Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / As estratégias de inovação dos EUA, França, Finlândia e Japão

As estratégias de inovação dos EUA, França, Finlândia e Japão

por Sandra Codo - publicado 10/07/2008 00:00 - última modificação 27/08/2013 15:38

Ciclo de seminários, que serão realizados entre os meses de agosto e setembro, organizado pelo Observatório da Inovação e Competitividade tratará das estratégias de inovação de quatro dos países pesquisados: EUA, França, Finlândia e Japão. Este ciclo de seminários faz parte da pesquisa Mobilização Brasileira para a Inovação (Mobit).

Em agosto e setembro, o Observatório da Inovação e Competitividade realiza um ciclo de debates para detalhar parte da pesquisa Mobilização Brasileira para a Inovação (Mobit), cujos principais resultados foram apresentados no dia 25 de abril no seminário "O Desafio da Inovação no Brasil e as Estratégias de 7 Países" (o vídeo do seminário está na seção Inovação da Midiateca Online).

glaucomobit.jpg
Em abril, Glauco Arbix apresentou os principais resultados da Mobit, que agora terá debates sobre quatro países analisados

O ciclo tratará das estratégias de inovação de quatro dos países pesquisados: EUA, França, Finlândia e Japão. Os debatedores serão pesquisadores participantes da pesquisa, outros especialistas e representantes das embaixadas dos países analisados. A programação é a seguinte:

  • 11 de agosto, 10h — EUA, com Paulo Todescan Lessa Mattos (Fundação Getúlio Vargas-RJ), Alexandre Abdal (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento — Cebrap), um representante da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e um representante da Embaixada dos EUA; coordenação de Glauco Arbix (coordenador-geral do Observatório);
  • 18 de agosto, 10h — França, com Mario Salerno (coordenador executivo do Observatório), Laura Parente (Laboratório Técnicas, Territórios e Sociedades — Latts —, França), Marc Cagnard (Embaixada da França) e um representante da ABDI; coordenação de Glauco Arbix;
  • 25 de agosto, 10h — Finlândia, com Glauco Arbix, Joana Ferraz (Fundação Getúlio Vargas-SP), Pekka Hirvonen (Embaixada da Finlândia) e um representante da ABDI; coordenação de Mario Salerno;
  • 1º de setembro, 10h — Japão, com Mario Salerno, Zil Miranda (Cebrap), um representante da ABDI e um representante da Embaixada do Japão; coordenação de Glauco Arbix.

A Mobit empreendeu um estudo comparativo de políticas industriais de base tecnológica dos EUA, França, Canadá, Irlanda, Reino Unido, Finlândia, Japão e Brasil. O estudo tratou a inovação como alavanca para o crescimento econômico brasileiro e recurso para a inserção ativa do país no cenário internacional. O trabalho foi encomendado pela ABDI ao Observatório e executado por equipe do Cebrap.

O Observatório é uma parceria entre o IEA (onde está sediado), ABDI, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O ciclo de debates conta com o apoio do Brazil Institute do Woodrow Wilson International Center for Scholars, EUA.

Foto: Mauro Bellesa/IEA-USP