Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Aplicações e tendências da inteligência artificial são tema de workshop

Aplicações e tendências da inteligência artificial são tema de workshop

por Mauro Bellesa - publicado 11/06/2019 09:25 - última modificação 12/06/2019 12:59

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e o IEA, com apoio da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), realizam no dia 25 de junho, das 8h30 às 19h, o workshop Inteligência Artificial e suas Aplicações: Avanços e Tendências

Inteligência artificialA Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e o IEA, com apoio da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), realizam no dia 25 de junho, das 8h30 às 21h, o workshop Inteligência Artificial e suas Aplicações: Avanços e Tendências. Os objetivos do encontro são:

  • intensificar a interação com atores da sociedade interessados na área, sejam entidades públicas ou privadas, tanto em projetos quanto na formação de recursos humanos.
  • estimular uma maior integração dos grupos de pesquisa em inteligência artificial da USP, por meio da identificação de interesses comuns e complementares que possam levar a projetos de colaboração.

O workshop contará com apresentações sobre temas selecionados, seguidos de painéis com especialistas. Haverá sessões sobre a utilização da inteligência artificial nas áreas de finanças, de óleo e gás, do agronegócio e da saúde, além do debate sobre aspectos éticos e sociais, incluindo discussões sobre políticas públicas. [Veja a programação.]

O encontro é aberto ao público e gratuito, mas requer inscrição prévia online. Quem não puder comparecer ao Auditório Nicolau Sevcenko, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), terá a oportunidade de assistir ao workshop ao vivo pela internet.

Machine learning

Nos dias 26 e 27 de junho, será realizado o Curso Pocket de Machine Learning, no Auditório da Engenharia Elétrica da Escola Politécnica

Clique aqui para mais informações e  inscrições

Contexto

A área de inteligência artificial apresentou enorme avanço na última década, atravessando as paredes dos laboratórios de pesquisa para chegar às mais diversas aplicações reais, afirmam os organizadores. "O uso de dispositivos com capacidade de decisão e de interação com usuários e clientes é uma realidade em diversos setores, entre os quais a indústria, o agronegócio, a saúde e o ensino."

Diversos cenários têm sido construídos, alguns enfatizando os benefícios advindos do aumento de produtividade, outros alertando para riscos associados à privacidade. "A sociedade está atenta a essas mudanças tecnológicas e engajada na discussão dos seus aspectos éticos e na sua influência nas relações humanas e nas relações de trabalho".

A USP lidera pesquisas em inteligência artificial há décadas, segundo eles. "Em suas unidades estão hoje germinando novos algoritmos de processamento de linguagem e imagens, além de novas discussões sobre dimensões sociais da tecnologia.

Recentemente a USP realizou uma chamada de projetos sobre em sistemas inteligentes, tendo recebido mais de uma centena de propostas das mais diversas áreas do conhecimento.

Iniciada em 2015, a série Strategic Workshops promove encontros em áreas estratégicas e com reconhecida excelência na USP. Os eventos reúnem pesquisadores em torno de temas transdisciplinares com o objetivo de mapear expertises e promover novos arranjos de pesquisas entre os próprios pesquisadores da Universidade.

PROGRAMAÇÃO


Inteligência Artificial e suas Aplicações: Avanços e Tendências
25 de junho, das 8h30 às 21h
Anfiteatro Nicolau Sevcenko, Departamento de História da FFLCH-USP, rua Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público, gratuito e com inscrição prévia online - Para assistir ao vivo pela internet não é preciso se inscrever
Mais informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678
Página do evento

Foto: Asawin/Pxhere