|
O sociólogo José Maurício Domingues será o expositor do encontro |
A América Latina dos Sociólogos é o tema do segundo encontro do ciclo Identidades Latino-Americanas, organizado pelo IEA. O evento será realizado no dia 18 de junho, às 16h. A exposição estará a cargo do sociólogo José Maurício Domingues, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Domingues usará como base para a apresentação seu artigo "Projeções da Teoria Sociológica na América Latina: Descrição, Análise e Diagnóstico da Modernidade". Nesse texto, ele trata de alguns debates mais recentes – "que pouco de fato tocam a sociologia e as ciências sociais em geral" – e procura delinear alguns desafios da atualidade.
Ele discutira as teorias da “colonialidade do poder" e descolonizadoras, além de teorias sobre temas e áreas específicos e os déficits teóricos contemporâneos. Em seguida ele indicará as linhas de desenvolvimento teórico possível e necessário da sociologia, "com ênfase na modernidade global e nos 'conceitos-tendência', ausentes desde algum tempo da teorização latino-americana".
Domingues é doutor em sociologia pela London School of Economics and Political Science, do Reino Unido. É membro do Conselho Editorial Internacional do "European Journal of Social Theory" e dos Conselhos Editoriais da revista "Conflicto Social" (Instituto Gino Germani, da Argentina), da "Revista de Sociologia" (Universidad de Chile) e da "Revista de Estudios Latinoamericanos". Foi editor de "Theory", newsletter do Comitê de Teoria Sociológica da International Sociological Association (ISA).
Os debatedores serão o cientista político Adrian Gurza Lavalle e o sociólogo Simon Schwartzman. Lavalle é docente do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, além de pesquisador do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão de Estudos da Metrópole (CEM) e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Schwartzmann é pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets) e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
A coordenação do encontro e do ciclo é de Bernardo Sorj, professor visitante do IEA, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ex-diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais.
Ciclo
De acordo com Sorj, "fala-se de identidades latino-americanas, pois são múltiplas e se encontram em permanente mutação, com o nome América Latina possuindo diferentes conotações, dependendo do espaço, momento histórico e ideologia politica em que seu significado é elaborado".
Artistas e cientistas sociais foram fundamentais para forjar estas diversas visões ("mistos de mitos e realidades") do que seja a identidade latino-americana, segundo Sorj.
O ciclo Identidades Latino-Americanas é dedicado à discussão do lugar que as varias disciplinas das ciências sociais tiveram na construção intelectual da ideia de América Latina. O primeiro encontro do ciclo aconteceu em abril e teve como tema A América Latina dos Historiadores [vídeo]. O expositor foi o historiador Antonio Mitre, do Departamento de Ciência Política da UFMG. Depois do encontro de junho, o próximo será em setembro (A América Latina dos Economistas).
A América Latina dos Sociólogos
2º encontro do ciclo Identidades Latino-Americanas
18 de junho, às 16 horas
Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (
localização)
Evento gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição – Transmissão ao vivo pela
web
Informações: Sandra Sedini, telefone (11) 3091-1678 ou e-mail
sedini@usp.br
Foto: Fiocruz