Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Academia Intercontinental seleciona jovens pesquisadores para estudar "inteligência e inteligência artificial"

por Letícia Martins Tanaka - publicado 10/02/2021 12:05 - última modificação 12/03/2021 11:32

4ª edição do programa vai estudar inteligência e inteligência artificial e é organizada pela Rede Francesa de Institutos Avançados e pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG.

Com informações do IEAT

A rede de Institutos de Estudo Avançado Baseados em Universidades (Ubias, na sigla em inglês) está com inscrições abertas para a 4ª edição da Academia Intercontinental (ICA), cujo tema é "Inteligência e Inteligência Artificial". Podem se candidatar pesquisadores em início ou meio de carreira, com doutorado completo e fluência em inglês. São aceitas candidaturas de pesquisadores vinculados a qualquer instituição acadêmica ou com vínculo com a indústria, organizações não governamentais, instituições artísticas ou de outra natureza, desde que com cargo equivalente ao de professor ou pesquisador.

Estão programados um encontro em formato virtual, em junho de 2021, e dois encontros de imersão – o primeiro em outubro de 2021, em Paris, e o segundo em junho de 2022, em Belo Horizonte. A Rede Francesa de Institutos Avançados e o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG são os responsáveis pela organização.

A Academia Intercontinental reúne jovens pesquisadores de diferentes países e áreas de estudo para estudarem um único tema. Em 2015, o IEA-USP sediou a primeira fase da edição inaugural do programa, organizada em parceria com o Instituto para Pesquisa Avançada da Universidade de Nagoya (IAR, na sigla em inglês), no Japão.

Candidaturas
As submissões devem ser feitas através do endereço applications-ica4@rfiea.fr até o dia de 31 de março de 2021. Toda a comunicação deverá ser feita exclusivamente em inglês.

Candidatos vinculados à USP devem passar por uma seleção prévia com o comitê científico local. Se a Universidade recomendar a candidatura e esta for aprovada na seleção final, a USP será responsável por dar suporte ao participante nos encontros de imersão. As dúvidas e documentação devem ser enviadas para o email rkmeckien@usp.br até 11 de março.

Mentores e fellows
Nos encontros, os candidatos aprovados terão a chance de debater tópicos de pesquisa com um notável grupo de mentores, que foram previamente convidados para participar desta edição da Intercontinental Academia.

Acesse a chamada completa abaixo:

Rede UBIAS
Iniciada em 2010, a rede Ubias congrega atualmente cerca de 50 institutos de estudos avançados ao redor do mundo e tem a proposta de promover um ambiente para a troca de experiências entre pesquisadores de diversas áreas, culturas e formações, criando um espaço produtivo para pesquisa inovadora. Uma das iniciativas de maior sucesso da rede Ubias é a Intercontinental Academia (ICA), na qual o intercâmbio científico entre gerações, disciplinas, culturas e continentes se dá em torno de um grande tema.

Saiba mais em www.ubias.net