Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cátedra de Educação Básica retoma atividades virtuais em agosto

Cátedra de Educação Básica retoma atividades virtuais em agosto

por Nelson Niero Neto - publicado 27/07/2021 12:30 - última modificação 27/07/2021 12:30

Primeiros eventos do 2º semestre serão minicursos nos dias 3 e 5/8, às 19h; abertos e gratuitos, cursos são voltados a professores, pesquisadores e estudantes

A Cátedra de Educação Básica vai retomar suas atividades virtuais no dia 3 de agosto, às 19h, com o minicurso “As Ideias de Conhecimento Tácito, a Ideia de Indício e a Multidimensionalidade na Avaliação”, conduzido pelo professor Nilson José Machado. Transmitido ao vivo, o evento faz parte do ciclo de minicursos “Educação Básica: Práticas e Didáticas”, iniciado no 1º semestre.

Fundada em 2019, a Cátedra de Educação Básica é uma parceria do IEA, onde está sediada, com a Fundação Itaú para Educação e Cultura. Os professores integrantes oferecem seminários e cursos gratuitos, com certificados, para professores do ensino básico, pesquisadores e estudantes de licenciatura. No 1º semestre deste ano, foram realizadas 25 atividades, entre minicursos, encontros, colóquios e outras modalidades de debate.

Para o segundo semestre, a expectativa é que a Cátedra realize outras 30 atividades entre agosto e dezembro. Todas serão transmitidas no YouTube, sem necessidade de inscrição prévia, e com emissão de certificado de participação aos interessados.

Minicursos

Na atividade do dia 3, Nilson abordará o contexto da avaliação de alunos, considerando suas subjetividades e objetividades. Em suas palavras, a avaliação é “mais do que uma medida, é um juízo de valor”. Será discutida a noção de “conhecimento pessoal” e as diferentes maneiras de avaliá-la e julgá-la. Docente da Faculdade de Educação da USP, Nilson foi um dos fundadores da Cátedra.

Na mesma semana, no dia 5, às 19h, Lino de Macedo, do Instituto de Psicologia da USP e que também participou do início da Cátedra, vai ministrar o minicurso “Aprendizagem Escolar e Formas de Abstração”. Lino explorará a ideia de que o aprendizado na escola implica, também, na capacidade de abstrair, avaliando as diferentes significações de abstração e as etapas do processo de reflexão. A discussão será amparada pelas teorias do pensador suíço Jean Piaget.

Como todas as atividades da Cátedra, os minicursos são abertos a todos interessados. Basta acessar o canal da Cátedra no YouTube para assistir (não é preciso fazer inscrição). Para saber mais sobre a Cátedra e acompanhar seu calendário de eventos, acesse esta página ou o site. As gravações de atividades já realizadas estão disponíveis no canal no YouTube.