Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Antônio Nóbrega fala sobre as poéticas rimadas brasileiras

Antônio Nóbrega fala sobre as poéticas rimadas brasileiras

por Letícia Martins Tanaka - publicado 14/09/2020 17:05 - última modificação 14/09/2020 17:43

Artista conta suas experiências com a poesia popular sertaneja em webinar

O artista cênico e violinista Antônio Nóbrega falará sobre sua trajetória e conhecimento dentro da poesia popular nordestina no dia 29 de setembro, às 14h30, no webinar Poesia Rimada Popular Brasileira: Conversa com Antônio Nóbrega, com transmissão ao vivo. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento.Antonio Nóbrega - Poesia rimada

As formas poéticas rimadas dos sertanejos nordestinos foram tema de trabalho de Nóbrega em 2019 no álbum RIMA, composto por canções referenciadas em formatos da poesia popular rimada brasileira. “Desde que tomei conhecimento da poesia popular brasileira, logo percebi que ela configurava um edifício simbólico de muitos andares”, diz o artista.

Nóbrega é fundador do Instituto Brincante, espaço de conhecimento, assimilação e recriação das inúmeras manifestações artísticas do país e que tem como foco a pesquisa e reelaboração da cultura brasileira.

Suas reflexões serão debatidas pela antropóloga Marcela de Queiroz Bertelli e pela psicopedagoga Raquel Martins de Assis , ambas docentes da Universidade Federal de Minas Gerais. A mediação será feita por Marina Massimi (IEA/USP), coordenadora do grupo que organiza o seminário.

Poesia Rimada Popular Brasileira: Conversa com Antônio Nóbrega
29 de setembro, 14h30
Transmissão ao vivo pela internet (sem necessidade de inscrição)
Mais informações: com Cláudia R. Pereira, clauregi@usp.br