Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Carlos Nobre trata dos avanços na pesquisa sobre o Sistema Terra

Carlos Nobre trata dos avanços na pesquisa sobre o Sistema Terra

por Fernanda Rezende - publicado 28/03/2018 11:55 - última modificação 02/04/2018 11:55

A conferência Conversa sobre o Sistema Terra acontece no dia 10 de abril, às 14h, na Sala Alfredo Bosi do IEA
Carlos Nobre
Especialista em mudanças ambientais globais, Carlos Nobre falará sobre o Sistema Terra

Carlos Afonso Nobre, um dos maiores especialistas no país na área de mudanças ambientais globais e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), estará no IEA para o encontro Conversa sobre o Sistema Terra, no dia 10 de abril, às 10h, na Sala Alfredo Bosi. Sem inscrição prévia, a palestra terá transmissão ao vivo pelo site do IEA.

De acordo com os organizadores, por mais antiga que possa ser a suspeita de que a Terra deva ser entendida como um sistema, essa ideia só começou a amadurecer na segunda metade dos anos 1980, quando a NASA promoveu simpósios transdisciplinares com o propósito de tentar formalizá-la. Foi nesse contexto que surgiu o “Bretherton Diagram”, concebido pelo matemático Francis Patton Bretherton (Wisconsin), marco inicial de imenso esforço científico.

Entre 1987 e 2015, o desafio foi levado adiante pelo IGBP (International Geosphere-Biosphere Program), e a partir de 2002 também pela ESSP (Earth System Science Partnership), que no final de 2012 se tornou o atual Future EarthAtualmente, ao menos dois dos periódicos científicos são inteiramente consagrados a essa temática: o Earth System Dynamics e o Earth’s Future.

“Em pleno Antropoceno, é imprescindível que fiquem mais conhecidos os avanços obtidos nas últimas três décadas. Ou melhor, no feliz enunciado de James F. Kasting, “How far have we come in Earth system Science?” (Quão longe fomos na ciência sobre o Sistema Terra?, numa tradução livre)”, argumentam os organizadores do encontro.

Eles acreditam que para esse tipo de retrospecto, não há melhor referência do que o conjunto de 23 perguntas que força tarefa do IGBP chamada GAIM publicou na Global Change Newsletter Nº 50, de junho de 2002 (p.9, box 1).

A conversa com o cientista Carlos Nobre girará em torno de quatro perguntas:

1) O que pensar hoje das 23 questões formuladas em 2002 pelo GAIM?

2) Quais são os elementos críticos do Sistema Terra?

3) Como integrar os conhecimentos das ciências naturais e sociais?

4) Que níveis de complexidade e resolução deve ter a modelagem do Sistema Terra?

 


Conversa sobre o Sistema Terra
10 de abril, 10h 
Gratuito e sem inscrição
Sala Alfredo Bosi - Rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Página do evento