Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 250

Boletim IEA - 250

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 08/08/2017 10:21

Edição 250 — 29 de junho de 2017
INTERNACIONAL
O IEA recebe até 6 de agosto candidaturas de jovens pesquisadores que queiram participar da 3ª Intercontinental Academia, sobre “rigidez e dinâmica das leis”. Previsto para acontecer em março de 2018 em Cingapura e em março de 2019 em Birmingham, Reino Unido, o programa é organizado pelos institutos de estudos avançados da Universidade Tecnológica de Nanyang e da Universidade de Birmingham. O foco é em pessoas que estejam em início/meio de carreira, tendo até 15 anos de conclusão do doutorado, e que realizem pesquisa na academia, indústria, no terceiro setor ou em outras organizações. Todos devem ser fluentes em inglês.

PESQUISA

A contribuição da boa gestão para a qualidade de vida nas cidades

O planejamento das políticas públicas, as diretrizes e os planos diretores das cidades sofrem de um mal enraizado na sociedade brasileira: o desvio das suas funções originais visando ao atendimento de interesses menores ou particulares no momento da sua implantação. Da mesma forma, a administração sofre desvios quando a gestão da coisa pública é distribuída entre partidos políticos. “Muitos problemas não são resolvidos por uma questão politiqueira e os entraves das cidades acabam virando plataforma política”, afirma o professor Arlindo Philippi Jr, que desenvolve pesquisa no Programa Ano Sabático de 2017. Do trabalho em andamento resultará um livro com proposições para gestores públicos e pesquisadores da questão urbana, a ser lançado no início de 2018.
Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e a cineasta Priscila Lima acabam de lançar o documentário “Dinâmicas, Flutuações e Pontos Cegos", um dos resultados da pesquisa que Lúcia realizou no IEA em 2016, no programa Ano Sabático. “Minha vontade era produzir um vídeo para dar voz às pessoas dos coletivos culturais e fazer com que a potência da obra deles aparecesse, o que seria difícil num artigo, que é algo mais descritivo”, explica a especialista em políticas culturais. Com 24 minutos de duração e disponível no YouTube, o filme sintetiza seis horas de entrevistas gravadas com artistas, produtores culturais, gestores e pesquisadores.

AGENDA

Bioeconomia e química verde serão tema do próximo Strategic Workshop

O próximo Strategic Workshop da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, realizado com o apoio do IEA, buscará apresentar conhecimentos de ponta e fomentar o diálogo em ciência, tecnologia e educação de profissionais relacionados aos biorrenováveis, bioenergia, agroindústria, saúde e alimentação, uso de by-products ou resíduos, escalonamento de processos, programas oficiais de P&D em Química Verde e tópicos aderentes. O encontro, intitulado Green Chemistry, Bioeconomy & Entrepreneurship: Innovative Drivers towards Sustainable Products and Processes in Cross-sectorial and Cross-border Cooperation, acontece no dia 12 de julho, a partir das 8h30, no IEA, e terá transmissão ao vivo pela web. A participação presencial requer inscrição prévia.

RELATO

A consolidação da história das mentalidades ao longo do século 20

Em 1929, Lucien Febvre e Marc Bloch fundaram a École des Annales, que se tornou uma referência mundial para o desenvolvimento e consolidação da história das mentalidades durante o século 20. No encontro Formas de Pensamento, Ideologias e Mentalidades, no dia 12 de junho, o historiador Carlos Guilherme Mota, cofundador e primeiro diretor do IEA, fez exposição sobre a trajetória da disciplina no mundo e no Brasil. O evento foi organizado pela professora em ano sabático no IEA Marisa Midori Deaecto, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

IEA NA RÁDIO USP

Corredores ecológicos permitem a livre circulação genética entre as espécies e favorecem a proteção da biodiversidade

Às vésperas do seminário Corredores Ecológicos e Conectividade da Paisagem, que aconteceu no IEA no dia 26 de junho, José Pedro Costa, secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (SBio-MMA) explicou ao programa de rádio Jornal da USP a importância de existir conexão entre diversas áreas protegidas: “Áreas muito pequenas não têm condição de garantir a reprodução, de plantas e, especialmente, de animais, para que eles possam ser perpetuados como num banco genético”. Segundo ele, que também é vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação do IEA, os corredores ec ológicos permitem a livre circulação genética entre as espécies, favorecendo a proteção da biodiversidade. Ouça a entrevista.

O programa Jornal da USP é uma parceria entre o IEA e a Rádio USP, e vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, em São Paulo (93,7 MHz) e em Ribeirão Preto (107,9 MHz).


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP

Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.