Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Biota-Síntese abre inscrições para seleção de projetos de pós-doutorado

Biota-Síntese abre inscrições para seleção de projetos de pós-doutorado

por Mauro Bellesa - publicado 19/01/2022 14:30 - última modificação 23/02/2022 15:49

O Biota-Síntese - Núcleo de Análise e Síntese de Soluções Baseadas na Natureza, um dos núcleos da Fapesp para pesquisa orientada a problemas, recebe até as 10 horas do dia 14 de março inscrições de interessados em disputar uma das oito vagas para pesquisas de pós-doutorado.

Agricultura sustentável
Núcleo deve colaborar na elaboração de políticas públicas para agricultura sustentável e outras áreas

Biota-Síntese - Núcleo de Análise e Síntese de Soluções Baseadas na Natureza, um dos núcleos da Fapesp para pesquisa orientada a problemas, recebe até as 10 horas do dia 14 de março inscrições de interessados em disputar uma das oito vagas para pesquisas de pós-doutorado.

Podem se inscrever pesquisadores brasileiros e estrangeiros (fluentes em português). Os candidatos devem apresentar projeto nas áreas de modelagem, serviços de ecossistemas, restauração, ecologia urbana, saúde Humana, mudanças climáticas, soluções baseadas na natureza e desenho de políticas colaborativas. É permitido se candidatar em mais de uma área.

O perfil desejado dos pós-doutorandos é o de profissionais com: grande habilidade para trabalho colaborativo em equipe; elevada habilidade para o diálogo com pesquisadores e atores sociais com diferentes formações e experiências profissionais;  e capacidades de modelagem e análise a serem detalhadas em cada área. Cada pós-doutorado terá um projeto de pesquisa específico e um supervisor específicos, mas é esperado que o grupo trabalhe em conjunto e em estreita colaboração com a equipe de coordenação do Biota-Síntese.

Núcleo de
Análise e Síntese

Sediado no IEA, o Biota-Síntese tem financiamento da Fapesp de 2022 a 2026 e reúne pesquisadores de cinco universidades, sete institutos de pesquisa do Estado de São Paulo e quatro organizações não governamentais, bem como técnicos e tomadores de decisão  de três secretarias do governo paulista: Infraestrutura e Meio Ambiente; Saúde; e Agricultura e Abastecimento.

O objetivo do núcleo é subsidiar o Estado de São Paulo com políticas públicas socioambientais relacionadas com agricultura sustentável, restauração ambiental, controle de zoonoses e controle de doenças em áreas urbanas, considerando sobretudo soluções baseadas na natureza.

O núcleo trabalhará numa perspectiva de ciência de síntese, com grupos de trabalho cooperativos heterogêneos, os quais se reunirão periodicamente de forma imersiva em brainstorms. Esses encontros serão intercalados com a análise e modelagem de base de dados existentes, nas quais se espera ativa participação dos pós-doutorandos.

Os selecionados receberão bolsa de pós-doutorado da Fapesp no valor de R$ 7.373,10 por dois anos, período que poderá ser renovado por mais dois anos. Também terão direito a um fundo de contingência de pesquisa no valor de 10% do total anual da bolsa, para despesas com itens diretamente relacionados com as atividades da pesquisa.

As inscrições devem ser feitas via formulário online [clique aqui]. Os documentos necessários são:

  • currículo no formato Fapesp (incluindo o Lattes para candidatos brasileiros) com os links para Orcid e Publons, bem como indicadores de citações (número de publicações e citações, H index) , informações sobre experiência em grupos de trabalho e com o desenvolvimento políticas públicas (se aplicável);
  • declaração sobre por que o candidato é adequado para a vaga pretendida;
  • indicação de três pessoas de referência que possam ser consultadas se o candidato for selecionado para entrevistas.

Serão selecionados de três a cinco candidatos por vaga para entrevista, a ser realizada virtualmente no final de março/início de abril. Os escolhidos iniciarão seu projeto em maio, depois de a Fapesp validar o processo seletivo de acordo com suas normas. Os pós-doutorandos ficarão formalmente vinculados ao Programa de Pós-Doutorado da USP.

Mais informações sobre cada vaga podem ser consultadas em:

Para mais informações sobre o processo seletivo, o interessado deve escrever para  biotasintese@usp.br.