Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 217

Boletim IEA - 217

por Sandra Codo - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 21/09/2015 16:15

Edição 217 — 7 de agosto de 2015
INTERCONTINENTAL ACADEMIA

Prorrogado para 23 de agosto o prazo para inscrições via IEA na 2ª Intercontinental Academia

O IEA prorrogou para 23 de agosto o prazo para pesquisadores latino-americanos se inscreverem na seleção para a 2ª Intercontinental Academia. O projeto, que terá como tema a Dignidade Humana, é organizado pelo Instituto Israel para Estudos Avançados da Universidade Hebraica de Jerusalém e pelo Centro para Pesquisas Interdisciplinares da Universidade de Bielefeld, na Alemanha, e acontecerá em março e agosto de 2016.

AGENDA

Seminário no IEA discutirá o papel dos economistas na formação da identidade latino-americana

O próximo encontro do ciclo Identidades Latino-Americanas acontecerá no IEA dia 18 de agosto, às 16h, com exposição de Ricardo Bielschowsky, da UFRJ. Ele falará sobre a evolução do pensamento da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), "principal centro formulador de ideias sobre a América Latina desde sua fundação", em sua opinião. O encontro A América Latina dos Economistas terá como debatedores Fábio Santos, da Unifesp, e Márcio Bobik Braga, da FEARP-USP. A coordenação é de Bernardo Sorj.

2ª edição de ciclo de debates sobre a Amazônia recebe inscrições até 16 de agosto

Termina em 16 de agosto o prazo para candidatar-se à 2ª edição do ciclo de debates Diálogos sobre a Amazônia na Contemporaneidade: Ateliê de Ideias e Propostas, que se inicia no dia 19 de agosto, no IEA. Com 40 vagas voltadas a pós-graduados e pós-graduandos, o ciclo visa a ampliar a discussão multidisciplinar sobre o contexto atual da Amazônia brasileira e sul-americana, bem como aprofundar e difundir conhecimentos acerca de alguns dos temas abordados na 1ª edição, realizada de abril a junho.

RELATO

Os desafios à interdisciplinaridade

O sociólogo alemão Peter Weingart defendeu no IEA a reestruturação organizacional das universidades como condição essencial para o sucesso das pesquisas interdisciplinares. Para ele, além da adoção de novas formas de organização de pesquisadores, disciplinas e unidades de ensino e pesquisa, a interdisciplinaridade exige uma sólida base epistemológica: “Sem as boas razões internas ao desenvolvimento da ciência e sem a disposição de tratar de problemas externos às áreas específicas, ela não é bem-sucedida”.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Martin Grossmann — Vice-Diretor / Vice-Director: Paulo Saldiva — Conselho Deliberativo / Board: Martin Grossmann, Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Ricardo Ohtake, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Flávia Dourado Maia — Versão em inglês / English version: Carlos Malferrari e e Richard Meckien ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.