Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Aquicultura numa era de recursos finitos

Aquicultura numa era de recursos finitos

por Sylvia Miguel - publicado 18/03/2016 15:30 - última modificação 18/03/2016 15:34

Praticada desde a antiguidade, a produção associada de animais e plantas aquáticas vem crescendo globalmente, mas ainda é subexplorada no Brasil. Debate reúne alguns dos principais especialistas para falar da área.
Aquicultura

Encontro discute aquicultura no Brasil e no mundo

A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, com apoio da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e do IEA, reunirá representantes dos principais segmentos da aquicultura brasileira na busca de contribuições voltadas ao desenvolvimento desse setor.

Aquicultura: Desafios e Oportunidades na Revolução Azul Brasileira faz parte dos seminários Strategic Workshops da Pró-Reitoria de Pesquisa e acontece no dia 30 de março, a partir das 8h30, na Sala de Eventos do IEA. O encontro é fechado para convidados, mas será transmitido ao vivo pela internet.

Praticada desde a antiguidade por egípcios e chineses, a aquicultura vem ganhando cada vez mais popularidade no mundo, sendo um dos meios de produção de alimentos que mais cresce em termos globais. Consiste em um meio racional e sustentável de criar peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios, répteis, de forma associada ao cultivo de plantas aquáticas para uso do homem.

O pescado é um alimento reconhecidamente muito nutritivo, mas sua disponibilidade para extração no meio natural tem sido cada vez mais limitada, embora seu consumo venha aumentando significativamente. Com isso, a aquicultura tem sido vista como uma alternativa importante para alimentar a crescente população mundial.

Desde 2009, as projeções da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês) mostravam que a aquicultura já era responsável por metade do volume do peixe consumido pela população mundial.

O Brasil possui uma produção significativa de aquicultura, mas seu potencial ainda permanece subexplorado. Trata-se de uma área que oferece com oportunidades de negócios e também no campo da pesquisa.

O debate buscará contribuições e saídas para impulsionar esse que poderá ser um importante segmento na produção de alimentos do país. “Aquicultura no mundo e a importância para a nutrição humana” será o tema apresentado por Albert Tacon, do departamento de biologia marinha da University of Hawai'i System. Eduardo Ono, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, falará sobre “Aquicultura no Brasil”.

Também trazem suas contribuições o professor Daniel Lemos, do Laboratório de Aquicultura (LAM) do Instituto Oceanográfico (IO) da USP, e Luiz Ayroza, pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Com a organização do professor Hamilton Varela, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e presidente da Comissão de Pesquisa do IEA, o debate contará com a presença do pró-reitor de pesquisa José Eduardo Krieger (Pró-Reitor de Pesquisa da USP), do vice-diretor do IEA, professor Paulo Saldiva, e do presidente da ACIESP, professor Marcos S. Buckeridge.

Programação

8h30 – Recepção aos convidados

9h – Abertura

José Eduardo Krieger (Pró-Reitor de Pesquisa da USP),

Paulo Saldiva (Vice-Diretor do IEA)

Marcos S. Buckeridge (Presidente da ACIESP)

9h15 Apresentação dos convidados

9h30 - Aquicultura no mundo e importância para a nutrição humana (Albert Tacon);

9h50 - Aquicultura no Brasil (Eduardo Ono);

10h10 - Aquicultura no Estado de São Paulo (Luiz Ayroza)

10h30Intervalo

11h - USP e seus ativos para aquicultura: pesquisadores e infraestrutura (Daniel Lemos)

11h20 - Plataforma USP Aquicultura (Albert Tacon e Daniel Lemos)

11h40Intervalo para almoço

13h30 - Debate: as necessidades de pesquisa do setor

17hEncerramento


Aquicultura: Desafios e Oportunidades na Revolução Azul Brasileira
30 de março,  das 8h30 às 17h
Sala de Eventos do IEA – Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo
Evento fechado, com transmissão ao vivo pela internet
Informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678.

Foto: Kelley Hotspring Fish Farm - USDA NRCS