Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Captura e armazenamento do carbono do pré-sal

Captura e armazenamento do carbono do pré-sal

por Mauro Bellesa - publicado 09/11/2009 00:00 - última modificação 29/08/2013 11:32

Encontro discutirá a necessidade de avaliação das tecnologias a serem empregadas.

Diante dos impasses que marcam o debate em torno dos compromissos a serem assumidos para o combate às mudanças climáticas, o Brasil se encontra numa posição extremamente controversa, decorrente da sua disposição em ampliar as atividades de exploração e produção do petróleo da camada do pré-sal.

Potencial fonte de riqueza ao tornar o país um grande produtor de petróleo, a exploração do pré-sal coloca em pauta a necessidade de o país encontrar formas de contribuir para o esforço comum de redução das emissões de carbono. Uma delas é evitar a emissão do CO2 presente no pré-sal. Diante disso, surge a necessidade de avaliar se as tecnologias de captura e armazenamento daquele carbono estão suficientemente maduras, quais se encontram disponíveis, com que eficiência e a que custo.

Para discutir essas questões, o Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais realizará no dia 26 de novembro, às 14h, no IEA, o debate "Pré-Sal e Mudanças Climáticas: Avaliação das Tecnologias de Captura e Armazenamento de Carbono". O evento terá exposição de Alberto Sampaio de Almeida, da Área de Exploração e Produção do Pré-Sal da Petrobras. Os debatedores serão João Marcelo Medina Ketzer (Cepac/PUC-RS) e Luiz Gylvan Meira Filho (IEA). A coordenação será de Célio Bermann (IEE e Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais).

registrado em: , ,