Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / As perspectivas científicas depois da confirmação do bóson de Higgs

As perspectivas científicas depois da confirmação do bóson de Higgs

por Sandra Codo - publicado 09/08/2012 00:00 - última modificação 20/10/2014 15:24

O cenário teórico e experimental em que se deu a confirmação da existência do bóson de Higgs e as perspectivas da física após esse fato serão discutidos na mesa-redonda Reflexões sobre a Descoberta da Partícula (Bóson) de Higgs, no dia 15 de agosto, quarta-feira, às 16h, no IEA.

bosondehiggs.jpg
Representação de colisão de prótons em que há indícios de surgimento de bóson de Higgs com decaimento em dois fótons

Relacionado

Mahir Saleh Hussein, do Instituto de Física (IF) da USP e coordenador do Grupo de Pesquisa de Astrofísica Nuclear Não Convencional, organizador do evento, destaca que o Modelo Padrão que descreve as interações eletromagnéticas e fracas das partículas elementares foi exaustivamente testado desde o final da década de 60, tendo apresentado excelente concordância com os dados experimentais, permanecendo apenas a descoberta do bóson de Higgs como desafio para o modelo nos últimos 45 anos: "Agora, com os dados recentes obtidos nos experimentos no LHC (Large Hadron Collider) na Suíça, parece que essa busca finalmente chegou ao fim".

A mesa-redonda terá Gustavo Burdman, do Instituto de Física (IF) da USP, e de Sérgio Ferraz Novaes, do Instituto de Física Teórica da Unesp, como expositores. Os debatedores serão Laerte Sodré Jr., do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, e Dionísio Baseia, do IF-USP. A moderação será feita Mahir Saleh Hussein.

Imagem: Cern