Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Bernardete Gatti é a nova titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica

Bernardete Gatti é a nova titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica

por Mauro Bellesa - publicado 09/04/2024 10:40 - última modificação 26/04/2024 13:03

A educadora Bernardete Gatti foi escolhida para ser a nova titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica.

Bernardeti Gatti
A pesquisadora em educação Bernardete Gatti

A educadora Bernardete Gatti, pesquisadora colaboradora da Fundação Carlos Chagas (FCC) e decana da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, é a nova titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica. Ela tomou posse no dia 22 de abril,, na Sala do Conselho Universitário da USP.

Gatti assumiu o posto ocupado até recentemente pelo epidemiologista Naomar de Almeida Filho, da Universidade Federal da Bahia e ex-professor visitante do IEA. Ela já participava do Conselho Consultivo da cátedra.

Graduada em pedagogia pela USP, Gatti tornou-se doutora em psicologia pela Universidade Paris VII - Denis Diderot (França) e realizou pesquisas de pós-doutorado na Universidade de Montréal (Canadá) e na Universidade do Estado da Pensilvânia (EUA). Atualmente, é uma das pesquisadoras do projeto Cenários da Formação do Professor no Brasil e Seus Desafios, financiado pela Unesco

Ela foi pesquisadora e coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC, onde exerceu posteriormente os cargos de superintendente de Educação e Pesquisa e de vice-presidente. Em paralelo às suas atribuições na FCC, atuou como docente na USP, na UFSCar e na PUC-SP. Presidiu por quatro mandatos o Conselho Estadual de Educação de São Paulo. É autora de 120 artigos em periódicos especializados e de 19 livros, incluindo aqueles em que foi coautora, organizadora ou editora.

Gatti foi também coordenadora da Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação e presidiu o Comitê Científico de Educação do CNPq, além de ter sido consultora da Unesco e de outros organismos nacionais e internacionais. É membro titular da Academia Paulista de Educação.

A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica tem como objetivo identificar medidas que subsidiem políticas para o ensino básico a partir da análise de experiências inovadoras e de ações relacionadas à formação e desenvolvimento profissional de professores. Lançada em fevereiro de 2019, a cátedra funcionou em seus cinco primeiros anos por intermédio de convênio entre a USP, o Itaú Social (patrocinador da iniciativa no período) e a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp).

Foto: Léo Ramos Chaves/Revista Pesquisa Fapesp