Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Agência Ciência Web realiza apresentação sobre sustentabilidade e energia

Agência Ciência Web realiza apresentação sobre sustentabilidade e energia

por Thais Cardoso - publicado 18/03/2016 08:25 - última modificação 18/03/2016 08:25

Voltada a alunos de 1º e 2º ano do ensino médio de escolas públicas, evento foi planejado com base no Ano Internacional do Entendimento Global

2016 foi declarado pela Unesco o Ano Internacional do Entendimento Global. A ideia, segundo os organizadores, é promover uma reflexão sobre como os povos devem conviver para garantir a sustentabilidade. Aproveitando a oportunidade, a equipe da Agência Ciência Web desenvolveu uma apresentação com o tema “Futuro sustentável” e levou a alunos de 1º e 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Conde do Pinhal, nos dias 7, 8 e 10 de março.

“Tentamos pensar em algo que fosse consequência do entendimento global. Concluímos que sustentabilidade seria um tema adequado, pois, além de importante, é necessária para o desenvolvimento da nossa sociedade”, explica o bolsista de iniciação científica júnior da Agência Ciência Web e aluno do 3º ano do ensino médio da ETEC Paulino Botelho Vitor Hugo Chaves Cambui.

A atividade mostrou os diferentes tipos de fontes de energia existentes, focando nos mais sustentáveis. Vitor e a também bolsista de iniciação científica júnior Giovanna Maia explicaram o funcionamento de usinas nucleares, eólicas, solares, de ondas e hidrelétricas. Neste último tipo, eles ainda abordaram as consequências do enchimento das represas para o meio ambiente, como morte de animais e plantas e até mesmo uma intensificação do efeito estufa, já que o gás metano se desprende desses seres vivos em decomposição.

“Dentro do tema sustentabilidade, resolvemos escolher algo que estivesse presente no cotidiano de todos. Por isso, optamos pela energia elétrica e seus derivados. Além de ser um tema com muito a ser explorado, é do entendimento de todos”, afirma Giovanna, que também é aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Jesuíno de Arruda.

Outro tópico abordado na atividade foi o uso de diferentes tipos de lâmpadas nas residências. Vitor e Giovanna explicaram como funcionam as lâmpadas incandescentes, fluorescentes e LED, e fizeram um experimento que encantou os alunos: a reprodução de uma lâmpada de carbono utilizando pilhas e um grafite de lapiseira. Em seguida, os estudantes foram questionados sobre que tipos de lâmpada usavam em casa e se surpreenderam ao saber que uma lâmpada LED tem duração dez vezes maior que uma incandescente e também proporciona uma economia de cerca de 80% em relação à mesma lâmpada.

Os bolsistas de iniciação científica da Agência e alunos de Licenciatura em Ciências Exatas da USP São Carlos Ana Laura Junqueira Ferreira e Gevair Norberto de Souza também colaboraram durante a apresentação. Ao final, foi proposto um jogo, nos moldes do “Cite 3”, aos estudantes, com o objetivo de fixar as informações mostradas. As salas foram divididas em equipes e deveriam citar três palavras referentes a diferentes momentos da apresentação. Ao todo, 120 estudantes participaram da atividade.