Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Análises sobre Argentina e ensaio de Chomsky são destaques da edição 44

Análises sobre Argentina e ensaio de Chomsky são destaques da edição 44

por Sandra Codo - publicado 15/03/2002 00:00 - última modificação 02/06/2015 17:52

Lançamento da Estudos Avançados contempla o dossiê Argentina com artigos de pesquisadores argentinos e brasileiros.

peso.jpg
Manifestantes argentinos tentam entrar em banco em 18 de fevereiro AFP/Ali Burafi

Aldo Ferrer, da Universidade de Buenos Aires e ex-ministro da Economia e do Trabalho da Argentina, participou do lançamento da edição n° 44 (janeiro-abril/2002) da revista Estudos Avançados no dia 14 de maio. Ferrer fez palestra sobre as idéias de seu artigo "Argentina e Globalização", presente na edição. Os debatedores do evento foram os professores Ricardo Seitenfus, da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, e Paulo Nogueira Batista Jr., professor visitante do IEA e professor da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, também autores de artigos sobre a Argentina nesse número da revista.

Considerando que o desenrolar da crise econômica da Argentina tem influência sobre a percepção internacional de diversas questões importantes para o Brasil, Estudos Avançados convidou dois observadores argentinos (Aldo Ferrer e Carlos Altamirano) e dois brasileiros (Paulo Nogueira Batista Jr. e Ricardo Seitenfus) para escreverem sobre a questão. Nos artigos, reunidos na seção "Argentina", os quatro traçam um painel abrangente dos acontecimentos dos últimos meses no país vizinho e indicam as opções que ainda restam ao governo Duhalde.

Outro destaque da edição é um ensaio inédito em português do lingüista e ativista político norte-americano Noam Chomsky. "A Nova Guerra Contra o Terror" é a transcrição, revista e ampliada, de palestra feita por ele em 18 de de outubro no Fórum de Tecnologia e Cultura do Massachussets Institute of Tecnology (MIT), EUA. Nela, Chomsky – que já participou das atividades do IEA em 1996 – busca uma resposta para os acontecimentos de 11 de setembro nos Estados Unidos e faz previsões de um futuro misto de incertezas e esperanças.

A revista retoma a análise de questões ambientais. Desta vez abre espaço para especialistas de renome internacional analisarem aspectos ligados ao fogo e às queimadas no Brasil: "Fogo e Emissão de Gases de Efeito Estufa dos Ecossistemas Florestais da Amazônia Brasileira", de Philip Fearnside, "Queimadas: Mitos e Fatos", de Helena Ribeiro e João Vicente de Assunção, e "O Fogo e as Chamas dos Mitos", de Betty Mindlin.

capa44.gifA edição também contém ensaios sobre poesia e sociedade (de Alfredo Bosi, Marcus Vinícius Mazzari e Leonardo Sakamoto), cultura e política (Peter Burke e Roberval de Jesus Leone dos Santos) e dois textos de Mario Schenberg.

As páginas dedicads à "Criação" apresentam um conjunto de obras das artistas plásticas Carmela Gross e Iolde de Freitas, comentadas pelo crítico de arte Lorenzo Mammì.

A edição traz ainda um depoimento de Yvone Mascarenhas sobre a cooperação Brasil-Argentina em cristalografia estrutural e outro sobre Gleb Wataghin, escrito por R. A. Salmeron.