Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A promoção dos direitos humanos no Brasil

A promoção dos direitos humanos no Brasil

por Flávia Dourado - publicado 11/11/2009 15:20 - última modificação 02/04/2013 16:49

O IEA promove no dia 24 de novembro conferência sobre o tema com o cientista político Paulo Sérgio Pinheiro, do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP.

O cientista político Paulo Sérgio Pinheiro, pesquisador associado do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, faz no dia 24 de novembro, às 10h30, no Instituto de Física, a conferência "A Promoção dos Direitos Humanos no Brasil: Navegando em Contradições". O evento é uma realização da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Direitos Humanos e Tolerância, sediada no IEA.

paulosergiopinheiro.jpg
Paulo Sérgio Pinheiro

Professor titular aposentado do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP, Pinheiro lecionou nas Universidades de Colúmbia, Notre Dame e Brown, nos EUA; na Universidade de Oxford, Reino Unido; e na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, França. Foi relator especial da ONU sobre a situação dos direitos humanos em Mianmar. Em 2003 foi indicado pelo secretário-geral da ONU como especialista independente para a preparação de estudo em profundidade sobre a violência contra crianças (o relatório foi lançado em outubro de 2006 e está em www.violencestudy.org). Em 1987, ele e o sociólogo Sérgio Adorno (coordenador da Cátedra Unesco) criaram o NEV-USP (www.nevusp.org). Pinheiro tem experiência em ciência política, história e direito internacional dos direitos humanos e trabalha principalmente com questões sobre direitos humanos, violência, Estado, democracia e direito internacional.

Foto: NEV-USP