, mas a divulgação e acessibilidade aos resultados não são satisfatórias. "A história por trás desse desenvolvimento mostra a necessidade de transpor fronteiras e colocar ciência e técnica em diálogo com outras áreas de conhecimento", argumentam.

3º Congresso de História da Ciência e Técnica da USP - (09/11/2023) - Parte 2 de 2 - Leia mais…

3º Congresso de História da Ciência e Técnica da USP - (09/11/2023) - Parte 1 de 2

por Jorge Paulo Soares — última modificação 21/12/2023 15:42

O Congresso teve como tema Diálogos e Fronteiras, com o objetivo de discutir a historicidade das atividades científicas e técnicas, em diálogo com a sociedade. De acordo com a organização do evento, o alcance das atividades científicas e técnicas é cada vez mais extraordinário, mas a divulgação e acessibilidade aos resultados não são satisfatórias. "A história por trás desse desenvolvimento mostra a necessidade de transpor fronteiras e colocar ciência e técnica em diálogo com outras áreas de conhecimento", argumentam.

3º Congresso de História da Ciência e Técnica da USP - (09/11/2023) - Parte 1 de 2 - Leia mais…

3º Congresso de História da Ciência e Técnica da USP - (08/11/2023) - Parte 1 de 2

por Jorge Paulo Soares — última modificação 21/12/2023 15:30

O Congresso teve como tema Diálogos e Fronteiras, com o objetivo de discutir a historicidade das atividades científicas e técnicas, em diálogo com a sociedade. De acordo com a organização do evento, o alcance das atividades científicas e técnicas é cada vez mais extraordinário, mas a divulgação e acessibilidade aos resultados não são satisfatórias. "A história por trás desse desenvolvimento mostra a necessidade de transpor fronteiras e colocar ciência e técnica em diálogo com outras áreas de conhecimento", argumentam.

3º Congresso de História da Ciência e Técnica da USP - (08/11/2023) - Parte 1 de 2 - Leia mais…

3º Congresso de História da Ciência e Técnica da USP - (08/11/2023) - Parte 2 de 2

por Jorge Paulo Soares — última modificação 21/12/2023 15:31

O Congresso teve como tema Diálogos e Fronteiras, com o objetivo de discutir a historicidade das atividades científicas e técnicas, em diálogo com a sociedade. De acordo com a organização do evento, o alcance das atividades científicas e técnicas é cada vez mais extraordinário, mas a divulgação e acessibilidade aos resultados não são satisfatórias. "A história por trás desse desenvolvimento mostra a necessidade de transpor fronteiras e colocar ciência e técnica em diálogo com outras áreas de conhecimento", argumentam.

3º Congresso de História da Ciência e Técnica da USP - (08/11/2023) - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Diversidade Linguística: O Que É, de onde Vem e Por Que É Importante?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/02/2024 10:48

Este seminário explorou a natureza da diversidade linguística do planeta: são mais de 7 mil línguas faladas atualmente, distribuídas de forma assimétrica e com variabilidade de estruturas gramaticais. Também se discutiu o que a linguística e outras ciências revelam sobre a origem dessas assimetrias, que podem ser explicadas por processos históricos influenciadores da dinâmica das populações humanas. Outra questão presente no debate foi a da diversidade linguística em perigo: como e por que línguas se tornam ameaçadas de extinção, e por que esse patrimônio humano deve e pode ser preservado.

Diversidade Linguística: O Que É, de onde Vem e Por Que É Importante? - Leia mais…

Feminising Urban Struggles (Parte 2 de 3)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/11/2023 14:50

Este seminário internacional abordou pesquisas feministas críticas e novas epistemologias a partir das lutas urbanas das mulheres sobre a produção de territórios periféricos. Além de palestras de especialistas, houve mesas de trabalho com os resumos selecionados, dando conta da diversidade regional. Os temas tratados foram: melhorias urbanas e habitacionais; moradia, endividamento; habitação; mobilidade; novas epistemologias, ancestralidade, feminismo negro; ambulantes, migrantes; violências, remoções, resistências; cuidado; quintais, hortas, agricultura; infraestrutura, água; prostituição; queer; e arte. Esse evento inaugurou uma série de seminários que tem o apoio da Urban Studies Foundation, cujo foco é a luta feminista na produção e transformação de territórios periféricos em diferentes contextos do Sul Global, particularmente, África Austral e América Latina.

Feminising Urban Struggles (Parte 2 de 3) - Leia mais…

Feminising Urban Struggles (Parte 1 de 3)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/11/2023 14:50

Este seminário internacional abordou pesquisas feministas críticas e novas epistemologias a partir das lutas urbanas das mulheres sobre a produção de territórios periféricos. Além de palestras de especialistas, houve mesas de trabalho com os resumos selecionados, dando conta da diversidade regional. Os temas tratados foram: melhorias urbanas e habitacionais; moradia, endividamento; habitação; mobilidade; novas epistemologias, ancestralidade, feminismo negro; ambulantes, migrantes; violências, remoções, resistências; cuidado; quintais, hortas, agricultura; infraestrutura, água; prostituição; queer; e arte. Esse evento inaugurou uma série de seminários que tem o apoio da Urban Studies Foundation, cujo foco é a luta feminista na produção e transformação de territórios periféricos em diferentes contextos do Sul Global, particularmente, África Austral e América Latina.

Feminising Urban Struggles (Parte 1 de 3) - Leia mais…

Políticas Públicas Locais por e para Mulheres: Avanços e Desafios Intersetoriais

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/11/2023 14:42

No Dia Mundial das Cidades, este seminário interdisciplinar buscou problematizar a ausência de mulheres em cargos de liderança na gestão pública subnacional e a urgência de transversalizar as políticas de gênero nas políticas públicas de uma forma geral. Segundo as organizadoras, as desigualdades estruturais de gênero se reproduzem e se fortalecem também no contexto urbano, onde mulheres ainda são relegadas ao invisibilizado trabalho reprodutivo e de cuidados e onde o espaço público é ainda sinônimo de insegurança e assédio.

Políticas Públicas Locais por e para Mulheres: Avanços e Desafios Intersetoriais - Leia mais…

Série sobre Complexidade (3ª Conversa)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/11/2023 14:35

A terceira conversa da "Série sobre Complexidade" foi com a semioticista Lucia Santaella, professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP. Com mais de 50 livros publicados, ela foi titular da Cátedra Oscar Sala do IEA entre 2021 e 2022. Os encontros da série com pesquisadores das áreas de física, biologia, filosofia da ciência, semiótica, biologia e lógica avaliam os avanços das pesquisas e debates sobre a complexidade e a validade da profecia de Stephen Hawking, para quem o século 21 seria o século da complexidade.

Série sobre Complexidade (3ª Conversa) - Leia mais…

Lançamento do Livro "Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México"

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/11/2023 15:19

O livro “Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México”, lançado no primeiro semestre pelo IEA e pela Edusp, foi o tema deste encontro no MAM Ibirapuera. A programação incluiu apresentação do livro pelo antropólogo cultural argentino radicado no México Néstor Garcia Canclini, comentários dos demais autores, de jornalistas e gestores culturais, e de pessoas entrevistadas nas pesquisas, como Célio Turino, Fernanda Onisajé (Alagoinhas, Bahia) e Valquíria Volpato. Também houve a participação de artistas e apresentação do site Diálogos com Canclini no Brasil, onde estão reunidas informações sobre o antropólogo, obras para download e registros das atividades realizadas na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência durante sua titularidade.

Lançamento do Livro "Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México" - Leia mais…

A Base de Dados das Cartas Indipetae do Boston College

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/11/2023 14:54

As indipetae eram cartas escritas pelos jesuítas ao seu Superior Geral, solicitando o ingresso nas missões extraeuropeias, geralmente chamadas de "Índias". Geralmente elaborados por jovens jesuítas, contêm narrativas acerca da história pessoal e do caminho de formação de cada um. Elas representam um corpo documental único para estudos históricos em diferentes facetas, desde a dimensão autobiográfica, a história das missões, a história cultural e social etc, até a história das ciências. Agora disponível como um recurso de acesso aberto e gratuito, o Banco de Dados Digital Indipetae do Institute for Advanced Jesuit Studies do Boston College (EUA) reúne as indipetae da Antiga e da Nova Sociedade, digitalizações das cartas originais que estão armazenadas no Archivum Romanum Societatis Iesu em Roma e em outros arquivos jesuítas. Neste seminário, o professor Emanuele Colombo, responsável pelo Banco Digital, ilustrou a importância dessa documentação para a historiografia moderna; a organização do Digital Indipetae Database; e o modo de sua construção através da colaboração de um extenso time internacional. Francisco Malta Romeiras, do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia de Lisboa, evidenciaou o valor das cartas indipetae na perspectiva da historiografia das ciências.

A Base de Dados das Cartas Indipetae do Boston College - Leia mais…

Jornada de Textos Medievais

por Jorge Paulo Soares — última modificação 21/11/2023 16:07

O evento "Jornada de Textos Medievais" abordou a tradição nos textos medievais e o impacto desta língua para a formação de uma cultura escrita no período. Ao longo da programação houve apresentação de estudos dedicados a diferentes produções, oriundas de ambientes diversos, tais como as gestas, os romans e os textos religiosos.

Jornada de Textos Medievais - Leia mais…

História Digital e História Digital da Educação: Caminhos Cruzados - (18/10/2023)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 09/01/2024 10:45

O objetivo do seminário foi possibilitar a discussão sobre as relações existentes entre a história digital e a história da educação, a partir de aspectos teóricos e metodológicos, com vista à ampliação de perspectivas analíticas, produção de conhecimento nas duas áreas e construção de práticas em ambientes digitais.

História Digital e História Digital da Educação: Caminhos Cruzados - (18/10/2023) - Leia mais…

História Digital e História Digital da Educação: Caminhos Cruzados - (17/10/2023)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 09/01/2024 10:45

O objetivo do seminário foi possibilitar a discussão sobre as relações existentes entre a história digital e a história da educação, a partir de aspectos teóricos e metodológicos, com vista à ampliação de perspectivas analíticas, produção de conhecimento nas duas áreas e construção de práticas em ambientes digitais.

História Digital e História Digital da Educação: Caminhos Cruzados - (17/10/2023) - Leia mais…

Shaping Nations and Markets: Identity Capital, Trade and the Populist Rage

por Jorge Paulo Soares — última modificação 24/10/2023 15:56

Lançamento do livro e debate O que explica a ascensão populista em países que ganharam e perderam durante a globalização? Shaping Nations and Markets propõe que devemos olhar para a disputa de concepções distintas de nacionalidade e o papel de setores econômicos no chamado capital identitário. Ele corresponde ao peso de atores coletivos na formação da nação. As tensões surgem quando a redistribuição econômica empodera grupos que contestam a narrativa dominante da nacionalidade e, portanto, a distribuição de poder político nas democracias. O argumento é desenvolvido com base nos casos do Brasil, Índia e Estados Unidos no século XXI.

Shaping Nations and Markets: Identity Capital, Trade and the Populist Rage - Leia mais…

Série sobre Complexidade (2ª Conversa)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/10/2023 16:09

Para discutir e avaliar quais têm sido os avanços das pesquisas e debates sobre a complexidade, foram convidados, para uma primeira temporada de conversas online, meia dúzia de tarimbados pesquisadores que lidam com a temática por diferentes ângulos. A segunda conversa foi com Maria Eunice Quilici Gonzalez, professora associada (livre docente) no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp.

Série sobre Complexidade (2ª Conversa) - Leia mais…

Impacto da Diversidade Genética na Saúde dos Brasileiros

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/10/2023 16:09

Ândrea Kely Ribeiro dos Santos, professora da Universidade Federal do Pará, defende que o emprego da genômica no sistema de saúde brasileiro possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da saúde da população, ao viabilizar tratamentos direcionados e mais assertivos a um menor custo. Segundo ela, também pode ajudar a detectar precocemente doenças e permitir diagnósticos mais rápidos e precisos a grupos específicos de pacientes, de acordo com os achados dos biomarcadores genômicos identificados. Para que isso aconteça, explica, é necessária a construção de uma base sólida de dados genômicos, especialmente para aquelas populações e/ou regiões até então pouco conhecidas do ponto de vista genético, mas que simbolizam uma parte representativa da variabilidade genética do povo brasileiro, como a Amazônia. Nesta conferência da Cátedra Otavio Frias Filho, a pesquisadora apresentou seus argumentos ao lado da titular Suzana Herculano-Houzel.

Impacto da Diversidade Genética na Saúde dos Brasileiros - Leia mais…

Tempo, Memória e Pertencimento no Pensamento Nativo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/10/2023 16:06

Neste encontro, Guilherme Galhegos Felippe demonstrou que os saberes ditos tradicionais, comumente associados às populações indígenas, possuem suas formas próprias de interação e engajamento com o meio e com os seres a ele associado, mantendo-se a uma distância do pensamento moderno, que não é apenas de ordem técnica ou empírica, mas epistemológica. Assim, defende o expositor, para além dos transtornos práticos e técnicos, o que realmente ocasionou adversidades na empresa apostólica entre os jesuítas e os indígenas foi o distanciamento provocado pela ontologia do naturalismo moderno que, além de negar a possibilidade de os nativos não a compartilharem, ignorava a capacidade de possuírem seu próprio sistema de relações não cartesianas, dualistas e objetivistas.

Tempo, Memória e Pertencimento no Pensamento Nativo - Leia mais…

Apresentação do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo

por Jorge Paulo Soares — última modificação 24/10/2023 15:49

Este encontro teve dois objetivos. O primeiro deles é dar publicidade às atividades de análise da efetividade das políticas públicas e do gasto público do Município de São Paulo. O segundo objetivo é impulsionar a interação e participação de pesquisadores do IEA nos trabalhos desenvolvidos pelo Observatório, fortalecendo a parceria firmada entre as instituições em 2021. O encontro iniciou com uma breve explanação sobre os objetivos do Observatório, sobre os dados colhidos das fiscalizações realizadas pela auditoria e sobre a importância das parceiras no processo de análise de dados. Na sequência, os grupos de trabalho temáticos apresentaram os produtos já concluídos e em elaboração.

Apresentação do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo - Leia mais…

Habitação de Aluguel na América Latina: Desafios ao Ethos da Propriedade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/10/2023 16:14

O aluguel de imóveis aumentou significativamente nas principais cidades da América Latina nos últimos anos. O fenômeno ganha relevância em um contexto onde o modelo da casa própria historicamente predominou e orientou a maior parte das políticas públicas, mas sem conseguir enfrentar os problemas habitacionais. Para discutir o assunto, os participantes deste evento utilizaram como referência o livro “Vivienda en arriendo en América Latina: desafíos al ethos de la propiedad”. Os autores da obra apresentaram o conteúdo produzido a partir da análise de diferentes casos no continente latino-americano.

Habitação de Aluguel na América Latina: Desafios ao Ethos da Propriedade - Leia mais…

I Encontro Intercátedras da USP

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/10/2023 13:28

O objetivo do 1º Encontro Intercátedras da USP foi catalisar a sinergia entre cátedras, potencializando os resultados desse modelo. Foi apresentado um panorama das cátedras, revelando os resultados de um survey recente organizado pelo IEA. O evento também se aprofundou em reflexões propositivas, abordando questões cruciais como a governança das cátedras, sua interação com o tripé universitário (ensino-pesquisa-extensão), possíveis modelos de financiamento e a conexão com a realidade latino-americana. O encontro integrou a programação do USP Pensa o Brasil 2023.

I Encontro Intercátedras da USP - Leia mais…

Preservando a Memória e Resgatando a História da Psicologia e dos Saberes Psicológicos no Brasil: um Percurso de Quase 50 anos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/10/2023 15:43

O evento presencial ocorreu na ocasião do lançamento do livro "História dos saberes psicológicos na cultura brasileira" pela Editora da Universidade de São Paulo, de autoria de Marina Massimi. No encontro, houve o depoimento da autora e de outros pesquisadores que foram pioneiros na área e participaram ativamente do percurso de reconstrução da história da psicologia e dos saberes psicológicos na cultura brasileira. Juntos, apresentaram a narrativa deste percurso que envolveu e envolve estudiosos de várias regiões e gerações, em todo o território nacional, hoje constituídos também em Sociedade Brasileira de História da Psicologia.

Preservando a Memória e Resgatando a História da Psicologia e dos Saberes Psicológicos no Brasil: um Percurso de Quase 50 anos - Leia mais…

AI and Sustainability: the Two Sides of the Coin

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/10/2023 15:36

A IA pode ser útil à promoção da agenda ambiental, desde facilitar o monitoramento e a predição de eventos climáticos, identificar formações humanas capazes de prejudicar florestas e áreas de preservação, até reduzir impactos de processos produtivos. Mas estes usos não são livres de consequências ambientais. Crescem, por exemplo, as discussões sobre a pegada de carbono do treinamento de modelos de machine learning e sobre os impactos da atividade extrativista necessária para a produção de equipamentos ligados à IA. O seminário abordou esses dois lados. O objetivo deste ciclo foi possibilitar o diálogo entre pesquisadores e representantes dos setores público e privado sobre soluções regulatórias que maximizem os benefícios da IA, minimizem seus riscos e previnam eventuais danos associados à sua aplicação.

AI and Sustainability: the Two Sides of the Coin - Leia mais…

Lançamento da Iniciativa UAI - Understanding Artificial Intelligence

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/10/2023 15:18

Novo grupo multidisciplinar do IEA apresentou a iniciativa que pesquisa e seleciona informação de qualidade para promover uma Inteligência Artificial inclusiva, diversa e ética. O lançamento do projeto teve exposição de Guilherme Ary Plonski, diretor do IEA, Glauco Arbix e Veridiana Cordeiro, ambos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e do IEA.

Lançamento da Iniciativa UAI - Understanding Artificial Intelligence - Leia mais…

Série sobre Complexidade (1ª Conversa)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/10/2023 15:17

A primeira conversa da "Série sobre Complexidade" foi com Cesar Nunes, doutor em Física pela Universidade de Munique, especialista em complexidade, tecnologia e ações coletivas, com formação em ensino para a compreensão, avaliação e implementação de políticas públicas em Harvard. Ele é pesquisador do Grupo “Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública” do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp e do “Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral”, o Gepem, da Unesp/Unicamp.

Série sobre Complexidade (1ª Conversa) - Leia mais…

Reconstrução da Memória e da História da Psicologia a Partir de Arquivos Institucionais

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/10/2023 15:17

Este evento discutiu a possibilidade de atividades de ensino, pesquisa e extensão universitárias acerca da memória e história da Psicologia a partir de arquivos institucionais. O processo de elaboração da política de memória do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) foi apresentado por Bruna Borba de Araújo Tchalekian.

Reconstrução da Memória e da História da Psicologia a Partir de Arquivos Institucionais - Leia mais…

Alforja Educativa Brasil

por Jorge Paulo Soares — última modificação 19/02/2024 10:53

Encontro apresentou a publicação "Alforja Educativa: Saúde Escolar e Mundo Microbiano", revisado, traduzido e adaptado pelo grupo Saúde Planetária para uso no Brasil. O guia busca promover vidas mais saudáveis, por meio do uso adequado de antibióticos, resistência bacteriana e reestabelecimento da relação com o mundo microbiano. Com material pedagógico e ferramentas práticas de aprendizagem, o Alforja pode ser usado para apoiar o trabalho de professores e promotores de saúde em salas de aula, espaços de aprendizagem e comunidades.

Alforja Educativa Brasil - Leia mais…

As Amazônias, Destinos Compartilhados (Colóquio)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 19/02/2024 10:59

O evento integrou a II Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica. O objetivo do Colóquio foi promover um fórum de exposição de pesquisas em curso, debates e, sobretudo, abrir perspectivas para a organização de equipes de trabalho que abordem as questões relacionadas à Amazônia de um ponto de vista transnacional e transdisciplinar. A proposição de uma jornada voltada para os povos, o clima, as águas, a paisagem, a economia, a política e as questões de segurança, além de outros temas guarda uma relação forte com projetos de cooperação entre brasileiros e franceses na USP. Logo, a temática é duplamente importante, ou seja, contempla os objetivos da agenda “franco-uspiana” e a necessidade premente de produção de debates e equipes de pesquisa para o conhecimento e o enfrentamento dos problemas que atingem essa região.

As Amazônias, Destinos Compartilhados (Colóquio) - Leia mais…

Os Indígenas de Papel (Arquivos Europeus e Latino-Americanos)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/09/2023 17:01

Este encontro tratou das fontes produzidas nos séculos XVI, XVII e XVIII e que se encontram nos arquivos europeus e latino-americanos. Missionários de diversas ordens religiosas e funcionários das coroas ibéricas, os autores desta documentação enfocaram aspectos da organização política, social e econômica, bem como linguísticos e simbólicos/religiosos dos grupos nativos americanos. A despeito das dificuldades que os pesquisadores encontram ao analisar manuscritos redigidos em latim ou que requerem conhecimentos paleográficos e linguísticos específicos, estas fontes revelam diversas situações de agência e protagonismo indígena que necessitam ser destacadas e discutidas. Os convidados do evento analisam tais arquivos e desconstroem o conceito de “indígenas de papel”.

Os Indígenas de Papel (Arquivos Europeus e Latino-Americanos) - Leia mais…

É Possível Descolonizar a Inteligência Artificial?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/09/2023 17:02

Este encontro contribuiu para o debate sobre regulamentações de usos da Inteligência Artificial que se expandem para diversas áreas da sociedade, como justiça, saúde, trabalho e educação. Os organizadores defenderam a necessidade de ter uma IA responsável, capaz de atender toda legislação de proteção à cidadania e aos direitos fundamentais. Neste sentido, argumentaram, a IA deve dialogar com o tema da decolonização, visto que os problemas das práticas individuais e sociais que os dados geram são muito profundos e não se solucionam apenas com medidas técnicas.

É Possível Descolonizar a Inteligência Artificial? - Leia mais…

A Venda da Cidade como Política Pública

por Jorge Paulo Soares — última modificação 25/09/2023 17:24

Este encontro tratou do processo de empresariamento urbano pelo qual, segundo os organizadores deste encontro, passa a cidade de São Paulo. Para eles, as alianças entre o poder político e grupos de empreendedores aparecem no discurso da gestão empresarial da cidade, deteriorando o sentido do político e a relação do habitante com o espaço cotidiano. “A ‘venda da cidade’ e o espaço da metrópole visto como fonte de lucro se faz com prejuízo do morar e a espoliação da maioria dos grupos urbanos”, afirmaram.

A Venda da Cidade como Política Pública - Leia mais…

A Matemática no Brasil: Uma Trilogia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/02/2024 11:00

Doutor em história da ciência pela UFRJ e mestre em matemática pelo USP, Clóvis Pereira da Silva apresentou neste evento um panorama histórico da introdução, fixação e ampliação do ensino superior de matemática no Brasil desde o reinado de d. Pedro II e fases seguintes e, depois, a partir dos anos 1930 até 2020, ao tratar dos estudos e pesquisas dessa ciência nas instituições acadêmicas brasileiras.

A Matemática no Brasil: Uma Trilogia - Leia mais…

IA na Saúde: Como Reduzir Riscos e Potencializar Benefícios?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/09/2023 17:50

O potencial da IA para aprimorar a saúde, como o desenvolvimento de fármacos, a definição de diagnósticos e a administração de equipamentos caminha em paralelo a certos riscos. São perigos como o vazamento de dados pessoais sensíveis, o aumento da opacidade de diagnósticos e a redução da accountability em decisões médicas. Os participantes deste encontro discutirão como reduzir os riscos e potencializar os benefícios da IA na área. O objetivo deste ciclo foi possibilitar o diálogo entre pesquisadores e representantes dos setores público e privado sobre soluções regulatórias que maximizem os benefícios da IA, minimizem seus riscos e previnam eventuais danos associados à sua aplicação.

IA na Saúde: Como Reduzir Riscos e Potencializar Benefícios? - Leia mais…

Making Green Work for Health - Cidade, Saúde e Cuidados do Verde

por Jorge Paulo Soares — última modificação 25/09/2023 17:32

O esverdeamento é uma estratégia dominante nas políticas climáticas urbanas, e o plantio de árvores é particularmente popular: as árvores capturam dióxido de carbono, mitigam a ilha de calor urbana e melhoram a habitabilidade e a saúde pública. No entanto, a urbanização está causando um declínio global de árvores maduras, prejudicando a saúde humana. Nesse contexto, ‘Making Green Work for Health’ parte da simples premissa de que plantar árvores não é suficiente para sustentar a saúde humana e que as árvores urbanas também precisam ser saudáveis, assim como quem cuida delas.

Making Green Work for Health - Cidade, Saúde e Cuidados do Verde - Leia mais…

Reindustrialização e Inserção Internacional: Uma Grande Estratégia para o Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/09/2023 17:37

Neste encontro, o economista Antonio Corrêa de Lacerda avaliou as perspectivas da reindustrialização do Brasil, num diálogo com especialistas ligados a setores de alta tecnologia. A apresentação teve por base o livro "Reindustrialização: para o desenvolvimento brasileiro", organizado por Lacerda e que discute os limites impostos pela desindustrialização, bem como as possiblidades da reindustrialização brasileira. Para os autores, a situação da economia nacional remete a um retrocesso, colocando o Brasil na posição de candidato à periferia do sistema global ao expor sua condição de mero exportador de alimentos e bens primários e importador de produtos antes aqui produzidos. Por outro lado, eles enxergam enorme potencialidade do país nos campos energético, agrícola, hídrico e da biodiversidade, o que pode ajudar a reverter a desindustrialização e trilhar o caminho do desenvolvimento sustentável e criador de oportunidades.

Reindustrialização e Inserção Internacional: Uma Grande Estratégia para o Brasil - Leia mais…

Numa Folha Qualquer, Eu Desenho um Sol Amarelo: Práticas Visuais como Provocações Políticas e Culturais

por Sergio R V Bernardo — última modificação 31/08/2023 17:29

Este encontro trouxe reflexões sobre práticas visuais como performances culturais e políticas. Os participantes buscaram compreender como questões de raça, gênero e classe podem ser analisadas no campo das experiências formativas. Também se dedicaram a identificar como as práticas visuais no Japão se inserem em sua expressão ligadas à poética literária e cultural, em especial pelo compartilhamento físico dos materiais. Para tratar de grafismos que expressam segredos sobre a criação dos mundos e produzem sentidos para a vida prática e social, os expositores utilizaram a imagem da serpente Yube da cultura e mitologia dos Huni-Kuin, povo amazônico da região do Acre.

Numa Folha Qualquer, Eu Desenho um Sol Amarelo: Práticas Visuais como Provocações Políticas e Culturais - Leia mais…

Conferência Magna da Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima

por Sergio R V Bernardo — última modificação 31/08/2023 16:55

Nísia Trindade Lima é a primeira mulher a chefiar o Ministério da Saúde. Entre 2017 e 2022, foi também a primeira mulher a presidir a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição histórica de ciência e tecnologia e referência internacional. Doutora em Sociologia e mestre em Ciência Política, com graduação em Ciências Sociais, sua aula magna integra o ciclo “Ciência, Comunicação e Futuro”, promovido pela Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade.

Conferência Magna da Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima - Leia mais…

Lançamento do Periódico Permanente nº 10: Permanência e Impermanência

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/02/2024 11:01

Evento de lançamento da 10ª edição da revista digital Periódico Permanente, que teve curadoria e edição do Grupo de Estudos em Conservação de Arte Contemporânea (GeCAC). A edição traz textos inéditos, e outros já pertencentes ao acervo do Fórum Permanente, sobre o valor subjetivo ligado à existência imaterial da obra de arte, demandando um conhecimento da poética que a sustenta e que faz parte do universo do artista. Há também entrevistas sobre a prática da conservação e preservação de obras de artes contemporâneas.

Lançamento do Periódico Permanente nº 10: Permanência e Impermanência - Leia mais…

Políticas Públicas no Contexto do Turismo de Eventos das Cidades

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/09/2023 16:50

Tal como acontece com as outras atividades, o turismo necessita de ser planejado de forma harmoniosa para assim beneficiar o destino turístico em questão e os seus residentes. Portanto, os espaços locais ou regionais, destacam-se como elementos de grande importância para a implantação de estratégias na busca do desenvolvimento sustentável e regional, diante de uma perspectiva global. Buscando entender os impactos do turismo de eventos nas cidades, este simpósio teve como objetivo discutir a influência dos eventos na construção das políticas públicas das cidades, especialmente em relação ao impacto na qualidade de vida e bem-estar dos residentes e seus impactos para os atores envolvidos em cada cidade/região.

Políticas Públicas no Contexto do Turismo de Eventos das Cidades - Leia mais…