Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 240

Boletim IEA - 240

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 16/12/2016 13:21

Edição 240 — 1 de novembro de 2016
AGENDA

Haddad e Erundina apresentam no IEA suas experiências como prefeitos de São Paulo

O Programa USP Cidades Globais inicia no dia 11 de novembro um ciclo de conversas com todos os prefeitos da capital paulista. A série Gestão de uma Metrópole: a Experiência dos Prefeitos de São Paulo terá como primeiro convidado o atual prefeito Fernando Haddad. A partir das 9h30 da manhã, na Sala de Eventos do IEA, ele apresentará os principais desafios para a administração da cidade, em sua visão. Na sexta-feira seguinte, a convidada será a deputada Luiza Erundina. Prefeita de São Paulo de 1989 a 1993, ela contará a sua experiência na gestão do município no dia 18 de novembro, às 14h30, também na Sala de Eventos do IEA. As vagas para ambos os encontros são limitadas e exigem inscrição prévia. As atividades serão transmitidas ao vivo pela web.

Mulheres e violência sexual, um desastre humanitário em perspectiva

No próximo 25 de novembro, Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres, o IEA, o USP Mulheres e o Remember the Women Institute (RWI) realizam o seminário Violência Sexual contra Mulheres em Tempos de Conflito. Com conferência de Rochelle G. Saidel, fundadora e diretora executiva do RWI, e Beatriz de Barros Souza, mestranda em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito (FD) da USP, o encontro acontece das 10h às 12h, na Sala de Eventos do IEA, e terá transmissão ao vivo pela internet. O tema será analisado sob dois panoramas: a violência sexual durante o Holocausto e a violência sexual contemporânea na Somália, fenômeno caracterizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como "o pior desastre humanitário contemporâneo".

Seminário apresenta visão das Forças Armadas sobre a defesa no Brasil

A Defesa no Brasil é o tema do encontro que se realiza no dia 29 de novembro, das 9h às 17h, na Sala de Eventos do IEA, atividade inaugural do Ciclo de Diálogos Estratégicos do IEA. Haverá exposições de representantes do Exército, Marinha, Aeronáutica e da indústria nacional de defesa. Esse primeiro diálogo tem por objetivo proporcionar à comunidade acadêmica informações atualizadas e realistas que permitam debater e concluir sobre a situação e perspectivas do Brasil nesse campo, assim como os papéis das partes interessadas da sociedade. O encontro será transmitido ao vivo pelo site do IEA.

INSTITUCIONAL

No dia 29 de outubro, o IEA celebrou o 30º aniversário de sua criação, ocorrida no primeiro ano da volta do país à democracia e durante a gestão de José Goldemberg como reitor da USP. Nesses 30 anos, foram inúmeros os temas debatidos em atividades de programas, projetos, grupos de pesquisa, grupos de estudo, cátedras e pesquisadores, consolidando o Instituto como um espaço de reflexão, onde se realizam estudos avançados conduzidos por nomes de excelência em suas áreas. As atividades de pesquisa são complementadas pela revista "Estudos Avançados", lançada em 1987 e uma das mais lidas na SciELO.

PESQUISA

Vídeo apresenta a pesquisa de Paulo Saldiva sobre poluição do ar

O trabalho que o diretor do IEA, Paulo Saldiva, vem realizando há anos sobre os efeitos da poluição do ar na saúde humana foi apresentado em um vídeo, legendado em inglês, da Pesquisa Fapesp. Saldiva lembra que “poluição do ar não se resolve com remédio, nem com campanhas de saúde”. Ela envolve planejamento urbano, questões relacionadas à mobilidade, estudos sobre uso e ocupação do solo. Enquanto o cigarro é entendido como um tema de saúde pública, observa o pesquisador, a poluição do ar ainda não o é, mesmo que todo ano cerca de 14 mil pessoas morram precocemente em razão dela na cidade de São Paulo.

INTERNACIONAL

Novo centro avançado na Costa Rica tem vice-diretor do IEA no Conselho

O vice-diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski, tomou posse em setembro como membro do Conselho Acadêmico do Espacio Universitario de Estudios Avanzados da Universidade de Costa Rica. Em sua primeira participação na nova instituição de pesquisa interdisciplinar, ele fez conferência sobre a história de 30 anos do IEA e o contexto de criação da rede Ubias (University-Based Institutes for Advanced Study). Para Plonski, esta rede, já consolidada na Europa, vem ganhando visibilidade na Ásia e mostrando algum crescimento na África. “Percebo que institucionalmente somos responsáveis por estimular esse modelo em que acreditamos, para que se reproduza com características próprias na América Latina”, diz.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Ricardo Ohtake, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.