Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 237

Boletim IEA - 237

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 16/12/2016 12:07

Edição 237 — 22 de agosto de 2016
AGENDA
Irlandesa apresenta caso de sucesso de pesquisa interdisciplinar nas humanidades digitais

Jane Ohlmeyer, professora de história moderna e presidente do Conselho de Pesquisa Irlandês (IRC), estará no IEA no dia 24 de agosto, às 14h, para a conferência The Power of Interdisciplinary Research: the Example of Digital Humanities, que acontece na Sala de Eventos com transmissão ao vivo pela web. A pesquisadora irá relatar a importância da pesquisa interdisciplinar e sua experiência no campo das humanidades digitais por meio do projeto "1641 Depositions", fruto da colaboração de pesquisadores das artes, humanidades, ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Ela também apresentará uma visão geral do Trinity Long Room Hub, instituição da qual é diretora. Para participar presencialmente é necessário realizar inscrição.

Encontro debate emprego e inovações no setor de turismo

O Grupo de Trabalho sobre Inovação em Serviços, criado recentemente pelo Observatório da Inovação e Competitividade (OIC) do IEA, iniciará uma série de encontros sobre o tema. O seminário Emprego e Importância da Inovação no Turismo é o primeiro deles e acontece no dia 25 de agosto, das 10h às 17h, na Sala de Eventos do IEA. No debate, será apresentado o Sistema de Informações sobre Mercado de Trabalho do Setor de Turismo, um banco de dados gerenciado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Ministério do Turismo. À tarde, integrantes do grupo irão expor os primeiros resultados georreferenciados aplicados na Plataforma Gisbi. O encontro será transmitido ao vivo pelo site do IEA.

PESQUISA

IEA recebe inscrições para o Programa Ano Sabático 2017

O IEA recebe até 3 de outubro inscrições de professores da USP que queiram participar da segunda edição do Programa Ano Sabático do IEA, regulamentado ano passado por meio da Resolução nº 7.069. O programa selecionará até seis docentes da universidade que queiram desenvolver um projeto de pesquisa individual no Instituto pelo período de seis meses ou um ano, de acordo com a Portaria nº 3 de 19 de agosto. Para participar, é necessário ter, no mínimo, sete anos de efetivo exercício de suas funções em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP). A novidade em relação à primeira turma é que agora a pesquisa poderá acontecer tanto na sede do IEA-USP, em São Paulo, quanto em seus polos em Ribeirão Preto e São Carlos.

REVISTA

Com artigos de historiadores, sociólogos e economistas, o dossiê “Mercado de Trabalho” do número 87 da revista “Estudos Avançados”, lançada esta semana, complementa o debate iniciado na edição 85, que tratou do desemprego. Organizado por Alexandre de Freitas Barbosa, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, o dossiê trata do processo de formação do mercado de trabalho no Brasil e de temas específicos, como o trabalho no Nordeste, os efeitos da recessão econômica, a retração da proteção social do trabalhador e a desigualdade na divisão sexual do trabalho.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Ricardo Ohtake, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.