Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A memória de muitos

A memória de muitos

por Sandra Codo - publicado 15/03/2000 10:25 - última modificação 02/06/2015 17:49

O destaque da edição nº 37 da Estudos Avançados é o dossiê "Memória", lançada no dia 15 de dezembro, no IEA.
ther_arr.jpg
Judeus chegando ao Campo de Concentração/Gueto Terezin: a vida e a produção cultural das pessoas lá confinadas são tema de artigo de Ecléa Bosi no 'Dossiê Memória' Foto da Lýdia Chagoll Collection

Reminiscências, relatos autobiográficos, testemunhos, registros documentais e resgate de fatos e períodos compõem o dossiê "Memória", destaque da edição nº 37 da revista Estudos Avançados. O lançamento aconteceu no dia 15 de dezembro, no IEA, com a presença do rabino Henri Sobel, presidente da Congregação Israelita Paulista, e de Jacques Marcovitch, reitor da USP.

Do dossiê faz parte trabalho de Ecléa Bosi, do Instituto de Psicologia da USP, sobre a vida e a produção cultural dos judeus confinados no Campo de Concentração/Gueto Terezin durante a Segunda Guerra.

"Um pouco da minha infância" é um relato autobiográfico de um índio da tribo kariri-xocó, de Porto Real do Colégio, Alagoas. "Uma Autobiografia Operária: A Memória entre a Entrevista e o Romance", de José Sérgio Leite Lopes e Rosilene Alvim, fala da vida de um operário têxtil do Município de Paulista, em Pernambuco.

"Memórias de um Comunista" adianta trechos da autobiografia do jornalista Marco Antonio Coelho, a ser lançada no próximo ano. Luiz Sávio de Almeida, da Universidade Federal de Alagoas, colabora com o texto "Caderneta de Lembranças".

O historiador Luís Henrique Dias Tavares, da Universidade Federal da Bahia, escreve sobre "O Soldado Luiz Gonzaga das Virgens". Já o pesquisador português Rui Tavares participa do dossiê com o texto "Lembrar, Esquecer, Censurar". Outro trabalho é do jornalista João Máximo, que escreve sobre "Memórias do Futebol Brasileiro".

Na seção "Textos", Jeanne Marie Gagnebin contribui com o artigo "Teologia e Messianismo no Pensamento de Walter Benjamim". Dando seqüência à publicação de textos apresentados no seminário que comemorou os 30 anos da Teoria da Dependência, a seção traz os artigos "Dependência: da Teoria à Prática", de Paulo Nogueira Batista Jr., da Fundação Getúlio Vargas e do IEA, e "As Idéias do Poder: Dependência e Globalização no Discurso Recente de Fernando Henrique Cardoso", de Sebastião Velasco e Cruz, da Unicamp. "Sobre a Formação da 'Formação Econômica do Brasil' de Celso Furtado" de Tamás Szmerecsányi, também integra a seção.capa37

A seção "Criação" conta com os textos "Sobre o Valor e o Desvalor da Obra de Arte", de Hans-Joachim Koellreutter, que também está presente em "Koellreutter fala sobre 'Café'", onde comenta sua ópera baseada no texto homônimo de Mario de Andrade, tema de "Mário de Andrade no 'Café'", de Flávia Camargo Toni e Marcos Antonio de Moraes, ambos do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP.

registrado em: , , ,