Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA — 185

Boletim IEA — 185

por Sandra Codo - publicado 01/03/2013 00:00 - última modificação 26/10/2015 09:12

março de 2013
TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail,
envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

COOPERAÇÃO

Novos passos rumo à internacionalização

PESQUISA

Confirmados quatro novos professores visitantes

CICLO

Mesa-redonda debate sociabilidade
e ética no ambiente universitário

AGENDA

Eventos públicos


 

 

COOPERAÇÃO

Novos passos rumo à internacionalização

Ubias em Israel
A diretora do IEA de Jerusalém, Michal Linial,
fala aos representantes dos Ubias no encontro
ocorrido no início de março, em Israel

O IEA esteve presente no encontro dos diretores dos University-Based Institutes for Advanced Study (Ubias), rede que integra 32 institutos de estudos avançados vinculados a universidades de todo o mundo. O evento, que teve como tema Moldando o Futuro: Navegando em um Mundo em Transformação, aconteceu nos dias 4 a 6 de março, no Instituto de Estudos Avançados da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel.

Os participantes fizeram um balanço dos três anos de existência da rede, trocaram experiências, trataram de planos de cooperação bilaterais e multilaterais e definiram estratégias de interação e colaboração, além de debater questões ligadas a transformações globais em curso, como a Primavera Árabe e o futuro do ensino superior e da pesquisa.

ACADEMIA INTERCONTINENTAL
No encontro, o diretor do IEA, Martin Grossmann, fez uma exposição sobre os resultados do primeiro ano do Projeto de Gestão 2012-2017 e apresentou, com Dapeng Cai, pesquisador do Instituto de Pesquisa Avançada (IAR, na sigla em inglês) da Universidade de Nagoya, Japão, o projeto-piloto da Academia Intercontinental, iniciativa experimental dos Ubias sob a responsabilidade do IEA e do IAR, que visa a promover o intercâmbio científico entre gerações, disciplinas e culturas.

A proposta feita por Grossmann e Cai foi aprovada e pode ser resumido na expressão "2+2+2+2": dois institutos da rede de dois continentes vão se unir para o desenvolvimento de uma pesquisa conjunta ao longo de dois anos, período em que serão realizados dois workshops.

Para isso, serão selecionados 15 jovens pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e universidades do mundo para se dedicar a um estudo colaborativo de caráter interdisciplinar, sob a orientação de três cientistas seniores.

A previsão é que as atividades presenciais da Academia tenham início em março de 2014, com a realização do primeiro workshop na cidade de São Paulo, quando os pesquisadores terão a oportunidade de trocar experiências, participar de programas interculturais e de discutir o tema de pesquisa, que deverá estar relacionado à busca de soluções para um grande desafio global.

CONSOLIDAÇÃO DOS UBIAS
O encontro dos diretores em Israel é o terceiro evento promovido pelos Ubias. O primeiro foi em outubro de 2010, quando aconteceu a conferência de fundação da rede, sediada pelo Freiburg Institute for Advanced Studies (Frias) da Universidade Albert Ludwig de Freiburgo, Alemanha. O evento reuniu dirigentes de 32 institutos de estudos avançados de 19 países de cinco continentes para discutir o tema Instituto de Estudos Avançados Vinculados a Universidade em uma Pespectiva Global: Promessas, Desafios e Novas Fronteiras.

O segundo evento, realizado em março de 2012 no Jawaharlal Nehru Institute of Advanced Studies(JNIAS), da Universidade Jawaharlal Nehru, em Nova Delhi, Índia, reuniu representantes de oito dos 11 institutos que compõem o comitê de coordenação dos Ubias, incluindo Grossmann. Na ocasião, os participantes definiram propostas preliminares de cooperação entre os institutos, entre elas a criação da Academia Intercontinental.

Um quarto evento já está agendado para setembro deste ano: a conferência interdisciplinarConhecimento Científico e Acadêmico, que acontecerá no Peter Wall Institute for Advanced Studies da University of British Columbia, em Vancouver, Canadá.

 


 

INTEGRAÇÃO DE INSTITUTOS

Como resultado dos contatos e encontros promovidos pelos Ubias, o IEA vem estreitanto relações com outros institutos da rede e de fora dela, como é o caso do Institute for Avanced Study (IAS) de Princeton, nos EUA.

Em março de 2011, Peter Goddard e Eliezer Rabinovich, na ocasião diretores do IAS e do IEA da Universidade Hebraica de Jerusalém, respectivamente, foram recebidos pelo então vice-reitor executivo de Relações Internacionais da USP, Adnei Melges de Andrade, e pelo então diretor do IEA, César Ades. Tanto Goddard quanto Rabinovici falaram sobre o funcionamento de seus institutos e sobre a especificidade dos estudos avançados.

Em abril de 2012, foi a vez de Aditya Mukherjee, diretor Jawaharlal Nehru Institute of Advanced Studias (JNIAS), da Universidade Jawaharlal Nehru, Índia, visitar o IEA. Além de participar do encontro Democracias de Alta Densidade: Brasil e Índia, Mukherjee tratou das origens e diretrizes acadêmicas do seu instituto e da universidade que o abriga em evento com o diretor do IEA, Martin Grossmann, que apresentou o Projeto de Gestão 2012-2017 do Instituto. (Assista ao vídeo.)

A mais recente visita do gênero aconteceu em fevereiro deste ano, quando Dapeng Cai e Susumu Saito, pesquisadores do Instituto de Pesquisa Avançada (IAR) da Universidade de Nagoya, Japão, fizeram exposições no IEA. Cai falou sobre o conceito e perspectivas da Academia Intercontinental a ser realizada pela parceria IAR-IEA e Susumu fez uma exposição sobre as boas práticas adotadas pelo IAR para o desenvolvimento de pesquisas de alto nível. (Assista ao vídeo.)


 

 

PESQUISA

Confirmados quatro novos professores visitantes

O IEA recebe quatro novos professores visitantes em 2013: o físico Pierre Descouvemont, convidado pelo Grupo de Pesquisa de Astrofísica Nuclear Não Convencional; o filósofo e historiador da ciência Hugh Lacey, convidado pelo Grupo de Pesquisa de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e Tecnologia; o antropólogo Massimo Canevacci, indicado pelo Grupo de Pesquisa de Política Ambiental; e o etólogo Jerry Hogan, trazido por meio de uma parceria com o Instituto de Psicologia (IP) da USP.

PIERRE DESCOUVEMONT

Pierre DescouvemontDescouvemont é pesquisador da Université Libre de Bruxelles, Bélgica, onde investiga temas ligados à física e astrofísica nuclear. Ele ficará no IEA até o dia 31 maio e desenvolverá estudos sobre núcleos exóticos (núcleos ricos em nêutrons ou prótons) em parceria com o Grupo de Pesquisa de Astrofísica Nuclear Não Convencional. 

Seu plano de pesquisa para a estadia no Instituto é dividido em duas frentes: suporte teórico para experimentos, que contará com a colaboração das professoras Alinka Lépine-Szily, do Instituto de Física (IF) da USP, e Marlete Pereira Assunção, da Unifesp; e extensões do método Continuum Discretized Coupled Channel (CDCC) para modelos de agrupamentos atômicos microscópicos, que terá a cooperação de Mahir Saleh Hussein, professor do IF e coordenador do grupo do IEA.

Na primeira frente, Descouvemont planeja analisar novos dados através da teoria da matriz R. De acordo com ele, sua maior contribuição será aplicar a Teoria da Excitação de Coulomb. Já na segunda, o pesquisador pretende resolver a equação de Schrödinger para reações em que um projétil apresenta estrutura atômica de agrupamento com baixa energia de dissociação.

Além das atividades de pesquisa a serem realizadas em parceria com o Grupo e com professores do IF, Descouvemont participará de eventos no IEA, previstos para acontecer em abril.

HUGH LACEY

Hugh LaceyLacey é professor emérito da Swarthmore College, EUA, e dedica-se ao estudo das relações entre ciência, tecnociência, valores e sociedade. O pesquisador ficará no IEA de março a junho e de outubro a novembro de 2013, quando estará envolvido com o Projeto Temático Fapesp Gênese e Significado da Tecnociência: Das Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.

No primeiro período de estada, Lacey oferecerá uma série de oito seminários, nos quais conduzirá um debate sobre o modelo teórico de interação entre as práticas científicas e os valores éticos, sociais e econômicos. Além disso, dará início à organização de um livro ou de um dossiê. 

No segundo período, o filósofo concluirá a organização do livro ou dossiê, a ser produzido em parceria com Pablo Mariconda, professor da FFLCH e coordenador do Grupo de Pesquisa de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e Tecnologia. A obra reunirá artigos que sintetizem o estado atual dos estudos sobre o modelo teórico e, também, textos com prognósticos sobre como ele continuará a se desenvolver. 

Uma terceira atividade, também programada para o segundo período de estada de Lacey no IEA, ainda está em fase de planejamento. Trata-se de uma sequência de quatro seminários sobre temas nos quais tanto a ciência quanto os valores são fundamentais. A princípio, os tópicos seriam mudanças climáticas; energia nuclear e outras questões energéticas; tecnologias verdes; e desenvolvimento de softwares.

MASSIMO CANEVACCI

Massimo CanevacciCanevacci é professor de Antropologia Cultural e de Arte e Culturas Digitais da Università Degli Studi di Roma La Sapienza, Itália. Seus estudos concentram-se nas áreas da etnografia, comunicação visual, arte e cultura digital. 

O antropólogo, que já esteve no Brasil como professor visitante da UERJ e da UFSC, começou suas atividades no IEA em março. Nos 12 meses em que permanecerá no Instituto, ele vai desenvolver uma pesquisa situada na interseção entre quatro grandes quadros conceituais: a auto-representação; a ubiquidade; o fetichismo visual; e a teoria crítica e experimental. 

Nos primeiros seis meses, seu trabalho será voltado para a elaboração teórica. O restante do período será dedicado à pesquisa empírica. Entre as atividades previstas para a sua estada estão a realização de seminários, participação em congressos internacionais, lançamento de livros e o oferecimento de um curso de sete semanas.

JERRY HOGAN

Jerry HoganHogan é professor emérito do Departamento de Psicologia da University of Toronto, Canadá. Desenvolve pesquisas na área de psicologia experimental e biologia comportamental. O etólogo já esteve no IEA em 2008, quando apresentou seu estudo sobre os processos circadianos em galos.

Para sua nova visita ao Instituto (de agosto a novembro de 2013 e mais dois meses no início de 2014), o pesquisador propôs a produção de uma monografia sistematizando resultados e conceitos obtidos no âmbito das novas especialidades de seu campo de pesquisa. O objetivo é que a obra funcione como um referencial teórico unificado para estudar o comportamento animal e humano.  

De acordo com Hogan, isso é importante porque, embora muitos progressos venham sendo feitos nas diversas especialidades, os pesquisadores se tornaram muito focados nas suas próprias áreas de estudo e acabaram deixando de se comunicar uns com os outros.

"A monografia não é para ser uma revisão da literatura ou um livro. Pelo contrário, é uma tentativa de integrar os conceitos e dados dos vários campos com interesse comportamental em um quadro único. Espera-se que tal esforço facilite a comunicação entre cientistas de áreas diferentes e que esta comunicação leve a novos insights", ressalta o etólogo.

Hogan planeja, ainda, fazer uma conferência no IEA, ministrar aulas voltadas para a discussão de tópicos relevantes para a produção da monografia e ministrar um curso de pós-graduação no IP.


 

 

CICLO

Mesa-redonda debate sociabilidade
e ética no ambiente universitário

Estudantes
A sociabilidade no ambiente universitário
requer a busca de soluções consensuais

No dia 10 de abril, às 15 horas, realiza-se a mesa-redonda Sociabilidade e Ética na Universidade, o terceiro encontro do ciclo Ética e Universidade, iniciado em 2012.

Segundo os integrantes da Comissão de Ética da USP, que organiza o ciclo em parceria com o IEA, o objetivo primário da mesa-redonda é proporcionar uma visão ampla do conceito de sociabilidade e das relações interpessoais nos ambientes universitários, com ênfase em princípios éticos.

Os debatedores serão os professores Cícero Araújo, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCH); Leopoldo Waizbort, do Departamento de Sociologia da FFLCH; Yves De La Taille, do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia; e Sérgio Adorno, diretor da FFLCH, coordenador científico do Núcleo de Estudos da Violência e coordenador da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, sediada no IEA. O moderador do encontro será do professor Renato de Figueiredo Jardim, diretor do Instituto de Física.

De acordo com a comissão, é cada vez mais importante discutir os problemas que a sociedade enfrenta no trato das relações interpessoais, ou seja, na sociabilidade, e encontrar soluções consensuais dentro dos ambientes universitários. Esses problemas materializam-se em diversas situações: desde as relações corriqueiras no convívio cotidiano dos departamentos até aquelas que envolvem as questões mais abrangentes da vida universitária.

A comissão considera também importante pensar a sociabilidade e a ética nos diversos domínios da vida social organizada e através de situações que permeiam os aspectos acadêmicos, laborais, psicológicos, políticos, econômicos e o próprio intercâmbio social.

"A ética e a sociabilidade sempre tiveram uma relação muito estreita e, no entanto, problemática", destaca a comissão. "O próprio conceito de boas relações interpessoais vem sendo revisto dentro da universidade e na sociedade. Um bom exemplo é decorrente do advento do chamado mundo virtual, onde as relações interpessoais nos ambientes acadêmico e de trabalho são estabelecidas através de novos protocolos e conceitos, incluindo aqui os de caráter ético."

A primeira mesa-redonda do ciclo aconteceu no dia 8 de novembro de 2012 e tratou deSegurança e Privacidade [assista ao vídeo]. A segunda realizou-se no dia 28 de novembro de 2012 e discutiu o tema Fabricação, Falsificação e Plágio nas Ciências e Humanidades[assista ao vídeo].

SOCIABILIDADE E ÉTICA NA UNIVERSIDADE
3ª Mesa-Redonda do ciclo Ética e Universidade

Data: 10 de abril de 2013, 15h
Local: Auditório Freitas Nobre, Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo
Transmissão: em www.iea.usp.br/aovivoviv
Informações: com Rafael Borsanelli (rborsanelli@usp.br), tel. (11) 3091-1666


 

 

AGENDA

Eventos públicos

24 de abril, 22 de maio, 6 de junho e 28 de agosto — 9h30
CICLO CONFERÊNCIA HUMANOS E ANIMAIS: OS LIMITES DA HUMANIDADE
Coordenador: Lorenzo Baravalle (FFLCH e IEA)
Local: no dia 27 de março, no Auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, Rua Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, São Paulo; nos demais dias, na Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo

3 e 17 de abril; 2, 14 e 29 maio — 9h30
24º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA

Organizador: Hugh Lacy (Dorthmund College, EUA, e IEA)
Local: no dia 3 de abril, na Sala 8 do Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo; nos demais dias na Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo

10 de abril, 8 de maio e 5 de junho — 13h30
SEMINÁRIO DE LÓGICA PARACONSISTENTE ANOTADA
EM BIOMEDICINA, AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA

Coordenador: Jair Minoro Abe (IEA e Unip)
Local: Faculdade de Medicina da USP, Rua Dr. Arnaldo, 455, Instituto Oscar Freire, Prédio da Medicina Legal, 1º andar, sala 2, São Paulo

10 de abril — 15 horas
SOCIABILIDADE E ÉTICA NA UNIVERSIDADE
Debatedores: Cícero Araújo (FFLCH), Leopoldo Waizbort (FFLCH), Sérgio Adorno (FFLCH, NEV e IEA) e Yves De La Taille (IP)
Local: Auditório Freitas Nobre, Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo

11 de abril — 10 horas
INVESTIMENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS EM INOVAÇÃO: PRESENTE E FUTURO
Expositores: Carlos Eduardo Calmanovici (presidente da Anpei) e João Alberto De Negri (diretor de Inovação da Finep)
Coordenador: Mario Sergio Salerno (Poli e IEA)
Local: Auditório do Departamento de Engenharia de Produção, Escola Politécnica da USP, Av. Prof. Almeida Prado, Travessa 2, 128, térreo, Cidade Universitária, São Paulo


 

 

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739)
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 — www.iea.usp.br/publicacoes/imprensa/boletim-iea — boletim-iea@usp.br
Fotos (a partir do alto): 1) Instituto de Estudos Avançados de Jerusalém; 2) Université Libre de Bruxelas; 3) e 4) Sandra Codo; 5) University of Toronto; 6) Cecília Bastos/Agência USP