Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Angela Amin inicia projeto sobre capacitação de municípios em relação à Agenda 2030

Angela Amin inicia projeto sobre capacitação de municípios em relação à Agenda 2030

por Mauro Bellesa - publicado 16/06/2023 13:10 - última modificação 30/06/2023 20:57

A pesquisadora e política Angela Amin ingressou no IEA como pesquisadora colaboradora em 31 de maio de 2023 para desenvolver, durante dois anos, o projeto

Angela Amin
Angela Amin: Projeto visa a ampliação da capacitação nacional na adoção da Agenda 2030

Desde o final de maio, Angela Amin, ex-prefeita de Florianópolis (SC) e ex-deputada federal por Santa Catarina,  passou a integrar o IEA como pesquisadora colaboradora vinculada ao Centro de Síntese USP Cidades Globais, no qual desenvolverá por dois anos um modelo de regionalização e difusão do Programa de Capacitação e Estudos Regionais para Sustentabilidade (Ceurs).

O programa foi criado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (PPGEGC) da UFSC com a finalidade de levar a capacitação quanto à Agenda 2030 a funcionários públicos dos legislativos e executivos municipais, bem como a colaboradores de organizações da sociedade civil em todas as cidades brasileiras.

De acordo com Angela, que é mestre e doutora em engenharia e gestão do conhecimento pelo PPGEGC-UFSC, o programa é uma correalização de setores acadêmicos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Câmara dos Deputados. Entre 2020 e 2022, a UFSC desenvolveu e aplicou uma plataforma do programa para educação por meio de cursos online de capacitação baseada em competência.

O objetivo da pesquisadora com o projeto "Regionalização do Programa Ceurs de Municipalização da Agenda 2030" é ampliar o atual modelo do programa, "tanto para difundi-lo quanto para possibilitar sua regionalização, com mais opões de viabilidade econômica". O trabalho incluirá o estudo das contribuições dos programas de pós-graduação em ciências ambientais das universidades brasileiras.

Entre os resultados esperados por Angela estão a regionalização do Ceurs em outros estados e a consequente ampliação da capacitação nacional na adoção da Agenda 2030 e consequente cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O projeto será desenvolvido no âmbito de acordo de cooperação entre a UFSC e a USP já presente no programa Ceurs.

Foto: arquivo pessoal de Angela Amin