Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cátedra Oscar Sala seleciona pesquisadores para tratar de Inteligência Artificial responsável

Cátedra Oscar Sala seleciona pesquisadores para tratar de Inteligência Artificial responsável

por Matheus Nistal - publicado 08/11/2023 18:50 - última modificação 10/11/2023 17:43

Projetos serão coordenados por Virgílio Almeida, titular da Cátedra

Está aberta a chamada para interessados em participar de grupo de pesquisa da Cátedra Oscar Sala. As inscrições podem ser feitas até as 12h do dia 13 de novembro por meio deste formulário. Serão selecionados 30 pesquisadores com base na motivação, interesse e possível contribuição, a serem apresentados em documento de, no máximo, duas páginas, além de uma curta biografia do interessado.

Virgílio Almeida - Perfil
Virgílio Almeida, titular da Cátedra Oscar Sala

O grupo de selecionados irá pesquisar sobre Inteligência Artificial (IA) Responsável. O objetivo dos pesquisadores será explorar como a sociedade civil e comunidade científica poderão intervir para que a IA seja implementada de maneira consciente.

A Cátedra Oscar Sala é focada em aprofundar o conhecimento num conjunto de questões fundamentais para a compreensão da convivência social entre humanos e não humanos. Durante a titularidade de Virgílio Almeida, que começou em 2022 e foi prorrogada por mais um ano, a Cátedra se aprofunda nos aspectos teóricos, técnicos, sociais, legais e institucionais relativos às aplicações de IA e seus impactos.

O estudo da IA Responsável requer múltiplos conhecimentos, que vêm de áreas como ciências sociais e humanas, ciência da computação, engenharias e artes, direito e ciências da saúde. A chamada é aberta para todos da comunidade acadêmica e científica, sem exigência de título.

Os pesquisadores selecionados se reunirão, entre novembro de 2023 e julho de 2024, das 16h às 18h às sextas-feiras. Além dos encontros com Virgílio e convidados especiais, haverá uma série de outras atividades que serão destinadas a estudos orientados dos projetos de pesquisa e produção de textos. Todas as atividades serão realizadas a distância e não haverá concessão de bolsas.

Clique aqui para acessar a chamada.