Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / ABC inaugura escritório regional em São Paulo

ABC inaugura escritório regional em São Paulo

por Mauro Bellesa - publicado 25/03/2008 16:55 - última modificação 03/04/2013 14:56

O Escritório Regional da Academia Brasileira de Ciências em São Paulo será inaugurado no dia 8 de abril, às 13h30, com evento no Auditório Alberto Carvalho da Silva, no IEA.

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) está ampliando suas atividades em várias partes do país graças à criação de escritórios regionais, que possibilitarão maior atuação de seus membros nas atividades desenvolvidas pela instituição.

O Escritório Regional da ABC em São Paulo será inaugurado no dia 8 de abril, às 13h30, com evento no Auditório Alberto Carvalho da Silva, no IEA. O encontro também marcará a recepção a cinco novos membros afiliados à instituição, que farão exposições sobre suas áreas de pesquisa (leia na programação abaixo).

A inauguração contará com a presença de Jacob Pallis (presidente da ABC), Adolpho José Melfi (vice-presidente da Regional de São Paulo da ABC), Cesar Ades (diretor do IEA), Oswaldo Massambani (coordenador da Agência USP de Inovação), além de outras personalidades acadêmicas e dos novos membros afiliados, que são: Carlos Eduardo Pellegrino Cerri (Esalq/USP), Alice Juliana Kowaltowski (IQ/USP), Cláudio Francisco Tormena (IQ/Unicamp), Ricardo Ivan Ferreira da Trindade (IAG/USP) e Milton Ferreira de Moraes (Cena/USP).

Segundo Melfi, entre as atividades previstas para o Escritório Regional de São Paulo estão: a realização de encontros e reuniões cientificas com os membros da ABC atuantes em São Paulo, a organização de eventos cientificos com temática definida e a seleção e indicação anual de membros afiliados, a serem escolhidos pelos acadêmicos do Estado.

O Escritório Regional da ABC fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, 7º andar, sala 719, Edifício da Antiga Reitoria, Cidade Universitária, São Paulo.

PROGRAMAÇÃO
CERIMÔNIA
13h30 — 14h
ABERTURA E ENTREGA DE DIPLOMAS AOS NOVOS MEMBROS AFILIADOS
Composição da Mesa: Jacob Palis (presidente da ABC), Cesar Ades (diretor do IEA) e Adolpho José Melfi (vice-presidente da Regional de São Paulo da ABC) e Oswaldo Massambani (coordenador da Agência USP de Inovação)
REUNIÃO CIENTÍFICA
14h — 14h45
DINÂMICA DO CARBONO DO SOLO NA CONVERSÃO
FLORESTA—PASTAGEM NA AMAZÔNICA UTILIZANDO MODELAGEM MATEMÁTICA
Expositor: Carlos Eduardo Pellegrino Cerri (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP)
14h45 — 15h30
MITOCÔNDRIAS, A FONTE DE ENERGIA DAS CÉLULAS

Expositora: Alice Juliana Kowaltowski (Instituto de Química da USP)

15h30 — 16h
INTERVALO
16h — 16h45
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR E SUAS APLICAÇÕES
Expositor: Cláudio Francisco Tormena (Instituto de Química da Unicamp)
16h45 — 17h30
VARIAÇÕES CLIMÁTICAS HÁ 650 MILHÕES DE ANOS:
UM PRELÚDIO PARA A EXPLOSÃO CAMBRIANA
Expositor: Ricardo Ivan Ferreira da Trindade (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP)
17h30 — 18h15
RELAÇÃO ENTRE NUTRIÇÃO DE PLANTAS,
QUALIDADE DE PRODUTOS AGRÍCOLAS E SAÚDE HUMANA
Expositor: Milton Ferreira de Moraes (Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP)
18h15 — 18h30
ENCERRAMENTO
18h30
COQUETEL