Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / As raízes sociais e ideológicas do lulismo

As raízes sociais e ideológicas do lulismo

por Sandra Codo - publicado 05/03/2010 00:00 - última modificação 26/03/2014 11:33

O cientista político André Singer, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, faz dia 24 de março, às 10h, no IEA, a conferência "Raízes Sociais e Ideológicas do Lulismo". Trata-se de detectar as mudanças ocorridas no comportamento eleitoral do PT que possibilitou a reeleição de Lula, em 2006.

A base social que reelegeu o presidente Lula em 2006 é diferente da que o elegeu em 2002. Entre a eleição e a reeleição, o eleitorado de classe média deixou de apoiar o Partido dos Trabalhadores e os eleitores de renda muito baixa, que nunca haviam apoiado Lula nas eleições presidenciais, optaram por ele em 2006. Essa mudança caracteriza o surgimento do "lulismo", segundo analistas da política brasileira.

Essas alterações no comportamento do eleitorado, suas causas e consequências serão analisadas na conferência "Raízes Sociais e Ideológicas do Lulismo", que o cientista político André Singer, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, faz dia 24 de março, às 10h, no IEA. Os debatedores serão o cientista político José Augusto Guilhon de Albuquerque, do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (Nupri) da USP, e o economista e sociólogo Luiz Carlos Bresser-Pereira, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Singer desenvolveu sua análise do lulismo em ensaio na edição de dezembro de 2009 da revista "Novos Estudos", publicada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Segundo ele, o que caracteriza a fração de classe representada pelo lulismo é "a expectativa de um Estado o suficientemente forte para diminuir a desigualdade, mas sem ameaçar a ordem estabelecida". (Clique aqui para ler a íntegra do ensaio.)

André Singer

Perfil

André Singer é professor do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP e jornalista (foi repórter especial e secretário de redação do jornal "Folha de S.Paulo"). Foi porta-voz da Presidência da República no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É autor dos livros "Esquerda e Direita no Eleitorado Brasileiro: A Identificação Ideológica nas Disputas Presidenciais de 1989 e 2004" (2000) e "O PT" (2001).

 

 

Foto: TV UOL

Assista ao vídeo do evento:
Raízes Sociais e Ideológicas do Lulismo