Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA — 186

Boletim IEA — 186

por Sandra Codo - publicado 01/04/2013 00:00 - última modificação 05/02/2014 16:05

1ª quinzena de abril de 2013
TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail,
envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

COOPERAÇÃO

O perfil e os planos do IEA de Birmingham

O professor Malcolm Press, diretor do Instituto de Estudos Avançados (IAS, na sigla em ingês) da Universidade de Birmingham, Reino Unido, faz no dia 11 de abril, às 15 horas, no IEA, uma apresentação sobre o desenvolvimento do instituto em seu primeiro ano de existência e os planos para o futuro.

Institute of Advanced Studies of the University of Birmingham
Universidade de Birmingham

Malcolm PressAssista ao vídeo
(em inglês) com
Malcolm Press sobre
IAS de Birmingham

Os IEAs de Nagoya e
Nova Delhi também
foram apresentados
em eventos no IEA
ASSISTA AOS VÍDEOS

Na apresentação, serão exibidas imagens e um vídeo sobre o funcionamento do instituto. Press estará acompanhado da diretora de Desenvolvimento e Mobilidade Internacional da Universidade de Birmingham, Andrea Edwards. O evento será em ingês, com tradução simultânea. A coordenação será do diretor do IEA, Martin Grossmann.

Além de dirigir o IAS, Malcolm Press é pró-reitor da Universidade de Birmingham, onde chefia o College de Ciências da Vida e do Ambiente. Ele se formou em ciências ambientais pela Universidade de Londres em 1980. Concluiu o doutorado em ecologia fisiológica na Universidade de Manchester em 1984. Foi pesquisador associado em projeto de pós-doutorado no University College London e depois voltou a Manchester, em 1989, desta vez como professor. Em 1994, transferiu-se para a Universidade de Sheffield, onde assumiu a cadeira de ecologia em 1997. Em Sheffield, foi chefe do Departamento de Ciências Animal e Vegetal e diretor de Pesquisa para o Meio Ambiente, além de ser membro do Conselho da universidade.

O INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA UNIVERSIDADE DE BIRMINGHAM: O ANO DO DESENVOLVIMENTO E PLANOS PARA O FUTURO
Tipo: debate aberto ao público, gratuito e sem necessidade de inscrição
Data: 11 de abril, 15 horas
Local: Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo

Evento marca lançamento do novo site do IEA

No dia 11 de abril, em seguida à apresentação do IAS de Birmingham, será lançada a versão beta do novo site do IEA. Segundo o diretor do Instituto, Martin Grossmann, com a reformulação de seu site, "o IEA institui um novo modo de gestão de informação e conhecimento ao relacionar o vasto acervo documental do Instituto com as demandas atuais em comunicação, exposição, divulgação e intercâmbio".

Observatório discute os investimentos
m inovação no Brasil

No momento em que o governo federal lança o plano Inova Empresa, que aplicará R$ 32,9 bilhões para tornar as empresas brasileiras tecnologicamente mais competitivas no mercado global, o Núcleo de Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade (OIC), sediado no IEA, promove o debate Investimentos Públicos e Privados em Inovação no Brasil: Presente e Futuro.

O evento acontece no dia 11 de abril, às 10 horas, no auditório do Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica da USP. Os debatedores serão João Alberto De Negri, diretor de inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e Carlos Eduardo Calmanovici, presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). A mediação ficará a cargo de Mario Sergio Salerno, professor titular do PRO-Poli e coordenador geral do OIC.

O debate vai abordar o cenário atual de assimetria entre investimentos públicos e privados em inovação no país e as perspectivas para os próximos anos. De Negri falará sobre as políticas da Finep e do governo para incentivar os gastos das empresas em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I). Calmanovici discutirá o que poderia ser feito para alavancar e aumentar os investimentos privados no setor, ainda escassos em comparação com outros países.

INVESTIMENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS EM INOVAÇÃO NO BRASIL: PRESENTE E FUTURO
Tipo: seminário aberto ao público, gratuito e sem necessidade de inscrição
Data: 11 de abril, às 10 horas
Local: Auditório do Departamento de Engenharia da Produção, Av. Professor Luciano Gualberto, 530, Cidade Universitária, São Paulo.

Eventos públicos

24 de abril, 22 de maio, 6 de junho e 28 de agosto — 9h30
CICLO CONFERÊNCIA HUMANOS E ANIMAIS: OS LIMITES DA HUMANIDADE
Coordenador: Lorenzo Baravalle (FFLCH e IEA)