Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Abertas as inscrições para curso sobre saúde mental, imigração e interculturalidade

Abertas as inscrições para curso sobre saúde mental, imigração e interculturalidade

por Victor Matioli - publicado 31/07/2018 16:15 - última modificação 31/07/2018 16:21

O curso recebe o apoio do IEA e é organizado por Sylvia Dantas, professora da Unifesp e coordenadora do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do IEA. Para se inscrever é necessário enviar o currículo e uma carta de intenção assinada até o dia 10 de agosto.
Refugiados

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizará um curso gratuito de aperfeiçoamento para profissionais que atuam em contato com a população imigrante e refugiada. A intenção é aproximá-los de aspectos técnicos e teóricos fundamentais para uma abordagem intercultural. As vagas para o curso Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade são limitadas e para se inscrever é necessário enviar o currículo e uma carta de intenção assinada (ambos no formato PDF) para o e-mail secretaria.proec@unifesp.br até o dia 10 de agosto.

O curso recebe o apoio do IEA e é organizado por Sylvia Dantas, professora da Unifesp e coordenadora do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do IEA. Além de Dantas, outros 14 docentes ministrarão aulas no curso, que será realizado no campus da Unifesp na Vila Clementino. As aulas acontecerão sempre aos sábados, de manhã e à tarde, entre 25 de agosto e 8 de dezembro. Haverá também, semanalmente, um dia de supervisão que será definido na primeira aula. A programação completa do curso está disponível aqui.

A carga horária do curso é composta por 96 horas teóricas e 84 horas práticas. Entre os temas que serão abordados estão: saúde mental; estresse de aculturação; família e imigração; relações inter-raciais; direito dos refugiados; espaço urbano e imigração; plurilinguismo e educação bilíngue; história, território e identidade; diferentes concepções de saúde e doença.

De acordo com os organizadores, o curso de aperfeiçoamento é voltado para psicólogos, psiquiatras, médicos, enfermeiros, educadores, assistentes sociais, pedagogos, profissionais de direitos humanos e demais profissionais e voluntários que atuam e/ou pretendem atuar em instituição e organização civil junto à população migrante.

Em 2017, também sob a coordenação da professora Sylvia Dantas, a Unifesp realizou um curso de extensão com o mesmo tema. “As aulas e dinâmicas propiciaram um rico espaço de aprendizado de conceitos instrumentais, troca e reflexão sobre a prática junto à população imigrante em São Paulo”, comentou Dantas ao final do curso. Segundo ela, a procura foi quase quatro vezes maior do que o número de vagas, fixado em 30.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade
Campus Unifesp, Vila Clementino
Mais informações neste site ou pelo e-mail marta.oikawa@unifesp.br