Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 219

Boletim IEA - 219

por Sandra Codo - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 14/10/2015 15:26

Edição 219 — 18 de setembro de 2015

Gerardo Caetano discute o impacto das políticas culturais no desenvolvimento

O pesquisador Gerardo Caetano, da Universidad de La República, do Uruguai, será o expositor do seminário Las Políticas Culturales como Variable Indispensable del Desarrollo, no dia 22 de setembro, às 14h30, no IEA. Segundo ele, é um erro acreditar que se possa fazer políticas culturais sem pensar na política em geral e deve-se rechaçar a aposta demagógica da visão populista, com sua identificação simplista da cultura popular com a cultura. O evento terá como debatedores três professores da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP: José Teixeira Coelho Netto, Lúcia Maciel de Oliveira e Martin Grossmann (diretor do IEA).

Encontro debate obra de Teixeira Coelho, que receberá título de professor emérito

A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, com apoio do IEA e do Museu de Arte Contemporânea (MAC), realiza no dia 23 de setembro, às 14h30, o encontro Ampliação da Esfera de Presença do Ser: Reflexões sobre a Obra de Teixeira Coelho, que precederá a concessão, pela ECA-USP, do título de professor emérito a José Teixeira Coelho Netto, professor titular do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da escola, por sua significativa obra e trajetória intelectual. O encontro acontecerá no Auditório do MAC no campus Butantã. A cerimônia de titulação (aberta apenas a convidados) ocorrerá às 18h30, no mesmo local.

Workshop reunirá pesquisadores de eletroquímica da USP

No dia 21 de setembro, acontece no IEA o workshopEnergia, Sensoriamento e Meio Ambiente: A Eletroquímica na USP, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da universidade, com apoio do IEA e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). O encontro, que acontece das 9h às 18h, tem como objetivo articular os pesquisadores de todos os campi USP que atuam na área de eletroquímica. Sempre abordando a relação do tema com o meio ambiente, as exposições do período da manhã serão sobre sensoriamento e as da tarde, sobre energia.

Sociólogo espanhol debate no IEA a dialética da estrutura e do ambiente

Antonio Aledo Tur, sociólogo da Universidade de Alicante, na Espanha, estará no IEA no dia 23 de setembro, às 10h30, para participar do seminário El Paradigma de la Modernidad y sus Impactos Socioambientales, quando irá discutir a organização das sociedades modernas em torno da ideia de crescimento “ilimitado”. Segundo o conferencista, o modelo gera uma acumulação constante de bens e materiais cuja consequência é a crise ambiental e a exclusão social. Durante o seminário no IEA, esse “paradigma da modernidade” será exemplificado pela discussão que se dá no Brasil em torno da construção de represas.

Seminário trata da interlocução da história com o meio ambiente

O modo como os historiadores organizam e problematizam as diferentes abordagens sobre a interlocução da história com o meio ambiente será o eixo central do encontro Meio Ambiente e Dimensão Histórica: Perspectivas de Abordagens, que acontece no dia 28 de setembro, das 10h às 18h, no IEA. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA e pelo Grupo de Trabalho História Ambiental - ANPUH/SP, o seminário será dividido em dois temas: “Conhecimento Histórico e Meio Ambiente: Questões Epistemológicas”, na parte da manhã; e “Passado e Presente na História Ambiental: Relações e Problemas”, no período da tarde.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director: Martin Grossmann — Vice-Diretor / Vice-Director: Paulo Saldiva — Conselho Deliberativo / Board: Martin Grossmann, Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Ricardo Ohtake, Beatriz Barbuy, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.briea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division — Chefe / Chief: Fernanda Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Richard Meckien e Carlos Malferrari — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.