Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 257

Boletim IEA - 257

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 19/02/2018 17:08

Edição 257 — 23 de novembro de 2017

UNIVERSIDADE

Jornada no IEA apresenta a influência de pesquisadores franceses na USP

O Grupo de Pesquisa Brasil-França do IEA e o Institut des Amériques reunirão pesquisadores de diversas áreas para entender a influência francesa nos primeiros anos de formação da Universidade de São Paulo. A Jornada Franco-Brasileira acontece no IEA, no dia 27 de novembro, das 9h às 16h, terá duas mesas: medicina e biologia; e ciências humanas e sociais. Além do legado do período inicial, serão apresentadas também experiências posteriores e atuais. Para participar é necessária inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo pela web.

Miguel Bucalem fala sobre planejamento de longo prazo nas cidades brasileiras

No dia 30 de novembro, às 14h30, Miguel Bucalem, ex-secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, será o convidado do Programa USP Cidades Globais para falar sobre os projetos e iniciativas de planejamento e desenvolvimento urbano em que ele esteve envolvido na Prefeitura Municipal de São Paulo. Um dos focos da apresentação, que acontece no IEA, será o planejamento estratégico de longo prazo das cidades. Enquanto secretário, Bucalem liderou a implantação do projeto SP 2040, plano de metas para a cidade de São Paulo até o ano de 2040. O evento terá transmissão ao vivo pela web e a participação presencial requer inscrição prévia.

FILOSOFIA

Filósofo comentará a paisagem como elemento da política e das experiências humanas

O filósofo Dirk-Michael Hennrich, membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, estará no IEA no dia 24 de novembro, às 9h, para falar da paisagem como elemento da política, das experiências humanas e não humanas. De acordo com os organizadores da conferência A Paisagem como Paradigma Político: Corpo e Paisagem na Época das Imagens Técnicas, desde o aparecimento do conceito de paisagem nas diversas línguas da cultura ocidental, existe uma relação indissociável entre paisagem e política, que na sua origem tratava antes de mais nada da questão do bom e do mau governo e de seus efeitos sobre a população urbana e paisana. Para acompanhar pessoalmente, não é necessária inscrição. Também será possível acompanhar a transmissão ao vivo pelo site do IEA.

ARTES

As primeiras exposições de arte concreta e neoconcreta no Brasil são tema de encontro no IEA

João Bandeira, poeta, pesquisador e músico, será o conferencista do 6° encontro sobre exposições culturais que marcaram a cena brasileira, organizado pela Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. No dia 28 de novembro, às 14h30, ele comentará a 1ª Exposição Nacional de Arte Concreta, realizada no MAM-SP em 1956, e a 1ª Exposição Nacional de Arte Neoconcreta, que aconteceu em 1959 no MAM-RJ. Para assistir ao evento não é necessário fazer inscrição prévia. Também é possível acompanhar a transmissão ao vivo pela web.

SUSTENTABILIDADE

Esalq realiza evento sobre economia circular em agronegócio e florestas

Para identificar oportunidades econômicas para negócios circulares nas diversas cadeias de valor do agronegócio, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP e o Grupo de Agricultura e Economia Circular, também da Esalq, com apoio do IEA, realizam o 1º Seminário de Economia Circular no AGRO. O encontro acontece no dia 24 de novembro, das 8h às 18h30, na Esalq, e é pago, com preços especiais para alunos de graduação. Haverá transmissão ao vivo gratuita pela web.

PRÊMIO

Documentário produzido pelo IEA e pela Faculdade de Medicina recebe prêmio em festival

O documentário ‘Dis’mobilidade Urbana, produzido pelo IEA e pela Faculdade de Medicina (FM) da USP, foi um dos premiados na 2ª edição do festival Mobifilm, evento que reúne e premia filmes sobre mobilidade e segurança no trânsito. No dia 20 de novembro, o festival exibiu 47 filmes, divididos em nove categorias. ‘Dis’mobilidade Urbana recebeu menção honrosa na categoria “Independentes longas”. O filme mostra as dificuldades de locomoção e transporte que envolvem a região do Hospital das Clínicas e como isso afeta seus pacientes, principalmente aqueles que têm mobilidade reduzida.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP

Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, José Roberto Piqueira, Denise Alves Fungaro, Ladislau Pereira Sanders Filho, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Vinícius Sayão — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.