Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA — 86

Boletim IEA — 86

por Marilda Gifalli - publicado 16/09/2006 00:00 - última modificação 12/11/2015 08:38

2ª quinzena de setembro de 2006
TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail, envie mensagem para
boletim-iea@usp.br
florestas
Poço de carbono e MDL
são temas de dois seminários

revista
Estudos Avançados fala do
sertão de Guimarães Rosa

agenda
Eventos públicos

Nota
Roberto Rodrigues coordenará painéis no Instituto

Lembrete
• Os vídeos com as conferências de Christopher Flavin,
Luiz Pinguelli Rosa e Fernando Galembeck já estão na Midiateca Online

florestas
Poço de carbono e MDL são temas de dois seminários

 

Em outubro, o IEA sedia dois seminários na área florestal: um sobre gestão ambiental de florestas, que tratará do Poço de Carbono Peugeot na Amazônia, e outro sobre Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) florestal, que reunirá especialistas das Américas do Sul e Central.

O seminário sobre o Poço de Carbono Peugeot será nos dias 9 e 10 de outubro, sendo o primeiro dia aberto ao público (leia programação abaixo). O projeto é financiado pelo Grupo PSA Peugeot Citroën e executado pela Agência Nacional de Florestas (Office National des Forêts, ONF) da França, através de sua filial no Brasil.

O projeto tem por objetivo principal o estudo do impacto de uma plantação de árvores em grandes escala (dois mil hectares) sobre o gás carbônico presente na atmosfora. A viabilidade do estudo é assegurada graças a um controle rigoroso do fluxo de CO2 e de metodologias de medição dos estoques de carbono na biomassa.

Além de ser um projeto-piloto sobre seqüestro de carbono (ao absorver mais CO2 do que aquele que expele na atmosfera), a iniciativa contribui para resolver problemas de biodiversidade e para a melhoria das condições sociais e econômicas da região. São utilizadas espécies nativas coletadas nas proximidades da área de plantio, que leva em consideração o contexto econômico da região e o uso de pastagens e criações sustentáveis. Há o controle da biodiversidade na área total plantada para o estudo da evolução da fauna e da flora depois da reconstituição florestal. Além disso, os responsáveis pelo poço procuram conscientizar as populações locais sobre os benefícios do projeto, particularmente por meio de um programa de doação de mudas para os pequenos agricultores e a organização de um programa de educação ambiental destinado a professores e estudantes.

Em 2002 foi criado um Comitê Científico Consultivo do projeto com 14 especialistas em aspectos relacionados com o combate ao efeito estufa. São eles: Hervé Théry (presidente do comite; professor convidado da Cátedra Pierre Monbeig da FFLCH/USP), Carlos Nobre (Inpe), Jorge Yared (Embrapa de Belém), João Ferraz (Inpa), Fátima Pina Rodrigues (UFRRJ), Carlos Passos (UFMT), Jair Ramalho (UFRRJ), Arthur Riedacker (Inra, França), Marcelo Theoto Rocha (Esalq/USP), Martial Bernoux (IRD), Peter May (UFRJ) e Marcel Bursztyn (UnB).

 

VII Reunião do Comitê Científico do Poço de Carbono Peugeot
(Programação aberta ao público — 9 de outubro)
13h45
Abertura — Alain le Berre (ONF França) e Marc Bocque (Peugeot)
14h05 Apresentação do Projeto — Vespasiano Assumpção (ONF Brasil)
14h30 Contextualização do Projeto — Hervé Théry (USP — Presidente do Comitê Científico Consultivo)
14h55 Carbono da Mata da Fazenda São Nicolau — Euler Nogueira (Inpa)
15h25 Diagnóstico e Uso da Mata da Fazenda São Nicolau — Versides Silva (UFMT)
15h45 Manejo Florestal e Certificação — Santiago Martinez (UFMT)
16h Debate sobre floresta nativa, manejo e certificação
16h15 Intervalo
16h30 Resultados dos Plantios do Projeto e do Carbono — Yves-Marie Gardette (ONF Internacional)
16h55 Propriedades Químicas do Solo em Plantio Misto de Ipê e Caxeta com 5 Anos de Idade em Cotriguaçu (MT) — Cassiano Roque (Unemat)
17h20 Programa de Monitoramento da Fauna da Fazenda São Nicolau — Itamar Assumpção (UFMT)
18h Debate sobre plantios, carbono e fauna
18h30 Encerramento

 

SEMINÁRIO SOBRE MDL FLORESTAL

Nos dias 16 e 17 de outubro, também no IEA, as delegacias regionais de cooperação da França para os países da Américas do Sul e Central realizam um seminário técnico sobre o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) florestal.

A coordenação do evento está a cargo do ONF e do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino da Costa Rica. O encontro conta com a colaboração da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e da Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação. Os seminários anteriores foram realizados no Chile, Argentina, Colômbia, Uruguai e Peru.

O primeiro dia será aberto ao público (com programação a ser definida em breve). O segundo dia será restrito a especialistas convidados de vários países, para debates técnicos sobre as perspectivas para a próxima COP (Conferência das Partes) da Convenção de Mudanças Climáticas, que acontece em Nairobi, Quênia, de 6 a 17 de novembro.

Os interessados em participar da programação aberta ao público do seminário sobre o Poço de Carbono Peugeot e do seminário sobre MDL florestal devem entrar em contato com Inês Iwashita pelo e-mail ineshita@usp.br ou telefone (11) 3091-1685.

Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.
Internet: transmissão ao vivo da programação aberta ao público em www.iea.usp.br/aovivo.

 

revista
Estudos Avançados fala do sertão de Guimarães Rosa

 

Capa Revista Estudos Avançados v20 n58A próxima edição da revista "Estudos Avançados" (nº 58, com lançamento em dezembro) dedica seu dossiê a Guimarães Rosa, em comemoração do 50º aniversário da publicação de "Grande Sertão: Veredas".

O dossiê não é voltado à análise crítica da obra de Rosa. Os artigos tratam dos cenários e da gente do sertão presentes nos trabalhos do escritor e das manifestações culturais da atualidade inspiradas em seus livros.

Os participantes do dossiê são Marily da Cunha Bezerra, Dieter Heidemann, Marco Antônio Coelho, Carlos Rodigues Brandão, Ivan Vilella, Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, Waldecy Tenório e Suzi Frankl Sperber. A edição será acompanhada de um CD com canções de diversos autores baseadas na obra de Rosa.

A cultura italiana também está presente na edição, com a publicação da última entrevista concedida pelo pensador Norberto Bobbio (1909-2004), de artigos de Luciano Canfora e Pedro Garcez Ghirardi e de reproduções de pinturas de Giorgio Morandi (1890-1964) que integram o acervo do Museu de Arte Contemporâne (MAC) da USP.

A origem do Universo é tema de artigo do astrofísico João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP e diretor do IEA. O bioantropólogo Walter Neves, do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos do Instituto de Biociências da USP, escreve sobre a origem do homem.

A revista traz também artigo do neurocientista Iván Izquierdo e colaboradores sobre "A Arte de Esquecer" (tema de conferência de Izquierdo no IEA) e a íntegra da exposição do epidemiologista Marcus Barros, presidente do Ibama, no seminário "Tristes Trópicos ou Terras de Boa Esperança?" [Assista aos vídeos das conferências de Izquierdo e Barros na Midiateca Online].

Outra seção da revista contém a primeira parte dos trabalhos apresentados na oficina "Diagnóstico e Soluções dos Problemas Alimentares e Nutricionais no Brasil — Formando Parcerias", realizada pelo Grupo de Estudos sobre Nutrição e Pobreza em agosto de 2005. A edição é completada pela seção "Resenhas".

 

agenda
Eventos públicos

 

OUTUBRO

• Dias 9 — tarde – Poço de Carbono Peugeot — Seminário com diversos expositores.
Informações: ineshita@usp.br.

• Dias 16 — horário a ser definido – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo Florestal — Seminário coordenado pelo Escritório Nacional de Florestas da França e pelo Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino da Costa Rica.
Informações: ineshita@usp.br.

NOVEMBRO

• Dia 8, 10h –  Uma Nova Agenda de Ciência e Tecnologia para o Brasil — Conferência de Carlos Américo Pacheco, do Instituto de Economia da Unicamp.
Informações: ineshita@usp.br.

• Dia 13, 15h –  Kafka, Sonhador Insubmisso — Conferência de Michael Löwy, da École des Hautes Études en Sciences Sociales, França.
Informações: sancodo@usp.br.

LOCAL: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Edifício da Antiga Reitoria, Cidade Universitária, São Paulo.
INTERNET: os eventos são transmitidos ao vivo pela web.

 

Nota

 

Roberto Rodrigues coordenará painéis no Instituto

Roberto Rodrigues

O engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues, professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp em Jaboticabel e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (janeiro de 2003 a junho de 2006), é o novo pesquisador visitante do IEA. Ele coordenará uma série de painéis sobre aspectos da conjuntura brasileira com implicações importantes nos setores da agricultura, pecuária e abastecimento. Amazônia, meio ambiente e gargalos para o agronegócio brasileiro são alguns dos temas a serem abordados. Agricultor em São Paulo e no Maranhão, Rodrigues tem participado ao longo de sua vida profissional de diversos organismos nacionais e internacionais relacionados com agricultura, pecuária, meio ambiente, cooperativismo, comércio exterior e outras áreas. Foi também presidente da Associação Brasileira de Agribusiness, presidente da Sociedade Rural Brasileira e secretário da Agricultura e do Abastecimento do Estado de São Paulo.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Reitora: Suely Vilela
Vice-Reitor: Franco Maria Lajolo
www.usp.br

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS
Diretor: João Steiner
Vice-Diretor: Hernan Chaimovich
Conselho Deliberativo: César Ades, Gabriel Cohn, Hernan Chaimovich, Iberê Caldas, João Steiner, Luís Nassif e Yvonne Mascarenhas
iea@usp.br

Foto: Unesp

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739)
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 — www.iea.usp.br/noticias/boletim-iea — boletim-iea@usp.br