Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / As relações entre psicologia ambiental, ecologia, antropologia e política

As relações entre psicologia ambiental, ecologia, antropologia e política

por Sandra Codo - publicado 10/03/2009 00:00 - última modificação 28/03/2013 17:53

O seminário "Intersubjetividade e Processos Psicossociais — Relações entre Psicologia Ambiental, Ecologia, Antropologia e Política" será realizado nos dias 25 e 26 de março, no IEA. Temas como a geopolítica da pobreza, urbanização e ambiente, memória e imaginação, entre outros, serão abordados pelos palestrantes do evento.

Nos dias 25 e 26 de março, das 9h às 17h, acontece no IEA o seminário "Intersubjetividade e Processos Psicossociais — Relações entre Psicologia Ambiental, Ecologia, Antropologia e Política", iniciativa coordenada por Eda Terezinha de Oliveira Tassara, do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP.

Os temas do evento são: "A Construção Geopolítica da Pobreza", "Urbanização e Ambiente", "Cidade, Memória e Imaginação", "Um Sertão Possível: a Economia Enraizada na Terra", "Discurso Ecológico e Biopolítica: Saber e Poder na Operação das "Verdades Inconvenientes" e "Ciência, Ideologia e Política".

Além de Eda Tassara, também participam como expositores Marta Dora Grostein (FAU-USP), Sandra Maria Patrício Vichietti (IBECC-Unesco), Gustavo Martineli Massola (IP-USP), Cristina Pontes Bonfiglioli (ECA-USP) e César Ades (IEA e IP-USP).

Durante o seminário será exibido o documentário "Trajetórias" (2005), de Marcelo Tassara. O filme é estruturado a partir de narrativas históricas de migrantes de diferentes partes do Brasil, recém-chegados a metrópole paulista. Haverá também debates sobre outros dois filmes: "Homo Sapiens 1900", documentário do diretor sueco Peter Cohen sobre a eugenia e as teorias de limpeza racial que resultaram no nazismo; e "Bode Rei, Cabra Rainha" (2008), de Helena Tassara, onde os personagens principais são os bodes e cabras e os coadjuvantes, seus companheiros humanos no cenário do semi-árido nordestino.

 

PROGRAMAÇÃO
Dia 25 (quarta-feira)
9h-12h

• A Construção Geopolítica  da Pobreza — Eda Terezinha de Oliveira Tassara (IP-USP)
• Exibição do documentário "Trajetórias", de Marcelo Tassara

12h-14h Intervalo
14h-17h

• Urbanização e Ambiente — Marta Dora Grostein (FAU-USP)
• Cidade, Memória e Imaginação — Sandra Maria Patrício Vichietti (IBECC-Unesco)

Dia 26 (quinta-feira)
9h-12h

• Um Sertão Possível: a Economia Enraizada na Terra — Gustavo Martineli Massola (IP-USP)
• Debate baseado no documentário "Bode Rei, Cabra Rainha", de Helena Tassara
•Discurso Ecológico e Biopolítica: Saber e Poder na Operação das "Verdades Inconvenientes" — Cristina Pontes Bonfiglioli (ECA-USP)

12h-14h Intervalo
14h-17h

• Ciência, Ideologia e Política — César Ades (IEA-USP)
• Debate baseado no documentário "Homo Sapiens 1900", de Peter Cohen