Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica lança livro sobre seus primeiros 5 anos de reflexões
No dia 9 de maio, às 9h, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica realiza o seminário de lançamento do livro digital “Universidade e Educação Básica – Ensaios Bosianos”. Com a participação 51 pesquisadores, a obra apresenta 26 ensaios sobre os temas discutidos pela cátedra e abordagens históricas sobre a educação no Brasil. O livro está disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP.
Organizado por Naomar de Almeida Filho, Nilson José Machado, Lino de Macedo, Luís Carlos de Menezes e Bernardete Gatti (atual titular da cátedra) e publicado pelo IEA, o livro de 394 páginas compreende os cinco primeiros anos da cátedra, período em o Itaú Social foi parceiro do IEA na iniciativa.
Entre os temas discutidos nos ensaios estão os dilemas da educação básica no Brasil, conceitos e teorias da educação, políticas e instituições do campo educacional, tecnologias da informação e comunicação, inovações curriculares em licenciaturas interdisciplinares em ciências e sobre temas contemporâneos transversais, antirracismo, desigualdades e o conceito de competência na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Na "Apresentação", os organizadores destacam que a obra busca apresentar, "para construir e debater", uma compreensão aprofundada dos alicerces, abordagens conceituais, temas de interesse coletivo e projeções futuras que moldam o campo educacional no Brasil.
Segundo eles, o livro pode ser dividido em três partes. Na primeira, chamada de "Fundamentos", os textos exploram os elementos básicos que sustentam a cátedra, partindo do pensamento de seu patrono sobre a educação brasileira e incluindo os dilemas enfrentados pela educação básica e as ideias fundamentais no campo educacional.
A segundo parte é dedicada aos "Eixos Conceituais" que constituem a base teórica da cátedra e incluem aspectos como conceitos, teorias, políticas, instituições, impactos das tecnologias emergentes e sentidos na educação.
O terceiro grupo de ensaios é definido como "Coletivos Temáticos", estratégia empregada pela cátedra para concretizar sua produção acadêmica, destacando a interconexão entre diferentes áreas da educação. “Tópicos como o mundo trabalho, práticas sociais e educação escolar são explorados em conjunto, bem como reflexões sobre competências, currículo e avaliação.”
No "Prefácio", Francisco Aparecido Cordão afirma que o grupo de trabalho que precedeu a instalação da cátedra dedicou-se ao estudo em favor da universalização e do aprimoramento da educação básica, mediante a formação e capacitação de profissionais, a realização de pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de atividades de extensão que aproximem a universidade e o ensino fundamental.
O objetivo foi a ênfase nos preceitos definidos pela LDB, assumindo como finalidade última da ação educacional o cumprimento da diretriz constitucional de “pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Em paralelo a esse objetivo, diz o pesquisador, a cátedra desenvolveu uma reflexão histórica sobre a educação brasileira desde o período colonial. Ele destaca que essa análise crítica considerou os principais marcos históricos, ressaltando o que ele chama de “três grandes pragas do colonialismo brasileiro”: patrimonialismo, escravismo e cartorialismo.
“Na prática, essas três heranças malditas, conjugadas, fizeram com que os desafios reais da educação nacional fossem percebidos pelos governantes apenas como se fossem dificuldades eventuais e aparentes e não como desafios reais a serem enfrentados e assumidos corajosamente como a grande prioridade nacional na urgente e responsável oferta de educação, principalmente com a oferta de uma educação pública de qualidade, com efetiva equidade de oportunidades democraticamente ofertadas.”