Vídeos
As opiniões expressas por expositores, debatedores e outros participantes dos eventos não representam necessariamente o posicionamento do IEA sobre os temas abordados.
Programa Eixos Temáticos da USP - Energia: Tecnologias de Fronteira nos Sistemas de Energia Elétrica
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/02/2023 16:46Os sistemas de energia elétrica vêm passando por profundas transformações tecnológicas que exigem novas maneiras de planejar e operar a distribuição da energia aos consumidores, estimulando a eficiência energética, a sustentabilidade, além de movimentar a economia com a possibilidade de criação de novos modelos de negócio no setor energético. Neste contexto, este workshop reuniu dois especialistas para discutir aspectos técnicos, econômicos e regulatórios dessas tecnologias, apontando a situação atual, tendências e barreiras.
Religião Urbana: uma Abordagem Histórica
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 11:28Pesquisadores se reuniram neste encontro para debater o tema do livro “Religião Urbana: uma abordagem histórica”, de Jörg Rüpke, recém-publicado em português. A obra demonstra como as mudanças importantes da religião podem ser melhor compreendidas como resultado da dialética dos imaginários da cidade e da religião.
As Transformações do Sistema Internacional nos Últimos 5 Anos e seu Impacto no Brasil
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 11:33O sistema internacional tem passado por profundas transformações nos últimos 5 anos derivado de quatro conjunturas críticas: o aumento do conflito entre EUA e China; a pandemia de Covid-19; a aceleração da mudança climática, com aumento da frequência e intensidade dos fenômenos climáticos extremos; e a guerra da Ucrânia, com redefinição do mercado mundial de energia. Esta mesa-redonda discutiu tais transformações e seu impacto no Brasil.
Elogio à Invenção dos Próprios Fins: Homenagem a Teixeira Coelho - Parte 2/2
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 14/02/2023 11:33Homenagem ao intelectual que morreu em junho de 2022, com o objetivo de mostrar que a partida precoce não encerra o diálogo que sua obra potencializa, mas instiga a novos desdobramentos. O evento recebeu colegas que mantiveram diálogo contínuo com Teixeira Coelho e sua obra. Também participaram artistas para falar sobre obras específicas, abarcando diferentes campos do conhecimento.
Elogio à Invenção dos Próprios Fins: Homenagem a Teixeira Coelho - Parte 1/2
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 14/02/2023 11:32Homenagem ao intelectual que morreu em junho de 2022, com o objetivo de mostrar que a partida precoce não encerra o diálogo que sua obra potencializa, mas instiga a novos desdobramentos. O evento recebeu colegas que mantiveram diálogo contínuo com Teixeira Coelho e sua obra. Também participaram artistas para falar sobre obras específicas, abarcando diferentes campos do conhecimento.
O Futuro da Universidade: Desafios e Perspectivas
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 11:34As universidades são naturalmente afetadas pelas transformações aceleradas pelas quais o mundo vem passando, resultantes de mudanças de caráter tecnológico, cultural, geopolítico, social e econômico, entre outros. Ao mesmo tempo, pela sua natureza, são agentes relevantes de transformação. Igualmente importante é sua credibilidade como instituição de elevado valor substantivo e simbólico, notadamente em momentos de crise.
UrbanSus - Clima, Saúde e Políticas Públicas: Avanços e Desafios - Painel 3
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 11:36Especialistas de diversas cidades e países se reuniram neste encontro que teve como eixo central de discussão o interesse na articulação entre clima, saúde e políticas públicas na perspectiva da ética socioambiental e da justiça climática. Esta mesa teve como tema "Clima, saúde e práticas nas cidades".
Estado, Direitos Humanos e Políticas Públicas de Saúde Mental: Construindo Caminhos para a Democracia e Cidadania - Parte 2 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/12/2022 15:22Os desafios e horizontes atuais na formulação e implementação de políticas públicas, construídas com a promulgação da Constituição de 1988, foram o tema deste seminário. Os conferencistas discutiram essas políticas enquanto promotoras de direitos humanos na conjuntura latino-americana, o desafio do enfrentamento da iniquidade social para garantia de direitos em saúde mental e a perspectiva decolonial que abranja a compreensão da diversidade e a necessidade de enfrentamento de racismos.
UrbanSus - Clima, Saúde e Políticas Públicas: Avanços e Desafios - Painel 2
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 11:38Especialistas de diversas cidades e países se reuniram neste encontro que teve como eixo central de discussão o interesse na articulação entre clima, saúde e políticas públicas na perspectiva da ética socioambiental e da justiça climática. Esta mesa teve como tema "Clima, saúde e políticas públicas".
UrbanSus - Clima, Saúde e Políticas Públicas: Avanços e Desafios - Abertura e Painel 1
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 11:40Especialistas de diversas cidades e países se reuniram neste encontro que teve como eixo central de discussão o interesse na articulação entre clima, saúde e políticas públicas na perspectiva da ética socioambiental e da justiça climática. Esta mesa teve como tema "Antropoceno, território e a determinação da saúde".
Estado, Direitos Humanos e Políticas Públicas de Saúde Mental: Construindo Caminhos para a Democracia e Cidadania - Parte 1 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/12/2022 15:23Os desafios e horizontes atuais na formulação e implementação de políticas públicas, construídas com a promulgação da Constituição de 1988, foram o tema deste seminário. Os conferencistas discutiram essas políticas enquanto promotoras de direitos humanos na conjuntura latino-americana, o desafio do enfrentamento da iniquidade social para garantia de direitos em saúde mental e a perspectiva decolonial que abranja a compreensão da diversidade e a necessidade de enfrentamento de racismos.
Direito à Cidade e Direito à Vida: Perspectivas Críticas Sobre o Urbano na Contemporaneidade - Mesa 3
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 11:43Produto das atividades realizadas pelo Grupo de Estudos Teoria Urbana Crítica no período de fase crítica da pandemia de Covid-19, este livro trata da relação entre a crise urbana e a crise sanitária, propriedade na produção do espaço urbano, segregação espacial e desigualdade social, entre outras questões. O evento de lançamento teve participação dos autores e debates mediados por integrantes do grupo.
Direito à Cidade e Direito à Vida: Perspectivas Críticas Sobre o Urbano na Contemporaneidade - Mesa 2
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 11:42Produto das atividades realizadas pelo Grupo de Estudos Teoria Urbana Crítica no período de fase crítica da pandemia de Covid-19, este livro trata da relação entre a crise urbana e a crise sanitária, propriedade na produção do espaço urbano, segregação espacial e desigualdade social, entre outras questões. O evento de lançamento teve participação dos autores e debates mediados por integrantes do grupo.
Direito à Cidade e Direito à Vida: Perspectivas Críticas Sobre o Urbano na Contemporaneidade - Abertura e Mesa 1
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 11:42Produto das atividades realizadas pelo Grupo de Estudos Teoria Urbana Crítica no período de fase crítica da pandemia de Covid-19, este livro trata da relação entre a crise urbana e a crise sanitária, propriedade na produção do espaço urbano, segregação espacial e desigualdade social, entre outras questões. O evento de lançamento teve participação dos autores e debates mediados por integrantes do grupo.
Multilingualism and Linguistic Vitality
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/12/2022 15:50Debate sobre o multilinguismo, um traço marcante da experiência linguística dos falantes das sociedades do oeste africano. De acordo com a coordenadora do evento, Esmeralda Vailati Negrão, o estudo do multilinguismo abala a crença eurocêntrica, segundo a qual nos caracterizamos por falar uma língua adquirida na infância.
Programa Eixos Temáticos da USP - Energia: Perspectivas do Mercado de Gás
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/11/2022 17:52O gás natural tem sido apontado como um energético de transição em virtude de suas menores emissões de carbono comparativamente aos demais combustíveis fósseis. Este encontro discutiu os principais aspectos do mercado de gás, considerando a Nova Lei do Gás brasileira (Lei 14.134/2021), e os reflexos de sua aplicação no cenário nacional de oferta e demanda.
Seminários Avançados USP do Futuro: Construindo a Educação do Futuro (Seminário II)
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 10:36Segundo encontro do do ciclo Seminários Avançados USP do Futuro, no qual foram apresentadas as contribuições da USP para a construção da educação do futuro.
Ciclo de Palestras “Forjando Palmares” - Parte 4 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/12/2022 15:45As dimensões sociais e políticas do sujeito negro brasileiro, bem como as relações raciais no Brasil, foram debatidas nas quatro mesas deste evento. Elas trataram de temas como dificuldades para cidadanização, violências no campo do conhecimento, epistemologias afrocentradas em áreas como criações culturais e desenvolvimento econômico, e as relações étnico-raciais em instituições tradicionais, escolas, universidades, entre outros. A atividade foi coordenada por Conceição Evaristo, titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.
Ciclo de Palestras “Forjando Palmares” - Parte 3 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/12/2022 15:44As dimensões sociais e políticas do sujeito negro brasileiro, bem como as relações raciais no Brasil, foram debatidas nas quatro mesas deste evento. Elas trataram de temas como dificuldades para cidadanização, violências no campo do conhecimento, epistemologias afrocentradas em áreas como criações culturais e desenvolvimento econômico, e as relações étnico-raciais em instituições tradicionais, escolas, universidades, entre outros. A atividade foi coordenada por Conceição Evaristo, titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.
Ciclo de Palestras “Forjando Palmares” - Parte 2 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/12/2022 15:43As dimensões sociais e políticas do sujeito negro brasileiro, bem como as relações raciais no Brasil, foram debatidas nas quatro mesas deste evento. Elas trataram de temas como dificuldades para cidadanização, violências no campo do conhecimento, epistemologias afrocentradas em áreas como criações culturais e desenvolvimento econômico, e as relações étnico-raciais em instituições tradicionais, escolas, universidades, entre outros. A atividade foi coordenada por Conceição Evaristo, titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.
Vieses Tecnológicos no Projeto Siderúrgico de João VI
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 28/11/2022 17:59Entre 1800 e a Independência, várias iniciativas siderúrgicas são estabelecidas em Portugal, em São Paulo e em Minas Gerais, além de fundições em algumas capitais, para atender demandas da mineração, da agricultura, da indústria do açúcar e dos arsenais. A documentação existente permite perceber as dificuldades técnicas, logísticas e mercadológicas da implantação dos empreendimentos de maior escala (apesar da significativa importação de mão de obra especializada estrangeira) e a rápida expansão dos empreendimentos menores, copiando e adaptando diversas técnicas introduzidas em Minas no período.
Ciclo de Palestras “Forjando Palmares” - Parte 1 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/12/2022 15:43As dimensões sociais e políticas do sujeito negro brasileiro, bem como as relações raciais no Brasil, foram debatidas nas quatro mesas deste evento. Elas trataram de temas como dificuldades para cidadanização, violências no campo do conhecimento, epistemologias afrocentradas em áreas como criações culturais e desenvolvimento econômico, e as relações étnico-raciais em instituições tradicionais, escolas, universidades, entre outros. A atividade foi coordenada por Conceição Evaristo, titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.
A Geopolítica da Desinformação: Relatos sobre a Academia de Verão de Bonn-Alemanha
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/11/2022 18:02Partindo de reflexões feitas na Academia de Assuntos Internacionais, que ocorreu em Bonn, na Alemanha, pesquisadores se reuniram neste evento para abordar temas como fake news e inteligência artificial (IA), teoria da conspiração nas redes sociais, desinformação e uso do WhatsApp nas eleições, e transparência de sistemas de IA. Participaram alguns dos presentes no encontro em Bonn e a coordenadora da academia Britta Padberg.
The Geopolitics of Disinformation: Reports on the Summer Academy in Bonn, Germany
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/11/2022 18:10Based on reflections brought up at the Academy of International Affairs NRW, which took place in Bonn, Germany, researchers have gathered at this event to address topics such as fake news and artificial intelligence (AI), conspiracy theory in social networks, disinformation and the use of WhatsApp in elections, and transparency of AI systems. Some of those present at the meeting in Bonn and the coordinator of the Academy, Britta Padberg, have joined the activity.
Programa Eixos Temáticos da USP - Energia: Qual o Futuro da Mobilidade?
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/11/2022 18:04Expositores discutiram a necessidade de descarbonização no setor de transporte - maior emissor de gases de efeito estufa - e perspectivas para a mobilidade com baixo teor de carbono no Brasil, considerando opções como veículos elétricos e híbridos, veículos a biocombustíveis e hidrogênio, entre outros.
Encantar na Fronteira do Conhecimento: Conversa Sobre Arte, Ciência e Conhecimento
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/02/2023 16:35O evento Encantar na Fronteira do Conhecimento (do inglês, Grace at the boundary of knowledge), conversou sobre arte, ciência e conhecimento, reuniu artistas e cientistas para uma conversa-debate acerca das convergências da arte e da ciência sejam estas filosóficas, epistemológicas ou mesmo práticas. Os participantes foram convidados a compartilhar as suas impressões e reflexões a partir de suas experiências profissionais, seus campos de atuação e reflexões.
Encantar na Fronteira do Conhecimento: Sobre Desenho - Cânones, Experimentos, Transcendências
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/12/2022 15:53Debate-conversa com artistas, arquitetos e curadores a respeito dos estatutos, tradições, experimentos e transcendências do desenho na contemporaneidade. O desenho tem um papel central na exposição Grace at the Boundary of knowledge / Encantar na Fronteira do Conhecimento, uma vez que está na base de todos os trabalhos expostos.
1ª Jornada de Probabilismo e Retórica Jurídica - Parte 1 de 2
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 16:00O Centro de Pesquisa em Probabilismo e Retórica Jurídica (CEPPRO) realizou a 1ª Jornada de Probabilismo e Retórica Jurídica. Com a proposta do tema História da Justiça no mundo ibérico na Primeira Modernidade: doutrina, práxis e dinâmicas de poder, o evento pretendeu divulgar e reunir pesquisas que dialoguem com a História da Justiça, precisamente, investigações que abordem a esfera jurídica normativo-doutrinária e seus âmbitos institucionais, bem como o campo das práticas processuais, durante a Primeira Modernidade Ibérica (séculos XVI-XVIII), dentro de uma perspectiva histórica.
Desafios para Enfrentar a Escassez Hídrica na RMSP
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/11/2022 10:46Em dez dos últimos 11 anos, o volume anual de chuvas no Sistema Cantareira ficou abaixo da média climatológica. Ele é o principal sistema de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), e sofre as consequências do desmatamento da Amazônia, a qual repõe a umidade na atmosfera, ajudando a irrigar as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Nesse contexto, este evento debateu o que é possível fazer para melhorar a segurança hídrica na RMSP.
1ª Jornada de Probabilismo e Retórica Jurídica - Parte 2 de 2
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 16:00O Centro de Pesquisa em Probabilismo e Retórica Jurídica (CEPPRO) realizou a 1ª Jornada de Probabilismo e Retórica Jurídica. Com a proposta do tema História da Justiça no mundo ibérico na Primeira Modernidade: doutrina, práxis e dinâmicas de poder, o evento pretendeu divulgar e reunir pesquisas que dialoguem com a História da Justiça, precisamente, investigações que abordem a esfera jurídica normativo-doutrinária e seus âmbitos institucionais, bem como o campo das práticas processuais, durante a Primeira Modernidade Ibérica (séculos XVI-XVIII), dentro de uma perspectiva histórica.
1ª Jornada de Probabilismo e Retórica Jurídica - Parte 1 de 2
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 15:59O Centro de Pesquisa em Probabilismo e Retórica Jurídica (CEPPRO) realizou a 1ª Jornada de Probabilismo e Retórica Jurídica. Com a proposta do tema História da Justiça no mundo ibérico na Primeira Modernidade: doutrina, práxis e dinâmicas de poder, o evento pretendeu divulgar e reunir pesquisas que dialoguem com a História da Justiça, precisamente, investigações que abordem a esfera jurídica normativo-doutrinária e seus âmbitos institucionais, bem como o campo das práticas processuais, durante a Primeira Modernidade Ibérica (séculos XVI-XVIII), dentro de uma perspectiva histórica.
Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Oitavo Encontro)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/11/2022 10:48É cada vez maior a utilidade cognitiva da estrutura conceitual darwiniana. Mesmo em ciências tão diversas quanto a psicologia e a física quântica, passando por quase todas as disciplinas das humanidades. Porém, tal processo, além de muito lento, não tem alcançado a devida visibilidade. No Brasil, ainda domina largamente a ideia de que a teoria darwiniana seja algo restrito às ciências da vida. Este encontro recebeu Maria Elice de Brzezinski Prestes (IB/USP), que realiza leitura conjunta das obras de Darwin com pós-graduandos de vários quadrantes acadêmicos e que edita o livro “Learning Evolution with Darwin: The ‘Origin’ in Contextual Science Education”.
1ª Jornada de Probabilismo e Retórica Jurídica - Parte 2 de 2
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 17:54O Centro de Pesquisa em Probabilismo e Retórica Jurídica (CEPPRO) realizou a 1ª Jornada de Probabilismo e Retórica Jurídica. Com a proposta do tema História da Justiça no mundo ibérico na Primeira Modernidade: doutrina, práxis e dinâmicas de poder, o evento pretendeu divulgar e reunir pesquisas que dialoguem com a História da Justiça, precisamente, investigações que abordem a esfera jurídica normativo-doutrinária e seus âmbitos institucionais, bem como o campo das práticas processuais, durante a Primeira Modernidade Ibérica (séculos XVI-XVIII), dentro de uma perspectiva histórica.
1ª Jornada de Probabilismo e Retórica Jurídica - Parte 1 de 2
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 17:55O Centro de Pesquisa em Probabilismo e Retórica Jurídica (CEPPRO) realizou a 1ª Jornada de Probabilismo e Retórica Jurídica. Com a proposta do tema História da Justiça no mundo ibérico na Primeira Modernidade: doutrina, práxis e dinâmicas de poder, o evento pretendeu divulgar e reunir pesquisas que dialoguem com a História da Justiça, precisamente, investigações que abordem a esfera jurídica normativo-doutrinária e seus âmbitos institucionais, bem como o campo das práticas processuais, durante a Primeira Modernidade Ibérica (séculos XVI-XVIII), dentro de uma perspectiva histórica.
Imagens do Brasil: Quantos Espelhos? (Parte 3 de 3)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2022 11:30O seminário promoveu o debate sobre imagens literárias que espelham o Brasil, colocando em discussão algumas delas. Se o mito fundador da nacionalidade brasileira teve como um dos marcos o romance Iracema (de 1865), de José de Alencar, antes da Independência do país o Brasil já era conhecido na Europa e gozava de outras imagens, urdidas por portugueses, alemães e franceses; depois, por italianos, japoneses, africanos e indígenas. Essas imagens foram inseridas nas respectivas literaturas e aí permanecem até hoje.
Mudança do Clima e Defesa Nacional: Desafios Estratégicos de Médio e Longo Prazo
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 11:56Este seminário abordou os riscos a que as populações ficarão expostas no futuro devido a eventos climáticos extremos e a um aumento das catástrofes naturais, bem como os reflexos que tais ocorrências poderão ter nas estruturas da Defesa Nacional no Brasil. Conflitos por acesso a recursos, deslocados e refugiados ambientais, questões humanitárias, proteção e defesa civil, mudanças na geopolítica e relações de poder no sistema internacional, novos desafios e novas capacidades requeridas às Forças Armadas são temas tratados no encontro.
Imagens do Brasil: Quantos Espelhos? (Parte 2 de 3)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2022 10:32O seminário promoveu o debate sobre imagens literárias que espelham o Brasil, colocando em discussão algumas delas. Se o mito fundador da nacionalidade brasileira teve como um dos marcos o romance Iracema (de 1865), de José de Alencar, antes da Independência do país o Brasil já era conhecido na Europa e gozava de outras imagens, urdidas por portugueses, alemães e franceses; depois, por italianos, japoneses, africanos e indígenas. Essas imagens foram inseridas nas respectivas literaturas e aí permanecem até hoje.
Escrevivência e Educação Literária: Para Quem Vou Cantar em Cordel
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 11:59O processo de escrevivência como prática pedagógica proporciona aos alunos a experiência de se tornarem sujeitos autorais das próprias histórias. Ao escrever sobre si próprio, o indivíduo se coloca ao nível de compreender sua história coletiva e ancestral. Nas conferências, a escritora Conceição Evaristo conduz reflexões sobre o ensino e aprendizado da literatura e da língua portuguesa, colocando enfoque em novos olhares, sobretudo naqueles vindos de experiências literárias e linguísticas não canonizadas pela academia. Os eventos integram a programação do curso "Escrevivência e Educação Literária".
Imagens do Brasil: Quantos Espelhos? (Parte 1 de 3)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2022 10:32O seminário promoveu o debate sobre imagens literárias que espelham o Brasil, colocando em discussão algumas delas. Se o mito fundador da nacionalidade brasileira teve como um dos marcos o romance Iracema (de 1865), de José de Alencar, antes da Independência do país o Brasil já era conhecido na Europa e gozava de outras imagens, urdidas por portugueses, alemães e franceses; depois, por italianos, japoneses, africanos e indígenas. Essas imagens foram inseridas nas respectivas literaturas e aí permanecem até hoje.
A Pesquisa Educacional e o Pensamento Cinematográfico
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2022 10:30A mesa-redonda explorou as possibilidades de interlocução entre os procedimentos cinematográficos – com destaque para os do documentário – e o âmbito investigativo das Humanidades – em particular, o da Educação. Trata-se de vislumbrar intersecções entre os dois afazeres, uma vez que envolvem questões igualmente em aberto: manejo de fontes, edição, montagem etc.
Loreto y San Miguel, os últimos Pueblos de Guaraní-Misioneros
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2022 10:28Alfredo Poenitz, da Universidad Gastón Dachary, falou sobre o tema de seu livro "Mestizo del litoral. Sus modos de vita em Loreto e San Miguel", no qual mostra que a dispersão do povo guarani-missionário resultou no surgimento de novos assentamentos construídos de forma muito precária, mas seguindo o modelo da construção reducional.
Gênero, Poder Judiciário e Democracia no Brasil: Em que Avançamos nos Últimos 15 Anos?
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 11:25O papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na criação e coordenação de políticas voltadas à implementação da Lei Maria da Penha, entre 2006 e 2021, é analisado no livro de Fabiana Severi, participante do Programa Ano Sabático do IEA em 2021. Com base na obra, editada pelo IEA, autora e convidadas debateram e apontaram limites e avanços nas mudanças institucionais de gênero no sistema de justiça nos últimos anos.
Crítica dos Afetos, de Filipe Campello: Lançamento do Livro e Roda de Conversa com o Autor e Pesquisadores
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 12:00Lançamento do livro de Filipe Campello, professor de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que consolida o projeto de uma teoria crítica dos afetos políticos. Conhecida pela mistura de elementos conservadores e liberais e de racionalidade e emoção – além de uma desigualdade de reconhecimento entre visões de mundo de diferentes grupos –, a cultura política brasileira pode ser vista como um laboratório de análise da circulação de afetos e emoções intrínsecas aos seres humanos no espaço público.
Programa Eixos Temáticos da USP - Energia: Energia Nuclear é Verde? Perspectivas da Utilização Nuclear no Brasil
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/10/2022 15:27Neste evento, especialistas discutiram as perspectivas de uso da tecnologia nuclear no Brasil, tanto para a produção de energia elétrica quanto para outras finalidades. O país tem uma história consolidada em seu desenvolvimento, mais visível nos dois grandes reatores da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, mas que também é disseminada em reatores de pesquisa distribuídos pelo território nacional. Entretanto, segundo os organizadores do encontro, o uso de reatores nucleares não se limita à produção de energia elétrica, sendo fundamental, por exemplo, para produção de radiofármacos, que contribuem com a promoção da saúde e do bem-estar das populações.
Visões, Diálogos e Reflexões Interdisciplinares sobre o Saneamento Básico
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/11/2022 17:54O simpósio teve como objetivo promover o diálogo entre instituições de pesquisa, instituições públicas e setor privado, com foco em saneamento básico, saúde, meio ambiente, economia e políticas públicas. Como resultado, espera-se aprofundar o conhecimento e promover reflexões visando à construção de subsídios para uma vigilância nessas áreas do conhecimento, de forma multi/interdisciplinar.
Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Sétimo Encontro)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/10/2022 14:40Em seu sétimo encontro, este ciclo de eventos recebeu Lízia de Figueirêdo, doutora em economia e criadora do Grupo de Estudos em Racionalidade Ecológica (GERE), grupo multidisciplinar de fomento às interações entre a psicologia evolucionista e as demais ciências humanas. Foi discutida a forma como a evolução afeta a racionalidade e a tomada de decisões, o papel da teoria darwiniana na economia e sua relação com a psicologia evolucionista. Segundo o organizador José Eli da Veiga, é cada vez maior a utilidade cognitiva da estrutura conceitual darwiniana. Mesmo em ciências tão diversas quanto a psicologia e a física quântica, passando por quase todas as disciplinas das humanidades. Porém, no Brasil, ainda domina a ideia de que a teoria darwiniana esteja restrita às ciências da vida.
Nopoki: um Projeto para não Perder o Patrimônio Cultural e Linguístico dos Povos Originários da Amazônia Peruana
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/10/2022 14:35Este seminário trouxe a experiência de uma universidade indígena em Atalaya, no Peru, frequentada por membros de 12 povos originários, com diferentes línguas, que se formam professores bilíngues a partir da vivência da interculturalidade. O projeto educacional nasceu do desejo de conservar as línguas e tradições indígenas como patrimônio importante para a identidade e desenvolvimento das comunidades. A palavra Nopoki significa “estou aqui”.
Como os Humanos Julgam as Máquinas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/10/2022 14:40Existem condições em que julgamos as máquinas injustamente? Nosso julgamento das máquinas é afetado pelas dimensões morais de um cenário ou, ainda, está correlacionado com fatores demográficos, como educação ou gênero? César Hidalgo, da Universidade de Toulouse, é um dos autores do livro "How Humans Judge Machines" (MIT Press, 2021). Na obra, ele e seus colegas fazem uso da ciência exata de modo a enfrentar essas questões tecnológicas prementes. Com experimentos randomizados, criam hipóteses contrafactuais reveladoras e constroem modelos estatísticos para explicar como as pessoas julgam a inteligência artificial (IA) e se isso é feito de forma justa ou não. Por meio de pesquisas originais, nos aproximam um pouco mais da compreensão das consequências éticas da IA. O livro pode ser lido gratuitamente em www.judgingmachines.com.
Urbansus: Ciência de Dados e Geoinformação em Modelos de Análise e Gestão Urbanas
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 18:03Na gestão urbana, a tomada de decisões baseadas em evidências e com maior precisão depende do entendimento de indicadores sociodemográficos e sua variabilidade espaço-temporal. A captação de grandes bancos de dados, em tempo real e em alta frequência, é uma importante aliada nessa questão. Este evento refletiu sobre os dilemas ético-tecnológicos da ciência de dados em cidades inteligentes e apresentar modelos de análise, planejamento e monitoramento para gestão e segurança urbanas.
Escrevivência: Sujeitos, Lugares e Modos de Enunciação - Corpus Literário em Diferença
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/10/2022 14:39Neste evento, Conceição Evaristo coordenou uma mesa para discutir como a "escrevivência" pode se construir como um corpus literário diferenciado na literatura brasileira e como o conceito criado por ela tem servido de aporte teórico para estudos em outras áreas do conhecimento. A escritora afirma que a aquisição da leitura e da escrita por grupos sociais e indivíduos que historicamente foram e são excluídos da cultura e dos bens culturais da elite "não se apresenta como algo dado, mas como direito a ser conquistado". Para Conceição, discursos literários criados a partir da experiência de sujeitos subjugados pela condição racial, de gênero, étnica, social e outras "podem atritar com sistema literário canônico, uma vez que o cânone é também uma construção de um determinado poder".