Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 262

Boletim IEA - 262

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 23/08/2018 17:01

Edição 262 — 11 de abril de 2018
AGENDA

Seminário discute as características do Antropoceno

A geoquímica Sonia Maria Barros de Oliveira, professora do IAG-USP, e o jornalista Reinaldo José Lopes, da "Folha de S. Paulo", serão os expositores no seminário Conversa sobre o Antropoceno, no dia 24 de abril, às 14h, no IEA. Como explica o coordenador do evento, o economista José Eli da Veiga, do IEE-USP, o termo Antropoceno – cunhado pelo cientista holandês Paul J. Crutzen – é usado para designar a época atual do planeta, marcada pela forte participação humana como força ambiental, capaz de produzir profundas alterações climáticas no planeta. Essa fase é antecedida pela do Holoceno, iniciada há mais de 11 mil anos, quando do começo do processo civilizatório. O encontro será transmitido ao vivo pela internet.

Mollier analisa relações entre imprensa e poder na França desde o Caso Dreyfus

As relações entre a imprensa e o poder político e financeiro na França desde o final do século 19 serão discutidas pelo historiador Jean-Yves Mollier, da Universidade de Versailles Saint-Quentin-em Yvelines, França, na conferência Imprensa e Poder: Do Caso Dreyfus aos Conglomerados Midiáticos, no dia 25 de abril, às 9h30, no IEA. Segundo a organizadora do evento, a professora em período sabático no IEA em 2017 Marisa Midori, da ECA-USP, um debate sobre o poder da imprensa, que resgata casos emblemáticos, torna-se muito oportuno nos tempos das redes sociais e das fake news. O evento terá transmissão ao vivo pela internet. Para assistir presencialmente é preciso fazer inscrição prévia.

Dois eventos iniciam programação pública de grupo sobre obra de Marx

O seminário Marx, Ciência e Tecnologia, no dia 12 de abril, às 14h, dá início à programação pública de grupo de estudo criado para discutir a obra de Karl Marx, sobretudo nos aspectos dela relacionados com a ciência e a tecnologia. Os professores Orlando Lima Pimentel e Marcos Barbosa de Oliveira e o doutorando João Bourbaki, os três da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, serão os expositores. No dia 3 de maio, às 14h, o grupo realizará seu segundo evento, a conferência de Jorge Luís da Silva Grespan (também da FFLCH) sobre A Estrutura e o Sentido do Livro III de "O Capital" de Karl Marx. O novo grupo de estudo é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia. Os dois eventos requerem inscrição prévia online e terão transmissão ao vivo pela internet.

Ciclo de conferências trata da necessidade da pesquisa multiestratégica

As características e possibilidades da pesquisa multiestratégica estão sendo analisadas no ciclo de conferências Sobre a Necessidade da Pesquisa Multiestratégica. No dia 10 de abril, Pablo Mariconda falou sobre Tecnociência Comercialmente Orientada e a Necessidade de Pesquisa Multiestratégica. As outras duas conferências serão feitas por Hugh Lacey: no dia 19 de abril, às 14h, o tema será O Diálogo entre a Pesquisa Multiestratégica e os Saberes Tradicionais; no dia 10 de maio, às 14h, ele falará sobre A Democracia e a Pesquisa Multiestratégica. Proposta por Lacey, a pesquisa multiestratégica pressupõe uma abordagem alternativa ao que ele chama de tecnociência comercialmente-orientada, caracterizada pela prioridade à produção de inovações tecnológicas voltadas ao crescimento econômico e seus valores. As conferências terão transmissão online ao vivo.

Grupo lança cartilha de boas práticas na agricultura urbana

A implantação e o gerenciamento de hortas urbanas seguras, bem-sucedidas e sustentáveis agora contam com o auxílio da cartilha "Agricultura Urbana - Guia de Boas Práticas", que o Grupo de Estudos de Agricultura Urbana lança no dia 27 de abril, às 12h, na Faculdade de Medicina da USP. A publicação foi escrita pelo engenheiro ambiental Luís Fernando Amato-Lourenço e coordenada por Thais Mauad. Foram utilizadas informações provenientes de artigos científicos, revisões sobre o tema e consultas com especialistas. Eles ressaltam que as cidades podem ser ótimos lugares para o cultivo de alimentos, mas alguns locais podem não ser apropriados devido à contaminação do solo, água e/ou ar.

Situação dos imigrantes no Brasil é tema de encontro que busca criar pedagogia estética na educação em direitos humanos

A segunda oficina do ciclo Arte, Curta-Metragem e Direitos Humanos, que propõe utilizar a arte para trabalhar a educação em direitos humanos, buscará aprofundar o conhecimento sobre os migrantes no Brasil e no mundo. Com a mesma metodologia utilizada no primeiro encontro, apresentará o curta-metragem “100% Boliviano, Mano”, além de dados e estatísticas sobre o tema. Organizada pelo Grupo de Pesquisas Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória, a oficina acontece no dia 26 de abril, às 9h, com transmissão ao vivo pela web. Para participar presencialmente é necessário realizar inscrição.

 


 

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Denise Alves Fungaro, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Victor Matiolli — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.