Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / As mudanças no processo eleitoral para reitor e vice-reitor da USP

As mudanças no processo eleitoral para reitor e vice-reitor da USP

por Mauro Bellesa - publicado 07/10/2013 12:45 - última modificação 03/02/2016 12:23

Escolha da lista tríplice agora passa a ser feita em turno único e a partir de chapas inscritas formadas por candidatos a reitor e vice-reitor.

A regulamentação
do processo eleitoral

IEA Debate o Processo
Eleitoral da USP

Em reunião no dia 1º de outubro, o Conselho Universitário aprovou uma série de mudanças no processo de escolha do reitor e do vice-reitor da USP. A escolha da lista tríplice de candidatos será feita em turno único pela Assembléia Universitária, a partir de chapas constituídas pelos nomes do candidato a reitor e de seu vice. A escolha será precedida por uma consulta de caráter informativo sobre a preferência de toda a comunidade (docentes, funcionários e estudantes) entre as chapas inscritas.

Em turno único, a Assembleia Universitária, composta pelo Conselho Universitário, Conselhos Centrais, Congregações das Unidades e pelos Conselhos Deliberativos dos Museus e dos Institutos Especializados (cerca de dois mil representantes da comunidade universitária), escolherá as chapas que constituirão a lista tríplice a ser encaminha para a escolha do governador do Estado do novo reitor e seu vice, que tomarão posse no dia 25 de janeiro de 2014.

Antes, todos os professores titulares estavam habilitados a ser votados, sem necessidade de inscrição da candidatura. Agora, os candidatos deverão estar organizados em chapas com candidatos a reitor e a vice-reitor, que deverão ser inscritas, com a apresentação das respectivas propostas de programas de gestão. Além disso, ao se inscreverem, os integrantes das chapas deverão se desincompatibilizar de funções de chefia ou direção que porventura exerçam.

Para as eleições deste ano, as chapas deverão se inscrever de 7 a 14 de outubro. A Comissão Eleitoral divulgará a relação das chapas habilitadas no dia 15 de outubro, às 14 horas, no site da Secretaria Geral.

No dia 10 de dezembro, último dia do semestre letivo, acontecerá a consulta à comunidade (alunos, docentes e funcionários técnico-administrativos) de caráter informativo sobre a preferência entre as chapas em disputa. O resultado dessa consulta será divulgado no dia 12 de dezembro

A eleição da lista tríplice de chapas pela Assembléia Universitária será no dia 19 de dezembro.  Escolhidos pelo governador do Estado a partir da lista tríplice, os novos reitor e vice-reitor tomarão posse no dia 25 de janeiro de 2014.

O processo de escolha da lista tríplice de chapas será coordenado por Comissão Eleitoral composta pelos professores Wanderley Messias da Costa (presidente), Francisco de Assis Leone (vice-presidente), Carlos Eduardo Falavigna da Rocha, José Rogério Cruz e Tucci, Marisa Aparecida Bismara Regitano D’Arce e Waldyr Antonio Jorge.

registrado em: , ,