Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 277

Boletim IEA - 277

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 26/09/2019 17:00

Edição 277 — 16 de julho de 2019

AGENDA

Ciclo de seminários tratará da natureza da ignorância e de como lidar com ela

O seminário Por Que as Pessoas Acreditam no Que Acreditam, com conferência do psicólogo comportamental, professor e escritor Stuart Vyse, abre no dia 8 de agosto, às 14h, o ciclo O Que a Ignorância Tem a Nos Ensinar?, iniciativa do IEA e do Instituto Questão de Ciência (IQC). Vyse é especialista em superstição e comportamento irracional, colunista da revista "Skeptical Inquirer" e autor do livro "Believing in Magic: The Psychology of Superstition". O que é a ignorância, como estudá-la e como lidar com ela são as questões centrais a serem discutidas no ciclo, que terá mais seis seminários de agosto a dezembro, com conferencistas da USP, UnB, IQC e do site e-farsas.

Seminário debate necessidade de inovar em política urbanas

O ciclo de seminários UrbanSus — Sustentabilidade Urbana realiza no dia 7 de agosto, às 8h30, o encontro Inovação em Políticas Públicas Urbanas, que terá os painéis Internet das Coisas, Tecnologia Social, Segurança e Regulação. Os coordenadores do evento consideram que soluções efetivas e duráveis para as cidades dependem de inovação, aplicação de novas tecnologias e práticas sustentáveis, além de uma leitura transversal que considere os campos ambiental, econômico e social. Os organizados do seminário são o Programa USP Cidades Globais, a Faculdade de Saúde Pública da USP e o Núcleo de Apoio à Pesquisa Mudanças Climáticas (Incline), também da Universidade.

Pesquisador analisa ações e percepção de saúde na história do Bom Retiro

Pesquisador analisa ações e percepção de saúde na história do Bom Retiro, bairro próximo ao centro da cidade de São Paulo que sempre foi visto como um lugar com saúde precária, segundo o historiador Jeffrey Lesser, da Universidade Emory em Atlanta, EUA, e professor visitante do IEA. Na conferência Vida e Morte no "Pior" Bairro de São Paulo, no dia 5 de agosto, às 14h, ele analisará a relação, no Bom Retiro, entre a saúde pública (bem como uma série de políticas formais reforçadas por atores treinados) e a "saúde do público" (como moradores do bairro entendem sua própria saúde). As informações de referência são as obtidas por projeto que analisa dados sobre um quarteirão do bairro de 1880 até hoje.

Ciclo sobre desafios da educação na sociedade de risco começa em setembro

Marcel Bursztyn, do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UNB, e Pedro Jacobi, coordenador do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA, serão os expositores do seminário Educação e Sustentabilidade, no dia 17 de setembro. O evento inaugura o ciclo As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade Contemporânea. De acordo com o organizador do ciclo, Maurício Pietrocola, professor da Faculdade de Educação da USP em período sabático no IEA, num cenário de conflitos e riscos, “a educação poderá desempenhar papel fundamental na superação dos impasses entre melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente”.

Conferência discute a liberdade de expressão nas universidades

Os boicotes sustentados por grupos estudantis ou militantes a aulas e palestras contendo discursos que consideram imorais ou perigosos serão tema da conferência A Verdade Não pode Ser Planejada, no IEA, dia 1º de agosto, às 14h. A prática é conhecida como no platforming e será apresentada pela historiadora da filosofia Bruna Frascolla Bloise, do Departamento de Filosofia da Unicamp.

Colóquio discutirá colaboração interdisciplinar entre a filosofia e probabilidade

O IEA e o Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realizam, de 8 a 10 de outubro, o Colóquio Interdisciplinar sobre Teoria da Probabilidade: Filosofia, Física e Matemática na Encruzilhada, evento que discutirá a necessidade de uma maior colaboração entre estas disciplinas no Brasil. Com o objetivo de contribuir para a formação de um grupo de trabalho interdisciplinar em filosofia e probabilidade, o colóquio contará com apresentações de pesquisas e conferências. A submissão de trabalhos acontece até o dia 6 de setembro.

 


 

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Paulo Saldiva — Vice-Diretor / Vice-Director: Guilherme Ary PlonskiConselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Sérgio Adorno, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Claudia Costin, Valeria De Marco, Eric Danzi Lemos, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Nelson Niero Neto — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.