Você está aqui: Página Inicial / MIDIATECA / Vídeos

Vídeos

por admin - publicado 01/08/2013 15:25 - última modificação 31/07/2020 09:31

As opiniões expressas por expositores, debatedores e outros participantes dos eventos não representam necessariamente o posicionamento do IEA sobre os temas abordados.

O Futuro do Serviço Civil nos Estados e Municípios do Brasil - VIII. Controle & Regulação

por Sergio R V Bernardo — última modificação 21/03/2022 11:40

Neste oitavo evento da série 'O Futuro do Serviço Civil no Brasil', os participantes discutiram a força de trabalho e a organização da burocracia nas áreas de controle e regulação. A série tem como objetivo tratar do serviço civil nos níveis subnacionais de governo. As áreas abordadas nos eventos anteriores foram educação pública, saúde pública, segurança pública, gestão pública, desenvolvimento social, governo eletrônico e finanças públicas.

O Futuro do Serviço Civil nos Estados e Municípios do Brasil - VIII. Controle & Regulação - Leia mais…

Conversa com Dr. Thiago Hérick de Sá

por Sergio R V Bernardo — última modificação 21/03/2022 12:13

Thiago Hérick de Sá, mestre e doutor em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e integrante da Organização Mundial de Saúde (OMS), falou sobre as escolhas feitas ao longo de sua formação acadêmica e trajetória profissional, o dia a dia de seu trabalho, atuais funções, benefícios e desafios da carreira que adotou, expectativas e avaliação de seu desempenho e maneiras de identificar e se candidatar para posições tanto em ensino e pesquisa quanto em organismos internacionais. O objetivo do encontro foi fornecer aos universitários e pesquisadores em início de carreira uma visão geral sobre as possibilidades de uma carreira profissional internacional, incluindo aquelas na OMS e nas Nações Unidas. O evento também apresentou um panorama sobre as possibilidades de apoio da Aucani-USP e esclareceu dúvidas de alunos.

Conversa com Dr. Thiago Hérick de Sá - Leia mais…

Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Primeiro Encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/03/2022 12:15

É cada vez maior a utilidade cognitiva da estrutura conceitual darwiniana, mesmo em ciências tão diversas quanto a psicologia e a física quântica, passando por quase todas as disciplinas das humanidades. Porém, tal processo, além de muito lento, não tem alcançado a devida visibilidade. No Brasil, ainda domina largamente a ideia de que a teoria darwiniana seja algo restrito às ciências da vida. O ciclo de conversas sobre as trajetórias intelectuais de estudiosos da obra de Darwin é uma tentativa de mudar este panorama. Este é o primeiro encontro da série.

Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Primeiro Encontro) - Leia mais…

Reunião Preparatória para o 2º Encontro Acadêmico "Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030"

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/03/2022 09:20

O webinar teve o objetivo de discutir, refletir e dialogar sobre a atuação dos 141 programas de pós-graduação da área de ciências ambientais no país, a partir da formação de clusters temáticos agrupados pelas dimensões social, ambiental, econômica e institucional dos ODS da Agenda 2030, quanto ao processo de sua incorporação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Organizado pelo Grupo de Trabalho Impacto Social/ODS do Centro de Síntese USP Cidades Globais, o evento foi uma atividade preparatória do "2º Encontro Acadêmico: Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030 da ONU".

Reunião Preparatória para o 2º Encontro Acadêmico "Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030" - Leia mais…

Envelhecimento Saudável e Ambiente Urbano

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/03/2022 08:39

As populações idosas estão aumentando rapidamente em todo o mundo. A prevalência do envelhecimento continua a crescer 3% ao ano. De acordo com a OMS, a população idosa deve atingir 2 bilhões de pessoas até 2050. Estudiosos apontam que o conceito de envelhecimento saudável pressupõe baixa chance de doença e incapacidade, alta capacidade de funcionamento cognitivo e físico e envolvimento ativo na vida ou na sociedade. O ambiente urbano é um dos componentes deste complexo desafio. Este seminário discutiu como é possível, a partir de intervenções urbanísticas, tornar as cidades mais saudáveis para esta população.

Envelhecimento Saudável e Ambiente Urbano - Leia mais…

A Saúde do Brasileiro e o Contínuo Desafio da Desigualdade

por Aziz Salem — última modificação 21/02/2022 13:40

No quarto evento do ciclo anual da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, Marcia Castro — demógrafa e professora da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard — fez uma conferência sobre os caminhos para que o Brasil retome uma trajetória de inclusão social, com base no histórico de políticas públicas e ações sociais que afetaram o quadro de desigualdades no contexto da saúde brasileira.

A Saúde do Brasileiro e o Contínuo Desafio da Desigualdade - Leia mais…

UrbanSus - Gestão Territorial e Qualidade de Vida nas Cidades: Contribuições das Pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais (Parte 2 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/02/2022 11:32

Este encontro do ciclo de seminários UrbanSus teve painéis sobre infraestrutura e desenvolvimento urbano; resiliência urbana e mudanças climáticas; qualidade de vida nas cidades e desafios e potencialidades da educação. Nos painéis, foram apresentados os resultados de estudos interdisciplinares feitos por pesquisadores do Centro de Síntese USP Cidades Globais, voltado a estudar o tema da qualidade de vida urbana.

UrbanSus - Gestão Territorial e Qualidade de Vida nas Cidades: Contribuições das Pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais (Parte 2 de 2) - Leia mais…

UrbanSus - Gestão Territorial e Qualidade de Vida nas Cidades: Contribuições das Pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais (Parte 1 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/02/2022 11:31

Este encontro do ciclo de seminários UrbanSus teve painéis sobre infraestrutura e desenvolvimento urbano; resiliência urbana e mudanças climáticas; qualidade de vida nas cidades e desafios e potencialidades da educação. Nos painéis, foram apresentados os resultados de estudos interdisciplinares feitos por pesquisadores do Centro de Síntese USP Cidades Globais, voltado a estudar o tema da qualidade de vida urbana.

UrbanSus - Gestão Territorial e Qualidade de Vida nas Cidades: Contribuições das Pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais (Parte 1 de 2) - Leia mais…

Seminário de Encerramento do Projeto Binacional "Crime Corporativo e Corrupção Sistêmica no Brasil" (Parte 2 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/02/2022 11:35

O evento de encerramento do projeto "Crime Corporativo e Corrupção Sistêmica no Brasil" discutiu amplamente a relação entre dinheiro e política no Brasil, com foco em processos da Justiça Eleitoral e, sobretudo, na Operação Lava Jato. Oito anos após o lançamento, o projeto (fruto de Acordo de Cooperação Internacional entre a Fapesp e DFG, da Alemanha) teve um balanço crítico de seus resultados.

Seminário de Encerramento do Projeto Binacional "Crime Corporativo e Corrupção Sistêmica no Brasil" (Parte 2 de 2) - Leia mais…

Seminário de Encerramento do Projeto Binacional "Crime Corporativo e Corrupção Sistêmica no Brasil" (Parte 1 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/02/2022 11:35

O evento de encerramento do projeto "Crime Corporativo e Corrupção Sistêmica no Brasil" discutiu amplamente a relação entre dinheiro e política no Brasil, com foco em processos da Justiça Eleitoral e, sobretudo, na Operação Lava Jato. Oito anos após o lançamento, o projeto (fruto de Acordo de Cooperação Internacional entre a Fapesp e DFG, da Alemanha) teve um balanço crítico de seus resultados.

Seminário de Encerramento do Projeto Binacional "Crime Corporativo e Corrupção Sistêmica no Brasil" (Parte 1 de 2) - Leia mais…

O Protagonismo da Instituição Missionária dos Escalabrinianos nas Colônias de Imigrantes Italianos no Interior de São Paulo: o Caso do Padre Luiz Stefanello (1911-1953)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/02/2022 11:47

O seminário discutiu a atuação dos participantes da Associação Trevisana no Mundo na preservação da memória da ex-colônia de italianos de Cascalho (município de Cordeirópolis-SP), que guarda a história da ação e assistência religiosa, social e educativa realizada em favor dos seus antepassados imigrantes. O expositor Márcio Luiz Fernandes se debruçou sobre o caso do padre Luiz Stefanello em Cascalho e o legado deixado pela Congregação dos Missionários Escalabrinianos na assistência aos imigrantes italianos no interior de São Paulo. O encontro também refletiu sobre o fenômeno migratório, hospitalidade e relações interpessoais comunitárias.

O Protagonismo da Instituição Missionária dos Escalabrinianos nas Colônias de Imigrantes Italianos no Interior de São Paulo: o Caso do Padre Luiz Stefanello (1911-1953) - Leia mais…

Emergencias Culturales: Instituciones, Creadores y Comunidades en Brasil y México (2da parte)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 21/03/2022 12:23

En este evento – que se llevó a cabo de manera virtual, en la Universidad Autónoma Metropolitana (UAM) en la Ciudad de México – se dieron a conocer los resultados de la investigación desarrollada durante la gestión del prof. Néstor García Canclini (2020-2022) en la Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura y Ciencia.

Emergencias Culturales: Instituciones, Creadores y Comunidades en Brasil y México (2da parte) - Leia mais…

Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México (2ª parte)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 21/03/2022 12:25

Neste evento, que ocorreu virtualmente, na Universidade Autônoma Metropolitana (UAM), Cidade do México, foram apresentados os resultados da investigação desenvolvida durante a titularidade de Néstor García Canclini (2020-2022) na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México (2ª parte) - Leia mais…

Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México (1ª parte)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 21/03/2022 12:28

Neste evento, que ocorreu virtualmente, na Universidade Autônoma Metropolitana (UAM), Cidade do México, foram apresentados os resultados da investigação desenvolvida durante a titularidade de Néstor García Canclini (2020-2022) na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México (1ª parte) - Leia mais…

Emergencias Culturales: Instituciones, Creadores y Comunidades en Brasil y México (1ra parte)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 21/03/2022 12:30

En este evento – que se llevó a cabo de manera virtual, en la Universidad Autónoma Metropolitana (UAM) en la Ciudad de México – se dieron a conocer los resultados de la investigación desarrollada durante la gestión del prof. Néstor García Canclini (2020-2022) en la Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura y Ciencia.

Emergencias Culturales: Instituciones, Creadores y Comunidades en Brasil y México (1ra parte) - Leia mais…

Novas Ecologias Políticas e/ou Antropoceno (2ª parte)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/12/2021 12:36

O Antropoceno constitui-se hoje como o sinalizador mais agudo da necessidade do abandono das tradicionais separações entre natureza e cultura. Com a entrada do humano (antropos) na cena das idades geológicas evidenciam-se os novos entrelaçamentos entre o biológico, o ecológico, o político e o social. No campo desses entrelaçamentos, conceitos renovados devem ser engendrados como formas de engajamento científico, social e político a que nações, estados, sociedades civis e grupos sociais não podem se furtar.

Novas Ecologias Políticas e/ou Antropoceno (2ª parte) - Leia mais…

Cultura Política, Valores Morais e Democracia no Brasil: Impactos da Pandemia do Coronavírus

por Jorge Paulo Soares — última modificação 21/03/2022 10:15

Um dossiê lançado pela Revista da USP reuniu alguns dos principais pesquisadores em estudos da democracia no Brasil a fim de explorar os dados coletados nas duas primeiras ondas da pesquisa “Valores em Crise”, que foi aplicada no Brasil pelo Instituto Sivis em parceria com o Grupo de Pesquisa da Qualidade da Democracia do IEA/USP.

Cultura Política, Valores Morais e Democracia no Brasil: Impactos da Pandemia do Coronavírus - Leia mais…

4th Conference The Covid-19 Pandemic Is Not Only a Viral Event - Parte 3 de 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2021 09:37

Quarto encontro da série dá prosseguimento à discussão sobre os novos desafios para o controle da pandemia de Covid-19. Pesquisadores americanos e franceses debatem com colegas brasileiros e gestores atuantes em secretarias de saúde os desafios da vacinação, o impacto da pandemia nas populações mais vulneráveis e a Covid-19 longa.

4th Conference The Covid-19 Pandemic Is Not Only a Viral Event - Parte 3 de 3 - Leia mais…

4th Conference The Covid-19 Pandemic Is Not Only a Viral Event - Parte 2 de 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2021 09:37

Quarto encontro da série dá prosseguimento à discussão sobre os novos desafios para o controle da pandemia de Covid-19. Pesquisadores americanos e franceses debatem com colegas brasileiros e gestores atuantes em secretarias de saúde os desafios da vacinação, o impacto da pandemia nas populações mais vulneráveis e a Covid-19 longa.

4th Conference The Covid-19 Pandemic Is Not Only a Viral Event - Parte 2 de 3 - Leia mais…

O Evangelho Segundo Saramago - Parte 2 de 2

por Jorge Paulo Soares — última modificação 13/12/2021 12:36

O ano de 2021 marca três décadas da publicação de "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", considerada a obra mais polêmica de José Saramago, único escritor de língua portuguesa laureado com o Prêmio Nobel de Literatura (1998) e maior responsável pelo reconhecimento internacional da prosa nessa língua. Este seminário comemorou a data reunindo especialistas brasileiros apresentando suas leituras do romance.

O Evangelho Segundo Saramago - Parte 2 de 2 - Leia mais…

4th Conference The Covid-19 Pandemic Is Not Only a Viral Event - Parte 1 de 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2021 09:36

Quarto encontro da série dá prosseguimento à discussão sobre os novos desafios para o controle da pandemia de Covid-19. Pesquisadores americanos e franceses debatem com colegas brasileiros e gestores atuantes em secretarias de saúde os desafios da vacinação, o impacto da pandemia nas populações mais vulneráveis e a Covid-19 longa.

4th Conference The Covid-19 Pandemic Is Not Only a Viral Event - Parte 1 de 3 - Leia mais…

O Evangelho Segundo Saramago - Parte 1 de 2

por Jorge Paulo Soares — última modificação 13/12/2021 12:36

O ano de 2021 marca três décadas da publicação de "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", considerada a obra mais polêmica de José Saramago, único escritor de língua portuguesa laureado com o Prêmio Nobel de Literatura (1998) e maior responsável pelo reconhecimento internacional da prosa nessa língua. Este seminário comemorou a data reunindo especialistas brasileiros apresentando suas leituras do romance.

O Evangelho Segundo Saramago - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Fatos e Imagens na Comunicação Contemporânea. Lógica e Informação

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:44

Webinar dá prosseguimento às discussões do seminário "Guerras Híbridas - O Uso Maligno do Conhecimento", realizado em 2019. Foi apresentado o livro "Fluir de Paradoxos - Diálogos entre Lógica e Informação", resultante do trabalho do Grupo de Pesquisa Política Ambiental em consonância com influências de estudos já desenvolvidos no campo da lógica e em grupos pregressos do IEA relacionados com o tema. De acordo com os organizadores do encontro, particularidades semânticas e sintáticas da linguagem sempre deram espaço para que a confusão entre o falso e o verdadeiro – o paradoxo – surgisse. "Mas nunca se aceitou que a linguagem é paradoxal por essência e recursos lógicos sempre deram a solução de se contornar a paradoxalidade. Os processos manipulativos da linguagem, então, passam por um conhecimento do espaço social e psicológico onde a mensagem circula. Sem comunicação não há civilização." Acrescentam que não há como preservar a civilização, o pensamento e a ciência se o debate se perder na confusão do paradoxo. "Entender a manipulação das decisões começa por entender como a comunicação pode preservar as semânticas originais nas mensagens entre os homens."

Fatos e Imagens na Comunicação Contemporânea. Lógica e Informação - Leia mais…

5ª Videojornada da Operação Primatas: 20 anos do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros - ICMBio/CPB

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:44

Seminário comemorativo dos 20 anos do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), criado em 2001 e um dos 14 centros de pesquisa do ICMBio. O CPB coordena o planejamento estratégico para a conservação dos primatas brasileiros, incluindo a avaliação do risco de extinção das espécies e os Planos de Ação Nacionais para a Conservação dos Primatas ameaçados.

5ª Videojornada da Operação Primatas: 20 anos do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros - ICMBio/CPB - Leia mais…

A Política das Ruas nos Governos Petistas

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/12/2021 09:45

Seminário com exposição da socióloga Angela Alonso, professora da FFLCH-USP, sobre nova pesquisa que realizou sobre as manifestações de 2013, a qual deve dar origem a um livro e um documentário.

A Política das Ruas nos Governos Petistas - Leia mais…

Memória/Apagamento - Biografias e Vazios na História da Arte na América Latina - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:45

O encontro tratou da temática das biografias e dos vazios biográficos na história da arte da América Latina, privilegiando, no conjunto das contribuições apresentadas, uma abordagem transdisciplinar, multicêntrica e de longa duração. A fim de contemplar e confrontar diferentes facetas da atuação de artistas e/ou comunidades de artistas – gênero, raça, classe social –, foram exploradas múltiplas camadas históricas, contextos, experiências e práticas de reexistência no território sul-americano e na área ibérica, almejando assim uma renovação historiográfica de forma colaborativa. O encontro é dedicado ao ativista, curador e intelectual indígena (etnia macuxi) Jaider Esbell (1979-2021).

Memória/Apagamento - Biografias e Vazios na História da Arte na América Latina - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Memória/Apagamento - Biografias e Vazios na História da Arte na América Latina - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:45

O encontro tratou da temática das biografias e dos vazios biográficos na história da arte da América Latina, privilegiando, no conjunto das contribuições apresentadas, uma abordagem transdisciplinar, multicêntrica e de longa duração. A fim de contemplar e confrontar diferentes facetas da atuação de artistas e/ou comunidades de artistas – gênero, raça, classe social –, foram exploradas múltiplas camadas históricas, contextos, experiências e práticas de reexistência no território sul-americano e na área ibérica, almejando assim uma renovação historiográfica de forma colaborativa. O encontro é dedicado ao ativista, curador e intelectual indígena (etnia macuxi) Jaider Esbell (1979-2021).

Memória/Apagamento - Biografias e Vazios na História da Arte na América Latina - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Una mirada extranjera sobre los museos de São Paulo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:46

Mesa redonda internacional sobre política cultural dirigida a los museos de São Paulo, con referencia al libro "Panorama reflexivo: 11 años del Encuentro de Museos de São Paulo - Conceptos, Políticas, Redes, Acciones, Público y Memoria. Participaron Muthoni Thang 'Wa (Kenia), Ana Rosas Mantecón (México) y Clara Frayão Camacho (Portugal), todas ellas especialistas en museología en sus respectivos países, con la mediación de Renata Vieira da Motta, presidenta del Consejo Internacional de Museos Brasil (Icom-Brasil) y por Martin Grossmann, profesor de ECA-USP y cultivador del Fórum Permanente.

Una mirada extranjera sobre los museos de São Paulo - Leia mais…

A Foreign Eye on Museums in São Paulo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:46

International roundtable on cultural policy aimed at museums in São Paulo, with reference to the book "Reflective Panorama: 11 years of the São Paulo Meeting of Museums - Concepts, Policies, Networks, Actions, Public and Memory. The participants were Muthoni Thang' Wa (Kenya), Ana Rosas Mantecón (Mexico) and Clara Frayão Camacho (Portugal), all specialists in museology in their respective countries.The mediation was by Renata Vieira da Motta, president of the International Council of Museums Brazil (Icom-Brasil) and by Martin Grossmann, professor at ECA-USP and cultivator at the Fórum Permanente.

A Foreign Eye on Museums in São Paulo - Leia mais…

Olhar Estrangeiro Sobre os Museus em São Paulo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:47

Mesa-redonda internacional sobre a política cultural voltada aos museus em São Paulo, tendo como referência o livro "Panorama Reflexivo: 11 anos de Encontro Paulista de Museus - Conceitos, Políticas, Redes, Ações, Público e Memória. Os participantes foram Muthoni Thang´Wa (Kenya), Ana Rosas Mantecón (México) e Clara Frayão Camacho (Portugal), todas especialistas em museologia em seus respectivos países. A mediação foi de Renata Vieira da Motta, presidente do Conselho Internacional de Museus Brasil (Icom-Brasil) e de Martin Grossmann, professor da ECA-USP e culturador do Fórum Permanente.

Olhar Estrangeiro Sobre os Museus em São Paulo - Leia mais…

O Futuro do Serviço Civil nos Estados e Municípios do Brasil - 7º Encontro: Força de Trabalho e Qualidade do Gasto Público

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:47

Neste sétimo encontro da série 'O Futuro do Serviço Civil no Brasil' foi discutida a relação entre força de trabalho, folha de pagamento e qualidade do gasto público A série de encontro visa debater as perspectivas do serviço civil nos níveis subnacionais de governo. As outras áreas abordadas ao longo de 2021 foram: educação pública; saúde pública; segurança pública; gestão pública; desenvolvimento social; e serviços digitais ao cidadão e governo eletrônico

O Futuro do Serviço Civil nos Estados e Municípios do Brasil - 7º Encontro: Força de Trabalho e Qualidade do Gasto Público - Leia mais…

Correspondências e Confluências Singulares e Coletivas: O Percurso da 34ª Bienal Internacional de São Paulo (2018-2021)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 10/12/2021 15:52

Ao comemorar 70 anos de realização ininterrupta da mostra, a 34ª Bienal Internacional de São Paulo se destacou das anteriores pelo trabalho colaborativo, coletivo e transdisciplinar de sua equipe organizadora, composta por curadores, arquitetos, designers, educadores e artistas convidados. Vários deles participaram desta mesa-redonda, idealizada pelo Grupo de Pesquisa Fórum Permanente Sistema Cultural entre o Público e o Privado, que analisou a mostra deste ano.

Correspondências e Confluências Singulares e Coletivas: O Percurso da 34ª Bienal Internacional de São Paulo (2018-2021) - Leia mais…

Novas Ecologias Políticas e/ou Antropoceno

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:48

Encontro discutiu as implicações biopolíticas do Antropoceno, no qual a Terra se torna agente político e a política se transforma em agente geológico, de acordo com a formulação da filósofa política americana Jane Bennett. Segundo Lucia Santaella (titular da Cátedra Oscar Sala), até recentemente, o estudo das eras, épocas e períodos geológicos importava pouco para o restante dos campos de conhecimento e, certamente, importava menos para os leigos, mas "agora não há como deixar de compreender criticamente como o ser humano está implicado nos destinos do planeta".

Novas Ecologias Políticas e/ou Antropoceno - Leia mais…

Aula 5 - Saúde de Migrantes e Refugiados

por Aziz Salem — última modificação 15/12/2021 09:48

Quinta aula do curso Diálogos Interculturais, Migração e Mobilidade, destinado a promover reflexões críticas, interdisciplinares e interculturais sobre migração, refúgio, exílio e apatridia.

Aula 5 - Saúde de Migrantes e Refugiados - Leia mais…

Emergencias Culturales Latinoamericanas: Instituciones, Creadores y Comunidades en Brasil y México

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:49

Los expositores presentaron los resultados de la investigación "La institucionalidad de la cultura y los cambios socioculturales". Las exposiciones abordaron el papel y las transformaciones de las instituciones culturales en la actualidad, a partir de datos de Brasil, México y otros países de América Latina. También se presentaron los resultados de dos encuestas complementarias relacionadas con el tema principal de investigación. Abordan los Puntos de Cultura implementados en Brasil y experiencias similares en otros países de América Latina y los resultados de la Ley Aldir Blanc (14.017/2020) para incentivar la cultura durante la pandemia Covid-19.

Emergencias Culturales Latinoamericanas: Instituciones, Creadores y Comunidades en Brasil y México - Leia mais…

Emergências Culturais Latino-Americanas: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:49

Os expositores apresentaram resultados da pesquisa "A Institucionalidade da Cultura e as Mudanças Socioculturais". As exposições trataram do papel e das transformações das instituições culturais na atualidade, a partir de dados do Brasil, do México e de outros países latino-americanos. Os resultados de duas pesquisas complementares relacionadas ao tema da pesquisa principal também foram apresentados. Elas tratam dos Pontos de Cultura implantados no Brasil e de experiências similares em outros países latino-americanos e dos resultados da Lei Aldir Blanc (14.017/2020) de incentivo à cultura durante a pandemia de Covid-19.

Emergências Culturais Latino-Americanas: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México - Leia mais…

Relatório da Comissão Interamericana e as Persistentes Violações de Direitos Humanos no Brasil

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/12/2021 09:49

O evento apresentou e debateu o Relatório da Comissão Interamericana de Direitos Humanos referente à visita que ela realizou ao Brasil entre 5 e 12 de novembro de 2018 para monitoramento da situação dos direitos humanos no país. Os participantes também discutiram as formas possíveis de ampliar estrategicamente os impactos políticos e sociais do documento.

Relatório da Comissão Interamericana e as Persistentes Violações de Direitos Humanos no Brasil - Leia mais…

Os 150 Anos da Outra Grande Obra de Darwin

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:50

Uma conversa entre alguns docentes que se dedicam há muito à história, à filosofia e ao ensino das ciências da vida sobre os 150 anos de "A Descendência do Homem", de Charles Darwin. Essa e outras obras do naturalista britânico acabaram ficando ofuscadas diante da importância de "A Origem das Espécies", considerado "o grande livro de Charles Darwin" e sua contribuição definitiva à teoria da evolução.

Os 150 Anos da Outra Grande Obra de Darwin - Leia mais…

Entre Metafísica, Distopia e Mecenato

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/12/2021 09:50

Foram apresentadas as teorias sociais presentes no livro "O Choque das Raças, ou O Presidente Negro" (1926), de Monteiro Lobato, e discutido como elas, fictícias, retomam teorias sociais presentes e futuras com lastro na realidade. A expositora relatou também como um desenvolvimento tecnológico da cosmética da época (inserido no contexto social) impediu que o livro fosse publicado em Nova York, EUA.

Entre Metafísica, Distopia e Mecenato - Leia mais…

O Agronegócio pelas Lentes da Economia Política: Desafios de Governança Democrática

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:51

O agronegócio se situa na confluência entre as transformações que ocorrem na agenda da "globalização" e na agenda democrática do Brasil. A participação do setor na economia brasileira, seu protagonismo na política externa e sua relevância para a formação da política climático-ambiental o situam como setor estratégico, dotado de agência no nível internacional. O setor é um player cujas opções transcendem seu impacto econômico, devido à centralidade que a Amazônia, o cerrado e os direitos dos povos tradicionais adquirem na nova agenda internacional. Para discutir os desafios e dilemas de governança democrática da perspectiva do setor, bem como suas implicações para os rumos do país, as lentes da economia política oferecem um ponto de ancoragem conveniente, de acordo com os organizadores deste seminário.

O Agronegócio pelas Lentes da Economia Política: Desafios de Governança Democrática - Leia mais…

About Academia e o Debate STEM & STEAM na Universidade

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/12/2021 09:51

O Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado do IEA e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin realizaram o encontro virtual “About Academia e o debate do Stem & Steam na universidade", que faz parte da série de encontros para contextualizar a exposição About Academia do artista espanhol Antoni Muntadas à realidade brasileira e latino-americana. O encontro visou trazer para o contexto universitário o debate crítico sobre o papel da arte neste âmbito, em particular diante da prevalência do Stem (Science, Technology, Engineering and Mathematics) em suas políticas e ações institucionais.

About Academia e o Debate STEM & STEAM na Universidade - Leia mais…

Live dos Cursinhos

por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/12/2021 09:54

A temática central do encontro foi o ingresso e permanência de alunos e alunas em universidade públicas. Foram tratadas, também, pautas relacionadas à inclusão da população com deficiência, LGBTQIA+, negra e/ou periférica na trajetória pré, durante e pós-vestibular; sistema de cotas; saúde mental no pré-vestibular; e os desafios que os alunos periféricos enfrentam para chegarem às universidades públicas.

Live dos Cursinhos - Leia mais…

Bioeconomia na Amazônia: Abordagens Conceituais e Políticas Públicas de IC&T em Construção

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/12/2021 09:51

O encontro discutiu a noção de bioeconomia apropriada para fortalecer as dinâmicas econômicas, sociais e culturais baseadas no conhecimento da natureza da Amazônia e no reconhecimento dos povos nela entrelaçados. Nessa concepção, a integração e a densificação desses circuitos de sociodiversidade amazônica deveriam ser objeto prioritário de políticas públicas interescalares e interfederativas, tendo como referência tanto os territórios como as redes urbanas amazônicas. A expositora, Tatiana Schor, é uma das mais destacadas pesquisadoras das redes urbanas amazônicas e gestora pública na área de ciência, tecnologia e inovação. A partir dessa dupla condição, ela desenvolve interfaces que se desdobram em redes de pesquisa inter e multidisciplinares, iniciativas de cooperação interfederativa e espaços de atuação em fóruns e organismos multilaterais.

Bioeconomia na Amazônia: Abordagens Conceituais e Políticas Públicas de IC&T em Construção - Leia mais…

Pandemias, Direito e Judicialização - Lançamento do Dossiê Direito e Práxis

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:52

Encontro lançou dossiê que trata da vasta jurisprudência sobre Covid-19 formada nos tribunais brasileiros a partir da judicialização dos conflitos gerados pelas normas criadas no período da pandemia. Os artigos da publicação foram apresentados por seus respectivos autores.

Pandemias, Direito e Judicialização - Lançamento do Dossiê Direito e Práxis - Leia mais…

O Uso da Inteligência Artificial na Educação: Ampliando o Acesso ou Automatizando a Desigualdade?

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/12/2021 09:53

Seminário apresentou diversas perspectivas sobre o uso da inteligência artificial (IA) e de tecnologias e artefatos digitais para fins educacionais. Inspirada na agenda de pesquisa sobre os efeitos da IA na produção de hierarquias sociais, a discussão contemplou as perspectivas do desenvolvimento de aplicações tecnológicas à educação e temas pertinentes aos estudos críticos de tecnologia da educação.

O Uso da Inteligência Artificial na Educação: Ampliando o Acesso ou Automatizando a Desigualdade? - Leia mais…

Entre o Fato e o Fake: Vacinas, HIV e Covid-19

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/12/2021 09:53

Encontro tratou da importante sinergia entre as pandemias da Aids e da Covid-19, que seguem produzindo adoecimento e mortes desnecessárias. Também discutiu a disseminação de informações falsas que associam indevidamente a vacinação contra o coronavírus à Aids.

Entre o Fato e o Fake: Vacinas, HIV e Covid-19 - Leia mais…

Marco Legal da Inteligência Artificial - Conversações

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/12/2021 09:53

Especialistas discutiram o PL 21/2020, que estabelece o marco regulatório da Inteligência Artificial no Brasil. Aprovado no dia 29 de setembro na Câmara dos Deputados, o projeto teve pouco tempo de discussão, colocando em dúvida se os impactos da IA na sociedade foram devidamente tratados e conhecidos pelos votantes.

Marco Legal da Inteligência Artificial - Conversações - Leia mais…

Imaginações Políticas para o Século 21 - John Rawls: Democracia e Justiça Social - Parte 4 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:55

Por ocasião do cinquentenário do clássico "Uma Teoria da Justiça", do filósofo político americano John Rawls (1921-2002), e diante dos "velhos-novos" desafios que se desenham nas cenas políticas da atualidade, foi realizado o encontro internacional Imaginações Políticas para o Século 21 - John Rawls: Democracia e Justiça Social. Participaram pesquisadores de diferentes campos do conhecimento, representantes de perspectivas distintas sobre a obra rawlsiana. As exposições foram em português, inglês e espanhol, sem tradução. Para os organizadores, o cinquentenário da obra de Rawls coincide com o chamamento "urgente e incontornável" para que se imagine o que deve ser a vida em comum no século 21. "Cidadãos e cidadãs de democracias mais ou menos consolidadas têm sido chamados - quando não obrigados - a enfrentar obstáculos novos e outros tantos que insistem em (re)aparecer como parte dos desafios do nosso horizonte político."

Imaginações Políticas para o Século 21 - John Rawls: Democracia e Justiça Social - Parte 4 de 4 - Leia mais…

A Construção e as Possibilidades de Ação Local a partir do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de São Paulo (Lei 66.002/21)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/12/2021 09:55

Este simpósio buscou compreender o processo de construção do ZEE-SP, liderado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, como a produção de uma importante rede de dados sobre o território, e também analisar o potencial de aplicação do ZEE-SP na esfera do poder local e como estes espaços podem produzir políticas públicas com base nos dados e orientações deste importante instrumento de ordenamento territorial.

A Construção e as Possibilidades de Ação Local a partir do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de São Paulo (Lei 66.002/21) - Leia mais…

Imaginações Políticas para o Século 21 - John Rawls: Democracia e Justiça Social - Parte 3 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:55

Por ocasião do cinquentenário do clássico "Uma Teoria da Justiça", do filósofo político americano John Rawls (1921-2002), e diante dos "velhos-novos" desafios que se desenham nas cenas políticas da atualidade, foi realizado o encontro internacional Imaginações Políticas para o Século 21 - John Rawls: Democracia e Justiça Social. Participaram pesquisadores de diferentes campos do conhecimento, representantes de perspectivas distintas sobre a obra rawlsiana. As exposições foram em português, inglês e espanhol, sem tradução. Para os organizadores, o cinquentenário da obra de Rawls coincide com o chamamento "urgente e incontornável" para que se imagine o que deve ser a vida em comum no século 21. "Cidadãos e cidadãs de democracias mais ou menos consolidadas têm sido chamados - quando não obrigados - a enfrentar obstáculos novos e outros tantos que insistem em (re)aparecer como parte dos desafios do nosso horizonte político."

Imaginações Políticas para o Século 21 - John Rawls: Democracia e Justiça Social - Parte 3 de 4 - Leia mais…