Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / 2ª sessão de curso trata da história e dos conflitos da ocupação da Amazônia

2ª sessão de curso trata da história e dos conflitos da ocupação da Amazônia

por Mauro Bellesa - publicado 05/05/2009 00:00 - última modificação 22/10/2015 07:58

Encontro faz parte do curso para estudantes de jornalismo "Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter".

"História e Conflitos da Ocupação da Amazônia" é o tema da segunda sessão do curso "Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter", que acontecerá no dia 16 de maio, das 9h às 12h30. Os expositores serão o antropólogo Eduardo Goes Neves, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, e o geógrafo Ariovaldo Umbelino de Oliveira, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

umbelinoneves.jpg
O geógrafo Ariovaldo Umbelino
e antropólogo Eduardo Neves

O curso é uma atividade de complementação universitária para 30 alunos de jornalismo selecionados pelos organizadores. As sessões têm dinâmica similar às situações que os estudantes encontrarão em conferências de imprensa seguidas de entrevistas coletivas em sua futura carreira profissional. A primeira sessão foi realizada no dia 9 de maio e tratou da "Importância Estratégica da Amazônia Brasileira. Os expositores/entrevistados foram o jornalista Washington Novaes, o gen. Eduardo Dias da Costa Villas Bôas e o geógrafo Wanderley Messias da Costa.

Os estudantes foram escolhidos entre mais de cem inscritos para a seleção realizada no final de março. A partir das atividades que realizarão durante curso (inclusive a publicação de trabalho jornalístico em veículo impresso ou eletrônico), serão selecionados dez estudantes que farão uma viagem de estudos à Amazônia Ocidental em julho, acompanhados de professores e profissionais da área jornalística e apoio do Exército e da Aeronáutica.

O curso acontece no Auditório Carolina Bori do Instituto de Psicologia da USP (Av. Mello Moraes, 1.721, Bloco G, Cidade Universitária, São Paulo) e também pode ser acompanhado pela web. Observadores podem acompanhar o curso no auditório, mas apenas os 30 estudantes de jornalismo podem apresentar questões aos expositores durantes as entrevistas coletivas.

O curso é uma iniciativa do IEA, OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes, Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAer) e Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPDF). A coordenação é de Pedro Ortiz, diretor da TV USP e professor da Faculdade Cásper Líbero.

Foto: Mauro Bellesa/IEA-USP